Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Leitura de imagens e comunidade: que relação de siginificados?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
inesfigueiredoMEA_vf.pdf8.51 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O projeto de intervenção que se apresenta tem por objetivo desenvolver a literacia visual de jovens dos sete aos dezoito anos, estimulando o seu pensamento crítico através da análise de imagens publicitárias, vídeos e fotografias de redes sociais. O projeto realizou-se no Centro Lúdico de Rio de Mouro, ao longo de sete sessões de trabalho, utilizando diferentes meios digitais e físicos, com vista à produção de trabalhos criativos e expressivos. As temáticas da família, do Dia da Mulher e do mundo contemporâneo híper conectado que vivemos, são exploradas através da abordagem qualitativa da Investigação-Ação, envolvendo jovens da comunidade num contexto de educação não-formal. Ao longo das sessões, destacou-se a importância de desenvolver ferramentas para a leitura crítica de imagens, para compreender e organizar o excesso de informações a que os jovens estão expostos, incentivando à sua autonomia como indivíduos criativos e como parte integrante de uma sociedade em constante mudança.
Abstract This project aims to develop visual literacy in young people aged seven to eighteen, stimulating their critical thinking through the analysis of advertising images, videos, and social media photographs. The project was conducted at Centro Lúdico de Rio de Mouro, during seven sessions, using different digital and physical media to produce creative and expressive works. Themes such as family, International Women's Day, and the hyper-connected contemporary world we live in, are explored through the qualitative approach of Action Research, involving young people from the community in a non-formal education context. Throughout the sessions, the importance of developing tools for critical image reading was highlighted, to help understand and organize the information overload that young people are exposed to, encouraging their autonomy as creative individuals and integral parts of a constantly changing society.

Description

Projeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística

Keywords

Leitura de imagens literacia visual Pensamento crítico Educação não formal Comunidade Jovens Image reading Visual literacy Critical thinking Non formal education Community Youth

Citation

Figueiredo, I. M. (2024). Leitura de imagens e comunidade: que relação de siginificados? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21380 (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21384

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa