Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-20"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Towards sustainability in European agricultural firmsPublication . Dos Santos, Maria José Palma Lampreia; Diz, HenriqueAgricultural activity plays an important role in all 28 Member States (MS) of the European Union (EU) in terms of: -Economics, -Environmental, -Social, and -Political activity. The sector also provides: -agricultural goods and services to support food security; -exports and imports at European and World level; -creation of direct and indirect jobs; and -the maintenance of population living in rural and regional areas.
- O método expositivo no ensino da história no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Gonçalves, Sara Patrícia da Silva; Dias, AlfredoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira se direciona para a descrição e análise crítica da prática pedagógica desenvolvida ao longo dos dois estágios; e a segunda debruça-se sobre o estudo investigativo, o qual resulta das características do contexto do 2.º Ciclo e, também, de motivações e preocupações pessoais. A investigação realizada centra-se na temática geral dos métodos de ensino da História, tendo sido definida uma questão central, a saber, que características deve assumir o método expositivo de modo a garantir a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, nas aulas de História do 2.º CEB? Para o desenvolvimento do estudo tornou-se imprescindível apurar, primeiramente, as características do método expositivo preconizado pela professora cooperante de ambas as turmas, e encontrar estratégias que potenciem a participação ativa dos alunos. A análise de resultados, alcançados através de grelhas de observação, de uma entrevista e de um inquérito por questionário, permitiu compreender se se respeitaram as características do método adotado e, por sua vez, se se promoveu e possibilitou a participação por parte dos alunos na construção dos seus conhecimentos no âmbito da História. Reconhecendo que as limitações do estudo não permitem generalizações, tal não significa que não se possam inferir algumas conclusões que nos ajudem a comprovar que o método expositivo é passível de ser complementado com uma participação ativa dos alunos, ocupando, ainda hoje, um lugar de relevo no processo de ensino e aprendizagem da História.
- “Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridadePublication . Gonçalves, Andreia de Oliveira; Almeida, AntónioEste relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte, apresentam-se e comparam-se as práticas de ensino desenvolvidas no 1.º e 2.º do CEB, em turmas do 2.º e do 5.º ano de escolaridade. Na segunda parte apresenta-se o estudo “Qual a eficácia de um conjunto de recursos educativos relacionados com temas acerca do bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade na sua consciencialização para este assunto?”, com a finalidade de desenvolver a sua consciência para vários temas relacionados com o bem-estar animal. Neste sentido estabeleceram-se como objetivos gerais: (i) identificar as conceções que os alunos possuem acerca de diversas situações que envolvam a relação entre o ser humano e os animais; (ii) desenvolver o pensamento crítico dos alunos acerca do bem-estar animal, através de atividades que possibilitam a discussão de diferentes situações envolvendo os animais e com relevância para a sociedade; e (iii) desenvolver a sua consciencialização acerca do bem-estar animal, através do reconhecimento de muitas das ações negativas que se exercem sobre os animais. Optou-se por uma metodologia de natureza mista e como técnica de recolha de dados o recurso ao inquérito por questionário com questões de natureza fechada e aberta. Os dados quantitativos foram tratados ao nível da estatística inferencial com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences. Os dados qualitativos foram submetidos a análise de conteúdo e respetivamente categorizados. Os resultados do estudo indicam que as crianças foram capazes de identificar situações de injustiça, em defesa do bem-estar animal e argumentar contra as mesmas. Os recursos construídos não só foram eficazes para uma maior consciencialização acerca do bem-estar animal, nos temas pretendidos, como também promoveram o confronto de ideias entre os alunos, o que contribuiu para o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico.
