ESELx - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- A autoconsciência e as estratégias de regulação emocional dos pais, ou cuidadores principais e as suas atitudes e reações perante comportamentos de stress dos filhosPublication . Rodrigues, Ana Magda Galvão; Almeida, TiagoA importância das emoções tem sido investigada ao longo do tempo. Em Portugal existem poucos estudos neste sentido. Queremos investigar se os pais têm consciência das suas emoções negativas, se as conseguem regular e se isso afeta a sua resposta aos comportamentos de stress dos filhos. Dividido em cinco partes, o estudo começa com uma revisão da literatura, abordando o conceito de emoção ao longo da história, destacando sua importância para o bem-estar individual. A seguir, discute-se o papel do bem-estar na saúde mental, enfatizando a influência das emoções em todas as dimensões do desenvolvimento humano. O estudo também explora a importância do desenvolvimento emocional na primeira infância, destacando a relação entre as emoções dos pais e o desenvolvimento emocional dos filhos. Criámos um formulário digital, que foi enviado e respondido por 155 indivíduos de Portugal continental e do arquipélago dos Açores. Neste formulário, colocámos três questionários pré-existentes ao estudo em questão (Ders 18, Atitudes Parentais e Reações Parentais). Após criada a base de dados, foi analisada com o software Jamovi, através da análise correlacional de fatores e análise descritiva das médias e desvios padrão. O estudo acrescenta às evidências anteriormente existentes, que a nossa população alvo apresentou respostas coincidentes com os pressupostos da Teoria Motivacional de Coping (Skinner et al., 2005) e que demonstrámos evidências sobre o estado de regulação emocional dos pais. Verificámos também a disponibilidade para lidar com os comportamentos de stress com os filhos.
- A compreensão da multiplicação de números racionais não negativos representados na forma de fração: uma investigação sobre a prática no 6.º ano do ensino básicoPublication . Ferreira, Joana Filipa Bernardo; Brunheira, LinaO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Inclui uma descrição e análise das práticas pedagógicas realizadas durante os estágios em 1.º e 2.º CEB, bem como uma investigação desenvolvida durante a prática pedagógica desenvolvida no 2.º CEB. A compreensão do domínio dos números racionais representados em forma de fração, bem como as operações associadas aos mesmos são de difícil compreensão por parte dos alunos. O presente estudo trata-se de uma investigação sobre a prática com foco na compreensão da multiplicação de números racionais não negativos representados na forma de fração por cinco alunos do 6.º ano de uma instituição de ensino público. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa cujos dados foram recolhidos, inicialmente, através de um teste diagnóstico incidente em operações de multiplicação e divisão com números naturais e racionais, representados na forma decimal, e posteriormente através de sete tarefas que mobilizavam uma compreensão evolutiva da multiplicação de frações. Foram ainda valorizadas as conversas informais com os alunos e notas de campo. As produções dos alunos foram analisadas através de categorias de análise definidas para as conceções e estratégias dos alunos. Verificou-se que a utilização de problemas contextualizados, que exigem a justificação da grandeza dos resultados, ajudou-os a compreender que multiplicar frações envolve calcular partes de uma parte. No entanto, alguns alunos ainda demonstraram dificuldade em se distanciar do algoritmo após aprendê-lo. Para superar essas barreiras conceituais, é essencial proporcionar oportunidades para explorar estratégias livremente e enfrentar problemas que estimulem o pensamento crítico, promovendo uma compreensão mais profunda da multiplicação de frações.
- A educação para todos e com todos: direito à participação numa sala de Jardim de Infância em contexto de MEMPublication . Cardoso, Inês dos Santos; Fuertes, MarinaO relatório de estágio apresentado surge no ambiento da Prática Profissional Supervisionada II e tem como propósito descrever de forma reflexiva e fundamentada a minha prática enquanto educadora estagiária, ao longo dos quatro meses de intervenção pedagógica numa Instituição Particular de Solidariedade Social, na valência de pré-escolar. Este trabalho foi realizado com um grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Apresenta-se caracterização detalhada do contexto sobre a qual emergiu a ação, fundamentada em intenções educativas e pedagógicas que delineei para com os diversos intervenientes no processo educativo, estabelecendo as bases da minha ação educativa no contexto. Este relatório inclui um capítulo dedicado à investigação que surgiu das minhas observações ao longo da PPS II. Por esse motivo, realizei uma investigação de natureza quantitativa/interpretativa, focada no estudo da perspetiva da educadora acerca da participação das crianças numa sala de Jardim de Infância em contexto do MEM, cujos objetivos são: i) a conceção de participação dos atores envolvidos na OS: educadora cooperante, ii) instrumentos de pilotagem do MEM como promotores da participação ativa das crianças e iii) o papel da educadora numa sala em que as crianças são o centro da ação. A recolha de dados envolveu a utilização de diversas técnicas e instrumentos, incluído a observação direta, registadas através das notas de campo. Além disso, foi realizada uma entrevista estruturada à educadora cooperante e um autoentrevista, conduzidas com base num guião específico elaborado para esta investigação. Para analisar os dados obtidos das diversas técnicas de recolha de dados, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo. Neste sentido esta investigação contribuiu para esclarecer diversos conceitos, nomeadamente o conceito de participação. Além disso, permitiu-me analisar os instrumentos de pilotagem do MEM e os momentos da rotina diária das crianças que promovem a participação ativa das crianças. Por último, é realizada uma análise reflexiva sobre o meu percurso académico e experiência profissional, realçando os contributos e influencias na construção da minha identidade profissional e no meu desenvolvimento tanto pessoal como social. Por fim, são apresentadas as considerações finais desta investigação, sintetizando as principais aprendizagens e conclusões retiradas de todo este longo percurso.
