Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-12"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de conflitos em jardim de infância: um olhar sobre o papel do educadorPublication . Valente, Vanessa Alexandra Rosa; Rodrigues, CarinaA importância que as emoções e a capacidade de as gerir têm no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar fez-me centrar o meu olhar nos conflitos observados entre as crianças que acompanhei, com um olhar mais analítico, no sentido de procurar, em conjunto com as mesmas, estratégias que lhes permitissem ultrapassar estes desafios sociais. Ballenato (2008) refere a importância do educador em saber resolver problemas, para conseguir exemplificar à criança diferentes formas de reagir às situações de conflito ao longo da nossa vida. Assim sendo, o presente relatório, inserido na Prática Profissional Supervisionada II, resulta de uma análise de todo o percurso desenvolvido ao longo da prática em simultâneo com uma investigação centrada na Gestão de Conflitos em contexto de Jardim de Infância e no papel do Educador na sua promoção, tendo em conta a dificuldade das crianças desta faixa etária em resolver autonomamente os seus problemas. A investigação assentou numa abordagem qualitativa interpretativa, recorrendo à metodologia de investigação sobre a própria prática tendo em conta os limites temporais da pesquisa, utilizando técnicas de recolha de dados, tais como a observação direta, entrevistas semiestruturadas à educadora e às crianças, e a consulta documental, devidamente analisadas através da análise de conteúdo categorial. Partindo da problemática do estudo apresentada e dos dados recolhidos ao longo da prática procurei centrar-me na análise de três dimensões, sendo estas: (i) o conceito de conflito e a sua importância; (ii) a influência da autorregulação da criança no seu comportamento; (iii) o papel do educador como mediador na resolução dos conflitos da criança. Na discussão e análises de dados é destacada a importância dos conflitos no desenvolvimento da criança, tal como os benefícios do diálogo na resolução dos mesmos, permitindo-lhe, ser cada vez mais autónoma no que respeita à capacidade de autoregulação.
- A importância dos instrumentos de pilotagem na apropriação da noção de tempo das crianças no jardim de infânciaPublication . Santos, Joana Ventura; Dias, JoanaO presente relatório tem como objetivo apresentar uma reflexão contextualizada e crítica sobre a ação desenvolvida no decorrer da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Durante os meses de outubro de 2023 de fevereiro de 2024 acompanhei um grupo de 24 crianças com idades entre os três e os quatros anos, realizando observações diárias que permitissem fundamentar o tema escolhido. Desta forma, iniciei uma investigação sobre o tema “A importância dos instrumentos de pilotagem na apropriação da noção de tempo das crianças no jardim de infância” que tem como principais objetivos (i) compreender a importância dos instrumentos de pilotagem na apropriação das noções de tempo; ii) compreender as conceções dos/as educadores/as de infância sobre a importância e desenvolvimento da noção de tempo com crianças de jardim de infância; e, por fim, (iii) identificar os principais instrumentos de pilotagem utilizados com vista ao desenvolvimento das noções temporais. Para responder aos objetivos inicialmente definidos foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, cujas técnicas de recolha de dados foram a observação participante e as conversas informais com a equipa pedagógica – materializadas no instrumento notas de campo e entrevistas semiestruturadas às três educadoras de jardim de infância. Os resultados apontam para a valorização por parte das educadoras de infância dos instrumentos de pilotagem, embora com menos implementação. Apesar disso, é possível verificar que quando a mesma existe, observa-se o interesse e valorização da participação das crianças na sua construção e constante implementação diária.
- “Almoço começa com a letra A (S.M.)”: estratégias de promoção da abordagem à linguagem escrita numa sala de jardim de infânciaPublication . Alvarenga, Marisa Reis; Simões, AnaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). A PPS II decorreu entre 2 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, numa sala de Jardim de Infância (JI), com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos. Após observar e interagir com o grupo em questão, apercebi-me do seu interesse pela linguagem escrita e como as crianças a enquadravam em diversas situações do seu quotidiano. Assim sendo, optei por fazer incidir a investigação na pesquisa acerca das estratégias utilizadas para a abordagem à linguagem escrita no Jardim de Infância. Os objetivos desta investigação foram: i) Analisar a importância da abordagem à linguagem escrita numa sala de Jardim de Infância e ii) Conhecer e analisar as estratégias de promoção da abordagem à linguagem escrita numa sala de Jardim de Infância. Para poder responder a estes objetivos, optei por utilizar ao longo desta investigação o método do estudo de caso, de natureza qualitativa, recolhendo dados através de observação direta e de uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante; os instrumentos de recolha dos dados foram as notas de campo elaboradas e o guião da entrevista semiestruturada. Através da análise dos dados recolhidos, foi possível constatar que a abordagem à linguagem escrita é essencial para as crianças em idade pré-escolar; contudo, não é suposto que as crianças saiam do Jardim de Infância a saber escrever. Este é um processo gradual e importa que seja realizado de forma lúdica, permitindo que as crianças comecem a ter consciência das diversas funcionalidades da escrita bem como a desenvolver a sua consciência fonológica.
- Insights into the thermochemistry of paracetamol in ternary mixtures of eutectic solventsPublication . Lopes, Andreia; Nunes, Nelson; Elvas Leitao, Ruben; Martins, FilomenaSolution enthalpies of paracetamol, ΔsolH, in choline chloride–ethylene glycol–water mixtures were evaluated at 298.15 K. Solvatochromic UV–vis shifts of fve diferent probes (4-nitroaniline, 4-nitroanisole, 4-nitrophenol, N,N-dimethyl-4-nitroani line and 2,6-diphenyl-4-(2,4,6-triphenylpyridinium-1-yl)phenolate) were also assessed for the same mixtures at the same temperature in order to compute the corresponding Kamlet–Taft parameters, α, β, and π*. Quantitative structure–property relationships (QSPR) between ΔsolH and the solvatochromic parameters were established to investigate the solution pro cesses under consideration. Due to the small variability in the solvent parameters, a further set of eight pure solvents were considered. The behavior of paracetamol in eutectic mixtures is shown to be not signifcantly diferent from its behaviour in the pure solvents. The solvents’ basicity measured by β, is the most relevant factor modeling the solution process of this solute in the total set of solvents.