Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-14"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Os erros de base fonológica no início da escolaridade obrigatória: Percurso de investigação-açãoPublication . Ramos, Inês Filipa Rodrigues; Ferreira, PatríciaO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte apresenta uma descrição e análise reflexiva da intervenção realizada em dois contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, em duas escolas localizadas na região de Lisboa. A segunda parte do relatório contempla o estudo empírico realizado intitulado Os desvios ortográficos de base fonológica mais frequentes no início da escolaridade obrigatória: Percurso de investigação-ação. A investigação-ação realizada tem como principal finalidade identificar os tipos de desvios ortográficos mais frequentes no início da escolaridade, bem como as suas possíveis causas e estratégias adequadas para apoiar os alunos no desenvolvimento da competência ortográfica. De modo a guiar o estudo realizado foram delineados os seguintes objetivos gerais: (i) Identificar os tipos de desvios ortográficos de base fonológica mais frequentes num 3.º ano de escolaridade; (ii) Equacionar as causas de desvios ortográficos assentes na substituição de consoantes fricativas (f/v; ʃ/ ʒ); e, (iii) Verificar a influência do desenvolvimento da consciência fonológica na grafia de consoantes fricativas (f/v; ʃ/ ʒ). Para recolher e analisar os dados obtidos ao longo do processo investigativo optei por uma metodologia predominantemente qualitativa, recorrendo a técnicas e procedimentos de recolha, registo e análise de dados como a observação direta participante, a elaboração de notas de campo e a análise documental. Consequentemente, a técnica de análise de dados privilegiada para interpretar os resultados obtidos foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos com a realização do projeto de investigação-ação permitiram perceber que os erros de base fonológica (Vale & Sousa, 2022), mais concretamente, decorrentes da substituição de fonemas, são mais frequentes na turma com a qual se desenvolveu o estudo. Além disso, verificou-se principal incidência em desvios causados pela substituição dos fonemas [v] e [f]. Possivelmente, estas ocorrências prendem-se com a dificuldade em distinguir auditivamente os sons.
- Classificação de pacientes diagnosticados com ELA através de parâmetros espetrais: comparação entre classificadores automáticos e métodos visuaisPublication . Cotter, Sofia; Cordeiro, Hugo; Marques, GonçaloEste trabalho propõe métodos de discriminação automática entre pacientes diagnosticados com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) bulbar e oradores saudáveis, a partir da extração de parâmetros do espetro de sinais de voz. Os testes com validação cruzada obtiveram uma taxa de acertos máxima num conjunto de teste de 80% e 82.4%, com os classificadores Linear Discriminant Analysis e Support Vector Classifier, respetivamente. Os resultados obtidos estão em linha com os propostos no estudo prévio quando considerado o declive espetral nas altas frequências.
- A aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: um estudo com alunos do 5.º anoPublication . Freiria, Miguel Ângelo Carreiras; Almeida, AntónioO presente relatório final foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento é constituído por duas partes: uma de descrição e reflexão sobre a prática no 1.º e no 2.º CEB; e outra que corresponde à investigação desenvolvida durante a intervenção pedagógica no 2.º CEB. O presente estudo pretende compreender os contributos da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) no desenvolvimento de competências no aluno do século XXI. Neste sentido, pretendeu-se estudar numa turma de 5.º ano de escolaridade, com 19 alunos, no âmbito do 2.º Ciclo do Ensino Básico: (1) Quais os contributos da fase de pesquisa da ABRP no desenvolvimento de competências nos alunos; (2) Quais os contributos da fase de construção do produto de avaliação da ABRP no desenvolvimento de competências nos alunos; (3) Quais os contributos da fase de apresentação do produto de avaliação da ABRP no desenvolvimento de competências nos alunos e (4) Quais os contributos da fase de avaliação da ABRP no desenvolvimento de competências nos alunos. Para o efeito foram construídas grelhas de observação das três primeiras fases da ABRP com indicadores de competências que vão ao encontro do documento europeu 21st Century Skills and Competences for New Millennium Learners in OECD Countries. Na mesma perspetiva, na fase de avaliação, correspondente às questões de aplicação, foram construídas grelhas com indicadores de avaliação que se enquadram igualmente nas dimensões de competências desse documento. A partir da análise das grelhas verificou-se que a metodologia ABRP (a) promoveu o desenvolvimento de competências da dimensão da informação, mais visíveis na fase de pesquisa, de apresentação e de avaliação; (b) contribuiu positivamente também para o desenvolvimento de competências da dimensão da comunicação, sobretudo nas fases de pesquisa, de construção do produto e de avaliação, salientando-se, assim, a comunicação escrita; e (c) potenciou igualmente as competências enquadradas no âmbito da ética e impacto social, essencialmente, nas fases de pesquisa, de apresentação e de avaliação.
