ESML - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Música clássica e literatura: análise da sua relação e impacto no público e intérpretesPublication . Csalog, Rebeca Amorim; Coimbra, CarolinaA música clássica e a literatura estão historicamente ligadas, tendo sido, desde que há registo, fonte de inspiração recíproca, numa relação extremamente rica e complexa - tanto a música inspirou e integrou romances e poesia, como tanto a poesia e como a literatura deram origem a obras musicais, num cruzamento interdisciplinar que tem o seu apogeu na Ópera. Esta inspiração e influência mútua entre compositores e escritores resultou numa rica tapeçaria de expressão artística que compõe a herança cultural ocidental (Correa et al., 2009) Neste ensaio pretendo explorar a relação entre música clássica e literatura, com foco específico em dois estudos de caso: as peças "Une Châtelaine en sa tour…, Op. 110” de Gabriel Fauré (1918) e a “Fantaisie sua un thème de l’Opera Eugene Onegin de Tchaikovsky” de Ekaterina Walter-Kuhne (1909). As peças escolhidas são ambas para harpa solo, tratando-se de repertório que trabalhei ao longo deste mestrado e que apresentei no meu recital final, a 6 de julho de 2023.
- Electric Miles: composição e performance inspirada no jazz-rock de Miles Davis dos anos 70Publication . Andrade, José Rafael Nóbrega; Marques, GonçaloEste trabalho consiste numa performance e pesquisa fundamentada na obra musical de Miles Davis, nomeadamente o período do jazz-rock entre 1969 e 1975. Dá especial atenção aos álbuns: Bitches Brew de 1970, Jack Johnson de 1971, Live-Evil de 1971, On the Corner de 1972 e Get Up With it, de 1974. De passagem, refiro também o álbum: In a Silent Way, lançado em 1969, que representou um marco da fase de transição para estilo. Este álbum foi gravado em ambiente de improvisação livre e construído a partir de fragmentos de improvisação que foram editados e sobrepostos. Para a componente de pesquisa, dei especial ênfase ao e studo de alguns aspetos da vida e da obra de Miles Davis e a alguns elementos que contribuíram para a popularidade do jazz-rock na década de 1970. Incluí uma breve análise de parte da música gravada em estúdio e de performances ao vivo deste período. Para a componente performance, tomei em conta os aspetos estilísticos do género jazz-rock, como ponto de partida para compor temas originais, para explorar recursos técnicos, harmónicos e rítmicos, para criar bases de improvisação livre, usar novas tecnologias e experimentar instrumentos eletrónicos. Finalmente, faço uma breve referência à sua passagem por Portugal, e aproveito para analisar a influência do jazz rock nas diferentes gerações de músicos deste período.
- A importância de uma rotina de estudo para o ensino e aprendizagem da tubaPublication . Valério, Rúben Manuel Esteves; Carneiro, AdélioResumo I Este Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Baseia-se assim, na observação e na prática pedagógica na classe de tuba e eufónio desenvolvida na EPABI- Escola Profissional de Artes da Covilhã, no ano letivo 2020/2021. Foram observadas aulas de três alunos do Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão (10º, 11º, 12º ano) devido à ausência de alunos a frequentar o Curso Básico de Instrumento (7º, 8º, 9ºano). De forma a contextualizar o presente relatório será descrito o estabelecimento de ensino onde se realizou o estágio, assim como o desempenho dos três alunos da classe de tuba durante o ano letivo. Este trabalho permitirá a reflexão sobre pontos positivos e pontos a melhorar em relação ao trabalho realizado durante o estágio, para que no futuro seja possível saber lidar com as várias situações que possam surgir no percurso de um docente de tuba.
- O envolvimento parental na aprendizagem da harpa: a perceção dos professores em PortugalPublication . Nogueira, Priscila Simões Vieira; Versace, Erica; Couto, Rebeca RoxoResumo I A Escola Artística de Música do Conservatório Nacional vem acompanhada de anos de história que lhe conferem renome enquanto escola de música. No presente relatório descreve-se o estágio em regime de observação ao longo do ano letivo 2023/2024, com a cooperação da Professora Ana Castanhito. Foram acompanhadas 3 alunas de harpa de níveis diferentes: 2º grau de Iniciação (Aluna A), 2º grau (Aluna B) e 8º grau (Aluna C). Cada aluna tem uma caracterização distinta, com pontos fortes e dificuldades próprias. Isto permitiu trabalhar perfis diferentes de modo a adquirir estratégias para as diferentes situações que possam surgir. O estágio com a professora cooperante permitiu observar uma docente mais experiente e receber feedback imediato. Ao longo deste relatório são abordados: o âmbito deste estágio, tendo em conta os objetivos a alcançar e competências a desenvolver; o contexto e caracterização da escola onde o estágio decorreu; as práticas educativas desenvolvidas pela professora cooperante e pela candidata a mestre; terminando com uma reflexão sobre o projeto de estágio, analisando a atividade docente desenvolvida. A experiência de observação foi enriquecedora na medida que proporcionou uma exposição a um ambiente pedagógico profissional de alta competência. A Prática Pedagógica foi uma experiência positiva que resultou no desenvolvimento de competências e obtenção de ferramentas para a minha carreira. A lição mais valiosa desta experiência foi compreender a importância de uma formação e autoanálise contínua.
- Técnicas de violino: uma abordagem pedagógica e performativa ao Concerto n.º 1 para violino e orquestra, em Lá menor, Op. 77/99 de Dmitri ShostakovichPublication . Bykova, Maria Leonidovna; Rombo, TeresaResumo I A Prática Pedagógica deste relatório inclui a descrição do estágio de ensino especializado, realizado no Conservatório de Música de Cascais, no polo da Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, ao abrigo do protocolo estabelecido entre ambas as instituições e que permite aos alunos frequentarem o curso de Música em regime articulado ou integrado. O trabalho desenvolvido no decorrer deste estágio incluiu a observação das aulas de três alunas de violino de níveis de aprendizagem diferentes do Ensino Artístico Especializado de Música (1.º, 2.º e 4.º graus); e também a planificação e gravação de três aulas por aluna, devidamente autorizadas por escrito pelos respetivos encarregados de educação. É apresentada uma autoavaliação da estagiária e as suas expetativas em relação a este processo formativo, bem como a caracterização e contextualização da instituição de acolhimento do estágio e do planeamento anual estabelecido por parte da orientadora cooperante. Apresenta-se ainda a componente descritiva e analítica das aulas observadas e lecionadas durante o presente ano letivo, juntamente com uma descrição relativa às particularidades de cada aluna. Por último, é exposta uma reflexão por parte da estagiária onde são identificados os pontos fortes, desafios e competências a melhorar que advieram da realização deste estágio.
- A construção da identidade filarmónica: a via das bandas juvenis – estudo de caso nas Escolas de Música do Concelho de SintraPublication . Jesus, Daniela Sofia Bértolo de; Massarrão, JoséResumo I (Prática Pedagógica): A primeira parte do presente Relatório de Estágio incide sobre o Estágio do Ensino Especializado que se realizou na Academia de Amadores de Música durante o ano letivo 2021/2022 no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, em regime de observação. No referido estágio, estiveram envolvidos três alunos de graus distintos: dois alunos do Curso Básico de Música (de 3º grau e 4º grau) e outro aluno do Curso Livre de Música correspondente ao 6º grau. Foi elaborada previamente, pela mestranda, uma planificação anual para cada um deles, juntamente com os respetivos planos de aula individuais. Pretendeu-se, nesta primeira parte, caracterizar o estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio, referindo aspetos relativos à sua história, estrutura e ambiente, bem como, o modo de funcionamento das aulas. Procedeu-se igualmente à caracterização singular de cada aluno envolvido e todo o seu desempenho observado durante o ano letivo, salientando os principais problemas existentes e também uma descrição e análise sobre toda a atividade desenvolvida durante a observação das aulas. Este método, permitiu à mestranda uma reflexão sobre todos os aspetos positivos e menos positivos encontrados o que, por sua vez, deu origem a ferramentas úteis e essenciais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sua prática pedagógica. Além disso, permitiu ainda obter e desenvolver estratégias e novas abordagens para introduzir mais tarde na sua forma de lecionar contribuindo, assim, para a evolução dos alunos. Na sua totalidade, o estágio compreendeu a observação de 81 aulas (27 aulas para cada um dos três alunos envolvidos), assim como o registo em vídeo de nove aulas (três por cada aluno), as quais foram equitativamente distribuídas por cada período letivo. É importante frisar que, durante a observação destas mesmas aulas, houve um especial cuidado em aplicar parte do tema de investigação do presente Relatório de Estágio, no que toca à verificação de resultados, face às respostas e evolução dos alunos ao serem estimulados a tocar em conjunto com o professor durante a lecionação das referidas 81 aulas.
- O corpo e o ritmo na aprendizagem do violonceloPublication . Matos, Carolina Morais de; Mouradian, Levon; Rego, ManuelResumo I Parte Pedagógica: A primeira parte deste trabalho pretende descrever o estágio em observação realizado no Conservatório de Música de Cascais, no ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. A prática pedagógica a que reporta este relatório consiste na observação de aulas de uma classe de violoncelo, inserida num contexto de ensino regular, a Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo. Dadas as circunstâncias do meio social e político em que se insere o Conservatório, este tem apresentado ao longo dos anos, uma série de novas oportunidades e protocolos estabelecidos com várias instituições do concelho, permitindo assim a articulação pedagógica e logística com escolas de ensino regular. Neste âmbito foi desenvolvido um trabalho com três alunos, correspondentes aos 2º, 3º e 7º graus, do Ensino Básico e Secundário. Para além da observação das aulas foi elaborado, em conjunto com o professor cooperante, um plano anual e a planificação e registo por vídeo de três aulas lecionadas. Além disto, foi possível debruçar-me sobre a contextualização escolar (histórica e organizacional) de ambas as instituições e ainda sobre os programas e práticas que administram. Foi elaborada uma caracterização dos alunos através de uma descrição do meio envolvente de cada um e do seu percurso na aprendizagem do violoncelo. É também descrito o trabalho observado ao longo deste ano letivo e feita uma reflexão sobre o ponto de vista da professora-estagiária.
- SénuaPublication . Marques, Pedro Miguel Falé; Lázaro, DesidérioEste projecto tem como objectivo a exploração de diferentes estruturas e formas composicionais dentro do Jazz, tentando apresentar alternativas à estrutura “tema - improvisação/improvisações - tema” e às formas mais utilizadas , expandindo assim o leque de opções no que toca a estes parâmetros dentro das composições no idioma Jazz. Para este efeito escrevi uma série de composições originais, feitas de propósito para este efeito de experimentação com a estrutura e forma e também aproveitando para juntar vários conceitos provenientes de músicos que admiro e que me influenciam muito. Aqui refiro-me a conceitos rítmicos inspirados pelo género musical Metal; conceitos harmónicos e melódicos provenientes da música de Kenny Wheeler e da dupla Brian Blade/Jon Cowherd (com o projecto Brian Blade Fellowship) e também a exploração da estruturas e formas usando como modelo composições do Segundo Grande Quinteto de Miles Davis, Brian Blade Fellowship, Tigran Hamasyan, Austin Peralta, Miguel Amado e Ricardo Pinheiro nas quais a estrutura “tema – improvisação/improvisações – tema” é subvertida de alguma maneira ou há algum tipo de distorção na forma durante o desenrolar da composição. Durante o decorrer do projecto vou procurar descobrir e categorizar múltiplas estratégias de diversificação da estrutura na composição Jazz, adaptando-as consequentemente para utilização nas minhas próprias composições.
- Bandas sonoras para saxofone: Cronaca di un amore, Taxi driver e Catch me if you canPublication . Santos, Nádia do Carmo; Massarrão, JoséEste projeto aborda a importância e o significado das bandas sonoras compostas especificamente para filmes, com foco na análise da sua relação com as cenas e no impacto emocional produzido no público. São exploradas questões fundamentais, como “Qual o significado das bandas sonoras nas cenas?” e “Que importância têm?”, reconhecendo que as respostas podem variar conforme a perspetiva e que este campo ainda requer investigação aprofundada. O projeto contribui também com um estudo sobre o papel do saxofone nas bandas sonoras, uma área com literatura escassa. Foram analisadas obras que integram o saxofone nas bandas sonoras, incluindo Catch me if you can (Escapades para saxofone e orquestra), Taxi Driver, e Cronaca di un amore para saxofone e piano. Estas análises procuram destacar o significado das obras no contexto das cenas em que são utilizadas, bem como explorar a versatilidade do saxofone em diferentes estilos musicais. Observa-se como é que as características interpretativas do saxofone - como timbre, articulação e improvisação - são adaptadas para responder às exigências estilísticas das obras, tanto dentro de uma obra (como nos diferentes andamentos das Escapades) como entre as restantes peças. Outro ponto de destaque é a independência artística das obras abordadas, que transcendem os filmes para os quais foram criadas. Cronaca di un amore, por exemplo, pode ser interpretada como peça do repertório tradicional para saxofone e piano, uma vez que é uma obra para saxofone e piano com uma sonoridade erudita. O tema do filme Taxi Driver pode também ser apresentado com várias formações, como para piano e saxofone, piano solo e combos de jazz em contextos independentes das bandas sonoras a que pertencem. Por fim, este projeto procurar destacar como é que estas obras enriquecem o repertório do saxofone, aproximando o público geral da música erudita e do jazz. A análise reforça o contributo dessas bandas sonoras na difusão destes estilos musicais para espectadores que habitualmente não consomem música erudita ou jazz.
- O estudo de excertos de banda como complemento à formação do flautistaPublication . Carvalho, Vasco Albano Afonso de; Cruz, Nuno IvoResumo I O presente relatório visa apresentar e detalhar o trabalho pedagógico realizado durante o estágio integrado no Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. Foi supervisionado pela Professora Cooperante, Marina Camponês, nas instalações da Escola Profissional da Metropolitana (EPM), no decorrer do ano letivo de 2023/2024. A prática pedagógica desenvolvida seguiu as diretrizes estabelecidas pelo programa curricular em vigor. Após a contextualização da EPM e a caracterização dos três alunos de flauta transversal (6.º, 7.º e 8.º graus) acompanhados durante o estágio, apresento uma descrição detalhada das práticas pedagógicas e metodologias utilizadas nas aulas observadas, bem como das aulas por mim lecionadas. A análise crítica dessas observações e da prática docente que desenvolvi tem como objetivo proporcionar uma reflexão aprofundada sobre os conhecimentos adquiridos e promover uma maior consciência das práticas pedagógicas, ao permitir uma atividade mais eficiente como docente. Esta análise intenta, ainda, facilitar a adaptação a diferentes contextos educativos, através de uma prática pedagógica pautada pela reflexão contínua.
