ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa
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- O 1º ciclo do ensino básico como "problema" de política educativa: definição de uma problemática em torno do conceito de "escola a tempo inteiro"Publication . Pires, CarlosNo centro desta reflexão teórica situa-se a conjuntura sociopolítica que fez (re)emergir o 1.º ciclo do ensino básico como “problema” de política educativa, ou seja, como terreno prioritário para o Estado, através do Governo, formular e executar um “modelo” de operacionalização da política de “Escola a Tempo Inteiro” (ETI). Analisamos esta política reportando-a a referenciais de representação de um “novo modelo educativo” (dimensão educativa), de um “novo paradigma de escola pública” (dimensão política) e de uma “nova conceção de administração da educação” (dimensão administrativa). O recurso ao quadro heurístico da “análise das políticas públicas” permite pôr em evidência as representações e a ação governativas.
- 25 años de investigación en didáctica de la lenguaPublication . Camps, AnnaNa celebração dos 25 anos da criação da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autónoma de Barcelona, a autora proferiu uma conferência em que fez uma revisão geral das linhas prioritárias da investigação na área da Didática da Língua na referida universidade e na generalidade do contexto espanhol, salientando a situação da lecionação da didática na altura em que este âmbito de conhecimento era considerado área de investigação universitária. No início deste período, da Didática da Língua e Literatura, foi necessário definir o objeto da sua investigação, criar doutoramentos que cobrissem a dita investigação e homologar os professores nesta área. Durante estes 25 anos, as investigações sobre os processos de leitura e escrita, e sobre as situações sociais em que ocorrem, têm constituído o eixo principal dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem da língua. Surge ultimamente uma nova linha, enraizada na capacidade metalinguística manifesta nos mesmos processos lecto-escritores, colocando o enfoque na necessidade de conhecimentos gramaticais por parte dos aprendizes. Destaca, no momento atual, o estudo da interrelação entre as diferentes habilidades linguísticas, por exemplo entre a leitura e a escrita, e entre a escrita e o conhecimento gramatical.
- 3D decomposition as a spatial reasoning process: a window to 1st grade students’ spatial structuringPublication . Conceição, Joana; Rodrigues, Margarida3D decomposition is considered a spatial reasoning process (Davis et al., 2015). Spatial structuring is a form of abstraction that creates mental models of shapes’ structures (Battista & Clements, 1996). Since early grades, both play an important role in understanding shapes’ structures and in learning how to manipulate them flexibly and fluently. 3D shapes have a strong presence in early grades, yet there is still little research about the way students learn their structures. We seek to answer the following questions: How do 1st graders decompose 3D shapes? How are these decompositions related to spatial structuring?
- À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológicaPublication . Ribeiro, Andreia Osório; Horta, Maria HelenaEste estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida1. Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito.
- À descoberta da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infânciaPublication . Agostinho, Inês Valentão Mendes; Pereira, MónicaDe acordo com Silva (2016), “o desenvolvimento da criança processe-se como um todo, em que as dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais se interligam e atuam em conjunto. Também a sua aprendizagem se realiza de forma própria, assumindo uma configuração holística” (p.10). Foi a partir desta premissa que o meu olhar enquanto observador se redirecionou para a articulação de conteúdos. Após vários momentos de observação que me possibilitaram verificar as estratégias utlizadas, optei também por focalizar esta investigação no trabalho conjunto dos docentes como promotor da articulação de conteúdos. E deste modo, surgiu o tema da investigação. Desta forma, o presente relatório sucede a Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Neste documento é apresentado todo o trabalho desenvolvido durante o estágio, bem como o desenvolvimento da investigação supramencionada. A investigação apresentada é um estudo de caso que emerge de um processo de observação, registo e reflexão do contexto socioeducativo onde foi desenvolvida toda a prática. Esta investigação teve como objeto principal identificar e conhecer estratégias que promovem a construção articulada do saber, sendo que foram analisadas as estratégias utlizadas por três docentes. Para além disso, esta investigação tem ainda como objetivo compreender a importância da cooperação entre os adultos intervenientes. A análise feita acerca dos dados recolhidos possibilita-me afirmar que de facto esta investigação comprovou a existência da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infância, na medida em que se verificou que os diferentes docentes utilizam diferentes estratégias que possibilitam a existência da mesma. Verificou-se ainda que o trabalho em equipa é fundamental para que exista articulação de conteúdos, uma vez que as diferentes experiências dos três profissionais unifica-se e emergem diferentes possibilidades de propostas. Este é assim um relatório que espelha todo um trabalho baseado na observação, no registo e reflexão e que demonstra de que forma isso pode influenciar a construção da profissionalidade enquanto futura educadora de infância.