- A influência da compreensão leitora e das estratégias matemáticas aplicadas na resolução de problemas realistasPublication . Pereira, Inês Filipa Pereira Rodrigues; Brunheira, Lina; Estrela, AntóniaO presente relatório é elaborado, no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte do documento, é descrita e analisada, de forma comparativa, a prática pedagógica realizada nos dois ciclos de ensino. Posteriormente, na segunda parte, apresenta-se o estudo empírico aplicado a um dos contextos educativos examinados. A investigação desenvolvida, intitulada A influência da compreensão leitora e das estratégias matemáticas na resolução de problemas realistas, foi realizada numa turma do 4.º ano do 1.º CEB e teve como questões de investigação: (i) A que estratégias recorrem os alunos na resolução de um problema realista?; (ii) Que dificuldades apresentam os alunos na resolução de problemas?; (iii) Como é que a compreensão leitora influencia a resolução de problemas realistas?. Este estudo de índole qualitativa adota uma abordagem metodológica de investigação-ação. As técnicas de recolha de dados aplicadas incluem a entrevista semiestruturada aplicada a três pares de alunos, a observação participante e a análise documental. Para o tratamento e análise desses dados, recorreu-se, sobretudo, à análise de conteúdo. A investigação revelou que os alunos, ao resolverem problemas realistas, utilizaram diversas estratégias, desde abordagens simples como a contagem até estratégias mais estruturadas, como operações aritméticas e representações gráficas. A capacidade de adaptação foi essencial, sendo evidente em alunos que ajustaram as suas estratégias, conforme a complexidade dos problemas. No entanto, alguns discentes enfrentaram dificuldades na interpretação dos enunciados, na compreensão das situações envolvidas, na organização dos dados e na aplicação de estratégias adequadas. Embora a compreensão leitora dos enunciados tenha sido relevante, o sucesso também exigiu a escolha e adaptação de estratégias, mostrando a necessidade de reforçar as competências interpretativas como o domínio de estratégias de resolução.
- Cidade e património industrial: desenvolvimento de competências histórico geográficas e de pensamento crítico no 2.º CEBPublication . Fernandes, Filipa Alexandra Guimarães; Hortas, Maria JoãoO presente relatório final desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. A investigação apresentada no presente relatório desenvolveu-se a partir da problemática – O estudo da industrialização da cidade na segunda metade do séc. XIX e inícios do séc. XX com recurso à exploração do património industrial construído na cidade de Lisboa contribui para o desenvolvimento de competências histórico geográficas e de pensamento crítico no 2.º CEB. A construção da resposta à mesma foi orientada por três objetivos: (i) Compreender os contributos do recurso ao património industrial construído na cidade de Lisboa para a construção de conhecimento sobre o processo de industrialização da cidade, na segunda metade do séc. XIX e inícios do séc. XX; (ii) Analisar de que modo as estratégias e atividades implementadas a partir do património industrial contribuem para o desenvolvimento de competências histórico geográficas e (iii) Refletir sobre os contributos das estratégias e atividades que mobilizaram o património industrial como recurso para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi de natureza qualitativa, com análise de conteúdo realizada a partir das planificações das sequências didáticas e das produções escritas dos alunos. Os resultados obtidos permitiram-nos compreender que o uso didático do património para o estudo da industrialização da cidade no passado, com recurso a atividades investigativas, potencia o desenvolvimento de competências históricogeográficas e de pensamento crítico, nomeadamente: utilizar diferentes fontes de informação; selecionar, organizar e tratar informação de natureza diversa; localizar, no espaço e no tempo, fenómenos políticos, económicos, sociais, culturais e naturais; mobilizar vocabulário histórico e geográfico; questionar situações do passado e do presente e construir argumentos fundamentados que sustentem pontos de vista/posicionamentos.
