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- Criação de objetos: abordagem interdisciplinar entre a matemática e as artes plásticasPublication . Regatão, José Pedro; Loureiro, CristinaNeste texto apresenta-se o resultado dos trabalhos desenvolvidos por educadoras do pré- escolar, através das experiências de aprendizagem interdisciplinares que associaram as artes visuais e a matemática. A metodologia utilizada baseou-se no modelo de aprendizagem Arts Based Educational Research (ABER). Foram analisados um conjunto de trabalhos que exploram ambas as áreas de conhecimento, ou que se focam apenas numa, revelando a sua contribuição didática para o conhecimento e compreensão de diversos conceitos.
- A utilização de sensores por crianças do ensino básico na exploração e caracterização do ambiente da escola: enquadramento tecnológico e pedagógico-didáticoPublication . Silva, Maria João; Gomes, Cristina A.Neste capítulo, realizar-se-á um enquadramento do uso de sensores pelas crianças na atual sociedade de conhecimento, quer no seu quotidiano informal, quer em contextos educativos formais e não formais. Este uso será enquadrado no desenvolvimento tecnológico dos sensores, mas também na evolução do uso pedagógico-didático das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino Básico. Apresentar- se-á um conjunto de projetos, desenvolvidos nos últimos quinze anos, de uso didático de sensores pelas crianças, para exploração e caracterização do ambiente da escola, analisando-se a evolução dos referidos projetos e o seu enquadramento e agência nas mudanças sociais, científicas e educacionais ocorridas. Uma análise dos resultados, nomeadamente dos sucessos e desafios, dos projetos apresentados permitem informar o projeto Eco-Sensors4Health, no que se refere às opções tecnológicas, como a escolha de hardware e software, mas também às opções pedagógicas e didáticas, como sejam a escolha do contexto de desenvolvimento das atividades, a seleção dos participantes, a definição dos objetivos didáticos, dos conteúdos e das tarefas a concretizar, a criação de registos e as estratégias e técnicas a usar no desenvolvimento das referidas tarefas.
- Posicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animaisPublication . Gomes, Joana; Almeida, AntónioO presente estudo teve por objetivo identificar como se posicionava um grupo de 201 alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola do concelho de Cascais acerca de um conjunto de dilemas ecológicos envolvendo animais. Para tal foi administrado um questionário de respostas abertas com sete dilemas sobre os seguintes temas: utilização de animais no circo, touradas, adoção de animais exóticos, uso de aerogeradores, produção animal, ataque de lobos a rebanhos na Serra da Estrela e controlo da população de veados na Tapada de Mafra. O posicionamento dos alunos em relação a cada dilema foi categorizado em três perspetivas: o antropocentrismo, o biocentrismo e o ecocentrismo. Para cada dilema foi calculada a frequência relativa de incidência de ideias tradutoras destas perspetivas. Na maioria dos dilemas, os alunos defenderam posições de defesa do bem-estar dos animais, biocentrismo, muito embora algumas das ideias veiculadas encontram-se desenquadradas da realidade. Contudo, no caso da produção de animais para a alimentação, por os alunos considerarem estar em risco a própria sobrevivência humana, constatou-se um maior equilíbrio na veiculação de ideias antropocêntricas e biocêntricas. O estudo ajuda a compreender a forma como os alunos encaram várias das situações que envolvem uma relação entre o ser humano e os outros animais, evidenciando as suas formas de pensar, o que ajudar os docentes na abordagem destes temas no processo de ensino aprendizagem.
