ESD - Escola Superior de Dança
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Browsing ESD - Escola Superior de Dança by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Adamastor: processo de criação coreográficaPublication . Ambrózio, Ricardo Rodrigues; Fernandes, JoãoEste relatório de projeto apresenta uma análise crítica e reflexiva do processo criativo da peça coreográfica 'Adamastor', desenvolvida para a companhia jovem GAPP (Grupo de Artes Performativas da Performact) em 2022/2023, com estreia no Acker Stadt Palast em Berlim. A investigação artística emergiu da observação sistemática das diferenças geracionais no contexto da dança contemporânea, particularmente no que concerne às questões de resiliência e perseverança, utilizando como dispositivo dramatúrgico a figura mitológica do Adamastor, extraída d'Os Lusíadas de Luís de Camões. O processo criativo fundamentou-se em três pilares metodológicos: abordagens colaborativas, improvisação estruturada e transmissão direta de movimento, visando o desenvolvimento de uma dramaturgia não-linear que mantivesse coerência narrativa. A pesquisa coreográfica envolveu a construção de personagens através de um processo de hibridização entre referências literárias, mitológicas e experiências pessoais dos intérpretes, resultando numa obra interdisciplinar que integra elementos de teatro, vídeo e dança contemporânea. O relatório examina criticamente os múltiplos desafios enfrentados durante o processo, desde questões logísticas e orçamentais até complexidades artísticas e conceituais, incluindo as problemáticas inerentes à implementação de uma companhia jovem e as tensões dialéticas entre ideais artísticos e realidades práticas. A documentação e análise deste processo contribuem significativamente para o corpo de conhecimento sobre metodologias de criação em dança contemporânea, particularmente no que diz respeito à função do coreógrafo-intérprete no atual panorama artístico e à formação de jovens bailarinos.
- Atopos: se abríssemos pessoas encontraríamos paisagensPublication . Santos, Miguel Ramos; Bentes, AméliaEste projeto nasceu com a vontade de dois criativos, dois amigos responderem a algumas questões e de colocarem ainda mais questões em cima da mesa. Existe uma urgência em voltar a conectar e a valorizar o corpo, como mais que um meio de executar tarefas, assim como olhar para o papel da sexualidade na sociedade. Atopos, foi o nome escolhido para a criação coreográfica que surgiu deste desafio. Dito por Roland Barthes, é a figura que o ser apaixonado faz do ser que ama, é, portanto, falar em amar e ainda assim fazer do outro algo que não é exatamente. Ninguém está livre do lugar que para si é criado. No entanto, este relatório pretende ser uma reflexão dos primeiros passos, quase como um ritual, da minha prática criativa, ou daquilo que poderá ser uma metodologia de trabalho, onde me disponho a perceber o lugar das minhas motivações e se elas poderão ser um método de rastrear conceitos pertinentes para serem um objeto artístico, bem como o que defendo e está por detrás das decisões que tomo para o meu processo criativo. Na elaboração destas questões, desde o trabalho de mesa, à criação e estreia, é traçado um fio condutor, onde há apenas inícios de uma formalização de um pensamento, sem que concretizações factuais fechadas sejam feitas.
