ESELx - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by advisor "Almeida, António"
Now showing 1 - 10 of 56
Results Per Page
Sort Options
- A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Pais, Mariana Malho; Almeida, AntónioO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES-II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se a prática pedagógica ocorrida no 5º ano do 2.º CEB, explicita-se a problemática que orientou a intervenção e realiza-se uma análise crítica da mesma. Na segunda parte, apresentase um estudo que procurou verificar a eficácia de um conjunto de atividades concebidas segundo os princípios da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) na aprendizagem dos alunos. Neste estudo, definiram-se três objetivos principais: i) envolver os alunos na gestão das suas aprendizagens; ii) desenvolver as suas capacidades reflexivas e autonomia; e iii) fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos. Assim, implementaram-se três atividades ABRP que tiveram como foco três temáticas distintas: o revestimento, a locomoção e os regimes alimentares dos seres vivos. No estudo procedeu-se a uma revisão de literatura, explicitando conceitos e sistematizando dados relevantes relativos à ABRP à caracterização da metodologia de investigação utilizada e apresentam-se os resultados e as conclusões da investigação. Tratou-se de estudo de caso, recorrendo a uma metodologia predominantemente qualitativa, e os instrumentos utilizados para análise do desempenho dos alunos no decurso das atividades ABRP foram grelhas de observação e questões de aplicação, aplicadas no final do período da intervenção. Os resultados revelaram que os alunos foram melhorando o desempenho de atividade em atividade. Porém, percecionou-se que as melhorias poderiam ter sido mais expressivas se o tempo de implementação da referida abordagem metodológica tivesse sido maior.
- Abordagem baseada na resolução de problemas: sua eficácia na aprendizagem de alunos do 2.º ciclo de escolaridadePublication . Coelho, Joana Luísa Marchante Rosa; Almeida, AntónioO presente documento foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este é constituído por duas partes: descrição, análise e reflexão sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º CEB; e, uma investigação desenvolvida durante a prática pedagógica no 2.º CEB. O estudo relata o desenvolvimento de atividades de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), numa turma do 6.º ano, com o propósito de comparar as aprendizagens dos alunos através desta metodologia com outra, mais centrada no professor. Assim, a amostra foi constituída por dois grupos de participantes, grupo controlo e grupo experimental, integrantes de duas turmas em que se desenvolveu a PES II. Para tal, foram definidos três objetivos: i) Comparar duas perspetivas metodológicas para abordar temas programáticos; ii) Verificar se as aprendizagens são mais facilmente mobilizadas em questões de aplicação quando usada uma metodologia ABRP; iii) Analisar a utilização da ABRP como indutor de aprendizagens cooperativas. Desenvolveram-se três atividades sobre as temáticas da vacinação, do tabagismo e de substâncias psicoativas, por serem temas de relevância social e potenciarem a participação dos alunos. Para se avaliar as aprendizagens dos alunos, foram distribuídas questões de aplicação no fim de cada atividade, em ambas as turmas. Recorreu-se a tratamento estatístico para perceber se as diferenças dos resultados entre ambas eram estatisticamente significativas. Para as interações dos alunos durante as atividades formulou-se indicadores que permitissem registar as observações desenvolvidas. Os resultados revelaram que o grupo de alunos que vivenciou as atividades ABRP desenvolveu aprendizagens mais significativas do que o grupo de controlo e melhorou as formas de interação entre pares na realização dos trabalhos de grupo.
- Abordagem baseada na resolução de problemas: sua eficácia na aprendizagem de conceitos de estudo do meio e no desenvolvimento de competências de produção de textos expositivos em alunos do 4.º ano de escolaridadePublication . Vaz, Maria Odete Monteiro; Almeida, António; Gonçalves, CarolinaEsta investigação teve como finalidade verificar a eficácia da metodologia designada por Abordagem Baseada na Resolução de Problemas, designada por ABRP, na aprendizagem da língua e de conceitos do Estudo do Meio em alunos do 4.º ano de escolaridade. A investigação constituiu uma investigação-ação quanto ao seu propósito, tendo-se recorrido a técnicas e métodos de teor qualitativo e quantitativo ao longo do processo de intervenção. Os participantes foram duas turmas de 4.º ano de escolaridade, uma com 23 alunos e a outra com 20, semelhantes em termos do seu desempenho escolar e da sua proveniência socioeconómica (média-baixa). A primeira turma constituiu o grupo experimental, tendo nela sido aplicadas três atividades construídas na base dos princípios da ABRP; a segunda turma funcionou como grupo de controlo. As atividades centraram-se em temas do Estudo do Meio (astros, ciclo da água e fenómenos físicos da água, aspetos físicos da costa portuguesa), e procuraram também desenvolver as competências dos alunos no que se refere ao domínio das características do texto expositivo (Língua Portuguesa). A ambas as turmas, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste que visou precisamente avaliar o desempenho dos alunos das duas turmas no que se refere ao domínio das referidas competências. O grupo experimental, que vivenciou as atividades ABRP, melhorou significativamente as suas aprendizagens, tanto em relação aos conteúdos de Estudo do Meio, como da aplicação das características do texto expositivo nas suas produções. Pelos resultados obtidos, pode afirmar-se que as atividades baseadas na metodologia ABRP revelam um potencial integrador e contribuem para a aprendizagem das duas áreas curriculares referidas.