- À descoberta da escrita em idade pré-escolarPublication . Dias, Adriana Sofia Pinto; Rosa, ManuelaA aprendizagem da linguagem escrita começa muito antes da entrada no 1º ciclo do ensino básico e trata-se de uma aprendizagem não formal. O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de estratégias que deem resposta a esta problemática, através de um conjunto de estratégias que enriquecem os ambientes educativos ao nível de materiais de escrita e de práticas promotoras do desenvolvimento de aprendizagens relacionadas com a funcionalidade e convenções da linguagem escrita e do prazer e motivação para ler e escrever. Numa primeira fase, avaliou-se o ambiente educativo no que refere à existência e qualidade de materiais de escrita e de escritos, bem como às necessidades do grupo em relação a esta problemática. Numa segunda fase, foram implementadas diversas estratégias em que as suas dinâmicas centraram- se na compreensão da funcionalidade e nas convenções da escrita e no aumento do prazer e motivação para ler e escrever. Após esta intervenção, os resultados revelam um aumento de aprendizagens por parte das crianças do grupo relativamente à linguagem escrita. O estudo realizado indica que a organização de um ambiente educativo rico em materiais de escrita e de escritos potencia as aprendizagens do grupo. Para além disso, também as estratégias implementadas como resposta às necessidades do grupo no que diz respeito à compreensão da funcionalidade e nas convenções da escrita, elevaram as competências das crianças o que se traduziu num aumento significativo do prazer e motivação para ler e escrever.
- Á descoberta das cores: um ensaio de Educação pela ArtePublication . Jesus, Raquel; Simões, AnaO presente artigo tem como principal objetivo apresentar o projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do estágio curricular (Intervenção em Situações Educativas) do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica. Pretende-se, assim, evidenciar o processo e os resultados obtidos no decorrer do projeto de intervenção realizado, particularmente no que diz respeito à descoberta das cores, por parte das crianças nele envolvidas. A abordagem pedagógica preconizada no decurso de toda a intervenção foi o da educação através das artes, pelas artes, considerando-a ―como as metodologias mais eficazes para se conseguir realizar uma educação mais integral a todos os níveis: afetivo, cognitivo, social e motor‖ (Sousa, 2003, p.30), correlacionando-a, simultaneamente, com o referencial pedagógico adotado pela instituição – o MEM. Procurou-se, assim, que as expressões artísticas emergissem não só como um instrumento pedagógico facilitador do desenvolvimento das formas expressivas valorizadas pelo MEM (linguagem e cognição), mas como outras linguagens nas formas de representação do saber, do ser, do estar e do sentir de cada criança. Concomitantemente, ao objetivar-se o desenvolvimento de conhecimentos específicos relativos às Artes, estas últimas emergem como objeto de estudo, i.e., como um fim em si. No que se refere à metodologia adotada, optou-se por uma abordagem qualitativa, numa metodologia de investigação sobre a prática (Ponte, 2002), recorrendo-se a diversas técnicas de recolha de dados: i) observação direta participante; ii) grelhas de observação; iii) registo de observações de caráter naturalista das vozes das crianças e das atividades pedagógicas realizadas. Os resultados obtidos da análise comparativa das grelhas de observação referentes ao início e final da intervenção revelam que as crianças evoluíram de um padrão cognitivocomportamental mais acompanhado, para um mais autónomo no respeitante à identificação e nomeação de cores, à criação de constructos relativos ao fenómeno de mistura de cores, bem como ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
- Abordagem ao ensino da educação musical segundo uma perspetiva abrangentePublication . Carreira, Andreia Filipa dos Santos; Relvas, MárioNo âmbito do Mestrado de Educação Musical no Ensino Básico, realizou-se a prática pedagógica supervisionada no 2º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente no 6º ano de escolaridade. As planificações foram elaboradas e cumpridas tendo em conta a metodologia de Swanwick, conforme verificaremos ao longo do relatório. Este trabalho tem em conta o plano de ação definido, reflete sobre o mesmo e foi construído tendo em conta os Planos Curriculares de Turma e suas características, bem como o Plano Educativo do Agrupamento. As reflexões individuais feitas ao longo do estágio, permitiram fazer alterações às planificações, melhorar a forma de pôr em prática a metodologia e adequá-la ao que melhor funciona com cada turma, permitindo uma reflexão fundamentada sobre as atividades, planificação, adequação e avaliação ao longo de todas as unidades didáticas. Ao pôr em prática e utilizar uma metodologia mais prática ao invés do teórico, conforme defende Swanwick, conseguimos respeitar os diferentes estádios de ensino/aprendizagem de cada aluno bem como conseguimos que todos desenvolvam competências, mesmo que diferentes entre eles, uma vez que trabalhamos vários aspetos que permitem a cada aluno desenvolver diferentes competências.
