Repository logo
 

ESML - Dissertações de Mestrado

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 378
  • Direção absoluta versus direção partilhada
    Publication . Areias, Paulo Jorge de Barros; Burfin, Jean-Marc
    A função de um maestro é muito ampla. Sendo a orquestra o seu instrumento e tendo como objetivo final uma interpretação musical de excelência, compete-lhe gerir um grupo de pessoas, motivá-las e extrair delas o seu máximo potencial. A análise detalhada da obra e, consequentemente, da partitura é fundamental para que se consiga elaborar uma ideia clara da sua interpretação e, posteriormente, transmiti-la aos músicos. A comunicação é também, por isso, um aspeto fundamental para o sucesso do trabalho de um maestro. Uma nuance importante ao modus operandi de um maestro surge quanto se aborda uma obra com solista, neste caso, a interpretação deixa de se basear apenas na sua visão e passa a ser o fruto da partilha de sensibilidades e ideias entre ele e o solista. A forma como se devem gerir todos estes pormenores é o cerne da reflexão deste estudo. O meu projeto artístico será a apresentação pública da Abertura da Ópera Fidelio e o Concerto para Violino em Ré maior, ambas as obras do compositor Ludwig Van Beethoven. Recorrendo a entrevistas a maestros conceituados, pretendo encontrar algumas respostas que me ajudem a refletir e a enfrentar a preparação do já referido projeto artístico da melhor forma possível.
  • Um estudo sobre a sonata n.º 1 para piano de Fernando Lopes-Graça: contexto, performance e ensino
    Publication . Pereira, Filipe Miguel Madeira Gaio; Henriques, Miguel
    Resumo I - Este relatório foi realizado no âmbito do Estágio do Ensino Especializado, contemplado no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa). Este estágio decorreu durante o ano letivo de 2022/2023 e foi efetuado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa. Trata-se de um estágio realizado em regime de observação, tendo assistido às aulas de piano de três alunos da professora cooperante, a professora Ana Valente. Os alunos frequentaram o 1º, 4º e 7º graus. Adicionalmente, o mestrando teve oportunidade de lecionar um total de nove aulas (três a cada aluno), podendo pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do estágio e de todo o mestrado. Este relatório contempla quatro partes. Na primeira parte são analisadas as expetativas em relação ao estágio, os objetivos do mesmo e é feita uma análise SWOT do estagiário. A segunda parte expõe alguns dos conhecimentos obtidos sobre a escola onde foi realizado, bem como a sua história, como está organizada e qual a sua oferta educativa. Posteriormente é descrita a experiência do estagiário, abordando a classe, os alunos, as aulas observadas e as lecionadas. Por fim é feita uma reflexão final sobre o estágio na sua totalidade.
  • Motivação para o estudo individual diário do instrumento: um estudo de caso com os alunos da classe de trompete do Conservatório de Música de Coimbra
    Publication . Costa, Inês Alexandra Vinagre; Rombo, Teresa
    Resumo I - No âmbito da obtenção do grau de Mestre no Ensino Especializado de Música, na Escola Superior de Música de Lisboa, o presente relatório retrata o estágio realizado no Conservatório de Música de Coimbra e analisa a prática pedagógica realizada com três alunos de Trompete de níveis diferentes: 1º Grau, 3º Grau e 5º Grau. Nesta secção insere-se a caracterização da instituição e dos alunos selecionados para o estágio, assim como a descrição da prática pedagógica utilizada durante o ano letivo. Por último, é apresentada uma reflexão crítica da atividade pedagógica e uma análise das dificuldades sentidas ao longo do estágio, bem como as facilidades da prática pedagógica. O objetivo principal do processo ensino-aprendizagem é que haja condições para que os alunos estejam motivados por si próprios, que atinjam altos níveis de motivação para que sejam bons alunos, instrumentistas e que também evoluam enquanto pessoas. Toda esta a experiência do estágio foi bastante positiva, sendo que fui exposta a um ambiente profissional exigente, podendo retirar ensinamentos de um docente com bastante experiência, e toda esta aprendizagem deu-me confiança e recursos para seguir um bom percurso profissional. Deste estágio posso realçar que é bastante importante os docentes se manterem atualizados, que estejam ativos musicalmente, pois tudo isto é transmitido para os seus alunos.
  • Leitura à primeira vista no piano jazz
    Publication . L'dokova, Katerina; Silva, João Paulo Esteves da; Moreira, Pedro
    Resumo I - Parte I Prática Pedagógica - O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. O Estágio foi realizado na Escola Artística do Conservatório de Coimbra no Curso Profissional de Instrumentista Jazz em modalidade de observação na classe de piano Jazz do professor Fernando Rodrigues e na classe de Técnicas de Improvisação do professor Ricardo Formoso, durante o ano letivo 2020/2021. O relatório foi dividido em 4 partes: introdução, descrição e caracterização da escola, práticas pedagógicas e uma reflexão.
  • A improvisação como ferramenta para o ensino de música: jogos de improvisação
    Publication . Tinoco, Bernardo Quinta; Marques, Gonçalo Rodrigues Silvério
    Resumo I – Prática Pedagógica - O estágio que neste trabalho relato foi desenvolvido ao longo do ano letivo de 2022/2023 no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, Mestrado em Ensino de Música, Variante Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa. Neste relatório é feita a caracterização dos dois estabelecimentos de ensino onde decorreu o estágio em regime misto, sendo também apresentados os resultados das aulas lecionadas a uma turma de música de conjunto da Escola de Jazz da Sociedade Musical Capricho Setubalense, bem como das aulas de dois alunos do curso profissional de Jazz observadas na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. É aqui relatada a caracterização, contexto e especificações de cada caso de estudo para este trabalho, referindo também o conteúdo do trabalho realizado com os alunos e as práticas educativas desenvolvidas nas aulas lecionadas e observadas.
  • O papel dos pais/encarregados de educação na motivação e na assiduidade no estudo em casa: um estudo de caso em alunos de viola de arco
    Publication . Velázquez, Albert Payà; Muñoz, Pedro Saglimbeni
    Resumo I - Como aluno do 2.º Ano de Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa e no âmbito do Estágio de Ensino Especializado, procuro descrever na primeira parte do presente relatório a minha experiência enquanto observador e professor estagiário. O trabalho apresentado neste relatório inclui uma descrição da minha experiência relativa à observação das aulas de três alunas de Viola de Arco de níveis de ensino distintos, correspondentes ao 2.º, 3.º e 8.º graus, e também a planificação e gravação de uma aula por trimestre por aluna, devidamente autorizadas por escrito pelos respetivos Encarregados de Educação. Exponho, igualmente, as minhas expetativas em relação ao estágio, bem como uma contextualização e caracterização da instituição de acolhimento. Relativamente à prática pedagógica, é apresentada uma componente descritiva e analítica tanto das aulas observadas, como das lecionadas no decorrer deste ano letivo, complementada com uma caracterização individual de cada uma das alunas. Por fim, é elaborada uma reflexão final acerca da minha experiência como professor estagiário, onde são avaliadas as dificuldades, oportunidades e competências a melhorar no futuro.
  • A influência da prática da música de câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadas
    Publication . Nogueira, Nelson Filipe Rodrigues; Neto, Tiago
    Resumo I - Prática Pedagógica - A primeira parte deste trabalho é direcionada para a Prática Pedagógica e procura descrever o Estágio realizado em exercício de funções no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra, no ano letivo 2017/2018, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa. Para o efeito foram previamente selecionados três alunos de diferentes níveis de ensino (iniciação, terceiro e sétimo graus), e elaboradas 30 planificações de aula e uma planificação anual para cada um dos alunos. Foram ainda gravadas três aulas de cada aluno que serviram como objeto de análise da unidade curricular de Didática do Ensino Especializado, lecionada pelo Professor Doutor Tiago Neto, servindo de base de reflexão das Práticas Pedagógicas do Estagiário. O Relatório apresenta ainda uma contextualização histórica e organizacional da escola onde foi desenvolvido o Estágio, assim como a caracterização da classe de violino e as atividades artísticas e educativas desenvolvidas na instituição. Por último, é feita uma reflexão sobre as Práticas Pedagógicas desenvolvidas no decorrer do Estágio.
  • Perspectives on musical creation: thoughts on the relationship between improvisation and written composition: a reflection on the creative process of five original compositions
    Publication . Gapp, Samuel; Tinoco, Luís; McNair, Nicholas
    Este projeto centra-se na área intermedia entre a improvisação e a composição escrita e explora a sua relação em abordagens específicas na criação musical. O propósito do estudo e compreender como os processos criativos de cinco composições originais se relacionam tanto com a improvisação como com a composição escrita, e como a construção das obras foi abordada neste contexto. As composições incluem quatro peças exclusivamente musicais e uma performance interativa, e foram divididas em três categorias: obras improvisadas, obras parcialmente improvisadas/parcialmente escritas e obras escritas. Para a investigação exploratória, foi realizada uma ampla pesquisa sobre o processo criativo na musica a fim de depois refletir analiticamente sobre a elaboração das respetivas peças. Atraves das conclusões finais do estudo, o objetivo final do projeto foi alargar e aprofundar a minha perspetiva sobre a criação musical e assim crescer como compositor e musico improvisador. Os resultados do estudo mostraram que as obras improvisadas perseguiam um objetivo estetico diferente das composições escritas, embora as abordagens específicas à criação musical das cinco peças estivessem interligadas e entrelaçadas. Alem disso, tornou-se claro que o meu trabalho define-se mais pela minha prática em si do que pela forma que assume durante o processo. Neste sentido, as respetivas peças podem ser consideradas como um só corpo de trabalho, uma vez que todas elas se baseiam nas características e valores da improvisação.
  • A sonata para piano nº. 4 op. 7 de L. van Beethoven: considerações musicológicas e pedagógicas como suporte ao processo de ensino-aprendizagem
    Publication . Costa, Pedro Guilherme Sá da; Henriques, Miguel
    Resumo I - A primeira secção deste trabalho contempla a prática pedagógica desenvolvida durante o Estágio do Ensino Especializado exercido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música. O presente estágio foi realizado no ano letivo de 2022/2023 em regime de observação na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN), contemplando um trabalho com três alunos de diferentes níveis escolares, permitindo, assim, ao estagiário uma aprendizagem abrangente e diversificada. Nesta secção constam os objetivos do estágio, a caracterização da instituição, uma breve descrição da classe de piano e dos três alunos selecionados, assim como a descrição das aulas observadas e lecionadas ao longo do ano letivo. As aulas lecionadas foram gravadas em registo audiovisual, permitindo a observação e análise pelo Professor Orientador Miguel Henriques, tendo como objetivo a avaliação e a discussão das práticas de ensino realizadas pelo estagiário. Em forma de conclusão foi realizada uma reflexão final em relação a todo o trabalho desenvolvido durante o estágio.
  • A auto-regulação da aprendizagem no ensino do eufónio em Portugal
    Publication . Arraiano, Nuno Filipe Henriques; Carneiro, Adélio da Costa
    Resumo I - O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio de Ensino Especializado da Música, para a conclusão do Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Neste sentido, foram descritas todas as práticas pedagógicas e didácticas elaboradas durante o ano lectivo de 2022/2023, na Escola Profissional Metropolitana, na modalidade de observação. A caracterização da escola e dos respectivos alunos, dos planos curriculares e dos critérios de avaliação faz parte da contextualização deste período descrito no documento. No que respeita à prática pedagógica, foram realizadas fichas de observação das aulas acompanhadas, planos das aulas leccionadas pelo mestrando e a planificação anual dos alunos participantes. Durante este período, foram postas em prática as aprendizagens adquiridas durante as Unidades Curriculares do primeiro ano de Mestrado, entre as quais: Psicopedagogia, Didáctica da Música e Psicologia da Educação aplicando estratégias, diferentes estilos de aprendizagem, ferramentas para o desenvolvimento de competências, dinâmicas emocionais e motivacionais e a compreensão das teorias da aprendizagem e da pedagogia da performance musical.