- O papel do manual escolar de matemática no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Loureiro, Maria da Graça Almeida Campos d’Orey; Brunheira, LinaO presente relatório resulta da intervenção pedagógica realizada numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em duas turmas do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A partir do período de observação das turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, surgiu o interesse em compreender qual era o papel que os professores, alunos e encarregados de educação conferiam ao manual escolar de matemática. Este interesse foi motivado pela constatação da valorização do manual escolar em detrimento da utilização de outros recursos. Assim sendo, foi efetuado um estudo em cinco escolas do concelho de Lisboa, no qual participaram cinco professores de matemática, cinco alunos e cinco encarregados de educação. O estudo foi orientado pelo seguinte problema: Qual o papel atribuído pelos professores, alunos, e encarregados de educação ao manual escolar no processo de ensino-aprendizagem? Para a recolha de dados, foi utilizada a técnica do inquérito, tendo-se realizado uma entrevista a todos os participantes. Para esta investigação foram definidos dois principais objetivos de investigação: (i) Conhecer quais as perspetivas da utilização do manual escolar de Matemática, dos professores de Matemática 2.º ciclo do ensino básico, alunos e encarregados de educação (ii) Compreender qual a forma mais produtiva de utilização do ME de matemática por parte dos professores de Matemática, dos alunos e dos encarregados de educação. Os resultados do estudo efetuado permitiram constatar, entre outros aspetos, que os professores utilizam mais os manuais para a realização de exercícios e não tanto para a introdução de conteúdos, que os alunos gostam de recorrer ao manual, utilizando-o para reforço dos conhecimentos e que os encarregados de educação recorrem, essencialmente a este instrumento para ajudar os seus educandos e consideram que este é essencial para o acompanhamento do estudo dos alunos. De igual modo concluiu-se que as formas e as perspetivas acerca do manual escolar se relacionam intimamente com a metodologia adotada pelo professor.
- Finite-difference time-domain analysis of hydrogenated amorphous silicon and aluminum surface plasmon waveguidesPublication . Lourenço, Paulo; Fantoni, Alessandro; Fernandes, Miguel; Vygranenko, Yuri; Vieira, ManuelaThe large majority of surface plasmon resonance (SPR)-based devices use noble metals, namely gold or silver, in their manufacturing process. These metals present low resistivity, which leads to low optical losses in the visible and near-infrared spectrum ranges. Gold shows high environmental stability, which is essential for long-term operation, and the lower stability of silver can be overcome through the deposition of an alumina layer, for instance. However, their high cost is a limiting factor if the intended target is large-scale manufacturing. This work considers a cost-effective approach through the selection of aluminum as the plasmonic material and hydrogenated amorphous silicon instead of its crystalline counterpart. This SPR structure relies on Fano resonance to improve its response to refractive index deviations of the surrounding environment. Fano resonance is highly sensitive to slight changes of the medium, hence the reason we incorporated this interference phenomenon in the proposed sensing structure. We report the results obtained when conducting finite-difference timedomain algorithm-based simulations on this metal–dielectric–metal structure when the active metal is aluminum, gold, and silver. Then, we evaluate their sensitivity, detection accuracy, and resolution. The obtained results for our proposed sensing structure show good linearity and similar parameter performance as the ones obtained when using gold or silver as plasmonic materials.
- Atitudes e crenças de alunos do 2º ciclo do ensino básico em relação às ciências naturaisPublication . Candeias, Rita Alexandra Alves; Almeida, AntónioO presente relatório, que se integra na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, apresenta o percurso ocorrido na intervenção educativa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e uma investigação desenvolvida em contexto de 2.º Ciclo. No primeiro capítulo, ambas as intervenções educativas são apresentadas em linhas gerais, contemplando a caracterização do contexto socioeducativo, a identificação da problemática e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e das fragilidades dos alunos e das características do contexto. A investigação é apresentada no segundo capítulo deste documento. O tema das atitudes e crenças em relação às Ciências Naturais surgiu devido um conjunto de fatores que envolveram o aparente desinteresse dos alunos por esta área disciplinar, na turma de 5.º ano onde foi realizado o estágio de 2.º Ciclo, a escassez de estudos sobre o tema em Portugal e a recente publicação de estudos a nível internacional. Neste estudo participaram alunos de duas turmas do 5.º ano (grupo experimental e de controlo), nas quais decorreu a PES no 2.º CEB. A amostra era constituída por trinta e um alunos, entre os 10 e os 13 anos. A investigação contemplou várias etapas. Inicialmente, administrou-se um questionário (pré-teste) para determinar as atitudes e crenças dos alunos em relação às Ciências Naturais. Em seguida, implementou-se um plano de intervenção com atividades centradas no aluno no grupo experimental, que terminou com a administração do mesmo questionário (pós-teste) para determinar a influência das atividades nas atitudes e crenças dos alunos. Os resultados da investigação contrariaram a perceção de desempenho das turmas durante o período de observação, pouco motivadas para o estudo das Ciências Naturais, mas que revelaram atitudes e crenças globalmente positivas para com esta área do saber. Em parte por isso, o conjunto de atividades construídas para o desenvolvimento das atitudes e crenças positivas para com as Ciência Naturais não contribuiu para as melhorar.