- Mobile learning and health education: how students of biomedical laboratory sciences use their mobile devicesPublication . Cardoso, Teresa; Abreu, RenatoMobile Learning (M-learning) is an emerging area of distance education that takes advantage of the ubiquitous power of mobile devices, enabling the teaching and learning process by increasing access to information and supporting different types of learning. This article is part of a larger study, exploratory and descriptive, in which the use of mobile devices as a mediation tool in the teaching and learning process in a Portuguese higher school of health was analyzed. The instrument of data collection was a survey, which, in this case, 634 students responded to, with the aim of describing their use of mobile devices in learning contexts. From the data analysis, we perceive that the students mostly acquired their first mobile device at the age of 10 years old. Of these 98% use the Smartphone, mobile phone and tablet every day, and these mobile devices are of the following brands: Samsung (33%), Apple (15%), and Nokia (10%). The Android operating system prevails (70%) over iOS (15%). The features of the mobile devices most used by the students were SMS, alarm clock, and Internet access, with percentages of use greater than or equal to 90%. The importance attributed to the Apps for study and learning is indifferent or rejected for 72% of students. We can conclude, on account of our results, that the participants have, according to our perspective, the two conditions necessary to engage in mobile learning, namely: (i) positive perceptions about mobile devices, essentially in their ability to provide pedagogical advantages; (ii) owning a mobile device, meaning it is possible to implement a Bring your OWN device (BYOD) strategy.
- Rankings académicos à luz da Agenda 2063 “A África que Queremos” e do ensino superior em Cabo VerdePublication . Franganito, RuiO presente trabalho surge a partir de reflexões realizadas pelo autor em sua experiência como responsável pela gestão de Instituições de Ensino Superior (IES) em Cabo Verde e Angola e sua preocupação com os sistemas internos de garantia da qualidade para a obtenção de padrões universais de qualidade. Nesse sentido, este artigo agrega: 1) informações sobre as discussões que têm se desenvolvido a respeito do processo de avaliação interna e externa das IES em Cabo Verde; 2) os desafios da busca da melhoria da qualidade das IES por meio das aspirações apontadas pela Agenda 2063 para o continente africano e sua relação com os rankings académicos, e; 3) a importância das políticas educacionais para o continente Africano por meio das orientações de organizações internacionais direccionadas para o sector do ensino superior e seus mecanismos de avaliação e de desempenho.
- Políticas para a educação artística em Portugal (2006- 2016): um olhar a partir das estruturas curriculares e do sistema de apoiosPublication . Augusto, Ana Isabel; Falcão, MiguelEste estudo procura perceber em que medida e de que forma o discurso sobre a Educação Artística (EA) foi integrado no plano das políticas educativas, em particular na definição das estruturas curriculares do sistema de ensino e nos apoios concedidos em geral nesta área, dez anos passados da Conferência Mundial de Educação Artística (2006). Foram definidos os seguintes objetivos: i) Mapear a publicação de documentos sobre a EA, entre 2006 e 2016; ii) Perceber as orientações político-pedagógicas para a área da EA formal, presentes nos documentos publicados; iii) Compreender os termos em que os atos produzidos incentivam a criação de medidas de apoio e financiamento à EA. Esta investigação enquadra-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem do tipo qualitativo, assente em pesquisa e análise documental. O corpus documental, reunido e organizado numa base de dados consultável, é composto por 303 atos publicados em Diário da República, recenseados no período entre 2006 e 2016, subordinados à pesquisa sobre EA. Os resultados permitiram obter, entre outras, as seguintes conclusões: (i) as linhas orientadoras dos governos constitucionais e as conceções ideológicas subjacentes não são claras nem se distinguem entre si de forma acentuada; (ii) as principais opções curriculares para esta área revelam tendências de desvalorização em detrimento de outras áreas; (iii) a EA encontra expressão em termos de apoios na dimensão “local”, ainda que se revele destruturada quanto à sua implementação.
- Satisfação profissional dos fisioterapeutas em Portugal: setor público vs privadoPublication . Raposinho, Ana Rita Freire; Eiras, Margarida; Rebelo, PedroExistem muitos estudos em Portugal sobre a satisfação profissional em vários profissionais de saúde, no entanto especificamente em Fisioterapeutas isso não acontece. Em função do exposto, foram delineados como objetivos da investigação identificar se existem diferenças estatisticamente significativas na satisfação profissional entre fisioterapeutas que exercem em entidades com gestão pública comparativamente aos que exercem em entidades com gestão privada; e identificar se existem diferenças estatisticamente significativas na satisfação profissional em função dos seus dados sociodemográficos e em função dos seus dados profissionais. Delineou-se um estudo de carácter observacional e transversal, seguindo um modelo de análise descritivo-correlacional com uma abordagem quantitativa. Recorreu-se à aplicação de um questionário on-line a uma população-alvo de Fisioterapeutas, tendo sido selecionada a amostra pelo método de amostragem não probabilístico. Os dados foram recolhidos através de um questionário composto por dados sociodemográficos e profissionais e pela Escala de Satisfação com o Trabalho de Ribeiro (2002), validada para a população portuguesa. O tratamento estatístico dos dados foi efetuado utilizando o software estatístico SPSS versão 22. Apesar da maioria da amostra exercer em entidades privadas [77,5% (n=100)], os fisioterapeutas que exercem em entidades públicas mostraram-se mais satisfeitos em termos de valores médios. Evidenciaram-se apenas diferenças estatisticamente significativas entre a satisfação com o trabalho e a variável carga horária semanal. As principais limitações do estudo estão relacionadas com o método de divulgação do questionário e com a dimensão da amostra, nomeadamente na desigualdade entre o setor público e privado.
- Predicting Patterns of Regulatory Behavior in the Still‐Face Paradigm at 3 MonthsPublication . Barbosa, Miguel; Beeghly, Marjorie; Gonçalves, Joana L.; Moreira, João; Tronick, Edward; Fuertes, MarinaThe current study addressed two aims: (1) to describe different patterns of infant regulatory behavior during the Face-to-Face Still-Face (FFSF) paradigm at 3 months of age and (2) to identify specific, independent predictors of these patterns from an a priori set of demographic, infant (e.g., temperament), and maternal (e.g., sensitivity) variables. Analyses were based on data collected for 121 mother–infant dyads assessed longitudinally in the newborn period and again at 3 months. In the newborn period, infants’ neurobehavior was evaluated using the Neonatal Behavioral Assessment Scale (NBAS) and mothers reported on their caregiving confidence and their newborns’ irritability and alertness. At 3 months, mothers reported on their infant’s temperament, and mother–infant interactions were videotaped during free play and the FFSF. Three patterns of infant regulatory behavior were observed. The most common was a Social-Positive Oriented Pattern, followed by a Distressed-Inconsolable Pattern, and a Self-Comfort Oriented Pattern. Results of multinomial logistic regression indicated that categorical assignment was not associated with demographic or infant characteristics, but rather with dyadic regulatory processes in which maternal reparatory sensitivity played a crucial role.
- O fascínio do cinema na arte pública: entre a ficção e a realidadePublication . Regatão, José PedroPublic art is one of the most relevant artistic manifestations in urban spaces, by the way it interacts with the public and relates to the surrounding environment. Today it is possible to observe a set of artistic interventions that are inspired, directly or indirectly, in the cinema, giving special importance to its aesthetic and cultural dimension. This text intends to analyze and to reflect critically on a set of works of public art dedicated to the cinematographic art and its main protagonists. From the commemorative sculpture that deals with the history of the seventh art, to the sculptural installation that celebrates a character or an actor.
- A Fuzzy Logic model to enhance quality management on R&D unitsPublication . Abreu, António; Santos, Ricardo; Calado, João Manuel Ferreira; Requeijo, JoséNowadays, Higher Education Institutions (HEIs), are becoming even more competitive, with the public ones, facing at the same time a greater restriction on public funding. Therefore, HEIs, have to be more effective and more efficient as well, on pursuing their own goals, which includes Research and Development (R&D) units as well. Such demands can be achieved, by enhancing R&D`s global performance. Therefore, the use of a framework such as European Foundation for Quality Management (EFQM), can bring value to an organization with the characteristics of a R&D unit. This work presents a new integrated method based on EFQM model, by using Fuzzy Logic, to enhance the organizations overall performance. The applicability of the proposed approach is demonstrated by a case study in a R&D unit, where an initial performance evaluation takes place, by using RADAR`s Logic approach. The proposed method, based on Fuzzy Logic, is then applied, followed by the identification of the strength points as well as the improvement areas, according to the EFQM framework. Then, the improvement actions with high priority are determined, followed by the correspondent action measures.