- A barra no chão como ferramenta de treino do developpé nas aulas de barra no chão e de técnica de dança clássica do 3ºano da Dance Spot - Conservatório de DançaPublication . Dias, Raquel Filipa Alves; Amorim, VeraElaborado no contexto do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, dirigido pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio intitula-se “A Barra no Chão como ferramenta de treino do Developpé nas aulas de Barra no Chão e de Técnica de Dança Clássica do 3º Ano da Dance Spot - Conservatório de Dança”. O estágio, realizado durante o Ano Letivo de 2023/2024 com as alunas do 3º Ano da Escola Dance Spot-Conservatório de Dança, teve como foco o lecionar da técnica de dança clássica, com ênfase nas aulas de Barra no Chão, salientando a relevância da preparação física para a prática da Dança. Definiu-se como objetivo geral a promoção da consciência corporal, além do desenvolvimento da flexibilidade e da força muscular, com ênfase nos membros inferiores e na região abdominal (core). Neste sentido, foram utilizados alguns métodos de preparação física, com foco no método de Barra no Chão de Boris Kniaseff. Assim, foi possível identificar os objetivos específicos que contribuiriam para a melhoria do movimento Developpé. Após a revisão da literatura existente, a análise de diferentes perspetivas dos respetivos autores de referência e um processo de comunicação ativa entre a estagiária e os docentes envolvidos, bem como a aplicação de grelhas de observação, procedeu-se à recolha de dados. Com base na metodologia da investigação-ação, concluiu-se que a inclusão de momentos de Barra no Chão no início das aulas de Técnica de Dança Clássica para o 3º Ano da Dance Spot - Conservatório de Dança, estruturados de forma a possibilitar o desenvolvimento das competências físicas e psicológicas necessárias à correta execução da técnica, contribuiu para uma maior consciência muscular e esquelética dos alunos. Além disso, esta abordagem permitiu avaliar a evolução dos estudantes e detetar antecipadamente lesões que poderiam comprometer o crescimento saudável dos alunos, bem como o seu desenvolvimento técnico e artístico.
- Being a repertoire dancer: an eclectic process of embodiment from studio to stagePublication . Rijmer, Sylvia; Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de DançaABSTRACT - Versatility and an extensive embodied repertoire are essential attributes for Contemporary dancers in today's professional landscape. The ability to engage with diverse choreographic processes which are often characterized by collaboration and co-creation,demands a broad skill set and adaptability. This paper presents an empirical and autobiographical exploration of the process of becoming and working as a Contemporary dancer across multiple dance institutions and companies. Specifically, it examines two contemporary choreographic works and their impact on the subjective experience of performing as a repertoire dancer with the now-extinct Ballet Gulbenkian. Through an analysis of two restagings from the company’s 2003/2004 season; Jiří Kylián’s Falling Angels and Marie Chouinard’s Le Sacre du Printemps, this study investigates these works as comparative and subjective practices within an eclectic dance repertoire. By reflecting on these experiences, the paper aims to contribute to discussions on the evolving role of Contemporary dancers and the demands of professional repertory work in an increasingly interdisciplinary field.
- Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de DançaPublication . Queiroz, E. J. S. de (2024). Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de Dança.[Dissertação de Mestrado,Escola Superior de Dança]. Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa; Bentes, AméliaO presente Relatório de Estágio, desenvolve-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Tendo como foco o trabalho desenvolvido no Ginasiano Escola de Dança, na disciplina de Composição, com a turma do 8º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança, ao longo do ano letivo 2022/2023. O objetivo geral desta pesquisa, centrou-se na questão: Como desenvolver a versatilidade do bailarino/intérprete/criador de dança, através da disciplina de Composição Coreográfica? O papel do bailarino tem vindo a mudar ao longo dos tempos. Hoje em dia os coreógrafos procuram um bailarino/intérprete/criador que reproduza o material proposto de uma maneira individual e singular, demonstrando o seu caráter, ao integrar o seu próprio movimento, à formação técnica recebida. Assim, com a intenção de ir ao encontro do mercado de trabalho na Dança, este trabalho teve como foco, encorajar o desenvolvimento da autonomia nos alunos e ao mesmo tempo guiá-los na exploração do seu máximo potencial, demonstrando-o através da versatilidade, em resposta às diferentes demandas. Utilizando como metodologia a investigação-ação, o processo de trabalho dividiu-se em: • Fase 1 - os alunos foram incentivados a buscar os seus próprios movimentos através de exercícios de improvisação orientada e a visualização em vídeo dos trabalhos de diferentes coreógrafos; • Fase 2 - foram discutidos e apresentados três elementos possíveis de ser integrados numa composição em dança, como a música, a literatura e as artes plásticas; • Fase 3 - foram propostos três trabalhos de composição coreográfica na segunda fase. Como instrumentos de recolha dos dados, foram utilizados os seguintes recursos: o registo audiovisual, as discussões no final das tarefas, as grelhas de avaliação dos trabalhos. Os resultados observados permitem defender que a utilização de diferentes estímulos na composição coreográfica contribui positivamente para o desenvolvimento e adaptabilidade dos alunos de dança.
- O contributo da técnica de dança clássica para uma adequada execução do repertório de William Forsythe, com o 6º grau da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no ano letivo 2023/24Publication . Moreira, Mariana de Cristo; Garcia, VitorO presente relatório final de estágio insere-se no campo de ação do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. Reflete para a lecionação, no ano letivo 2023/2024, nas disciplinas de técnica de dança clássica e de repertório contemporâneo, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Este relatório teve como objeto de estudo estudantes do 6º grau do Curso Secundário de Dança (10º ano do ensino regular), cujas idades estão compreendidas entre os 15-16 anos. A área de intervenção pedagógica em que se insere este estudo decorre na disciplina de técnica de dança clássica, apoiando-se no método e na linguagem de George Balanchine. Pretende-se com esta investigação exponenciar a execução técnica e artística dos estudantes, através do desenvolvimento e melhoria dos elementos de dança em contexto de aula, a partir dos conteúdos de movimento da técnica de dança clássica. Utilizar-se-á o contexto da disciplina de repertório contemporâneo, para a aprendizagem de um excerto da peça coreográfica In the middle Somewhat Elevated, de William Forsythe, como estratégia para o desenvolvimento e melhoria destes conteúdos, promovendo, assim, uma maior consciência dos estudantes na aprendizagem das suas competências técnicas e artísticas e uma relação interdisciplinar. Culminando numa apresentação pública do excerto referenciado. Foi necessário pesquisar também outras temáticas, tais como: a técnica de Balanchine, com um pequeno enquadramento histórico sobre a origem e conteúdos da sua metodologia e sobre a linguagem coreográfica de William Forsythe, bem como uma análise mais profunda da peça coreográfica In the middle Somewhat Elevated. A metodologia aplicada foi investigação - ação, recorrendo-se a tabelas de observação, diário de bordo, questionários fechados, questionários abertos e vídeos como instrumentos de recolha de dados. Foi conseguida uma mudança positiva nas estudantes com o estágio, bem como, uma boa apresentação do excerto referenciado..
- A criação de personagens e o trabalho colaborativo em coreografiaPublication . Jardim, Marta Reis; Fernandes, JoãoEste relatório refere-se ao estágio em interpretação realizado por Marta Jardim, inserido no segundo ano do Mestrado CCPP. O estágio de interpretação aconteceu na criação de 2023 da Companhia Olga Roriz, “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”. A criação dessa peça teve a direção de Olga Roriz e é baseado no texto dramatúrgico homônimo de Peter Handke. A peça consiste numa perspectiva voyeurista de uma praça onde, ao longo de um dia, passam mais de 450 personagens. Neste documento, o processo de criação de personagem e a análise de personagem estão em destaque, existindo uma reflexão sobre o seu papel fulcral enquanto entidade expressiva. Existe contextualização teórica de diferentes perspectivas. É abordado o papel dosⅠⅡⅠ neste processo de criação (nomenclatura criada pela coreógrafa). É descrito o processo de trabalho e são abordados os métodos e processos de composição da macroestrutura, assim como os processos de criação de personagens coletivas e individuais. Marta Jardim reflete sobre a sua prática enquanto intérprete-criadora ao criar estas personagens em conjunto com Olga Roriz e analisa os seus registos expressivos.
- Criação-educação artística, deslizamentos relacionais: processos de criação coreográfica em contexto museológico e o seu potencial educativoPublication . Neto, Ângelo; Revista Educação, Artes e InclusãoA criação coreográfica contemporânea tem, em si, um potencial de multiplicidade, ou seja, capaz de ser um lugar de contínua reconfiguração e deslizamento. Contudo, existe uma estabilidade nos métodos e nos processos de criação coreográfica que corresponde ao aspeto relacional. Onde a obra coreográfica existe na relação entre agentes: público, intérpretes, criadores(as), professores(as), mediadores(as). Este texto propõe pensar e descrever o Projeto Dançar Arte que articula o Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian e a Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Assim, para além de uma descrição do projeto, nas suas diferentes ramificações e esferas: expositiva, performativa e formativa; pretende expandir e pensar os seus aspetos metodológicos e os seus desdobramentos. Onde, partindo da estética relacional de Nicolas Bourriaud, é possível olhar para a criação enquanto lugar de encontro. E abordar a importância de criar experiências que promovam a aprendizagem e a reflexão através da arte, destacando como esses processos de criação em museus podem estimular o diálogo entre artistas, visitantes e obras. Fundando uma perspetiva colaborativa de criação coreográfica em contexto museológico. Onde, em detrimento de uma figura de poder, associada à autoria de uma obra, é proposto um campo horizontal de relações e orientado um processo de criação-interpretação. Em que o papel da educação artística prende-se com a busca pela singularidade e pelo encontro do mundo interior dos agentes da criação e do mundo exterior das obras potencializando experiências éticas, estéticas e políticas.
- O desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória nas aulas de técnica de dança contemporânea em alunos do 5º ano de dança do ensino artístico especializado do Conservatório Regional Silva MarquesPublication . Abreu, Lia Vitória Nunes; Ângelo Cid NetoO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, no decorrer do ano letivo de 2023/2024. A proposta elaborada foi aplicada no contexto das aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 9º ano ou 5º ano do Curso Básico de Dança do Ensino Artístico Especializado no Conservatório Regional Silva Marques. O trabalho, cujo tema foi o desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória no contexto das aulas de Técnica de Dança Contemporânea, estruturou-se em conceitos provenientes do treino em dança e no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória. Assim, foram trabalhados conceitos relacionados com princípios do treino em dança, articulados com princípios de movimento da Técnica de Flying Low no âmbito da Dança Contemporânea. Deste modo, foi possível refletir e complementar a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem no contexto do estágio. O plano de ação teve como objetivo principal a promoção e o estudo do desenvolvimento do volume máximo de oxigénio nas alunas uma vez que a dança é considerada uma atividade aeróbica. Deste modo, foram desenvolvidos exercícios de aula com diferentes intensidades e cargas, explorando o repouso ativo para gerir a fadiga das alunas, a integração da corrida em alguns exercícios, uma particularidade do treino aeróbio. O estágio foi desenvolvido com base na metodologia de pesquisa de investigação-ação, identificando e analisando os dados recolhidos a partir dos instrumentos de recolha como as grelhas de observação, questionário, diário de bordo e a aplicação de dois testes: Dance Aerobic Fitness Test e o Yo-Yo Intermittent Recovery Test. Os resultados obtidos demonstram que é possível promover, o desenvolvimento cardiorrespiratório em todas as alunas, com adaptações e estratégias metodológicas adequadas ao perfil da turma.
- As emoções primárias numa abordagem integrada de educação digital e dança criativa com crianças do 4º anoPublication . Marques, Ana Silva; Politécnico de Coimbra - VIII Encontro de Investigação e Práticas em EducaçãoPretende-se, nesta comunicação, apresentar um trabalho de investigação centrada na consciência das emoções primárias de 55 crianças do 4.º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2023/2024, correlacionando-a com a Educação Digital e a Dança Criativa. Na primeira fase, em ambiente tecnológico, adotou-se uma abordagem integrada, utilizando várias ferramentas digitais. Um site preparado na plataforma Readymag serviu como ponto central, conectando recursos interativos e atividades de Educação Digital. Ferramentas como Slido (nuvem de palavras), Google Forms (inquérito por questionário), Wordwall (roleta das emoções) e Mystorybook (construção de histórias) envolveram as crianças de forma interativa e em tempo real, com participação ativa em situações individuais e sociais. Na segunda fase, ocorreu a transição para estúdio de Dança, com atividades focadas em estimular o movimento, criatividade e expressão corporal, em correspondência com as emoções. Os exercícios de dança visaram a consciência corporal, compreensão emocional e desenvolvimento de competências socioemocionais. As crianças entenderam as emoções e mostraram-se motivadas, superando as dificuldades iniciais de se expressarem pelo movimento. sendo os estímulos visuais, auditivos e ideacionais fundamentais. No que respeita às metodologias utilizadas, recorreu-se a uma abordagem qualitativa, combinando a observação participante, a análise dos dados recolhidos na primeira fase e registo videográfico.
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