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- Integration of visible light communication, artificial intelligence, and rerouting strategies for enhanced urban traffic managementPublication . Vieira, Manuela; Galvão, Gonçalo; Vieira, Manuel Augusto; Véstias, Mário; Vieira, Pedro; Louro, PaulaThis study combines Visible Light Communication (VLC) and Artificial Intelligence (AI) to enhance traffic signal control, reduce congestion, and improve safety, through real-time monitoring and dynamic traffic management. Leveraging VLC technology, the system uses existing road infrastructure to transmit live data on vehicle and pedestrian positions, speeds, and queues. AI agents, employing Deep Reinforcement Learning (DRL), process this data to manage traffic flows dynamically, applying anti-bottleneck and rerouting techniques to balance pedestrian and vehicle waiting times. A centralized global agent coordinates the local agents controlling each intersection,enabling indirect communication and data sharing to train a unified DRL model. This model makes real-time adjustments to traffic light phases, utilizing a queue/request/response system for adaptive intersection management. Tested using simulations and real-world trials involving standard and rerouting scenarios, the approach demonstrates significantly better performance in regard to the rerouting configuration, reducing congestion and enhancing traffic flow and pedestrian safety.Scalable and adaptable to various intersection types, including four-way, T-intersections, and roundabouts, the system’s efficacy is validated using the SUMO urban mobility simulator, resulting in notable reductions to travel and waiting times for both vehicles and pedestrians.
- O modelo do movimento da escola moderna e o desenvolvimento da comunicação num grupo de crianças em idade pré-escolarPublication . Ferreira, Andreia Alexandra Trindade; Lino, DalilaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). O principal objetivo é apresentar de uma forma reflexiva, fundamentada e sistemática o meu percurso enquanto educadora estagiária neste contexto, bem como os processos de intervenção educativa e de investigação adotados ao longo dos meses de prática. Durante a prática, foi elaborado um portefólio do contexto, onde constam as reflexões, notas de campo, planificações de atividades e o portefólio individual de uma criança. Neste contexto, foi realizado um trabalho de projeto, cuja questão orientadora se designava “Como se formam as montanhas?”. Ao longo do processo, foi possível observar evidências de atividades e experiências realizadas com as crianças, bem como o seu desenvolvimento e o resultado final. A investigação explora o impacto do Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM) no desenvolvimento da comunicação de crianças em idade pré-escolar. O MEM valoriza a voz das crianças, promovendo um ambiente onde podem expressar livremente as suas ideias e sentimentos. Os educadores desempenham um papel crucial, facilitando os diálogos e promovendo comportamentos comunicativos eficazes. A diversidade de recursos pedagógicos torna a comunicação mais acessível e interessante. O feedback contínuo e construtivo dado pelos educadores ajuda as crianças a desenvolverem autoconfiança e competências comunicativas de forma gradual e consistente. Além do desenvolvimento comunicativo, as práticas do MEM contribuem significativamente para o crescimento socioemocional das crianças, ensinando empatia, solidariedade e competências de resolução de conflitos. Este relatório constitui um reflexo do meu percurso enquanto futura profissional de educação, ilustrando não só os conhecimentos adquiridos e aplicados ao longo da prática, mas também o impacto positivo do Modelo Pedagógico do MEM no desenvolvimento global das crianças.
- O contributo do voluntariado corporativo para o employee engagement: o caso da Volkswagen AutoeuropaPublication . Cardoso, Ana Margarida Figueira; Raposo, Ana Luísa Canelas RasquilhoOs colaboradores têm-se destacado cada vez mais como um público chave dentro das organizações. Neste contexto, o employee engagement passou a ser uma prioridade para as empresas. Estudos apontam para o facto de que os colaboradores tendem a envolver-se mais com organizações que refletem os seus valores e que oferecem significado e um propósito além das suas responsabilidades diárias. Desta forma, uma estratégia que tem ganho força nos últimos anos para envolver os seus colaboradores, em diversas organizações a nível global, é o voluntariado corporativo. O objetivo deste estudo é conhecer o contributo do voluntariado corporativo para o envolvimento dos colaboradores, na perspetiva das Relações Públicas. Para tal, foi realizado um estudo de caso da Volkswagen Autoeuropa, com foco no seu programa de voluntariado corporativo RENASCER. A metodologia adotada foi qualitativa com recurso a análise documental de três suportes de comunicação do programa RENASCER e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 12 colaboradores da empresa Volkswagen Autoeuropa que participaram no programa RENASCER, os 3 membros do conselho de gerência e a especialista de comunicação e sustentabilidade, que assume a responsabilidade pelo programa de voluntariado. Através da apresentação e análise dos resultados, constatou-se uma correlação positiva entre o voluntariado corporativo e o employee engagement, mostrando de que forma o voluntariado corporativo, alinhado com boas práticas de Comunicação Interna, pode promover o envolvimento dos colaboradores.
- Práticas teatrais e desenvolvimento emocional de crianças em jardim de infânciaPublication . Rodrigues, Célia Graça Pereira; Vieira, NatáliaO teatro na educação de infância, é reconhecido como uma ferramenta relevante no desenvolvimento global da criança. O contacto com jogos teatrais estimula a criatividade e a imaginação e contribui de uma forma significativa para o desenvolvimento emocional. A base do projeto que aqui se apresenta é uma investigação-ação, assente no método interpretativo com uma abordagem qualitativa. Este processo teve como intenção promover, através de atividades de âmbito teatral, o desenvolvimento emocional num grupo de 25 crianças dos 4 aos 6 anos, numa sala de jardim de infância com as quais foi implementado o projeto. Foi explícito o intuito de avaliar se as atividades proporcionam conhecimento às crianças e as ajudam a identificar, a expressar e a gerir as suas emoções, harmonizando uma maior empatia e compreensão com as emoções dos outros, refletindo-se em interações sociais positivas. Os dados foram recolhidos através do diário de bordo, inquérito por questionário aos encarregados de educação e pela recolha, através de entrevista, das conceções das crianças sobre o projeto. Dos resultados ressalta que as atividades de âmbito teatral contribuíram para a formação global das crianças, tornando-as socialmente mais competentes, empáticas e conscientes.
- Leitura de imagens e comunidade: que relação de siginificados?Publication . Figueiredo, Inês de Matos; Nolasco, AnaO projeto de intervenção que se apresenta tem por objetivo desenvolver a literacia visual de jovens dos sete aos dezoito anos, estimulando o seu pensamento crítico através da análise de imagens publicitárias, vídeos e fotografias de redes sociais. O projeto realizou-se no Centro Lúdico de Rio de Mouro, ao longo de sete sessões de trabalho, utilizando diferentes meios digitais e físicos, com vista à produção de trabalhos criativos e expressivos. As temáticas da família, do Dia da Mulher e do mundo contemporâneo híper conectado que vivemos, são exploradas através da abordagem qualitativa da Investigação-Ação, envolvendo jovens da comunidade num contexto de educação não-formal. Ao longo das sessões, destacou-se a importância de desenvolver ferramentas para a leitura crítica de imagens, para compreender e organizar o excesso de informações a que os jovens estão expostos, incentivando à sua autonomia como indivíduos criativos e como parte integrante de uma sociedade em constante mudança.
- O impacto do ativismo de marca na intenção de compra do consumidor nas gerações Z e X - caso WellsPublication . Madeira, Carlota Gonçalo; Miranda, Sandra Marisa LopesO presente estudo tem como objetivo analisar o impacto do ativismo de marca na intenção de compra dos consumidores das gerações Z e X, utilizando a campanha "Não Fica Bem" da marca Wells como estudo de caso. O ativismo de marca, um conceito emergente no campo do marketing, refere-se à postura pública das marcas em questões sociais, políticas e ambientais, transcendendo a simples comercialização de produtos e serviços. No atual cenário mediático e altamente polarizado, as marcas que adotam posturas ativistas têm a oportunidade de fortalecer a conexão emocional com seus consumidores, enquanto enfrentam desafios relacionados à autenticidade e confiança. Este estudo explora as diferenças geracionais nas perceções e intenção comportamental relacionados ao ativismo de marca, com foco particular nas gerações Z e X. A geração Z, caracterizada pelo seu envolvimento com causas sociais e pela busca de autenticidade nas marcas que consome, é frequentemente mais recetiva ao ativismo de marca. Em contraste, a geração X tende a ser mais cética em relação às intenções das empresas ao adotar posturas ativistas, valorizando fatores como preço, qualidade e confiança nos produtos. Para testar essas diferenças, foi realizada uma investigação quantitativa com base num questionário aplicado a consumidores de ambas as gerações, somando 250 inquiridos. Com base nos resultados obtidos, o estudo analisou a familiaridade dos respondentes com o conceito de ativismo de marca e a perceção de autenticidade das campanhas, focando-se no impacto dessas perceções na intenção de compra. A campanha "Não Fica Bem" da Wells, ao promover o empoderamento feminino, revelou uma receção mais positiva por parte da Geração Z, enquanto a Geração X demonstrou maior ceticismo. Com base nos dados recolhidos, este estudo oferece insights valiosos para profissionais de marketing e gestores de marcas sobre a importância de adaptar suas estratégias de ativismo de acordo com as características específicas de cada geração. As conclusões deste estudo apontam para a necessidade de uma comunicação autêntica e transparente, especialmente em campanhas que envolvam causas sociais sensíveis.
