Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influência da compreensão leitora e das estratégias matemáticas aplicadas na resolução de problemas realistas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório_Final_InêsPereira_2020195.pdf3.93 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório é elaborado, no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte do documento, é descrita e analisada, de forma comparativa, a prática pedagógica realizada nos dois ciclos de ensino. Posteriormente, na segunda parte, apresenta-se o estudo empírico aplicado a um dos contextos educativos examinados. A investigação desenvolvida, intitulada A influência da compreensão leitora e das estratégias matemáticas na resolução de problemas realistas, foi realizada numa turma do 4.º ano do 1.º CEB e teve como questões de investigação: (i) A que estratégias recorrem os alunos na resolução de um problema realista?; (ii) Que dificuldades apresentam os alunos na resolução de problemas?; (iii) Como é que a compreensão leitora influencia a resolução de problemas realistas?. Este estudo de índole qualitativa adota uma abordagem metodológica de investigação-ação. As técnicas de recolha de dados aplicadas incluem a entrevista semiestruturada aplicada a três pares de alunos, a observação participante e a análise documental. Para o tratamento e análise desses dados, recorreu-se, sobretudo, à análise de conteúdo. A investigação revelou que os alunos, ao resolverem problemas realistas, utilizaram diversas estratégias, desde abordagens simples como a contagem até estratégias mais estruturadas, como operações aritméticas e representações gráficas. A capacidade de adaptação foi essencial, sendo evidente em alunos que ajustaram as suas estratégias, conforme a complexidade dos problemas. No entanto, alguns discentes enfrentaram dificuldades na interpretação dos enunciados, na compreensão das situações envolvidas, na organização dos dados e na aplicação de estratégias adequadas. Embora a compreensão leitora dos enunciados tenha sido relevante, o sucesso também exigiu a escolha e adaptação de estratégias, mostrando a necessidade de reforçar as competências interpretativas como o domínio de estratégias de resolução.
This report was drawn up as part of the Supervised Teaching Practice II (PES II) curricular unit (UC) of the master’s degree in teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Maths and Natural Sciences in the 2nd CEB. The first part of the document describes and analyses, in a comparative way, the teaching practice carried out in the two cycles of education. The second part presents the empirical study applied to one of the educational contexts examined. The research carried out, entitled The influence of reading comprehension and mathematical strategies on solving realistic problems, was carried out in a 4th grade class and its research questions were: (i) What strategies do students use when solving a realistic problem?; (ii) What difficulties do students have when solving problems?; (iii) How does reading comprehension influence solving realistic problems? This qualitative study adopts an action research methodological approach. The data collection techniques used include semi-structured interviews with three pairs of students, participant observation and document analysis. Content analysis was used above all to process and analyse the data. The research revealed that students used a variety of strategies when solving realistic problems, from simple approaches, such as counting to more structured strategies, such as arithmetic operations and graphical representations. The ability to adapt was essential and was evident in students who adjusted their strategies according to the complexity of the problems. However, some students faced difficulties in interpreting the statements, understanding the situations involved, organising the data and applying appropriate strategies. Although reading comprehension of the statements was important, success also required choosing and adapting strategies, demonstrating the need to reinforce interpretative skills as well as mastering resolution strategies.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Problemas realistas Resolução de problemas Compreensão leitora Estratégias de resolução de problemas Realistic problems Problem solving Reading comprehension Problem-solving strategies.

Citation

Pereira, I. F. P. (2024). A influência da compreensão leitora e das estratégias matemáticas aplicadas na resolução de problemas realistas (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21389

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa