Browsing by Issue Date, starting with "2021"
Now showing 1 - 10 of 1458
Results Per Page
Sort Options
- Metacinema as authorial enunciation: a taxonomy of hybrid filmsPublication . Chinita, FátimaABSTRACT - Metacinema is a cinephilic enterprise: whereas some film directors, bound by their urge for expression, seek to make their authorial discourse on such matters manifest; some compulsive film viewers aim to become film directors themselves. Both gladly engage with authorial enunciation, which evinces the technical and aesthetic work and choices undertaken by the film directors together with their “cinevision,” i.e., their worldview and artistic philosophy made explicit as the films’ on message(s) (or “discourse”). Taking metacinema as a practice situated in between reflexive cinema and cinema about cinema, this article defines it as simultaneously revealing the technique, including the apparatus that enables it, and the authorial discourse that voices the director’s position on his or her art. In order to better explain the four simultaneous conditions of metacinema in my own conception of it, an empirical taxonomy of hybrid films— one of the categories in a larger taxonomy I devised elsewhere—is drawn here. Thus the tautological expression of “self-reflexive metacinema,” as a deliberate thematization of this reflection, is expounded, with ample and varied examples, over a threefold enunciative taxonomy composed of three subcategories focusing on, respectively, the production stage, entailing the creative work of the filmmakers; the reception stage, illustrating the emotional and physiological response of the viewers; and a well-balanced comingling of these two stages. Through this categorization, it will become obvious that metafilms are the essence of metacinema, because in them the artists look foremost for the materiality of expression whereby they find themselves.
- Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : La création artistique collaborative et ses implicationsPublication . Vohlgemuth, Laurence; Correia Rocha, Carla; Arez, Abel; Felicio, Pedro; Nobre, Maria José; Gama, Ana; Cruz, Cristina; Campos, JoanaLe programme de formation de la licence en animation socioculturelle (ASC) de l’Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), ouverte en 2006, a subi, en 2016, certaines modifications dont une, concernant la deuxième année, particulièrement profonde. Les disciplines artistiques et sportives optionnelles qui étaient enseignées de façon autonome par des professeur.e.s travaillant seul.e.s ont été intégrées dans la discipline d’encadrement du stage d’initiation professionnelle. Cette décision résulte d’une part de l’analyse de données recueillies auprès des étudiante.s, des enseignante.s et des orientateurs/trices de stage, mais surtout, au-delà de la véhémence de la démocratie culturelle, d’un changement paradigmatique du concept d’« art » et de « création artistique » en particulier quant à la relation ou au jeu d’interactions entre l’artiste et son public, plaçant l’art participatif au centre de processus de transformation sociale.
- Arte urbana: da teoria à prática em contexto realPublication . Regatão, José PedroA arte urbana tem despertado o interesse da sociedade em geral por um modo de expressão que ganha protagonismo na paisagem urbana das cidades, tornando-as numa espécie de galeria aberta. A criatividade e o impacto visual de diversos murais pintados um pouco por toda a cidade são reflexo de um movimento artístico e cultural que tem conquistado uma forte visibilidade pública. Neste artigo pretendemos analisar a criação da Unidade Curricular Arte Urbana, no âmbito do ensino superior artístico, tal como a prática pedagógica desenvolvida no decurso desta eletiva teórica-prática, oferecida pela Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Abordaremos as metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas nesta disciplina, bem como os conteúdos disciplinares ministrados, entre os quais se destaca o projeto de conceção e produção de um mural para o espaço urbano.
- Introdução: as eleições de 2019 para o Parlamento EuropeuPublication . Simões-Ferreira, Isabel; Gomes, Pedro MarquesReflexão sobre a importância das eleições para o Parlamento Europeu e o grau de europeização das notícias com vista à construção ou desconstrução de uma esfera pública europeia.
