Repository logo
 

ESCS - Dissertações de Mestrado

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 750
  • Relações públicas e desporto: questões de género e public affairs no Sporting Clube de Portugal
    Publication . Lima, Rute Ramos Rosa; Eiró-Gomes, Mafalda
    O Desporto é um dos grandes motores da sociedade portuguesa, atualmente. Visto por uns como uma forma de escapar à realidade, é para outros, uma fonte de rendimento bastante lucrativa. Na sua vertente educativa, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens, física, social e culturalmente, constituindo-se num dos setores com maior poder e abrangência na sociedade. No entanto, tem sido desde sempre pautado pelas desigualdades entre homens e mulheres, e apesar dos enormes progressos que têm sido conseguidos aos longo dos anos, considera-se que o homem e a mulher ainda não estão em pé de igualdade, com condições, salários e visibilidade bastante dispares na maioria dos desportos. Devido à sua visibilidade, o desporto pode ser utilizado como uma plataforma para reduzir as desigualdades, não só em si mesmo, mas noutros setores da sociedade. Discute-se então, qual o papel das Relações Públicas neste contexto, quando inseridas numa instituição desportiva. Através de um estágio curricular realizado no Sporting Clube de Portugal, no “Departamento de Institucional & Public Affairs”, pretende-se compreender qual a posição do Clube em relação às questões de género no desporto e que ações promove nesse sentido, bem como a forma como utiliza estratégias de Relações Públicas para atenuar as diferenças entre o desporto feminino e masculino, equipas e atletas.
  • Proposta de Plano de Comunicação de Crise para um blackout energético na cidade de Lisboa
    Publication . Araújo, Raúl Marques da Fonte de; Jorge, Nuno da Silva; Cunha, Adelino
    Todos os países da União Europeia têm um plano dedicado a falhas no setor energético nacional e regional. A Áustria prevê sofrer um blackout até 2026. Em Portugal, já houve um blackout, provocado por um acidente com uma cegonha, que deixou metade do país às escuras. Apesar de Portugal e os restantes países dos Estados membros terem um plano para este cenário, a verdade é que o plano português apresenta muitas lacunas. A Câmara Municipal de Lisboa detém um plano de emergência para vários cenários, contudo não inclui um cenário de blackout em Lisboa. Este trabalho visa investigar o panorama nacional e europeu sobre o estado da arte da prevenção contra blackouts e apresenta uma proposta de plano de comunicação de crise para um blackout energético na cidade de Lisboa. A presente investigação está dividida em duas partes. A primeira parte centra-se na revisão de literatura das áreas das Relações Públicas, comunicação de crise e a comunicação de crise em blackouts, apresentando vários estudos de caso. A segunda parte centra-se na análise dos vários planos europeus e dos profissionais da comunicação sobre as melhores práticas a serem desenvolvidas para um plano de comunicação de crise para um cenário de blackout em Lisboa. O resultado da investigação reflete-se na proposta de plano para a comunicação de crise de um blackout energético na cidade de Lisboa.
  • A essência criativa de uma produção audiovisual: um estudo de caso na produtora Tworlds Productions
    Publication . Ventura, Raquel Aguiar; Neves, Rúben
    O setor audiovisual atravessa um período de grande transformação, tornando cada vez mais exigente a procura por soluções inovadoras. Neste contexto, a criatividade assume um papel de destaque para a diferenciação e sucesso dos conteúdos produzidos. Ao longo da presente investigação ficou patente a escassez de estudos que relacionem a criatividade com a produção audiovisual. Tornou-se, assim, pertinente efetuar um estudo acerca da essência criativa de uma produção audiovisual, mediante a realização de um estágio na produtora Tworlds Productions, onde foi possível empreender observação participante e efetuar entrevistas semiestruturadas. Tratou-se de um estudo de caso, assente numa metodologia qualitativa e fundamentado nos seguintes objetivos: estudar o processo de trabalho da produtora Tworlds; aferir a importância da criatividade no contexto da produção audiovisual; identificar as estratégias utilizadas para a construção de uma narrativa criativa; aferir quais as fontes de inspiração criativa; e evidenciar os desafios enfrentados pelos profissionais da área audiovisual. O relatório de estágio está organizado em cinco capítulos, abordando o enquadramento conceptual, a apresentação da Tworlds Productions, a metodologia, o desenvolvimento do estágio e a análise de dados. A investigação permitiu dar resposta aos objetivos delineados, demonstrando o impacto das soluções criativas na prática profissional e oferecendo perspetivas para futuros estudos no setor audiovisual.
