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- O impacto da meditação na atenção e na capacidade de memorização de estudantes no 1º CEB?Publication . Peças, Lília de Oliveira Confraria; Almeida, TiagoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este é sustentado por dois capítulos estruturantes que se referem, primeiramente, à prática pedagógica desenvolvida no 2º Ciclo do Ensino Básico e, numa segunda parte, à investigação que seria realizada no 1º CEB. No que concerne à prática de ensino supervisionada do 2º CEB, foi desenvolvida em duas turmas do 6º ano, numa Escola de ensino público de Lisboa. Devido às condições impostas pela situação atual do COVID-19, a prática de ensino supervisionada do 1º CEB não chegou a ser realizada. Desta forma, nesta última parte, é apresentado o estudo “O impacto da meditação na atenção e na capacidade de memorização de estudantes do 1º CEB” cuja problemática foi “Qual o impacto que os exercícios de meditação têm na concentração da atenção e na capacidade de memorização em alunos do 1º CEB?”. Perspetivando a meditação como instrumento de aprendizagem, e tendo em consideração a importância destas competências pretendeu-se compreender se a prática de meditação teria algum impacto no seu desenvolvimento. Pretendendo-se, assim, “verificar se a participação em exercícios de meditação durante 5 minutos diários têm influência na capacidade de concentração da atenção e na capacidade de memorização, medidas em duas provas específicas para o efeito”. Estas provas seriam aplicadas em dois grupos distintos (grupo de intervenção e grupo de controlo), no início e no final da intervenção. Para uma posterior comparação dos resultados apenas um destes grupos realizaria os exercícios de meditação. Seria também efetuado, com o grupo de intervenção, um Focus Group com o objetivo de “analisar quais as perceções sobre a experiência da prática de meditação por parte dos alunos”. Para a análise dos resultados seria utilizado o teste paramétrico: Teste T, através do software “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS).
- 3D antenna array for SWIPT Sensing with WPT capabilitiesPublication . Pires, Diogo; Belo, Daniel; Jordão, Marina; Pinho, Pedro; Carvalho, NunoIn this work, the design and development of an alternative three-dimensional array is presented. This arrangement aims to improve Simultaneously Wireless Information and Power Transfer (SWIPT) systems and to provide advantages when integrated into a Wireless Sensor Network (WSN) architecture. The conceived 3D antenna array consists of eight antenna elements operating at 5.65 GHz that are attached in a 3D printed heptagonal prism. With this structure, it is intended to achieve as close as possible to an omnidirectional radiation pattern with considerable gain, avoiding power losses. The experimental measurements carried out are in line with the performed electromagnetic simulations and validate the array operation. A full azimuth coverage was ensured with an average realized gain of 6.7 dBi. For some azimuth directions, this gain can reach approximately 8.35 dBi. This array proves to be a reliable solution to fed multiple low-power sensors that are placed over the 360 azimuth angles.
- Promoção da Literacia Familiar: um estudo com alunos do 2.º CEBPublication . Lopes, Joana Rita dos Reis Azeitona; Gonçalves, CarolinaO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento é constituído por duas partes: (i) caracterização, análise e reflexão da prática pedagógica desenvolvida no 2.º CEB; e, (ii) apresentação e desenvolvimento do estudo realizado com alunos do 2.º CEB. O estudo surge da necessidade de se compreender a relação entre os interesses dos alunos para a leitura e os hábitos de leitura em família, assim como das fragilidades identificadas durante os momentos de leitura dos alunos. O estudo, intitulado Promoção da Literacia Familiar: um estudo com alunos do 2.º CEB, conduziu à seguinte problemática «De que forma a prática de literacia familiar promove hábitos de leitura na criança?». Através deste procura-se: (i) identificar os hábitos literários dos alunos e dos encarregados de educação; (ii) compreender o envolvimento dos encarregados de educação nas leituras dos/com os educandos; (iii) implementar estratégias de promoção de hábitos e interesse pela leitura; e, (iv) conhecer o acompanhamento e o apoio que as famílias oferecem às crianças nos momentos de leitura. Para a elaboração do estudo, optou-se por seguir os princípios da investigaçãoação, implementando-se um projeto de intervenção, de natureza qualitativa, com recurso à observação direta, participante e não participante. Para além disso, recorreu-se também ao inquérito por questionário, à entrevista aos professores cooperantes e às diretoras de turma, bem como à análise documental. Os resultados permitem confirmar que grande parte dos participantes têm hábitos de leitura, mas, apesar disto, considerouse que a implementação de estratégias teve impacto na promoção dos hábitos de leitura. É ainda de referir que se verificou uma ausência significativa dos EE no acompanhamento e apoio às crianças durante os momentos de leitura, confirmando-se o seu envolvimento reduzido nas atividades escolares.
- A autoestima em crianças do 3º ano: O contributo da Educação FisícaPublication . Silva, Maria Nobre da; Luz, CarlosO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB. Este inclui a descrição, análise e reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida no 2º CEB, assim como a apresentação da investigação que seria realizada no 1.º CEB. Os hábitos da sociedade encontram-se em constante mudança e são facilmente mutáveis com o passar do tempo. Mudam-se rotinas, estilos de vida, crenças, entre outros, devido à evolução dos tempos, da tecnologia e da quantidade de informação que vai sendo descoberta. Atualmente, a sociedade caracteriza-se, sobretudo, por apresentar, de igual modo, níveis bastante elevados de stress, por ter reduzido a prática de atividade física, baixa autoestima e, consequentemente isso, reflete-se numa população cada vez mais portadora de doenças associadas ao sedentarismo e também frágeis a nível psicológico. Desta forma, o presente estudo tinha como objetivo compreender o impacto que uma intervenção motora podia ter na competência motora e na autoestima em crianças. Posto isto, participariam duas turmas do 3.º ano, perfazendo um total de, relativamente, 40 crianças (apenas 25 do grupo de intervenção), com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos. O grupo de intervenção teria duas aulas de Educação física por semana, com a duração de 40 minutos cada. Estas crianças seriam avaliadas recorrendo ao Motor Competence Assessment, Escala de Autoestima de Rosenberg (1965), Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (2002), Children’s Attraction to Physical Activity Scale. Em relação à análise dos resultados, utilizar-se-ia o programa SPSS e aos testes Mann Whitney e Wilcoxon.
- A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Pais, Mariana Malho; Almeida, AntónioO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES-II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se a prática pedagógica ocorrida no 5º ano do 2.º CEB, explicita-se a problemática que orientou a intervenção e realiza-se uma análise crítica da mesma. Na segunda parte, apresentase um estudo que procurou verificar a eficácia de um conjunto de atividades concebidas segundo os princípios da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) na aprendizagem dos alunos. Neste estudo, definiram-se três objetivos principais: i) envolver os alunos na gestão das suas aprendizagens; ii) desenvolver as suas capacidades reflexivas e autonomia; e iii) fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos. Assim, implementaram-se três atividades ABRP que tiveram como foco três temáticas distintas: o revestimento, a locomoção e os regimes alimentares dos seres vivos. No estudo procedeu-se a uma revisão de literatura, explicitando conceitos e sistematizando dados relevantes relativos à ABRP à caracterização da metodologia de investigação utilizada e apresentam-se os resultados e as conclusões da investigação. Tratou-se de estudo de caso, recorrendo a uma metodologia predominantemente qualitativa, e os instrumentos utilizados para análise do desempenho dos alunos no decurso das atividades ABRP foram grelhas de observação e questões de aplicação, aplicadas no final do período da intervenção. Os resultados revelaram que os alunos foram melhorando o desempenho de atividade em atividade. Porém, percecionou-se que as melhorias poderiam ter sido mais expressivas se o tempo de implementação da referida abordagem metodológica tivesse sido maior.
- Os contributos dos grupos heterogéneos para a aprendizagem e desenvolvimento em educação de infância: as perceções das crianças, da educadora cooperante e das famíliasPublication . Silvestre, Ana Catarina Alves; Lino, DalilaO presente relatório advém da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) em contexto de Jardim de Infância, tendo como principal objetivo evidenciar o processo de intervenção e a problemática estudada. A prática ocorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), especificamente, numa sala com 23 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. A problemática estudada surgiu da observação do contexto, especificamente, do facto de o grupo de crianças com o qual iria contactar ser heterogéneo a nível etário. Ao obter esta informação fiquei interessada em compreender como seriam realizadas as interações entre crianças de diferentes idades, quais seriam os benefícios dessas interações para a aprendizagem e desenvolvimento das mesmas e como seria realizada a gestão e organização do grupo. Neste sentido, defini os seguintes objetivos (i) observar e analisar as interações de crianças de diferentes idades em momentos distintos da rotina diária; (ii) conhecer as perceções das crianças, da educadora cooperante e das famílias sobre os contributos dos grupos heterogéneos para a aprendizagem e desenvolvimento em educação de infância; (iii) identificar estratégias para a gestão de um grupo de crianças heterogéneo quanto à idade. Para a realização da investigação optei por realizar um estudo de caso e recolhi dados através da observação, notas de campo, entrevistas e inquéritos por questionário. Os dados foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Por fim, ressalvo que através das interações entre crianças foi promovida a atenção, o carinho e a empatia entre os pares, o sentido de responsabilidade, a liderança, a aprendizagem por observação e imitação, a autonomia e a partilha e consolidação de conhecimentos. No que concerne às perceções das crianças, as mesmas preferem estar num grupo com crianças de idades diferentes, mas preferem ajudar as crianças mais novas e brincar com todas as crianças. Relativamente à perceção da educadora cooperante, a mesma valoriza os grupos heterogéneos, referindo inúmeros benefícios, e realiza uma prática diferenciada de modo a acolher os interesses e necessidades das crianças. Já as perceções das famílias diferem, existindo umas que demonstram preferência por grupos homogéneos. Contudo, mencionam que a interação entre crianças de diferentes idades apresenta benefícios para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
- Ler por prazer: O Caderno de Leituras como estratégia promotora do desenvolvimento da Educação LiteráriaPublication . Oliveira, Carla Alexandra Caseiro de; Silva, EncarnaçãoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nele será apresentada, em primeiro lugar, uma descrição e reflexão sobre a prática desenvolvida no âmbito do 2.º Ciclo do Ensino Básico e, em segundo lugar, será desenvolvido um estudo de caráter investigativo. A Educação Literária tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, devendo ser desenvolvida ao longo de todos os ciclos de ensino. O estudo levado a cabo tem como finalidade entender o impacto do Caderno de Leituras, enquanto estratégia promotora do desenvolvimento da Educação Literária, na promoção de hábitos de leitura autonomamente e em família, numa turma de 3.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Formularam-se como objetivos gerais: i) Avaliar o impacto do Caderno de Leituras no desenvolvimento da capacidade de reagir e apreciar textos literários; ii) Avaliar o contributo da realização de um Caderno de Leituras, em sala de aula e em família, para a criação de hábitos de leitura. Em conformidade com o objeto de estudo, a metodologia adotada enquadra-se numa metodologia de investigação-ação, recorrendo a uma abordagem quantitativa e qualitativa, sendo a recolha de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas, inquéritos por questionários, a observação direta e a análise documental. A intervenção pedagógica proposta apresenta dinâmicas de ensino e aprendizagem focadas no desenvolvimento da capacidade de reagir e apreciar textos literários, através da compreensão e produção de textos de opinião sobre obras literárias, tendo em vista a posterior implementação e desenvolvimento do Caderno de Leituras em sala de aula e em casa. Prevê-se que a mesma tenha efeitos positivos no desenvolvimento da capacidade de apreciação de textos literários. Tendo em conta a situação de pandemia, que impossibilitou a implementação do estudo, será apenas apresentada a planificação da intervenção que seria concretizada no tempo previsto para a prática supervisionada, a forma de recolher e tratar os dados e uma previsão de resultados esperados.
- A utilização das redes sociais no processo de ensino e aprendizagemPublication . Raminhos, Ana Marta de Almeida Marques Nunes; Valente, BianorO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, disciplina integrante do currículo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira fase, é feita a descrição e análise – de uma forma reflexiva – relativa ao período de observação, intervenção e avaliação pedagógica, desenvolvida no contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. A prática decorreu em duas turmas de 6.º ano, numa instituição pública na freguesia do Lumiar. O relatório engloba, também, um estudo realizado no contexto da Prática de Ensino, cujo título é A utilização das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem. Foi formulado como objetivo do estudo: Investigar as perceções dos alunos e Encarregados de Educação sobre o uso do instagram nas aulas de Ciências e Matemática do 6.º ano de escolaridade e o impacto dessa utilização na aprendizagem dos estudantes. Em conformidade com o objeto de estudo, utilizou-se uma metodologia de natureza mista, utilizando como técnicas de recolha de dados: conversas informais, análise documental, questionários, notas de campo, e entrevistas semiestruturadas. Os resultados deste estudo permitiram identificar a utilização das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem como uma ferramenta motivadora e com um impacto positivo na avaliação das aprendizagens dos participantes.
- A contribuição da sensibilização para as diferenças para a promoção das interações entre paresPublication . Moura, Catarina Falcão de; Lino, DalilaO presente relatório tem como objetivo evidenciar o processo da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), de forma reflexiva e fundamentada. O estágio foi realizado num contexto de Jardim de Infância (JI), com um grupo de vinte e cinco crianças entre os cinco e os seis anos. A equipa educativa constituía-se por uma educadora e por uma auxiliar de ação educativa. Realizei uma investigação sobre a prática, visto que a problemática se relaciona com uma situação que observei durante a minha prática e que me levou a intervir de forma a tentar melhorá-la. O tema é a sensibilização para as diferenças para a promoção das interações entre pares e surgiu com o intuito de pensar no meu papel enquanto educadora de infância para esta sensibilização. Além disso, pretendia perceber que impacto tinha essa sensibilização nas interações entre elas. Este estudo é de natureza qualitativa, uma vez que decorre da recolha, análise, descrição e interpretação de dados observados e vivenciados por mim e pela equipa educativa. Os instrumentos utilizados foram as notas de campo, a entrevista às crianças e a entrevista à educadora de infância. Deste modo, os participantes foram as crianças do grupo e a educadora de infância Os objetivos delineados para este estudo são: i) Conhecer as conceções das crianças sobre a multiculturalidade; ii) Perceber o papel das crianças na inclusão de outras crianças no JI; iii) Compreender o papel do educador de infância na sensibilização para as diferenças junto de um grupo de JI; iv) Compreender de que forma a sensibilização para as diferenças contribui para o desenvolvimento de interações entre pares. O presente estudo, mostra que a sensibilização para as diferenças promoveu as interações entre pares, as crianças procuravam saber mais sobre as culturas umas das outras, e começaram a compreender-se melhor e a respeitar-se e entreajudar-se mais. Neste sentido, as crianças começaram a interagir mais entre si e o conhecimento sobre as outras permitiu-lhes perceber quando, como e a quem podiam ajudar ou ser ajudadas. Assim, as crianças ficaram mais unidas e tornaram-se um grupo onde existia mais entreajuda e cooperação. Na minha prática, vejo a criança como um ser único, participativo e ativo no seu processo educativo e privilegio a metodologia de trabalho de projeto, como forma de poder desenvolver diversas capacidades, através da realização de momentos baseados nos interesses, necessidades e ideias das crianças. Além disso, valorizo a participação de todos, trabalhando em conjunto com a equipa educativa, promovendo a participação das famílias e criando uma relação de confiança e cooperação com elas.