- Participação e aprendizagens no 1.º CEB: O papel das tutorias entre paresPublication . Miranda, Íris Sofia Marques da Silva; Dias, Alfredo; Madureira, IsabelO presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular Prática do Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB); da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa; e espelha a investigação desenvolvida com base numa metodologia mista de recolha de dados; desenvolvida num 2.º ano do 1.º CEB de uma escola da junta de freguesia de Alcântara. Tendo em conta algumas características do grupo, nomeadamente, a existência de diferentes níveis de desenvolvimento nos alunos e o subaproveitamento do tempo letivo destinado ao apoio ao estudo contemplado no horário letivo, procedeu-se à implementação do Tempo de Estudo Autónomo (TEA). Por conseguinte, foi identificada uma amostra de seis alunos e implementou-se, durante os momentos de TEA, um regime de tutorias entre pares que promovesse a interação entre os alunos da amostra definida e os restantes. Foi definido o Objetivo Geral de Investigação «Analisar o contributo das tutorias entre pares para assegurar a participação dos alunos no seu processo de ensino-aprendizagem e melhorar as suas aprendizagens» e traçados três domínios diferentes de atuação: A «participação no processo de ensino-aprendizagem»; B «Envolvimento no regime de tutorias entre pares»; e C «Realização das aprendizagens previstas». A implementação desta estratégia durou quatro semanas e foi avaliada através do preenchimento de grelhas de observação naturalista in loco com base em critérios previamente definidos; e da análise dos Planos Individuais de Trabalho dos alunos. Os resultados demonstram que, dado o tempo disponível, os primeiros indícios do impacto desta estratégia em grupos com as características elencadas, se revelam ao nível comportamental. Para alem disso, verificou-se uma progressiva evolução no que ao domínio A diz respeito, sendo que o envolvimento dos alunos no seu processo de ensino-aprendizagem foi aumentando ao longo do tempo.
- Trabalho de projeto numa turma multinível de 1.º Ciclo: autonomia, socialização e aprendizagemPublication . Martins, Carolina Ferro; Leite, TeresaO presente relatório é o culminar do trabalho realizado nas práticas supervisionadas realizadas durante o 2.º ano do mestrado. Para além de uma breve descrição da prática pedagógica realizada em dois diferentes ciclos de escolaridade, apresenta-se ainda o estudo realizado no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico acompanhámos uma turma multinível, com alunos matriculados em diferentes anos de escolaridade (do 1.º ao 4.º. inclusive). Os objetivos propostos a alcançar com este grupo de alunos foram: “Desenvolver rotinas de avaliação/reflexão diárias”, “Desenvolver o gosto pelas ciências experimentais e História”, “Desenvolver trabalho de texto poético” e “Desenvolver rotinas matemáticas em grupo”. Durante a prática realizada em contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico foram acompanhadas duas turmas de 5.º ano em Matemática e Ciências Naturais. Com o projeto criado para implementar neste contexto foram procurados cumprir os seguintes objetivos: “Desenvolver estratégias de cálculo mental com números racionais não negativos”, “Desenvolver conhecimentos de notação, vocabulário e simbologia matemática”, “Trabalhar em grupo e com materiais manipuláveis” e “Melhorar a prática de ações pessoais de preservação da Biodiversidade”. O estudo apresentado neste relatório teve lugar no contexto multinível do 1º ciclo e pretendeu estudar o desenvolvimento das competências de socialização e autonomia, e aprendizagem, em situações em que os alunos dos diferentes anos de escolaridade trabalhavam em conjunto. Para tal, escolhemos as situações de trabalho de projeto, metodologia já desenvolvida com a turma. Para este estudo, a revisão de bibliografia focou três vertentes: as turmas multinível, a autonomia e a socialização e a metodologia de trabalho de projeto. A investigação realizada tem um cariz qualitativo e configura um estudo de caso, procurando interpretar as atitudes e ações dos alunos durante a realização dos projetos à luz do desenvolvimento de competências de autonomia e socialização. Os resultados mostram que em todas as vertentes estudadas (socialização, autonomia e aprendizagem) os efeitos positivos do trabalho conjunto são notórios, embora as atitudes de autonomia sejam menos constantes.
- O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Sandra Filipa Costa; Ferreira, Nuno; Mendes, LuísApresentam-se neste relatório os resultados da aplicação da estratégia do jogo didático, em História e Geografia de Portugal, num contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de avaliar o seu contributo no desenvolvimento de competências. Para este efeito, realizou-se uma investigação-ação, utilizando-se metodologias qualitativas e quantitativas, tomando-se por base e como amostras duas turmas do 6.ºano e professores das diversas disciplinas do 2.º Ciclo. Recolhidos os respetivos dados, efetuou-se o seu tratamento e análise, tendo-se concluído que o jogo didático contribui, significativamente, para aprendizagens e consequentes competências. Contudo, a sua aplicação pelos professores não é frequentemente perspetivada como uma prática recorrente – apresentando a maioria, como impedimento, a extensão e obrigatoriedade do programa da disciplina.
- Tipos de brincadeiras de crianças com perturbações do espectro do autismo e os seus pares com desenvolvimento típico na presença e na ausência do(a) educador(a)Publication . Ferreira, Tatiana Jorge Grazina Correia da Silva; Almeida, TiagoO brincar constitui uma atividade natural e espontânea da criança e uma dimensão fundamental na idade pré-escolar, potenciando o processo de socialização ao permitir o estabelecimento de relações interpessoais. Permite também, que a criança desenvolva a sua criatividade, imaginação, competências linguísticas e socioemocionais e consequentemente as relações entre pares (Stanton-Chapman,2015). Aqui, importa salientar o papel do(a) educador(a) enquanto agente promotor do desenvolvimento global e social das crianças. A literatura refere que o desenvolvimento e a manutenção de vínculos sociais em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é claramente influenciado por aspetos do seu funcionamento relacionados com a comunicação e o comportamento. Estas crianças apresentam um défice no que respeita às competências de imitação e atenção conjunta, tendendo a uma menor cooperação, reduzida frequência no iniciar de interações e na utilização de um repertório mais limitado, traduzido numa menor criatividade e complexidade, comparativamente a crianças com desenvolvimento dito típico. O presente estudo descreve e reflete uma investigação ligada ao brincar em crianças com PEA e os seus pares com desenvolvimento típico numa situação proposta com o propósito de identificar as estratégias utilizadas pelo(a) educador(a) - na mesma situação - com papel de mediador da sua interação. Assim, foram constituídos três grupos, cada um com três crianças com desenvolvimento típico e PEA, na proporção de 2:1. A totalidade das crianças foi previamente submetida a um conjunto de pré-testes que incluiu uma avaliação global do desenvolvimento, uma avaliação da linguagem e um rastreio audiológico. Posteriormente, foram realizadas seis filmagens de cada um dos grupos numa situação de brincadeira na área da casinha, na ausência e presença do(a) educador(a), como já referido, enquanto elemento mediador das interações. Ulteriormente, procedeu-se à análise do tipo de brincar adotado pelas crianças na presença e ausência do(a) educador(a), bem como das estratégias utilizadas pelo adulto na mediação e integração das crianças com PEA no brincar. Os resultados indicaram que as crianças com PEA, na ausência do(a) educador(a), assumem maioritariamente um brincar do tipo solitário, comparativamente aos seus pares de desenvolvimento típico. Por outro lado, na presença do(a) educador(a), estas crianças aumentam a sua participação em situações de brincar de grupo. No que se refere às estratégias utilizadas pelo(a) educador(a) com vista à inclusão das crianças com PEA numa situação de brincar com os seus pares com desenvolvimento típico, é possível aferir que a estratégia mais utilizada é o questionamento, seguido da repetição. Os resultados demonstraram ainda que o uso das estratégias denominadas de repetição e questionamento promovem o brincar de grupo nas crianças com PEA e que o uso da estratégia de ensino incidental diminui o brincar solitário. Foi ainda possível averiguar que o perfil ativo/diretivo deve ser preferencialmente adotado pelo(a) educador(a) no sentido de minorar o brincar solitário nas crianças com PEA. Os resultados alcançados corroboram a importância do papel do(a) educador(a) de infância na mediação das interações sociais entre crianças com PEA e pares de desenvolvimento típico nos contextos naturais. Deste modo, é de salientar a necessidade específica de formação dos mesmos nesta área e a importância da presença de profissionais especializados com conhecimentos técnicos para o efeito.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »