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- Ensino reflexivo da gramática no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Sara Filipa Oliveira Carvalho; Ferreira, PatríciaO presente relatório encontra-se dividido em duas partes – uma primeira, que descreve e analisa as práticas decorrentes da Prática de Ensino Supervisionada II, e uma segunda, na qual se apresenta o estudo empírico desenvolvido na valência de 1.º CEB. O estudo surgiu a partir da observação realizada em contexto, da qual resultou a sinalização de fragilidades e potencialidades que conduziu à definição de um plano de ação. A partir deste, realizou-se um estudo subordinado ao tema Ensino Reflexivo da Gramática no 1.º CEB, enquadrado no projeto de investigação Abordagem Indutiva e Reflexiva da Gramática: Percursos de Investigação, Formação e Intervenção (G-LAB) (PI&CA2021). Este estudo assenta nos princípios metodológicos de uma investigação-ação, sustentados por um paradigma interpretativo e assume uma natureza qualitativa. As técnicas, procedimentos e instrumentos de recolha de dados foram a observação participante, a pesquisa e análise documental, as notas de campo, as grelhas de observação e o laboratório gramatical. O estudo contou com uma fase inicial de recolha de dados, a implementação de uma sequência didática e uma recolha final de dados. Definiu-se, como objetivos gerais, (i) Caracterizar a grafia das formas verbais com e sem pronominalização (gosta-se/gostasse); (ii) Aferir o nível de mobilização do conhecimento gramatical construído para situações escritas; e (iii) Compreender de que forma a utilização de percursos reflexivos e indutivos influencia a proficiência escrita dos alunos. Com este estudo, apuraram-se os seguintes resultados: (i) as formas verbais pronominalizadas com pronome reflexivo -se e as formas verbais no pretérito imperfeito do conjuntivo são objeto frequente de desvios linguísticos, ortográficos; (ii) a mobilização do conhecimento gramatical para outras competências da língua é pouco consistente, quando realizada de forma autónoma, sem explicitação prévia por parte do professor; (iii) o ensino reflexivo da gramática prova-se eficaz, sendo, todavia, importante um trabalho precoce e contínuo assente neste paradigma.
- O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexasPublication . Dias, Maria Margarida Oliveira Martins Franqueira; Ferreira, PatriciaO relatório apresentado desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Superviosionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. O mesmo é constituído por duas partes correlacionadas: i) Descrição, análise crítica e comparativa das práticas desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB, e ii) estudo empírico, desenvolvimento no 1.º CEB. A investigação realizada decorreu da recolha e análise das fragilidades e potencialidades dos alunos, tendo surgido a problemática O Desenvolvimento da Consciência Fonológica como Estratégia para Lidar com Erros Ortográficos em Sílabas Complexas, tendo como finalidade estudar tipos de desvios ortográficos de base fonológica. Em conformidade, definiu-se as seguintes questões de investigação: 1) Quais os fatores fonológicos associados à grafia das palavras? e 2) Como potenciar o desenvolvimento e a consciência fonológicos e a competência ortográfica? Configuraram-se como objetivos específicos do estudo: (i) caracterizar os tipos de desvios de base fonológica nas produções escritas de alunos do 1.º ano; (ii) descrever a grafia de sílabas complexas (ataques ramificados e codas), (iii) compreender o impacto do desenvolvimento da consciência fonológica ao nível das sílabas complexas na ortografia. No decorrer do estudo, foi seguido um percurso Investigação-Ação, começando por se realizar uma diagnose inicial, posteriormente procedeu-se à realização de um Sequência-Didática, tendo-se finalizado a investigação com uma avaliação final. A recolha de dados foi feita através da observação direta e análise documental. Os resultados do estudo demonstram que o trabalho contínuo e sistemático da consciência fonológica, com as crianças, irá influenciar positivamente a prestação das mesmas. Para além disso, o processo de aquisição das sílabas complexas (ataque ramificado e/ou coda) não é linear, podendo existir constituintes intrassilábicos que se revelem mais difíceis de compreender do que outros.
- Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEBPublication . Reis, Sara Casimiro Gonçalves dos; Cardoso, AdrianaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, é realizada uma descrição analítica e reflexiva da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao nível do 1.º Ciclo, a prática pedagógica decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade e no 2.º Ciclo em duas turmas do 6.º ano. Numa segunda parte, o presente relatório integra um estudo empírico realizado no contexto do 1.º Ciclo, intitulado Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB. Este estudo foi orientado segundo os seguintes objetivos específicos: (i) criar laboratórios gramaticais digitais que promovam a descoberta de regras ortográficas de base fonológica no 1.º ano do 1.º ciclo; (ii) avaliar o impacto do uso dos recursos educativos digitais na competência ortográfica dos alunos. De acordo com o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, numa modalidade próxima da investigação-ação, com recurso pontual a dados quantitativos. O desenvolvimento dos laboratórios gramaticais digitais teve por base o modelo de design instrucional ADDIE (Analyze, Design, Development, Implementation and Evaluation). Desta forma, recorreu-se à observação direta e participante, à entrevista semiestruturada e à realização de um pré e pós-teste para a recolha de dados que foram, depois, tratados, essencialmente, através da análise de conteúdo. Como resultados, apresentam-se três laboratórios gramaticais desenvolvidos ao longo de seis recursos educativos digitais, que visam a descoberta de regras ortográficas de base fonológica. Estes recursos, através da combinação de elementos audiovisuais apelativos e de gamificação, permitiram a realização de um percurso pedagógico baseado no método científico, que se demonstrou ter impacto no conhecimento ortográfico dos alunos.
- Atividades práticas e desenvolvimento do pensamento crítico e criativo: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridadePublication . Ascensão, Maria Matilde Brás Monteiro; Almeida, AntónioO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, é realizada uma descrição analítica e reflexiva acerca do período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido, tanto num contexto de 1.º, como de 2.º Ciclo do Ensino Básico. No 1.º Ciclo, a Prática de Ensino Supervisionada decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, numa instituição de cariz privado, e, no 2.º Ciclo, o estágio decorreu em duas turmas do 6.º ano, inseridas numa escola pública. Neste segundo contexto, foi realizada uma investigação que é apresentada na segunda parte deste mesmo trabalho. Esta investigação incide sobre a influência que as atividades práticas no âmbito das Ciências Naturais têm no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo de alunos do 6.º ano de escolaridade. Para responder a esta questão, definiram-se como objetivos específicos do estudo: i) Implementar um conjunto de atividades que promovam o pensamento crítico e criativo; ii) Avaliar a sua eficácia no desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e criativo. Em conformidade com os objetivos definidos para o estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa, sendo que se privilegiou o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados e o software Statistical Package for the Social Sciences enquanto plataforma de tratamentos desses mesmos dados. Os resultados deste estudo indicam que as atividades práticas desenvolvidas no âmbito de Ciências Naturais têm, de facto, influência no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo de alunos do 6.º ano de escolaridade.
- É importante ter e dar amor a influência da pedagogia inaciana no desenvolvimento de competências sociais em crianças em idade pré-escolarPublication . Videira, Leonor Cristina dos Santos; Rosa, ManuelaO relatório que é doravante apresentado foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, que decorreu num estabelecimento educativo particular, com fins lucrativos, em contexto de jardim de infância. A narrativa desenvolvida constituiu-se como um trabalho reflexivo que transparece a minha prática educativa enquanto educadora-estagiária no decorrer de quinze de semanas de intervenção pedagógica. Ao longo do presente documento, é apresentada ao leitor uma caracterização do contexto que fundamenta as intencionalidades em que se moldou a minha ação educativa. Para além disso, o último capítulo é dedicado a uma reflexão pessoal acerca da construção contínua da profissionalidade de um/a educador/a de infância, face à prática educativa desenvolvida. Este relatório exibe, ainda, uma secção dedicada à apresentação da investigação realizada no mesmo contexto, que se incide, maioritariamente, na matriz disciplinar da Sociologia da Infância, mais concretamente no desenvolvimento de competências sociais em contexto de jardim de infância face às opções pedagógicas com que o estabelecimento se rege. Tendo como objetivo primordial compreender de que forma a Pedagogia Inaciana influência o desenvolvimento de competências sociais em crianças em idade pré-escolar, vivenciei o quotidiano de um grupo de vinte e duas crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos, o que me permitiu observar de perto as relações e interações estabelecidas entre pares e, consequentemente, a aquisição de competências sociais. Metodologicamente, a investigação centra-se num estudo-caso de natureza qualitativa, tendo-se utilizado diferentes técnicas e instrumento de recolha de dados. Os dados recolhidos e, posteriormente, analisados e interpretados, evidenciam a influência dos pressupostos inacianos no desenvolvimento de competências pessoais humanísticas que se projetam no ato de socialização que, cada um, estabelece com os seus pares. Os resultados deste estudo contribuíram não só para o esclarecimento de fundamentos em torno da problemática geral, como também para o meu crescimento profissional e pessoal.