- A cobertura noticiosa da Igreja Católica no Telejornal da RTP e no Jornal Nacional da TVIPublication . Pereira, Patrícia Maria Molina Mendes de Sousa; Barros, Júlia Leitão de; Cardoso, Fátima LopesA representação e cobertura noticiosa da Igreja Católica continuam a ser tema de debate, na sociedade portuguesa, com argumentos que defendem tanto a existência dessa cobertura, quanto aqueles que questionam a sua efetividade. É neste intuito que surge o presente estudo, que pretende averiguar a cobertura dos assuntos ligados à Igreja Católica, nos noticiários televisivos nacionais, entre 7 de setembro e 7 de novembro de 2023. Para concretizar esta proposta de investigação, optou-se por um método de investigação qualitativo, com análise de conteúdo que incidiu nos dois meses do Telejornal (RTP1) e do Jornal Nacional (TVI), tendo sido analisados 122 episódios no total. Os resultados obtidos demonstraram que a Igreja Católica teve espaço em mais de 39% dos episódios analisados, tendo os assuntos mais abordados divergido quando comparada a RTP1 e a TVI. A Igreja Católica é ainda retratada sob um olhar positivo, dando-se voz a representantes da instituição. Ao contrário do esperado, os valores-notícia que estão presentes na cobertura da Igreja Católica são essencialmente a notoriedade e proximidade.
- Uma proposta metodológica somática para o conhecimento incorporado a partir das técnicas de dança contemporânea para os estudantes do 5º e 6º grau do ensino artístico especializado da dança da Escola Luís António VerneyPublication . Pinto, Maria Borges da Gama Cortez; Rijmer, SylviaO Relatório de Estágio apresenta a intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança (MED) da Escola Superior de Dança de Lisboa (ESD). O Estágio realizado com os estudantes do 5.º e 6.º ano do Ensino Artístico Especializado da Dança (EAED), da Escola Básica e Secundária Luís António Verney (EBSLAV), em Lisboa, no ano letivo de 2023/2024, teve como objetivo desenvolver as competências técnicas e criativas dos estudantes, integrando uma abordagem somática em técnicas de Dança Contemporânea para promover o conhecimento incorporado. A metodologia de investigação, de caráter qualitativo e baseada na investigação ação, foi estruturada em três fases: observação, participação acompanhada e lecionação autónoma. As atividades seguiram três etapas principais: introdução e exploração dos conceitos somáticos e técnicos, adaptação às necessidades pedagógicas da escola, e uma fase final focada na experimentação e singularidade dos estudantes, envolvendo a exploração subjetiva, o desenvolvimento técnico e a reflexão crítica. A recolha de dados incluiu o diário de bordo, as reflexões escritas dos estudantes, questionários e gravações em vídeo, permitindo uma avaliação contínua ao longo do processo. Os resultados mostraram uma melhoria significativa na consciência corporal dos estudantes, com avanços no alinhamento dinâmico e funcional, no uso eficiente da gravidade e na perceção sensorial. O reconhecimento anatómico aprimorou a organização do corpo dançante, favorecendo a execução técnica mais precisa e expressiva. Pelo incentivo à exploração de novas formas de movimento e expressão autónoma, a interação corpo-mente mostrou-se fundamental para o progresso criativo dos processos de aprendizagem dos estudantes. Apesar da implementação breve, os estudantes demonstraram um acesso cada vez mais consciente à integração corpo-mente, o que revelou o seu potencial criativo. Esta abordagem ampliou a capacidade de escuta e resposta corporal dos estudantes, potencializando, simultaneamente, a sua versatilidade técnica e criativa na Dança. Conclui-se que o Estágio demonstrou a eficácia das metodologias somáticas no desenvolvimento técnico e criativo dos estudantes, promovendo a sua autonomia enquanto futuros agentes da Dança e fortalecendo a confiança no processo criativo. Esta abordagem revelou-se valiosa para uma aprendizagem aberta a práticas reflexivas, preparando os estudantes para enfrentar os desafios da Dança Contemporânea com maiores esclarecimentos, versatilidade e sensibilidade artística