ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 2839
Results Per Page
Sort Options
- Reconto e aquisição da gramatica textualPublication . Sousa, OtíliaOmnipresente, a narrativa é indossociável do quotidiano da criança...
- Da força argumentativa de até agora: a oralidade no pré-escolarPublication . Sousa, OtíliaA expressão até agora marca a constreução de uma situação durativa limitada à direita. O limite é estabelecido por agora, marcador que refere o tempo da fala...
- Identification of the human Lewisa carbohydrate motif in a secretory peroxidase from a plant cell suspension culture (Vaccinium myrtillus L.)Publication . Melo, Nuno; Nimtz, Manfred; Conradt, Harald S; Fevereiro, Pedro S; Costa, JúliaThis paper reports for the first time the presence of the human Lewisa type determinant in glycoproteins secreted by plant cells. A single glycopeptide was identified in the tryptic hydrolysis of the peroxidase VMPxCl from Vaccinium myrtillus L. by HPLC/ESI-MS. The oligosaccharide structures were elucidated by ESI-MS-MS and by methylation analysis before and after removal of fucose by mild acid hydrolysis.
- Imperfeito e predicação de existênciaPublication . Sousa, OtíliaA presente comunicação insere-se num estudo cujo objectivo é descrever os usos do pretérito imperfeito num corpus de aquisição do português europeu.
- Da variedade à invariância : então um caso exemplarPublication . Sousa, OtíliaNo quadro da teoria formal enunciativa proponho-me analisar os diferentes empregos do marcador então.
- O computador na sala de aulaPublication . Santos, Elvira; Rodrigues, MargaridaColegas de turma do Curso de Mestrado em Informática e Educação...
- A construção de significado na aprendizagém da matematicaPublication . Rodrigues, MargaridaNesta comunicação, darei a conhecer parte do estudo que conduzi no âmbito do mestrado em Informática e Educação, no que respeita à natureza da compreensão desenvolvida pelos alunos no contexto da aula de Matemática. A investigação teve como objectivo compreender e analisar o significado matemático, construído pelos alunos, em interacção social, focando a utilização do computador em actividades de construção geométrica.
- O pretérito imperfeito do indicativo: do discurso das gramáticas a uma linguística das operaçõesPublication . Sousa, OtíliaApós a apresentação do discurso de diferentes grmáticas do Português sobre o pretérito imperfeito do indicativo, apresenta-se uma proposta de explicação do funcionamento do imperfeito.
- Constructing reference in children's narrativesPublication . Sousa, OtíliaIn this paper we are concerned with the role played by adverbials in the construction of reference in children's narratives.
- Reflexão conhecimento e práctica lectivas em matemática num contexto de reforma curricular no 1' cicloPublication . Serrazina, Maria De LurdesO aspecto central deste artigo é o estudo do conhecimento profissional de três professoras do 1º Ciclo do ensino básico em particular o seu conhecimento da Matemática e sobre a Matemática a sua relação com as práticas lectivas e a sua evolução ao longo de um trabalho colaborativo desenvolvido entre a investigadora e as três professoras, com forte suporte na reflexão O trabalho tem por base uma investigação prolongada no tempo e é desenvolvida no âmbito das abordagens propostas por um novo currículo para o 1" ciclo do ensino básico A metodologia é qualitativa e interpretativa. A recolha de dados teve por base observação de aulas, entrevistas, notas de campo sobre sessões de trabalho conjunto e recolha de documentação escrita. A análise de dados foi sendo feita à medida que outros dados iam sendo recolhidos e o procedimento de análise oi semelhante ao método e comparação constante. Esta análise permite verificar que as professoras através da reflexão individual e de grupo e do trabalho desenvolvido em sessões de trabalho conjuntas com a investigadora aumentaram o seu conhecimento da Matemática nomeadamente a sua compreensão£ matemática melhoraram a sua relação com a disciplina e a forma como eram capazes de conduzir actividades matemáticas com os alunos na sala de aula.