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- Análise de estratégias de licitação das empresas produtoras de energia eléctrica no MIBELPublication . Lopes, Rute Irene Fortunato; Sousa, Jorge Alberto Mendes de; Lagarto, João Hermínio NinitasAtendendo à crescente sofisticação da negociação de energia eléctrica em ambiente de mercado pretende-se analisar as estratégias de licitação das principais empresas produtoras de energia eléctrica no Mercado Ibérico de Energia Eléctrica, comumente designado por MIBEL, composto por Portugal e Espanha. Esta dissertação, incide o seu estudo nas estratégias utilizadas pelas empresas produtoras de energia eléctrica em mercado e como auxílio deste estudo, foi desenvolvida para o efeito uma ferramenta em VBA e Excel, com o objectivo de obter as curvas de oferta e procura do ano em análise (2011) e assim explorar as suas potencialidades e permitir a análise sistemática do mercado diário do MIBEL tanto na perspectiva da compra como da venda de energia eléctrica. Foram analisados três casos de estudo, cada um constituído por três casos, estes de uma matriz 3x3 previamente construída, onde os elementos variáveis são a quantidade de energia eólica e energia hídrica disponíveis. São analisadas diversas tecnologias de produção de energia eléctrica, das empresas em estudo: EDP, Iberdrola, Gas Natural Fenosa e Endesa. Os dados a serem estudados são disponibilizados pela OMIE (Operador de Mercado Ibérico – Pólo Espanhol). Um das conclusões obtidas com análise efectuada é o facto de o portefólio de produção das empresas desempenhar um papel importante na venda de energia no mercado diário por parte destas.
- Abordagem baseada na resolução de problemas: sua eficácia na aprendizagem de conceitos de estudo do meio e no desenvolvimento de competências de produção de textos expositivos em alunos do 4.º ano de escolaridadePublication . Vaz, Maria Odete Monteiro; Almeida, António; Gonçalves, CarolinaEsta investigação teve como finalidade verificar a eficácia da metodologia designada por Abordagem Baseada na Resolução de Problemas, designada por ABRP, na aprendizagem da língua e de conceitos do Estudo do Meio em alunos do 4.º ano de escolaridade. A investigação constituiu uma investigação-ação quanto ao seu propósito, tendo-se recorrido a técnicas e métodos de teor qualitativo e quantitativo ao longo do processo de intervenção. Os participantes foram duas turmas de 4.º ano de escolaridade, uma com 23 alunos e a outra com 20, semelhantes em termos do seu desempenho escolar e da sua proveniência socioeconómica (média-baixa). A primeira turma constituiu o grupo experimental, tendo nela sido aplicadas três atividades construídas na base dos princípios da ABRP; a segunda turma funcionou como grupo de controlo. As atividades centraram-se em temas do Estudo do Meio (astros, ciclo da água e fenómenos físicos da água, aspetos físicos da costa portuguesa), e procuraram também desenvolver as competências dos alunos no que se refere ao domínio das características do texto expositivo (Língua Portuguesa). A ambas as turmas, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste que visou precisamente avaliar o desempenho dos alunos das duas turmas no que se refere ao domínio das referidas competências. O grupo experimental, que vivenciou as atividades ABRP, melhorou significativamente as suas aprendizagens, tanto em relação aos conteúdos de Estudo do Meio, como da aplicação das características do texto expositivo nas suas produções. Pelos resultados obtidos, pode afirmar-se que as atividades baseadas na metodologia ABRP revelam um potencial integrador e contribuem para a aprendizagem das duas áreas curriculares referidas.