  • FNAC Live - um estudo sobre o impacto do marketing experiencial na relação marca-consumidor
    Publication . Martins, Ana Carolina Correia; Pina, Helena Figueiredo; Silvestre, Cláudia Marisa Vasconcelos
    O presente estudo investiga o impacto do festival FNAC Live na relação entre a marca FNAC e o consumidor. Através de uma metodologia qualitativa, que inclui uma entrevista à marca e entrevistas semiestruturadas a participantes do festival, a pesquisa analisa as motivações, experiências e perceções dos consumidores em relação ao evento e à marca. A investigação explora o conceito de brand attachment e consumer engagement, examinando como o FNAC Live contribui para a construção de laços emocionais e fidelização à marca. Os resultados indicam que o festival promove a identificação com a marca, a confiança e a criação de experiências memoráveis, reforçando a importância do Marketing Experiencial na construção de relações duradouras entre marcas e consumidores. Adicionalmente, a pesquisa discute o papel do evento na criação de valor para a marca e na consolidação da sua imagem no mercado.
  • Impacto da embalagem na relação do consumidor com marcas tradicionais: o caso da marca Mimosa
    Publication . Saleiro, Inês do Carmo Monteiro Parrinha; Machado, Ana Teresa; Santos, Zélia
    Este trabalho investiga o impacto das mudanças de embalagem na perceção dos consumidores em relação a marcas tradicionais, com foco na marca Mimosa. Dada a importância da continuidade visual e do design de embalagens para a construção da imagem da marca, a pesquisa analisa a forma como eventuais alterações no design podem influenciar a perceção de herança da marca, a intenção de compra e o brand attachment por parte do consumidor. A revisão da literatura destaca conceitos como o perfil característico das marcas tradicionais e o papel emocional que as mesmas desempenham na vida dos consumidores. A metodologia adotada consiste num estudo quantitativo, com a aplicação de um questionário online a 303 participantes, permitindo a análise de variáveis como a continuidade do design, confusão, herança de marca, brand attachment e intenção de compra. Os resultados revelam que, embora a continuidade no design de embalagem não tenha um efeito significativo na perceção de herança, ela reduz a confusão do consumidor e aumenta a intenção de compra por meio do apego à marca. As implicações práticas e teóricas deste estudo são discutidas, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações.
  • Lançamento de uma linha de produtos dedicada a cuidados de pele: o caso Pore Care
    Publication . Batista, Matilde Mendes Rodrigues Gonzalez; Rodrigues, Carla; Gonçalves, Rui
    Torna-se cada vez mais imperativo que as marcas se mantenham em evolução, nomeadamente no mercado cosmético, sobretudo devido ao rápido avanço tecnológico e à expansão do digital. A reinvenção e adaptação consoante necessidades do consumidor e tendências atuais, tornaram-se fundamentais para que as marcas se mantenham relevantes, num mercado em permanente competitividade e transformação. Outro fator chave para se diferenciarem é a inovação dos produtos. Este relatório vem responder à necessidade de desenvolver um plano de marketing eficaz para introduzir uma nova linha de produtos de skincare no mercado, explorando com detalhe as estratégias de marketing utilizadas no inovador lançamento da gama de produtos dedicada à pele e aos poros-The Porefessional da Benefit Cosmetics. O lançamento de produtos cosméticos é um tema muito pertinente no cenário de Publicidade e Marketing, especialmente na indústria de beleza, uma área onde que se tem vindo a observar um grande crescimento. Estima-se que o setor alcance uma receita de aproximadamente 191 mil milhões de euros até 2028 (Statista, 2024f). A metodologia implementada nesta investigação foi de observação direta, oferecendo insights fundamentais, nomeadamente acerca do consumidor em ações com o caso do evento de lançamento. Além disso, procedeu-se à análise de dados, estudos de mercado, concorrência, etc., através de plataformas como a Nielsen e Yumi. O plano de marketing realizado acrescenta valor para a marca, na medida em que oferece estratégias e táticas eficazes, assim como resultados muito positivos.