- A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Pais, Mariana Malho; Almeida, AntónioO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES-II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se a prática pedagógica ocorrida no 5º ano do 2.º CEB, explicita-se a problemática que orientou a intervenção e realiza-se uma análise crítica da mesma. Na segunda parte, apresentase um estudo que procurou verificar a eficácia de um conjunto de atividades concebidas segundo os princípios da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) na aprendizagem dos alunos. Neste estudo, definiram-se três objetivos principais: i) envolver os alunos na gestão das suas aprendizagens; ii) desenvolver as suas capacidades reflexivas e autonomia; e iii) fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos. Assim, implementaram-se três atividades ABRP que tiveram como foco três temáticas distintas: o revestimento, a locomoção e os regimes alimentares dos seres vivos. No estudo procedeu-se a uma revisão de literatura, explicitando conceitos e sistematizando dados relevantes relativos à ABRP à caracterização da metodologia de investigação utilizada e apresentam-se os resultados e as conclusões da investigação. Tratou-se de estudo de caso, recorrendo a uma metodologia predominantemente qualitativa, e os instrumentos utilizados para análise do desempenho dos alunos no decurso das atividades ABRP foram grelhas de observação e questões de aplicação, aplicadas no final do período da intervenção. Os resultados revelaram que os alunos foram melhorando o desempenho de atividade em atividade. Porém, percecionou-se que as melhorias poderiam ter sido mais expressivas se o tempo de implementação da referida abordagem metodológica tivesse sido maior.
- Abordagem baseada na resolução de problemas: sua eficácia na aprendizagem de alunos do 2.º ciclo de escolaridadePublication . Coelho, Joana Luísa Marchante Rosa; Almeida, AntónioO presente documento foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este é constituído por duas partes: descrição, análise e reflexão sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º CEB; e, uma investigação desenvolvida durante a prática pedagógica no 2.º CEB. O estudo relata o desenvolvimento de atividades de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), numa turma do 6.º ano, com o propósito de comparar as aprendizagens dos alunos através desta metodologia com outra, mais centrada no professor. Assim, a amostra foi constituída por dois grupos de participantes, grupo controlo e grupo experimental, integrantes de duas turmas em que se desenvolveu a PES II. Para tal, foram definidos três objetivos: i) Comparar duas perspetivas metodológicas para abordar temas programáticos; ii) Verificar se as aprendizagens são mais facilmente mobilizadas em questões de aplicação quando usada uma metodologia ABRP; iii) Analisar a utilização da ABRP como indutor de aprendizagens cooperativas. Desenvolveram-se três atividades sobre as temáticas da vacinação, do tabagismo e de substâncias psicoativas, por serem temas de relevância social e potenciarem a participação dos alunos. Para se avaliar as aprendizagens dos alunos, foram distribuídas questões de aplicação no fim de cada atividade, em ambas as turmas. Recorreu-se a tratamento estatístico para perceber se as diferenças dos resultados entre ambas eram estatisticamente significativas. Para as interações dos alunos durante as atividades formulou-se indicadores que permitissem registar as observações desenvolvidas. Os resultados revelaram que o grupo de alunos que vivenciou as atividades ABRP desenvolveu aprendizagens mais significativas do que o grupo de controlo e melhorou as formas de interação entre pares na realização dos trabalhos de grupo.