- As escolhas das crianças e a (re)configuração das interações sociais numa sala de jardim de infânciaPublication . Cruz, Inês Alexandra Bandeira Mestre; Friães, RitaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), integrada no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem como principal objetivo apresentar de uma forma reflexiva, fundamentada e sistemática, o meu percurso enquanto educadora estagiária em contexto de Jardim-de-Infância e os processos de intervenção educativa e de investigação adotados ao longo dos meses de prática, com um grupo de vinte cinco crianças, com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Numa fase final, é apresentada igualmente uma reflexão crítica acerca do processo de construção da profissionalidade no decorrer de toda a minha formação no Mestrado. A Organização socioeducativa onde decorreu a minha PPSII, assume um modelo pedagógico próprio, baseado na livre escolha, o que permite, que diariamente, durante a manhã as crianças decidam para que sala pretendem ir. A dinâmica descrita leva a uma configuração e reconfiguração sistemática do grupo, sendo que consequentemente, ao observar diariamente o contexto, considerei pertinente desenvolver uma investigação centrada nas escolhas das crianças e nas interações sociais estabelecidas, com os seguintes objetivos: (i) Conhecer a visão da equipa educativa sobre o modelo pedagógico, em particular sobre a participação das crianças na escolha das salas e das áreas; (ii) Desocultar as motivações da criança para a escolha da sala das Expressões e das áreas; (iii) Mapear as escolhas na sala das Expressões; (iv) Caraterizar o papel da equipa educativa no momento da(s) escolha(s); (v) Analisar como se (re) configura no quotidiano o grupo e as interações sociais na sala das Expressões. Considerando os propósitos definidos, optou-se por seguir uma abordagem qualitativa e interpretativa, norteada pela metodologia de estudo de caso. A recolha de dados passou pelo recurso a diferentes técnicas e instrumentos, nomeadamente: observação direta, através do registo de notas de campo, entrevista semiestruturada à educadora cooperante e inquérito por questionário à coordenadora do Jardim-de-Infância, e ainda entrevistas/diálogos com as crianças. Os dados qualitativos reunidos por meio de diversas fontes, foram tratados através da técnica de análise de conteúdo categorial, tendo-se recorrido ainda à estatística descritiva, designadamente contagem de frequência, para tratar os dados quantitativos resultantes da observação sistemática. Os resultados deste estudo sustentam as potencialidades da abordagem pedagógica adotada pela organização socioeducativa na promoção da participação, autonomia e livre escolha das crianças. Os dados revelam que a principal motivação para as crianças escolherem a sala das Expressões está relacionada com a preferência pelas áreas disponíveis, sendo essa escolha também influenciada pelas escolhas dos seus pares, um fator igualmente influente na seleção das áreas. Os dados destacam ainda o papel desempenhado pela equipa educativa, tendo-se observado o recurso a diversas estratégias facilitadoras da promoção da autonomia e do desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão das crianças, destacando-se a organização do espaço e do tempo e o incentivo e desafio das crianças. A análise das interações sociais entre crianças de diferentes idades na sala de referência, permitiu identificar a relevância da formação de grupos heterogéneos para o desenvolvimento socio-afetivo das crianças.
- Irene Ribeiro: gravura e arte educaçãoPublication . Costa, Estela Baptista; Pereira, Teresa MatosO presente estudo centra-se na investigação sobre os contributos da artista luso brasileira Irene Ribeiro, para a educação artística, centrando-se no domínio da gravura contemporânea. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, a investigação procura pontos de ancoragem no método biográfico, estruturando-se em várias vertentes: primeiramente, baseia-se em pesquisa documental e, em segundo lugar, recorre a entrevistas e conversas com a gravadora, mas também a entrevistas e questionários aos intervenientes do seu processo educativo. O enquadramento legal da educação artística em diversos contextos educativos em Portugal na segunda metade do século XX cruza estas vertentes, permite clarificar igualmente as ligações entre educação formal e não formal, educação artística e ensino artístico. Indissociável destas problemáticas é a ação desenvolvida por Irene Ribeiro. Através de um estudo centrado na sua ação como artista-educadora procurar-se-á uma compreensão mais ampla da atuação de Irene Ribeiro do panorama histórico da educação artística, tanto em Portugal como no Brasil, designadamente, o trabalho desenvolvido com a formação de professores. O estudo biográfico faz o mapeamento do seu percurso educativo até 2004, ano em que o projeto REGRA teve a sua derradeira exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes.