- Alimentação e sustentabilidade: um estudo com alunos do 2.º CicloPublication . Gardete, Ana Rita Pereira; Almeida, AntónioO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte inclui uma breve descrição das práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de estágio no 1.º e 2.º CEB. Integra ainda uma análise reflexiva comparativa dessas práticas em termos do i) desenvolvimento e respetivas competências esperadas dos alunos; (ii) processos de organização e desenvolvimento do currículo; (iii) relação pedagógica e (iv) processos de regulação e avaliação das aprendizagens e dos comportamentos sociais. A segunda parte foca-se na apresentação do estudo que foi desenvolvido sobre o tema “Alimentação e sustentabilidade”. O estudo tem como objetivos compreender se uma intervenção centrada na discussão sobre o impacto de diferentes dietas e opções alimentares, em termos da saúde humana e do planeta, aumenta os conhecimentos dos alunos do 2.º CEB sobre este assunto. A investigação é de natureza mista - quantitativa e qualitativa – e possui um carácter exploratório e experimental. O estudo tem ainda características de uma investigação-ação, pois o investigador esteve diretamente envolvido no campo de ação e procurou responder a uma necessidade de aprendizagem dos alunos. Além disso, na intervenção ocorreram ajustes e mudanças para melhor atingir a finalidade do estudo. A investigação envolveu 25 alunos de uma turma mista de 5.º e 6.º anos, em que se realizaram 8 sessões sobre alimentação e sustentabilidade ao longo de 8 semanas. Foi, também, administrado um questionário inicial (pré-teste) e um final (pós-teste), além do registo de notas de campo após cada sessão. Os resultados do estudo permitiram concluir que a implementação de atividades centradas no tema referido contribuiu para os alunos melhorarem os seus conhecimentos, passando a compreenderem melhor o impacto de diferentes dietas e opções alimentares, tanto na saúde humana como na saúde do planeta.
- A aprendizagem baseada na resolução de problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridadePublication . Ferreira, Ana Catarina Martins; Almeida, AntónioO relatório que se apresenta desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, o relatório apresenta uma descrição sintética da prática de intervenção pedagógica ocorrida no 2.º Ciclo do Ensino Básico, assim como uma análise crítica, reflexiva e fundamentada da mesma. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o Sistema Cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade, que teve como finalidade estudar algumas das conceções alternativas que os alunos adquirem no seu quotidiano, isto é, as noções erradas que os mesmos possuem acerca do funcionamento natural daquele sistema do corpo humano. Tendo em vista a desconstrução dessas conceções implementou-se um estudo que permitisse averiguar se uma prática pedagógica centrada na Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas seria vantajosa para a alteração das mesmas sobre o sistema cardiovascular. O estudo tem características de uma investigação-ação, recorrendo a dados de natureza quantitativa e qualitativa. Participaram no estudo 41 alunos, uma vez que o mesmo envolveu duas turmas, uma de 6.º ano e outra mista de 5.º e 6.º ano (grupo experimental e grupo de controlo, respetivamente). Os dados foram recolhidos através da administração de um questionário (antes e depois do ensino formal do sistema cardiovascular) e de uma grelha de observação e avaliação. Os resultados do estudo indicam que a metodologia ABRP se mostrou eficaz na desconstrução das CA inicialmente identificadas.
- A aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: um estudo com alunos do 5.º anoPublication . Freiria, Miguel Ângelo Carreiras; Almeida, AntónioO presente relatório final foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento é constituído por duas partes: uma de descrição e reflexão sobre a prática no 1.º e no 2.º CEB; e outra que corresponde à investigação desenvolvida durante a intervenção pedagógica no 2.º CEB. O presente estudo pretende compreender os contributos da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) no desenvolvimento de competências no aluno do século XXI. Neste sentido, pretendeu-se estudar numa turma de 5.º ano de escolaridade, com 19 alunos, no âmbito do 2.º Ciclo do Ensino Básico: (1) Quais os contributos da fase de pesquisa da ABRP no desenvolvimento de competências nos alunos; (2) Quais os contributos da fase de construção do produto de avaliação da ABRP no desenvolvimento de competências nos alunos; (3) Quais os contributos da fase de apresentação do produto de avaliação da ABRP no desenvolvimento de competências nos alunos e (4) Quais os contributos da fase de avaliação da ABRP no desenvolvimento de competências nos alunos. Para o efeito foram construídas grelhas de observação das três primeiras fases da ABRP com indicadores de competências que vão ao encontro do documento europeu 21st Century Skills and Competences for New Millennium Learners in OECD Countries. Na mesma perspetiva, na fase de avaliação, correspondente às questões de aplicação, foram construídas grelhas com indicadores de avaliação que se enquadram igualmente nas dimensões de competências desse documento. A partir da análise das grelhas verificou-se que a metodologia ABRP (a) promoveu o desenvolvimento de competências da dimensão da informação, mais visíveis na fase de pesquisa, de apresentação e de avaliação; (b) contribuiu positivamente também para o desenvolvimento de competências da dimensão da comunicação, sobretudo nas fases de pesquisa, de construção do produto e de avaliação, salientando-se, assim, a comunicação escrita; e (c) potenciou igualmente as competências enquadradas no âmbito da ética e impacto social, essencialmente, nas fases de pesquisa, de apresentação e de avaliação.
- A aprendizagem do corpo humano no 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem interdisciplinar entre a expressão plástica e o estudo do meioPublication . Santos, Maria Madalena Horta e Vale Otero dos; Pereira, Teresa; Almeida, AntónioO presente relatório de estágio integra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). Neste são apresentadas as práticas de ensino supervisionadas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a investigação desenvolvida durante a prática no 1.º CEB. Quanto às práticas de ensino supervisionadas, é apresentada a caracterização do contexto socioeducativo de cada uma, bem como a identificação das questõesproblema e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e das fragilidades de cada contexto. A investigação é apresentada na segunda parte deste documento. O tema de investigação emergiu da prática pedagógica, indo ao encontro dos interesses e das necessidades dos alunos. Assim, pretendeu-se verificar as vantagens para a aprendizagem do corpo humano decorrentes da articulação interdisciplinar entre a Expressão Plástica e o Estudo do Meio. Neste estudo participaram dezoito alunos da turma do 3.º ano de escolaridade, na qual decorreu a PES no 1.º CEB, tendo estes idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. No que diz respeito às etapas da investigação, inicialmente, administrou-se um questionário (pré-intervenção) para avaliar os conhecimentos prévios das crianças a respeito dos conteúdos a abordar relacionados com o corpo humano. Em seguida, durante o período de três semanas, implementou-se um plano de intervenção que terminou com a administração do mesmo questionário. Os resultados da investigação revelaram que os objetivos do estudo foram atingidos, tendo os alunos realizado aprendizagens tanto na área da Expressão Plástica como do Estudo do Meio.
- Atitudes e crenças de alunos do 2º ciclo do ensino básico em relação às ciências naturaisPublication . Candeias, Rita Alexandra Alves; Almeida, AntónioO presente relatório, que se integra na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, apresenta o percurso ocorrido na intervenção educativa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e uma investigação desenvolvida em contexto de 2.º Ciclo. No primeiro capítulo, ambas as intervenções educativas são apresentadas em linhas gerais, contemplando a caracterização do contexto socioeducativo, a identificação da problemática e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e das fragilidades dos alunos e das características do contexto. A investigação é apresentada no segundo capítulo deste documento. O tema das atitudes e crenças em relação às Ciências Naturais surgiu devido um conjunto de fatores que envolveram o aparente desinteresse dos alunos por esta área disciplinar, na turma de 5.º ano onde foi realizado o estágio de 2.º Ciclo, a escassez de estudos sobre o tema em Portugal e a recente publicação de estudos a nível internacional. Neste estudo participaram alunos de duas turmas do 5.º ano (grupo experimental e de controlo), nas quais decorreu a PES no 2.º CEB. A amostra era constituída por trinta e um alunos, entre os 10 e os 13 anos. A investigação contemplou várias etapas. Inicialmente, administrou-se um questionário (pré-teste) para determinar as atitudes e crenças dos alunos em relação às Ciências Naturais. Em seguida, implementou-se um plano de intervenção com atividades centradas no aluno no grupo experimental, que terminou com a administração do mesmo questionário (pós-teste) para determinar a influência das atividades nas atitudes e crenças dos alunos. Os resultados da investigação contrariaram a perceção de desempenho das turmas durante o período de observação, pouco motivadas para o estudo das Ciências Naturais, mas que revelaram atitudes e crenças globalmente positivas para com esta área do saber. Em parte por isso, o conjunto de atividades construídas para o desenvolvimento das atitudes e crenças positivas para com as Ciência Naturais não contribuiu para as melhorar.
- Atividades práticas e desenvolvimento do pensamento crítico e criativo: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridadePublication . Ascensão, Maria Matilde Brás Monteiro; Almeida, AntónioO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, é realizada uma descrição analítica e reflexiva acerca do período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido, tanto num contexto de 1.º, como de 2.º Ciclo do Ensino Básico. No 1.º Ciclo, a Prática de Ensino Supervisionada decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa instituição de cariz privado, e, no 2.º Ciclo, o estágio decorreu em duas turmas do 6.º ano, inseridas numa escola pública. Neste segundo contexto, foi realizada uma investigação que é apresentada na segunda parte deste mesmo trabalho. Esta investigação incide sobre a influência que as atividades práticas no âmbito das Ciências Naturais têm no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo de alunos do 6.º ano de escolaridade. Para responder a esta questão, definiram-se como objetivos específicos do estudo: i) Implementar um conjunto de atividades que promovam o pensamento crítico e criativo; ii) Avaliar a sua eficácia no desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e criativo. Em conformidade com os objetivos definidos para o estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa, sendo que se privilegiou o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados e o software Statistical Package for the Social Sciences enquanto plataforma de tratamentos desses mesmos dados. Os resultados deste estudo indicam que as atividades práticas desenvolvidas no âmbito de Ciências Naturais têm, de facto, influência no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo de alunos do 6.º ano de escolaridade.
- Atividades promotoras de pensamento crítico: sua eficácia em alunos de ciências da natureza do 5º ano de escolaridadePublication . Pinto, Iris Rossana Farinha; Almeida, AntónioEsta investigação teve como finalidade averiguar se o conjunto de atividades desenvolvidas com o intuito de promover o pensamento crítico, construído de acordo com a taxonomia proposta por Ennis (1985, 1987), pode constituir uma metodologia adequada para se desenvolver este mesmo tipo de pensamento nos alunos. O modelo de investigação é de caráter predominantemente quantitativo, recorrendo a algumas técnicas de análise de dados de natureza qualitativa, envolvendo alunos do 5.º ano de escolaridade em contexto de sala de aula. O grupo experimental (n=19) foi sujeito à implementação de atividades expressamente desenvolvidas para este estudo, as quais se inserem no âmbito da temática ―Importância da água para os seres vivos. Com igual durabilidade, no grupo de controlo (n=19) os conteúdos programáticos foram abordados recorrendo somente ao manual adotado na escola que, após a sua avaliação, se considerou não promover o pensamento crítico. O Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X) foi aplicado a ambos os grupos em dois momentos distintos, pré-teste e pós-teste, para medir o nível e os aspetos do pensamento crítico dos sujeitos da amostra. Considerou-se relevante a realização de observações guiadas e orientadas por grelhas de observação não exaustivas para verificação do desempenho dos alunos, durante a implementação das atividades. Após a aplicação do conjunto de atividades promotoras de pensamento crítico ao grupo experimental foi aplicado um questionário de avaliação das mesmas. As atividades desenvolvidas a partir da taxonomia de Ennis promoveram capacidades de pensamento crítico nos alunos, uma vez que, partindo de uma situação inicial semelhante entre os grupos experimental e de controlo, se verificaram para o grupo experimental ganhos estatisticamente significativos do pré-teste para o pós-teste no nível e nos aspetos de pensamento crítico analisados, não se tendo verificado o mesmo para o grupo de controlo. As atividades promotoras de pensamento crítico revelaram-se assim uma metodologia eficaz no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, pelo que importa estimular a sua inclusão na prática pedagógica dos docentes