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- Loop narratives and eternalism in David Lowery’s A Ghost Story (2017)Publication . Estrelinha, DinoA Ghost Story, written and directed by David Lowery (2017), stands out in the current cinematic landscape due to its use of an innovative narrative structure and an unusual point of view. The film follows the story of a ghost who haunts the house where he lived while he was human, observing the passage of time and the changes occurring around it. The ghost becomes trapped in a temporal drift in which he is forced to watch the same type of events over and over, being unable to move on to another level of existence. Dramaturgically, this loop structure is intended to highlight the human difficulty of overcoming loss and moving forward. I intend to demonstrate that the unique articulation between a point of view free from the temporal contingencies that regulate human experience and a fragmented, anachronistic, and paradoxical narrative organization that breaks the barriers of causality and linearity of conventional narratives suggests a contemporary approach to the conception of time which comes close to Eternalism. Adapting Matthias Brütsch’s taxonomy for this subject, I position David Lowery’s film alongside other loop narratives and explore how the use of such a structure in this case differs from other similar narratives. I delve upon the loop narrative function as defined by Sabine Schenk in Future Narratives (2013), where she advocates for as a broader cultural change in the conceptualization of time.
- “Podes escrever o que eu disse?” (S.F.): a descoberta da escrita no jardim de infância e o ditado ao adulto como instrumento didático mediadorPublication . Ferreira, Rafaela Feliciano; Rodrigues, CarinaO presente relatório, elaborado no âmbito da Prática Supervisionada II (PPS II), tem como objetivo analisar e refletir, de forma fundamentada, ideias, motivações e intenções vividas, bem como evidenciar consolidações e saberes adquiridos, ao longo da minha intervenção em contexto de Jardim de Infância. Esta teve lugar numa instituição situada em Lisboa, com um grupo de 24 crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos. O documento encontra-se estruturado em seis capítulos: i. Introdução; ii. Caracterização para a ação Educativa; iii. Análise reflexiva da intervenção; iv. Introdução à investigação em Jardim de Infância; v. Construção da Profissionalidade Docente; e, por fim, vi. Considerações Finais. Para além da reflexão sobre a prática, o relatório também apresenta a investigação desenvolvida em contexto, centrando-se na temática da Literacia Emergente e Abordagem à Escrita, com o propósito de analisar e refletir sobre o papel do Educador de Infância no desenvolvimento de competências emergentes de escrita, bem como sobre as conceções das crianças acerca das mesmas. Mais concretamente, a investigação procurou compreender a influência do recurso didático Ditado ao Adulto no desenvolvimento das habilidades referidas. Para tal, definiram-se os seguintes objetivos: a) analisar o papel do/a Educador/a de Infância na promoção de competências emergentes de Literacia e Escrita em JI; b) indagar as conceções das crianças em idade pré-escolar face à(s) funcionalidade(s) da escrita; e c) compreender a influência do recurso didático Ditado ao Adulto na promoção de competências emergentes de Leitura e de Escrita em JI. A referida pesquisa empírica, coincidindo com uma abordagem qualitativa, baseou-se num estudo de caso, com recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: a observação direta/participante e o respetivo diário de bordo (notas de campo e reflexões semanais), e duas entrevistas semiestruturadas, à Educadora Cooperante e a dez crianças do grupo, respetivamente. A análise dos resultados efetuou-se a partir do método da análise de conteúdo, prevendo a categorização e posterior triangulação dos dados obtidos. De forma sucinta, a investigação conduzida permitiu concluir que a Educadora Cooperante atribui um elevado valor à(s) funcionalidade(s) da escrita, bem como à emergência da mesma desde idades precoces. Enquanto mediadora de escrita, reconhece possuir um papel fundamental no desenvolvimento da mesma nas crianças. Por seu turno, as crianças também valorizam a ação de escrever, identificando-lhe várias funcionalidades, como identificar, comunicar, trabalhar, ler ou escrever, entre outras. A presente investigação permitiu ainda apurar que as crianças atribuem um especial valor ao adulto, afirmando que é a este a quem recorrem quando precisam de escrever, ditando-lhe, por exemplo, as suas narrativas orais. Pela pesquisa realizada, é possível compreender a importância do mediador de escrita e a influência que este detém no desenvolvimento de competências de escrita na criança, evidenciando, ainda, os benefícios do recurso didático Ditado ao Adulto, quando aplicado de forma consciente e intencional pelo Educador de Infância.