- Leitura de imagens e comunidade: que relação de siginificados?Publication . Figueiredo, Inês de Matos; Nolasco, AnaO projeto de intervenção que se apresenta tem por objetivo desenvolver a literacia visual de jovens dos sete aos dezoito anos, estimulando o seu pensamento crítico através da análise de imagens publicitárias, vídeos e fotografias de redes sociais. O projeto realizou-se no Centro Lúdico de Rio de Mouro, ao longo de sete sessões de trabalho, utilizando diferentes meios digitais e físicos, com vista à produção de trabalhos criativos e expressivos. As temáticas da família, do Dia da Mulher e do mundo contemporâneo híper conectado que vivemos, são exploradas através da abordagem qualitativa da Investigação-Ação, envolvendo jovens da comunidade num contexto de educação não-formal. Ao longo das sessões, destacou-se a importância de desenvolver ferramentas para a leitura crítica de imagens, para compreender e organizar o excesso de informações a que os jovens estão expostos, incentivando à sua autonomia como indivíduos criativos e como parte integrante de uma sociedade em constante mudança.
- Memória histórica e ensino da história no 1.º e 2.º ciclos do Ensino BásicoPublication . Abraços, Joana Filipa Mourato; Dias, Alfredo GomesO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa, que contempla a realização de duas intervenções educativas, uma no 1.º e outra no 2.º CEB e, na sequência destas, a elaboração de um estudo de caráter investigativo. A presente investigação apresentada neste relatório parte da problemática A memória histórica pode ser mobilizada como recurso para o ensino e aprendizagem da História no 1.º e no 2.º CEB, contribuindo para a sua formação cidadã, da qual emergiram os seguintes objetivos de investigação: i) Reconhecer o modo como os alunos, a partir de elementos patrimoniais arquitetónicos da cidade de Lisboa, identificam vestígios do passado e atribuem, no presente, novos significados; ii) Identificar, a partir de memórias vivas do passado (25 de Abril), os valores que se desenvolvem com o estudo da revolução democrática em Portugal; iii) Analisar o contributo dos testemunhos do passado para o ensino e aprendizagem de acontecimentos históricos relevantes para a construção da formação de uma cidadania democrática. Foi mobilizada uma metodologia mista, através da recolha de dados estatísticos a partir de um inquérito por questionário e, ainda, à análise de conteúdo dos restantes produtos. Os resultados obtidos sugerem que: i) os alunos reconhecem vestígios do passado nos elementos patrimoniais do presente, demonstrando sensibilidade e respeito pelos mesmos, mas atribuindo-lhes significados funcionais relacionados com o meio em que estão inseridos; ii) as memórias vivas do passado permitem uma vivência secundária das emoções sentidas e realçam valores democráticos relacionados com a Liberdade e com o Estado de Direito; iii) os testemunhos do passado contribuem, através de um vinculo emocional, para o ensino e a aprendizagem de acontecimentos históricos, transformando-os em conhecimentos prévios e agindo como recurso motivador para as aprendizagens.
- O contributo do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de estratégias e representações na resolução de problemas matemáticosPublication . Faustino, Gonçalo Gonçalves; Caseiro, Ana; Valente, BianorO presente relatório é escrito no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, que integra o plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório engloba uma investigação que decorreu durante a prática supervisionada, que dá nome ao relatório. O estudo intitula-se, assim, «O contributo do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de estratégias e representações na resolução de problemas matemáticos» e teve como norteadora a problemática: De que forma o trabalho colaborativo, a pares, promove o desenvolvimento de estratégias e representações na resolução de problemas matemáticos?. Aliadas à problemática identificada, surgiram duas questões de investigação: (i) Que estratégias são utilizadas por alunos do 4.º ano para resolver problemas matemáticos individualmente, antes e depois do trabalho em colaboração, a pares?; e (ii) Que representações são utilizadas por alunos do 4.º ano para resolver problemas matemáticos individualmente, antes e depois do trabalho em colaboração, a pares? O processo investigativo aproximou-se de um estudo de caso múltiplo (do qual constam dois casos), assente num paradigma interpretativo. Os dados que permitiram responder à problemática e às questões investigativas foram recolhidos através da observação não-participante e da aplicação de testes para recolha de produções dos alunos. Os resultados e conclusões, que partem da análise e discussão dos dados, sugerem, nas condições em que os testes foram aplicados, que o trabalho colaborativo não influencia o desenvolvimento de estratégias e representações na resolução de problemas matemáticos, uma vez que poucos alunos utilizaram diferentes estratégias e representações entre as fases inicial e final do estudo.