  • A publicidade aos jogos a dinheiro e os comportamentos dos apostadores no Euromilhões
    Publication . Carvalho, Beatriz Azevedo; Antunes, Ana Cristina Coelho; Farias, Ana Rita
    O mercado de jogos de azar tem crescido significativamente no decorrer dos últimos anos. As recentes evoluções e múltiplas ofertas e modalidades de apostas a dinheiro nas plataformas digitais têm vindo a conquistar novos adeptos e a reconfigurar os comportamentos de jogo. Neste contexto, a publicidade a jogos de azar enfrenta desafios ao lidar com jogadores que apostam em tempo real e a partir de qualquer lugar. É uma realidade recente e em transformação que não se encontra devidamente cartografada no contexto português. Uma vez que o estudo destes comportamentos de jogo na população portuguesa de jovens é imperativo, a presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão deste fenómeno, especificamente numa análise ao papel da publicidade nos comportamentos de jogo no Euromilhões. (…)
  • Análise de sentimentos sobre as opiniões partilhadas em online reviews: plataformas de streaming de vídeo
    Publication . Marques, Raquel Pimpão; Machado, Ana Teresa; Santos, Zélia
    Com a evolução constante da internet, nomeadamente da Web 3.0, estamos perante uma população cada vez mais presente no mundo online, onde apenas em segundos consegue obter toda a informação que procura, aceder aos seus conteúdos favoritos e estar em contato com qualquer pessoa. Desta forna, a internet torna-se na sua melhor amiga, levando os indivíduos a abandonar lentamente alguns espaços audiovisuais, como por exemplo: a televisão e o cinema. É, então que, com estas grandes modificações, nomeadamente na área do entretenimento, as online reviews passam a ser uma referência para os consumidores. Um tipo de eletronic word-of-mouth (eWOM), onde os consumidores trocam informações sobre um produto, serviço e/ou empresa – conduzindo a uma interação visível entre os mesmos que acabam por partilhar as suas experiências e opiniões com a comunidade digital. Torna-se, assim, uma ferramenta cada vez mais procurada pelos consumidores. Neste sentido, a presente dissertação pretende identificar, através da análise de 6.627 online reviews, divulgadas em duas plataformas de recomendação – Google Play e Trustpilot - quais os principais aspetos mencionados e as respetivas opiniões dos consumidores, tendo como caso de estudo as três principais plataformas de streaming de vídeo: a Netflix, a Prime Vídeo e a Disney Plus. Os resultados indicam que, em geral, os consumidores valorizam aspectos como a qualidade do conteúdo, a variedade de opções disponíveis e a usabilidade das plataformas. Por outro lado desvalorizam as funcionalidades das plataformas de streaming, como o idioma, métodos de pagamento e atualizações de software.
  • Jogos de fortuna e azar: publicidade no Instagram
    Publication . Costa, Tânia Vanessa da Silva; Antunes, Ana Cristina Coelho; Farias, Ana Rita
    O presente estudo explora a publicidade dos jogos de fortuna e azar na plataforma digital Instagram, com destaque nas suas estratégias publicitárias. A publicidade digital, particularmente na plataforma Instagram, foca-se em apelos emocionais e financeiros, como o bónus de registo e as apostas grátis. No entanto, a brevidade destes conteúdos limita a inclusão de mensagens de responsabilidade, reduzindo a consciencialização sobre os riscos do jogo a dinheiro. A análise levada a cabo demonstrou que as marcas ao utilizarem slogans prometem ganhos fáceis e retratam o jogo a dinheiro como uma atividade prazerosa. Estas são amplamente utilizadas, criando um ambiente onde os riscos são minimizados. A publicidade contribui para a normalização do comportamento de jogo, promovendo-o como socialmente aceitável e seguro. Embora a presença de influenciadores digitais seja limitada, as marcas utilizam personagens comuns para humanizar o jogo. A competitividade entre marcas que segmentam campanhas para jovens jogadores evidencia o crescimento das apostas online.
  • Como o comportamento de uso do ChatGPT influencia a sua marca em termos de consumer-based brand equity
    Publication . Pimenta, Nelson Hugo Catroga; Gonçalves, Rui
    Nos últimos anos, o avanço da inteligência artificial (IA) tem transformado significativamente a interação entre marcas e consumidores. O surgimento de ferramentas como o ChatGPT colocou a IA no centro das estratégias de marketing, impactando a forma como os consumidores percebem e interagem com as marcas. Este estudo visa analisar as relações entre os construtos do Modelo de Adoção de Tecnologia (TAM) e o capital de marca baseado no consumidor (CBBE) do ChatGPT. Através de um inquérito a 219 participantes e utilizando um modelo de equações estruturais, os resultados mostram que a perceção de utilidade e a facilidade de uso são determinantes na formação de atitudes positivas, que, por sua vez, influenciam a intenção e o comportamento de uso. A utilização eficaz do ChatGPT revela-se um forte preditor do capital de marca, sublinhando a importância da experiência do utilizador. Este estudo contribui para a compreensão de como a aceitação de novas tecnologias pode impactar o capital de marca e sugere que as empresas devem investir na usabilidade e utilidade das suas ferramentas de IA para fortalecer a lealdade e associações à marca.