- O contributo da leitura de histórias na comunicação oralPublication . Vala, Ana Carolina Copa; Rosa, ManuelaO presente Relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta uma componente teórica e investigativa, uma investigação-ação em jardim de infância, numa sala heterogénea, com 20 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O objeto de estudo passou por perceber se o contacto com histórias influencia o desenvolvimento da linguagem oral, nomeadamente a comunicação oral, e se o envolvimento com os livros influencia o gosto das crianças pela leitura de histórias. Neste estudo pretendeu-se também mostrar como os livros e as histórias trazem aprendizagens significativas para a criança, a partir de atividades e experiências. É um estudo que se reflete em observações diárias e semanais, no projeto curricular de grupo, numa entrevista realizada à educadora cooperante e num questionário concretizado às famílias, visando a construção de conhecimentos. Os resultados evidenciam que as crianças do grupo desenvolveram a sua linguagem e melhoraram a sua comunicação oral, através de atividades baseadas em histórias e livros, e que o papel do/a educador/a é preponderante neste desenvolvimento. Para além da componente teórica e investigativa, este Relatório de Estágio apresenta também uma componente sobre a construção da profissionalidade, onde é apresentada uma reflexão sobre a minha prática em jardim de infância.
- A participação cooperada dos alunos na assembleia de turmaPublication . Dias, Ana Catarina da Rocha; Figueira, ConceiçãoO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), com o intuito de descrever, de modo reflexivo, as experiências da Prática de Ensino Supervisionada II, no 1.º e no 2.º CEB, bem como de apresentar um estudo de investigação subordinado ao tema: “A participação cooperada dos alunos na Assembleia de Turma”. O estudo foi realizado numa turma do 2.º ano do 1.º CEB, e teve como objetivo geral, “Estudar a participação cooperada dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB na Assembleia de Turma. Em analogia com o objetivo geral, identificaram-se como objetivos específicos, (i) Caracterizar a participação dos alunos durante a Assembleia de Turma no início da PES II; ii) Descrever as dificuldades identificadas, na participação dos alunos, na Assembleia de Turma, no início da PES II; iii) Comparar as competências dos alunos, na participação em Assembleia de Turma, no início e final da PES II. Dada a natureza do estudo, a metodologia que consideramos mais adequada foi uma metodologia qualitativa com procedimentos próximos da investigação ação, recorrendo à observação participante, à análise documental, a uma entrevista semiestruturada à OC e a um focus group realizado a alguns alunos. A análise dos dados permitiu evidenciar um desenvolvimento de competências de participação cooperada, dos alunos, na discussão e resolução de temas e problemas de comportamento na AT. Verificou-se também um incremento das competências de autonomia e responsabilização duramente esta rotina semanal.
- O uso de aplicações e de outros meios tecnológicos como instrumentos de apoio ao ensino do canto numa perspetiva de aprendizagem híbridaPublication . Brito, Inês Constança de; Mateus, Sílvia; Caires, CarlosResumo I (prática pedagógica) - O estágio descrito neste relatório foi feito no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Estágio do Ensino Especializado (EEE) do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, ramo de especialização canto. Este estágio realizou-se na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa (EAMCN) e na Escola do Ensino Vocacional Artístico de Música Canto Firme de Tomar durante o ano letivo de 2021/2022. Assim foram observadas as aulas de oito alunos de ciclos de ensino diferentes e foram lecionadas aulas a cinco desses alunos. Para cada aula lecionada no âmbito do estágio foram realizados planos de aula. Neste ano letivo foram gravadas três aulas por período (uma por aluno), para a professora de Didática do Ensino Especializado poder analisar a minha prática pedagógica e o seu feedback me ajudar a refletir e a melhorar como professora de canto. Os sumários das aulas observadas e do trabalho técnico e musical que fiz nas aulas que lecionei a alunos de diferentes idades e níveis, encontram-se na descrição da prática pedagógica. Os pareceres dos professores cooperantes acerca do meu estágio (com a apreciação global qualitativa final de excelente) encontram-se nos anexos.
- A introdução ao repertório de orquestra para tímpanos no ensino secundário: benefícios e estratégiasPublication . Machado, Eduardo Jorge Neto; Buckley, Charles Richard; Pérez, Roberto AlejandroResumo I - O Conservatório d’Artes de Loures (CAL) é uma escola do Ensino Artístico Especializado (EAE) com contrato de patrocínio com o Ministério de Educação. Este conservatório é das maiores escolas artísticas da Área Metropolitana de Lisboa, tendo uma comunidade estudantil de 8012 alunos no ano letivo da publicação deste relatório (2021-2022). Numa secção inicial, a primeira parte do relatório irá documentar o funcionamento da escola, nomeadamente a sua estrutura administrativa e o seu enquadramento na comunidade. Analisam-se as responsabilidades pedagógicas da escola, o seu papel social (extremamente importante devido ao contexto socioeconómico da região), e as suas funções como entidade promotora de atividades culturais no concelho de Loures. De seguida, será dado foco à prática pedagógica. O mestrando documentará o funcionamento da classe de percussão do professor David Ribeiro. Durante o ano letivo 2021-2022, acompanhou 5 alunos (2 do 1º grau, 2 do 5º grau e 1 do 7º grau), realizando uma observação estruturada de um total de 81 aulas de 45 minutos (onde se procurou documentar as estratégias aplicadas, os seus objetivos e resultados), planificando e lecionando 9 aulas de 45 minutos, as quais são descritas e analisadas mais detalhadamente. No final, é apresentada uma reflexão sobre o papel de um docente de instrumento numa escola do EAE, procurando-se analisar as facilidades e dificuldades sentidas e propor estratégias para a continuação da melhoria da qualidade da prática pedagógica do mestrando.
- O desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia numa turma de 2.º ano do 1.º CEBPublication . Pimenta, Susana Daniela Albuquerque; Dias, AlfredoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho apresenta-se dividido em duas partes. Na primeira parte será apresentada a descrição e análise reflexiva do período de observação, intervenção e avaliação, desenvolvida na PES II. Os contextos retratados correspondem a uma turma do 2.º ano do 1.º CEB e duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. A segunda parte contempla um estudo empírico intitulado O Desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que teve como finalidade compreender qual o papel que o docente pode desempenhar na promoção de Competências para uma Cultura da Democracia e identificar as estratégias que se revelam mais adequadas para cumprir este propósito. Para a elaboração do estudo foram identificados os seguintes objetivos: (i) identificar estratégias de sala de aula promotoras de Competências para uma Cultura da Democracia; (ii) analisar as CCD desenvolvidas numa turma de 2.º ano do 1.º CEB; e (iii) reconhecer os níveis de pensamento crítico numa turma de 2.º ano do 1.º CEB. A metodologia utilizada foi de natureza mista e as técnicas de recolha de dados consistiram na observação participante, na recolha de dados estatísticos e na aplicação de um inquérito por questionário e de fichas de trabalho. O tratamento dos dados foi realizado com recurso à análise estatística e de conteúdo. Os resultados permitiram apurar o papel que algumas rotinas e atividades específicas de sala de aula podem desempenhar para o Desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia e para identificar os níveis de Pensamento Crítico de uma turma de 2.º ano de escolaridade.
- Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEBPublication . Pereira, Inês Barbosa; Sousa, Otília deO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como principais finalidades descrever e analisar de forma reflexiva a prática pedagógica desenvolvida com uma turma de 2.º ano do 1.º CEB e com duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB, bem como a apresentação de uma investigação sobre o tema “Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º CEB e 2.º CEB”. O objetivo geral da investigação é compreender a relação entre hábitos de leitura e competências de leitura e de escrita nos alunos e, tem como objetivos específicos: (i) caracterizar e comparar os hábitos de leitura dos alunos do 2.º e 5.º ano; ii) caracterizar e comparar os hábitos de leitura com as competências de leitura e de escrita; iii) caracterizar e comparar as competências de leitura e escrita com os resultados escolares. Para a elaboração do estudo, optou-se por seguir os princípios de investigação-ação, implementando-se um projeto de intervenção, de natureza mista: qualitativa e quantitativa, com recurso à observação direta, participante e não participante. Para além disso, recorreu-se também ao inquérito por questionário, às entrevistas às orientadoras cooperantes de ambos os ciclos, bem como à análise documental das produções escritas dos alunos. Não foram encontradas correlações significativas entre as nossas variáveis, eventualmente devido ao reduzido tamanho da amostra. Os dados, no entanto, sugerem que os alunos têm consciência da importância da leitura, embora leiam pouco e que apesar de existirem boas redes de bibliotecas em Portugal, tanto a nível de escola, como nas redes municipais, os dados sugerem que a existência de livros de literatura para a infância em casa é um fator a ter em conta no sucesso académico e na qualidade da leitura e da escrita dos alunos.
- O papel das emoções no ensino da história no ensino básicoPublication . Cardoso, Patrícia Oom Alves; Dias, AlfredoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. Primeiramente, é feita uma descrição das intervenções educativas realizadas no 1.º e no 2.º ciclo do Ensino Básico. Posteriormente, é apresentado um estudo acerca do modo como as emoções e os sentimentos se relacionam com o desenvolvimento do pensamento histórico no ensino básico. Os objetivos do estudo foram os seguintes, para o 2.º CEB: (1) Avaliar a capacidade de análise de uma fonte histórica; (2) Analisar as representações dos alunos sobre o conceito de “guerra”; (3) Identificar sentimentos e emoções que emergem da análise de fontes históricas; (4) Reconhecer sentimentos e emoções associados a factos e a personagens históricos; e (5) Analisar as representações dos alunos sobre a resolução de problemas conflituosos que emergem de situações da História de Portugal. Já para o 1.º CEB e o 2.º CEB, os objetivos específicos consistiram em: (6) Analisar a conceção de futuro dos alunos do 1.º CEB e 2.º CEB; (7) Reconhecer a capacidade dos alunos de antecipar/intervir no futuro; (8) Identificar as emoções dos alunos quando confrontados com a reflexão sobre o seu próprio futuro desejado/possível; e (9) Analisar a capacidade dos alunos de manipular as noções básicas de tempo histórico (passado, presente e futuro). A metodologia utilizada foi de natureza mista, isto é, recolhemos e analisámos dados quantitativos e qualitativos. Os resultados obtidos possibilitaram concluir que os conhecimentos e as experiências dos alunos, assim como os seus sentimentos e emoções podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento histórico e, mais concretamente do tempo histórico, nas categorias de passado, presente e futuro. Adicionalmente, inferimos que as emoções dos alunos poderão ser um motor para a construção de uma cidadania crítica, direcionada para a transformação social.