- “A mãe do L. veio à nossa sala explicar o que é uma maritaca” – A importância da participação das famílias no jardim de infânciaPublication . Vidal, Raquel Saraiva; Lino, DalilaO presente relatório tem como objetivo retratar de forma reflexiva o percurso realizado durante a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de Jardim de Infância (JI), numa organização socioeducativa localizada na área metropolitana de Lisboa. Desta forma, são apresentados diversos tópicos que refletem todo o processo de intervenção, com um grupo de vinte e três crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Numa fase inicial do relatório é evidenciada a caracterização do contexto, que serve como ponto de partida para a definição das intenções para a ação educativa. Posteriormente, procedeu-se à avaliação dessas intenções e de todo o processo de intervenção. Assim sendo, surge o tópico referente à investigação desenvolvida no presente contexto, cuja problemática é a importância da participação das famílias no jardim de infância. Esta surgiu de um interesse pessoal e de percecionar as reações das crianças à presença dos familiares na sala de atividades, tendo como objetivos (i) compreender de que forma é que as famílias são envolvidas no jardim-de-infância, (ii) identificar os constrangimentos e potencialidades no envolvimento das famílias e (iii) percecionar de que forma é que o/a educador/a promove a relação com as famílias. Esta investigação é de natureza qualitativa, assente num estudo de caso, com recurso a técnicas de recolha de dados como observação participante, pesquisa documental, entrevistas e inquérito por questionário. Para além disso, como metodologia de análise de dados é utilizada a análise de conteúdo. Desta forma, irá compreender-se a importância da participação das famílias no jardim de infância, a relação entre a equipa educativa e as famílias para o desenvolvimento das crianças bem como o papel do/a educador/a de infância enquanto promotor do envolvimento das famílias. Por último, é apresentada a construção da profissionalidade docente, que conta com uma reflexão sobre os valores que estiveram na base da ação pedagógica em contexto de PPS e quais os princípios que serão tidos em conta na prática futura.
- Expetativas sobre as crianças com três anos de idadePublication . Passos, Rita Alexandra Teixeira; Sampaio, Maria FernandaO vigente relatório retrata, de forma detalhada e pormenorizada, a passagem do meu estágio referente à Prática de Ensino Supervisionada II (PPS I). Assim, o presente relatório tem como base o portefólio elaborado no decurso do estágio, que se encontra em anexo (cf. Anexo A), onde estão incrementadas diversas informações relevantes para a temática por mim escolhida. Posto isto, o estágio, decorreu entre 17 de outubro e 18 de fevereiro e foi realizado na valência de jardim de infância numa organização socioeducativa da área metropolitana de Lisboa. O grupo de crianças encontrava-se na faixa etária dos 3 anos, sendo constituído por 23 crianças, onze do sexo feminino e doze do sexo masculino. Ao longo do estágio, não só me foi possível observar os vários interesses exteriorizados pelo grupo de crianças, como pude observar as relações entre o grupo de crianças e ainda, as fragilidades e dificuldades do grupo, nomeadamente, ao nível da linguagem, da alimentação e da higiene. Por ter sido um dos aspetos mais salientes no grupo de crianças observadas, decidi realizar um estudo de caso exploratório cujo tema compreende as expetativas sobre crianças com três anos de idade e o caminho decorrido da intervenção do/a educador/a, às famílias, às estratégias utilizadas e outros meios. Por isso, procurei também desenvolver atividades que englobassem o grupo de crianças e que criassem oportunidades de desenvolvimento nas áreas em que o grupo demonstrou ter mais dificuldade, tal como referido anteriormente. Por fim, e tendo em conta o título deste relatório, é apresentada uma revisão de literatura concernente ao tema em questão, assim como uma análise e conclusões das informações recolhidas durante o tempo de estágio, através de notas de campo.
- The impact of the spatial sampling resolution on the prediction of vehicular mobilityPublication . Ferreira, Rodrigo; Luís, Miguel; Oliveira, RodolfoThis work characterizes the influence of different spatial sampling resolutions on the prediction of vehicular mobility. By assuming different spatial quantization areas over a region the vehicles move through, we characterize the distribution of trajectories for a fixed number of samples using the data available in a dataset of GPS positions sampled in an urban scenario. Both spatial resolution and the number of GPS samples per trajectory are analyzed, concluding that similar distributions of the trajectories can be obtained when the unitary dimension of the spatial area is approximately 0.05 km 2 and the trajectories last approximately 5 minutes. This is of particular importance to adequate the spatio-temporal sampling variables to the dynamics of the vehicular motion, thus avoiding over-sampling or sub-sampling in the spatial and temporal domains. The paper also proposes a deep-learning approach based on recurrent neural networks to predict future positions of a vehicular trajectory, showing the influence of spatial sampling to predict single and multiple future positions of the trajectory. The accuracy and the computation time of the prediction process are evaluated, showing how the magnitude of the prediction error is influenced by the adopted spatial sampling resolutions.
- An MML embedded approach for estimating the number of clustersPublication . Silvestre, Cláudia; Cardoso, Margarida; Figueiredo, MárioAssuming that the data originate from a finite mixture of multinomial distributions, we study the performance of an integrated Expectation Maximization (EM) algorithm considering Minimum Message Length (MML) criterion to select the number of mixture components. The referred EM-MML approach, rather than selecting one among a set of pre-estimated candidate models (which requires running EM several times), seamlessly integrates estimation and model selection in a single algorithm. Comparisons are provided with EM combined with well-known information criteria – e.g. the Bayesian information Criterion. We resort to synthetic data examples and a real application. The EM-MML computation time is a clear advantage of this method; also, the real data solution it provides is more parsimonious, which reduces the risk of model order overestimation and improves interpretability.
- Conceções alternativas sobre o sistema digestivo em alunos do 2.º ciclo do ensino básico: da sua identificação à sua desconstruçãoPublication . Costa, Beatriz Polido da; Almeida, AntónioO presente relatório está inserido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Su-pervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte apresenta-se uma descrição sintética das práticas de inter-venção pedagógica que ocorreram no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as duas, devidamente fundamentada. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado Conce-ções alternativas sobre o sistema digestivo em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: da sua identificação à sua desconstrução. Esta investigação teve como propósito identificar e desconstruir algumas conceções alternativas, ou seja, as ideias erradas que os alunos adquirem no seu quotidiano acerca do funcionamento do sistema digestivo humano. O estudo é de natureza quantitativa e tem características de uma investigação-ação. Participaram na investigação trinta e cinco alunos, distribuídos por duas turmas mistas de 5.º e 6.º ano de escolaridade (grupo experimental e grupo de controlo). Os dados foram recolhidos através da administração de um questionário (antes e depois do processo de ensino-aprendizagem formal do sistema digestivo humano) e análise das respostas da-das pelos discentes. Foi também delineado um plano de intervenção para o grupo experi-mental que possibilitasse averiguar se uma prática pedagógica centrada no aluno, concre-tamente uma metodologia de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e a implementação de atividades experimentais, seria mais vantajosa para a mu-dança concetual dos alunos sobre o sistema digestivo. O grupo de controlo foi sujeito à modalidade de prática de trabalho de projeto dominante na instituição. Os resultados obtidos indicam que as metodologias usadas com o grupo experi-mental se mostraram eficazes na desconstrução das conceções alternativas dos alunos identificadas a priori. Ainda assim, os ganhos não se diferenciaram significativamente do grupo de controlo, talvez porque este foi sujeito a uma metodologia igualmente centrada no aluno.