- A gestão de conflitos numa sala de jardim de infância: interações entre pares e o papel do/a educador/aPublication . Ferreira, Beatriz Maduro; Simões, AnaO presente relatório descreve de forma reflexiva a prática vivenciada no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. O estágio teve lugar entre 2 de outubro e 31 de janeiro de 2024 em contexto de jardim de infância, na sala amarela, com um grupo de dezanove crianças de quatro anos de idade. Além de retratar as aprendizagens adquiridas, este relatório conta a consequente reflexão e evolução sentida a nível profissional. É, também, composto por um capítulo de natureza investigativa: “A gestão de conflitos numa sala de jardim de infância: interações entre pares e o papel do/a educador/a”. O presente estudo tem como objetivos: (i) analisar de que forma as crianças resolvem os seus conflitos entre elas e (ii) compreender o papel do/a educador/a na gestão de conflitos entre crianças. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de caso, envolvendo dezanove crianças, nove meninas e dez meninos, de uma sala de jardim de infância de quatro anos, de uma organização socioeducativa da área metropolitana de Lisboa. Como técnica de recolha de dados, recorreu-se à observação participante e à entrevista semiestruturada à educadora cooperante. Como instrumentos de recolha de dados, privilegiou-se a elaboração de notas de campo diárias e procedeu-se à análise de conteúdo, bem como o guião da entrevista. Os resultados obtidos apontam para o seguinte: verificou-se uma predominância de comportamentos agressivos face aos assertivos e submissos, apesar da utilização maioritária de estratégias não agressivas. No que concerne ao papel do/a educadora de infância, este é perspetivado no sentido de que as crianças se entendam através do diálogo entendendo as perspetivas dos seus pares.
- Narrative polyphony in split-screen cinema – Gaspar Noé’s Vortex (2021)Publication . Simões, AndréDespite audience’s incessant exposures to a multitude of screens, windows, and images in contemporary times, the presence of more than one screen at once in a cinematic context creates a problem that conflicts with the medium itself: the competition for protagonism among the different narratives that form the entirety of the frame. Even though this feature is mostly used to the films’ advantage, it is nevertheless interesting to understand how different images and sounds can be composed in time and space. Therefore, drawing on John Bruns, I propose to analyze this relationship between screens from a perspective analogous to that of music. I attempt to transpose the idea of polyphony (i.e., a composition that encompasses melodic lines that, albeit independent, create a whole greater than the sum of its parts), to the work on narrative multiplicity in cinema. However, I believe that this analogy might be more interesting if one considers specifically the split-screen technique, where there are literally several moving pictures that interact with one other on a single frame simultaneously, yet independently, creating—much like in music— a whole greater than the sum of its isolated lines. I will delve on how multiple events, and their relative importance within the frame, may be developed through this cinematic device, allowing them to diverge, intersect, overshadow, or complement one other. My interest in the relationship between these multiplicities resides precisely in their fluctuations. I propose to apply this reasoning to the film Vortex (Gaspar Noé, 2021) which I consider to be an object that encapsulates all the aforementioned aspects. I have selected this example not necessarily because it is produced almost entirely in split-screen, but rather because of the exquisite way in which this polyphony contributes to the construction of the film’s dramaturgy.
- “Os animais são tipo nós…” (Madalena, 4 anos) as inter-relações sociais entre crianças, animais e educação de infância: um estudo de caso no jardim de infânciaPublication . Fragoso, Joana Vidal; Tomás, CatarinaO relatório que aqui se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) do 2.º ano de Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, que decorreu num Jardim de Infância (JI) da rede privada em Lisboa, com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, no período entre 2 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024. No presente relatório, começo por caraterizar, de forma reflexiva, o contexto educativo onde decorreu a PPS II, numa perspetiva de educadora-estagiária, apresentando e descrevendo o caminho trilhado durante os quatro meses de intervenção educativa e pedagógica. Pretendo, ainda, partilhar o caminho percorrido em torno da problemática central desta investigação: as inter-relações sociais entre crianças, animais e educação de infância. Recorrendo à Pedagogia da Infância, Sociologia da Infância e aos Human-Animal Studies, o presente estudo tem como objetivo analisar os discursos das crianças acerca das suas relações com os animais, sustentando-se na proposição de que tais relações podem ser analisadas dentro do contexto social e relacional da vida das crianças. Do ponto de vista metodológico, a investigação assume uma natureza qualitativa, com a adoção de técnicas metodológicas de recolha e análise de dados congruentes com o objeto em estudo e com os pressupostos epistemológicos, teóricos, metodológicos e éticos da investigação com crianças. Ao longo da PPS II foi também desenvolvido um projeto de intervenção intitulado “Animais Abandonados”, através do qual foi possível observar o interesse e os modos como as crianças se posicionavam sobre os animais. A análise e discussão dos dados evidenciou que a natureza relacional das interações entre crianças e animais pode enriquecer substancialmente a nossa compreensão sobre a vida das crianças. Além disso, abre novas perspetivas sobre o papel dos animais na vida social das crianças, promovendo uma práxis pedagógica mais consciente dessas interações. Esta abordagem possibilita a conceção de uma educação de infância mais sensível e atenta às relações entre crianças e animais.
- “Nós temos de dormir porque as professoras precisam de ir almoçar”: conceções das crianças e da equipa educativa sobre a sesta no jardim de infânciaPublication . Cunha, Ana Rita da Conceição; Nunes, ClarisseO presente relatório objetiva apresentar uma reflexão contextualizada e detalhada sobre a ação desenvolvida durante a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) que se realizou numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) cuja ação é norteada pelos valores cristãos e fortemente influenciada pelo modelo pedagógico de Reggio Emília, numa sala com um grupo de 23 crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Durante o estágio foi realizada uma investigação sobre a sesta no Jardim de infância (JI) com contornos de um estudo de caso, de carácter qualitativo, recorrendo à observação direta e indireta, como técnica preferencial de recolha de dados. O presente estudo apresenta relevância académica e social, por se tratar de um tema pouco abordado, mas de elevada relevância para o desenvolvimento harmonioso da criança e por se afigurar a possibilidade de sensibilizar os profissionais de educação para a temática e facultar dados relevantes ao contexto onde decorreu a investigação, que possam potenciar uma reformulação na rotina da sesta. O estudo apresentado objetivou, assim, identificar a forma como as crianças e a equipa educativa vivenciavam a sesta, cartografar as conceções das crianças e da equipa educativa sobre a rotina da sesta em (JI), analisar os contributos da sesta para o desenvolvimento harmonioso da criança e identificar os fatores que influenciam a qualidade do sono durante a sesta. Os dados obtidos e analisados demonstram: (i) a concordância geral quanto à valorização da sesta por parte dos participantes, identificando as vantagens e a estrutura da rotina; (ii) a contribuição da sesta para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas e sociais nas crianças e (iii) a existência de fatores que influenciam negativamente a qualidade do sono durante a sesta, nomeadamente, a agitação das crianças, a falta de recursos humanos para acompanhar as crianças com Necessidades de Saúde Específicas (NSE), o excesso de ruído e um ambiente agitado e distrativo. O relatório apresenta, ainda, uma reflexão crítica sobre a construção identitária e da profissionalidade docente enquanto educadora de infância, que espelham a formação académica e profissional e o crescimento pessoal.
- Hermeneutic decoder: the lure of interpretation in complex cinema as exemplified in David Lynch’s INLAND’S EMPIRE (2006)Publication . Chinita, FátimaRenowned narratologists, especially those focusing on film studies, have little interest in the prologue as a narrative device. I argue that this film segment is crucial in postmodern narratives, usually characterized by their nonlinearity. In films that feature it, this introductory scene/sequence is part of the work’s complex embroidery and is formally produced in the same style of the overall film, alerting to its tone, nonlinearity, self-reflexive nature, theme, and metanarrative discourse. Like all prologues, it explains part of what is to follow and engages the viewer’s curiosity. I call these segments hermeneutic decoders. However, in complex narratives they also deliberately hide the film’s full story and/or real meaning in plain sight. They engage the viewer’s cognitive abilities but manage to be as enigmatic as the rest of the film (de- spite containing most of the clues to its understanding). I will provide examples from several established categories of complex films and will deal with a specific case study in more detail: David Lynch’s INLAND EMPIRE (2006), which belongs to an undecipherable category of narratives that Kiss and Willemsen call “impossible puzzle films.” After a detailed analysis of the hermeneutic decoder, I will explain how it provides all the clues for an account of the film as an allegory of spectatorship from two theoretical standpoints: Gilles Deleuze’s concept of the time-image and Jacques Lacan’s notion of the gaze. The aporetical enunciation and the duplicated gaze, in tandem, form the key to the film’s narrative enigma, open to an intense hermeneutic activity that is nevertheless, and necessarily, frustrated.
- ESS design and management considering solar PV to fed off-grid EV chargerPublication . Santos, Diogo; Fonte, Pedro M; Pereira, Rita; Barata, Filipe; Almeida, Paulo; Cordeiro, Armando; Luís, Ricardo; Fernao Pires, VitorThe increase of electric vehicles creates several challenges to the electric grid, mainly in those with weak power or off-grid. DC microgrids are becoming more and more important in the context of renewable energy sources, where solar PV systems are dominant. In this paper is proposed the design of a DC system to charge electric vehicles using PV generation and a battery storage system. A single DC-DC converter is used to operate the solar PV array with maximum power point tracking method and controls power flow from PV to storage battery and to the EV, operating as DC EV charger. The operation under various loading conditions is discussed. The performance of the proposed solution was simulated using MATLAB/Simulink software.
- ESS design and management considering solar PV to fed off-grid EV chargerPublication . Santos, Diogo; Fonte, Pedro M; Pereira, Rita Marcos Fontes Murta; Barata, Filipe; Almeida, Paulo; Cordeiro, Armando; Luís, Ricardo Jorge Ferreira; Fernao Pires, VitorThe increase of electric vehicles creates several challenges to the electric grid, mainly in those with weak power or off-grid. DC microgrids are becoming more and more important in the context of renewable energy sources, where solar PV systems are dominant. In this paper is proposed the design of a DC system to charge electric vehicles using PV generation and a battery storage system. A single DC-DC converter is used to operate the solar PV array with maximum power point tracking method and controls power flow from PV to storage battery and to the EV, operating as DC EV charger. The operation under various loading conditions is discussed. The performance of the proposed solution was simulated using MATLAB/Simulink software.