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- Proposta de ativação digital para a marca NÄZPublication . Henriques, Carla da Silva; Correia, RosárioCom um consumidor que cada vez mais é consciente no que diz respeito a temas relacionados com a sustentabilidade e tendo em conta que vivemos numa era em que a informação está ao alcance de todos, as marcas em geral, e em particular as de moda sustentável precisam de adequar e criar estratégias que permitam alcançar os respetivos targets e destacar-se da concorrência. É nesse sentido que a experiência do consumidor é hoje vista como uma forte aposta por parte das marcas, uma vez que a mesma permite criar uma maior proximidade física e emocional com os mesmos, proporcionando aos mesmos uma experiência memorável e diferente, que permite colocar as marcas nas suas mentes. Adicionalmente estas experiências conferem à marca a criação de uma relação com o seu consumidor, criando possibilidade de comunicar os respetivos valores. Por ser uma das mais poluentes, com base no perfil dos consumidores atuais, o aparecimento de novas marcas de moda sustentável e a penetração das marcas de grandes retalhistas enquanto players no mercado de moda sustentável, a indústria da moda tem atualmente desafios no campo da comunicação, uma vez que atualmente qualquer mensagem de sustentabilidade, não só em marcas de moda, é avaliada e analisada pelo consumidor que não quer cair em esquemas de greenwashing. A Näz é uma marca de moda sustentável portuguesa, que se destaca pela transparência nos seus processos de fabrico e produção e pela valorização das pessoas e materiais, bem como pela preocupação com a natureza e meio ambiente. No entanto a marca detém pouca notoriedade junto do consumidor de moda sustentável português, ainda que apresente potencial de se distinguir face aos concorrentes. Dito isto, o presente trabalho é um projeto de natureza aplicada no âmbito da Publicidade e Marketing, alicerçado no enquadramento conceptual e numa investigação exploratória de suporte ao desenvolvimento de uma ativação de marca e respetiva proposta de comunicação digital para a marca Näz cujo objetivo é divulgar a marca e os seus produtos aos consumidores portugueses.
- Perspectives on musical creation: thoughts on the relationship between improvisation and written composition: a reflection on the creative process of five original compositionsPublication . Gapp, Samuel; Tinoco, Luís; McNair, NicholasEste projeto centra-se na área intermedia entre a improvisação e a composição escrita e explora a sua relação em abordagens específicas na criação musical. O propósito do estudo e compreender como os processos criativos de cinco composições originais se relacionam tanto com a improvisação como com a composição escrita, e como a construção das obras foi abordada neste contexto. As composições incluem quatro peças exclusivamente musicais e uma performance interativa, e foram divididas em três categorias: obras improvisadas, obras parcialmente improvisadas/parcialmente escritas e obras escritas. Para a investigação exploratória, foi realizada uma ampla pesquisa sobre o processo criativo na musica a fim de depois refletir analiticamente sobre a elaboração das respetivas peças. Atraves das conclusões finais do estudo, o objetivo final do projeto foi alargar e aprofundar a minha perspetiva sobre a criação musical e assim crescer como compositor e musico improvisador. Os resultados do estudo mostraram que as obras improvisadas perseguiam um objetivo estetico diferente das composições escritas, embora as abordagens específicas à criação musical das cinco peças estivessem interligadas e entrelaçadas. Alem disso, tornou-se claro que o meu trabalho define-se mais pela minha prática em si do que pela forma que assume durante o processo. Neste sentido, as respetivas peças podem ser consideradas como um só corpo de trabalho, uma vez que todas elas se baseiam nas características e valores da improvisação.
- Os jovens e a informação na rádio: o papel do “domínio público” da Antena 3Publication . Rocha, Bianca Gonçalves; Bonacho, Fernanda do Rosário Farinha; Andrade, CarlosA relação dos jovens com as notícias é cada vez mais complexa, especialmente entre as novas gerações que, segundo o Digital News Report 2022, passaram a evitar a informação, motivados sobretudo pelos sentimentos negativos que daí advém. Por outro lado, o mesmo relatório revela que os jovens preferem informar-se através das redes sociais, como o Instagram ou o Tik Tok, devido aos diferentes tipos de estímulos a que são expostos, como por exemplo, o vídeo. Com o estágio curricular na Antena 3, a esta relação complexa junta-se no presente trabalho pretende analisar como se estabelece a relação entre jovens e rádio através do estudo dos diários da rubrica “Domínio Público” e a perceção dos jovens relativamente a este conteúdo. Através de um questionário aplicado a jovens entre os 18 e os 24 anos e os 25 e os 34 anos, foi possível identificar alguns dos seus interesses, a sua relação com a rádio e as notícias, bem como os seus formatos de consumo. Estes dados foram trabalhados com uma análise de conteúdo feita aos diários das 11h e das 12h do “Domínio Público”, que permitiu elencar os temas predominantes na rubrica e se estão em linha com os temas que os jovens preferem. Ainda que se tenha verificado uma aproximação de interesses entre o programa e as respostas obtidas na amostra dos inquéritos analisada, a oferta musical da Antena 3, por exemplo, apresenta-se diferente das demais rádios, o que se pode revelar menos atrativo para os jovens inquiridos devido ao facto da programação radiofónica procurar divulgar artistas emergentes com um tipo de sonoridade diferente.