- Mário Mesquita na Assembleia Constituinte: em defesa da liberdade de imprensa e do pluralismo nos mediaPublication . Gomes, Pedro MarquesQuando, com apenas 25 anos, Mário Mesquita é eleito deputado à Assembleia Constituinte (1975), tinha já uma formação intelectual e política estruturada. Nascido em Ponta Delgada, é nos Açores que se inicia nas hostes oposicionistas, relacionando-se com figuras como António Borges Coutinho, Ernesto Melo Antunes, José Medeiros Ferreira, Jaime Gama e Eduardo Paz Ferreira. Concluído o Curso complementar dos Liceus, em Ponta Delgada, e tendo já colaborado com vários jornais açorianos, como o Açoriano Oriental, o Correio dos Açores e A Ilha, parte, em 1967, para Lisboa, onde desenvolve, por um lado, uma atividade política intensa enquanto oposicionista ao Estado Novo e, depois, como fundador e militante do Partido Socialista; e, por outro, enquanto jornalista, em vários órgãos de imprensa. Tendo em conta o longo e tão variado percurso de Mário Mesquita, propomo-nos, neste texto, contribuir para um melhor conhecimento da sua ação política num período concreto: enquanto deputado à Assembleia Constituinte (AC), em 1975.
- Transnational gentrification and the housing market during pandemic times, Lisbon stylePublication . Mendes, LuísIn the decade between 2009 and 2019, the city of Lisbon was undeniably riding the crest of a wave of international projection as a tourist destination. Simultaneously, its housing market was acquiring financial asset formats and attracting globalized dynamics of demand and foreign investment to bring about transnational gentrification. This process was leveraged by government programs and the neoliberal turn in urban politics, which both fostered the attraction of a transnational elite and favored the financialization of real estate, and thereby aggravating trends in eviction and residential segregation. The breakup of the community and its network of primary neighborhoods, as well as other socio-territorial inequalities brought about by evictions and an overheated rental market, became especially clear due to the Covid19 pandemic. The lack of mutual support networks, formerly provided by the community, has hindered resilience to coronavirus and the city’s capacity for recovery while also exposing the contradictions of an urban growth model for economic recovery that in recent years has centered on overtourism and the financialization of real estate. This paper is structured into two main sections. The first addresses a very brief theoretical framework on transnational gentrification and how touristification became a relevant urban and economic strategy and a consequence of the 2008–2009 capitalist crisis and its aftermath of austerity. This explains the lines of socio-territorial inequality exposed during, and reproduced by, the pandemic crisis. Furthermore, the second section attempts to describe in greater detail the consequences of this overheated housing and rental market that, somewhat incredibly, has still not cooled despite the pandemic crisis, worsening the lack of access to housing and the corresponding rise in homeless people, urban poverty and alongside all the difficulties in servicing the mortgages and rents demanded by this market. This is all further aggravated by setbacks to labor rights due to the pandemic driven economic crisis. The state of emergency that was enacted with mandatory social isolation and lockdown as well as limitations on freedom of movement, resistance and economic activities, relaunched discussions around the right to housing in Portugal. These discussions carry over from the pre-covid context with grassroots movements and local initiatives. This demonstrated how poor access to the right to housing, in the midst of a pandemic crisis, not only turns out to be a condition for worsening the pre-covid socio-territorial inequalities and residential segregation but also an obstacle to full compliance with sanitary standards.
- Ensino a distância no Politécnico de Lisboa: necessidades de formaçãoPublication . Cardoso, Adriana; Manteigas, V.; Abreu, R.; Rodrigues, R. P.; Martinho, C.; Escudeiro, M. J.No contexto da situação pandémica associada à COVID-19, o Politécnico de Lisboa (IPL) criou a Unidade de Ensino a Distância (EaD@IPL), que tem como principal objetivo promover a inovação pedagógica e a competência digital, em permanente sintonia com os avanços da ciência e da tecnologia da comunicação.
- Estágio em indústria farmacêuticaPublication . Simões, Carolina Baptista Ribeiro; Abrunhosa, Antero de; Caetano, Liliana AranhaOs radiofármacos são medicamentos que contém átomos radioativos utilizados para fins de diagnóstico, monitorização e tratamento de algumas patologias, sendo administrados na sua maioria por via intravenosa. A radiofarmácia ocupa-se da pesquisa e desenvolvimento, produção, controlo de qualidade, garantia da qualidade e outros aspetos relacionados com os radiofármacos, sendo um ramo inovador e desafiante na área da Farmácia. O controlo de qualidade na indústria farmacêutica é um conjunto de procedimentos destinados a verificar a qualidade de vários intervenientes no circuito do medicamento (desde matériasprimas ao produto acabado), de forma a que a seja garantida a obtenção de medicamentos seguros, eficazes e de qualidade. Pretende-se com o presente trabalho final de mestrado, na sequência do estágio de natureza profissional com duração de 6 meses desenvolvido no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), descrever o estado da arte, atividades desenvolvidas e competências adquiridas no contexto do controlo de qualidade de radiofármacos na indústria farmacêutica. É ainda apresentado um estudo de caso referente ao radiofármaco 11C-Acetato, para o qual foi validado, de acordo com as guidelines aplicáveis, o método proposto de análise de solventes residuais (éter dietílico e tetrahidrofurano) por cromatografia gasosa, com apresentação dos resultados especificidade, exatidão, precisão, linearidade, alcance, limite de deteção, limite de quantificação e robustez.
- As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentesPublication . Neves, Joana; G Dias, AlfredoO presente estudo foi concretizado em dois contextos socioeducativos distintos, no ano letivo 2015/2016, em duas turmas do 5.º e 3.º anos de escolaridade. Sem perder de vista as características dos alunos de ambos os contextos, foi possível definir uma problemática comum que orientou o estudo, a qual se centra na utilização da imagem enquanto recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes. O objetivo do estudo passou pela compreensão das potencialidades das imagens e pela forma como estas possibilitam a promoção de aprendizagens no âmbito da História e Geografia. A metodologia adotada aproxima-se do paradigma da metodologia da investigação-ação e o quadro teórico mobilizado corresponde aos conceitos e conceções que justificam a imagem enquanto recurso didático; que explicitam o que é esperado de um aluno histórica e geograficamente competente e que reconhecem o contributo das imagens para o desenvolvimento dessas competências. Quanto aos resultados obtidos, foi possível identificar três potencialidades na utilização da imagem em processos de ensino e aprendizagem da história e da geografia: (i) motivação dos alunos para as aprendizagens; (ii) desenvolvimento do pensamento crítico; e (iii) descoberta das intencionalidades expressas pelos signos linguísticos e icónicos. Após a análise destes resultados, concluiu-se que as potencialidades associadas à imagem enquanto recurso pedagógico podem dar um relevante contributo para a formação de alunos histórica e geograficamente competentes.
- A esfera pública cultural e as modalidades de tornar comumPublication . Centeno, Maria JoãoNeste capítulo pretende-se apresentar e problematizar a emergência e consolidação da esfera pública cultural que, a partir do séc. XVIII, configura um espaço comunicacional incontornavelmente marcado pelas práticas jornalísticas. “O espaço público moderno constituiu-se segundo o ideal liberal de uma síntese Razão - Publicidade - a «publicidade» com o sentido de publicitação, o acto eminentemente comunicacional do «tornar público», «dar a conhecer» (factos, opiniões e ideias) e fomentar o debate e livre circulação de ideias. Fórum de debate colectivo e de exercício da razão, o espaço público visa estabelecer e exprimir o interesse colectivo, a vontade geral, de uma forma autónoma relativamente ao Estado e em oposição ao Poder” (Esteves, 1998: 183). O papel da crítica de arte na autonomização da esfera pública cultural foi crucial. À medida que cada vez mais pessoas entraram em contacto com as obras de arte, a função dos entendidos (cuja competência estava antes ligada a privilégios sociais) tornou-se dispensável, tendo sido assumida pela crítica profissional. O crítico ou ‘árbitro das artes’ assumiu-se como mandatário e pedagogo do público. Foi em pleno século XVIII que os jornais se assumiram como instrumento da crítica de arte institucionalizada e os artigos dedicados à arte e à crítica cultural, objecto de discussão. O público esclarecia-se mediante a apropriação crítica das artes proporcionada por esses artigos. A acompanhar a genealogia da esfera pública cultural, nomeadamente no contexto português, questiona-se neste capítulo o em primeiro o papel da imprensa, mais tarde da rádio e televisão e, recentemente, dos media digitais enquanto modalidades de tornar comum.