Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-18"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Cidade e património industrial: desenvolvimento de competências histórico geográficas e de pensamento crítico no 2.º CEBPublication . Fernandes, Filipa Alexandra Guimarães; Hortas, Maria JoãoO presente relatório final desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. A investigação apresentada no presente relatório desenvolveu-se a partir da problemática – O estudo da industrialização da cidade na segunda metade do séc. XIX e inícios do séc. XX com recurso à exploração do património industrial construído na cidade de Lisboa contribui para o desenvolvimento de competências histórico geográficas e de pensamento crítico no 2.º CEB. A construção da resposta à mesma foi orientada por três objetivos: (i) Compreender os contributos do recurso ao património industrial construído na cidade de Lisboa para a construção de conhecimento sobre o processo de industrialização da cidade, na segunda metade do séc. XIX e inícios do séc. XX; (ii) Analisar de que modo as estratégias e atividades implementadas a partir do património industrial contribuem para o desenvolvimento de competências histórico geográficas e (iii) Refletir sobre os contributos das estratégias e atividades que mobilizaram o património industrial como recurso para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi de natureza qualitativa, com análise de conteúdo realizada a partir das planificações das sequências didáticas e das produções escritas dos alunos. Os resultados obtidos permitiram-nos compreender que o uso didático do património para o estudo da industrialização da cidade no passado, com recurso a atividades investigativas, potencia o desenvolvimento de competências históricogeográficas e de pensamento crítico, nomeadamente: utilizar diferentes fontes de informação; selecionar, organizar e tratar informação de natureza diversa; localizar, no espaço e no tempo, fenómenos políticos, económicos, sociais, culturais e naturais; mobilizar vocabulário histórico e geográfico; questionar situações do passado e do presente e construir argumentos fundamentados que sustentem pontos de vista/posicionamentos.
- A statistical assessment of drilling effects on glass fiber-reinforced polymeric compositesPublication . Martins, Ana; Carvalho, Alda; Bragança, Ivo; Barbosa, Inês; Barbosa, Joaquim; Loja, AméliaFiber-reinforced composites are extensively used in many components and structures in various industry sectors, and the need to connect and assemble such types of components may require drilling operations. Although drilling is a common machining process; when dealing with fiber-reinforced composite materials, additional and specific problems may arise that can com-promise mechanical integrity. So, the main goal of this work is to assess how various input variables impact two main outcomes in the drilling process: the exit-adjusted delamination factor and the maximum temperature on the bottom surface where the drilling tool exits. The input variables include the type of drilling tools used, the operating speeds, and the thickness of the plates being drilled. By using Analysis of Variance (ANOVA), the analysis aims to identify which factors significantly influence damage and exit temperature. The results demonstrate that the influence of tools and drilling parameters is critical, and those selections impact the quality of the hole and the extent of the induced damage to the surrounding area. In concrete, considering the initially selected set of tools, the BZT03 tool does not lead to high-quality holes when drilling medium- and high-thickness plates. In contrast, the Dagger tool shows potential to reduce exit hole damage while also lowering temperature.