Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O envolvimento parental na aprendizagem da harpa: a perceção dos professores em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Priscila Nogueira.pdf672.54 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I A Escola Artística de Música do Conservatório Nacional vem acompanhada de anos de história que lhe conferem renome enquanto escola de música. No presente relatório descreve-se o estágio em regime de observação ao longo do ano letivo 2023/2024, com a cooperação da Professora Ana Castanhito. Foram acompanhadas 3 alunas de harpa de níveis diferentes: 2º grau de Iniciação (Aluna A), 2º grau (Aluna B) e 8º grau (Aluna C). Cada aluna tem uma caracterização distinta, com pontos fortes e dificuldades próprias. Isto permitiu trabalhar perfis diferentes de modo a adquirir estratégias para as diferentes situações que possam surgir. O estágio com a professora cooperante permitiu observar uma docente mais experiente e receber feedback imediato. Ao longo deste relatório são abordados: o âmbito deste estágio, tendo em conta os objetivos a alcançar e competências a desenvolver; o contexto e caracterização da escola onde o estágio decorreu; as práticas educativas desenvolvidas pela professora cooperante e pela candidata a mestre; terminando com uma reflexão sobre o projeto de estágio, analisando a atividade docente desenvolvida. A experiência de observação foi enriquecedora na medida que proporcionou uma exposição a um ambiente pedagógico profissional de alta competência. A Prática Pedagógica foi uma experiência positiva que resultou no desenvolvimento de competências e obtenção de ferramentas para a minha carreira. A lição mais valiosa desta experiência foi compreender a importância de uma formação e autoanálise contínua.
Abstract I The Escola Artística de Música do Conservatório Nacional comes with years of history that confers its renown as a music school. In this report, the observation internship throughout the 2023/2024 academic year is described in cooperation with Professor Ana Castanhito. Three harp students of different levels were followed: 2nd Initial Grade (Student A), Grade 2 (Student B), and Grade 8 (Student C). Each student has a distinct characterization, with their own strengths and difficulties. This allowed working with different profiles to acquire strategies for various situations that may arise. The internship with the cooperating teacher allowed the observation of a more experienced teacher and the possibility to receive immediate feedback. Throughout this report, the following will be addressed: the scope of this internship, considering the objectives to be achieved and the skills to be developed; the context and characterization of the school where the internship took place; the educational practices developed by the cooperating teacher and the master's candidate; concluding with a reflection on the internship project, by analyzing the teaching activities developed. The observation experience was enriching as it provided exposure to a highly competent professional pedagogical environment. The Pedagogical Practice was a positive experience that resulted in the development of skills and acquisition of tools for my career. The most valuable lesson from this experience was understanding the importance of continuous training and self-analysis.
Resumo II No processo de aprendizagem de música, o envolvimento parental é um fator influenciador. A literatura indica que este pode afetar positivamente ou negativamente a aprendizagem de um aluno, tornando o seu estudo indispensável. Neste trabalho procura- se analisar que formas de envolvimento parental (EP) existem, e como é que este impacta o sucesso dos alunos, tanto como quais estratégias os professores usam para incentivar este envolvimento. Esta análise é feita na perspetiva dos professores de harpa em Portugal. Os estudos realizados sobre o EP no processo de aprendizagem musical permitem desenhar uma relação maioritariamente positiva entre estes fatores, todavia não possuem informação sobre o processo de aprendizagem específico da harpa. O método proposto consiste num inquérito feito aos professores de harpa em Portugal, procurando analisar a sua perceção quanto aos objetivos mencionados. Este método reúne dados subjetivos e objetivos de pedagogos dispersos geograficamente em quase todas as regiões de Portugal. As respostas obtidas de 10 professores demonstra que existe um envolvimento e que este é maioritariamente positivo. Porém, um envolvimento excessivo e controlador afeta negativamente o sucesso do aluno. Neste trabalho são também recolhidas várias estratégias para incentivar este envolvimento construtivo que eleva o progresso do aluno. É sublinhada a importância de consciencializar os Encarregados de Educação em relação ao compromisso e responsabilidade que devem ter para promover sucesso no processo de aprendizagem dos seus educandos. Relativamente aos professores, observou-se uma disparidade entre a realidade portuguesa e a literatura desta área, no que toca à responsabilidade de incentivar o envolvimento parental.
Abstract II In the process of learning music, parental involvement is an influential factor. The literature indicates that it can positively or negatively affect a student's learning, making its study indispensable. This work seeks to analyze the forms of parental involvement that exist and how it impacts student success, as well as the strategies teachers use to encourage this involvement. This analysis is conducted from the perspective of harp teachers in Portugal. Studies conducted on Parental Involvement in the music learning process generally suggest a predominantly positive relationship between these factors. However, they lack information about the specific learning process of the harp. The proposed method consists of a survey conducted among harp teachers in Portugal, aiming to analyze their perceptions regarding the mentioned objectives. This method gathers both subjective and objective data from a geographically dispersed group of pedagogues across almost all the regions of Portugal. The survey responses obtained from 10 teachers demonstrate that there is involvement, and it is mostly positive. However, when there is excessive and controlling involvement, it negatively affects the student's success. This work also collects various strategies to encourage constructive involvement that enhances the student's progress. The importance of raising awareness among parents about the commitment and responsibility they must have to promote success in their children's learning process is emphasized. Regarding the teachers, a disparity was noticed between the Portuguese reality and the literature in this area regarding the responsibility of motivating parental involvement.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado do Mestrado apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Ensino de Música.

Keywords

Ensino de música Envolvimento parental Encarregados de educação Harpa Music education Parental involvement Parents Harp

Pedagogical Context

Citation

Nogueira, P.S.V. (2024). O envolvimento parental na aprendizagem da harpa: A perceção dos professores em Portugal. [Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado do Mestrado, Escola Superior de Música de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/22261

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue