Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória nas aulas de técnica de dança contemporânea em alunos do 5º ano de dança do ensino artístico especializado do Conservatório Regional Silva Marques

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de estágio Lia Abreu final.pdf4.27 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, no decorrer do ano letivo de 2023/2024. A proposta elaborada foi aplicada no contexto das aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 9º ano ou 5º ano do Curso Básico de Dança do Ensino Artístico Especializado no Conservatório Regional Silva Marques. O trabalho, cujo tema foi o desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória no contexto das aulas de Técnica de Dança Contemporânea, estruturou-se em conceitos provenientes do treino em dança e no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória. Assim, foram trabalhados conceitos relacionados com princípios do treino em dança, articulados com princípios de movimento da Técnica de Flying Low no âmbito da Dança Contemporânea. Deste modo, foi possível refletir e complementar a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem no contexto do estágio. O plano de ação teve como objetivo principal a promoção e o estudo do desenvolvimento do volume máximo de oxigénio nas alunas uma vez que a dança é considerada uma atividade aeróbica. Deste modo, foram desenvolvidos exercícios de aula com diferentes intensidades e cargas, explorando o repouso ativo para gerir a fadiga das alunas, a integração da corrida em alguns exercícios, uma particularidade do treino aeróbio. O estágio foi desenvolvido com base na metodologia de pesquisa de investigação-ação, identificando e analisando os dados recolhidos a partir dos instrumentos de recolha como as grelhas de observação, questionário, diário de bordo e a aplicação de dois testes: Dance Aerobic Fitness Test e o Yo-Yo Intermittent Recovery Test. Os resultados obtidos demonstram que é possível promover, o desenvolvimento cardiorrespiratório em todas as alunas, com adaptações e estratégias metodológicas adequadas ao perfil da turma.
ABSTRACT - This internship report was prepared within the scope of the Master's Course in Dance Teaching at the Escola Superior de Dança, of the Instituto Politécnico de Lisboa, during the academic year 2023/2024. The proposal made was applied in the context of Contemporary Dance Technique classes in the 9th year or 5th year of the Basic Dance Course of Specialized Artistic Education at the Conservatório Regional Silva Marques. The work, the theme of which was the development of cardiorespiratory resistance in the context of Contemporary Dance Technique classes, was structured around concepts arising from dance training and the development of cardiorespiratory capacity. Therefore, concepts related to the principles of dance training were worked on, articulated with movement principles of the Flying Low Technique in the field of Contemporary Dance. This way, it was possible to reflect and complement the pedagogical practice and the teaching-learning process in the context of the internship. The main objective of the action plan was to promote and study the development of maximum oxygen volume in students, since dancing is considered an aerobic activity. Class exercises with different intensities and loads were developed, exploring active rest to manage the students' fatigue, and the integration of running into some exercises, a particularity of aerobic training. The internship was developed based on the research-action research methodology, identifying and analyzing the data collected with collection instruments such as observation grids, questionnaires, a logbook and the application of two tests: Dance Aerobic Fitness Test and the Yo-Yo Intermittent Recovery Test. The results obtained demonstrate that it is possible to promote cardiorespiratory development in all students, with adaptations and methodological strategies appropriate to the class profile.

Description

Keywords

Dança contemporânea Treino em dança Resistência cardiorrespiratória V02max Contemporary dance Dance training Cardiorespiratory resistance V02max

Citation

Abreu, L. V. N. (2024).O desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória nas aulas de técnica de dança contemporânea em alunos do 5º ano de dança do ensino artístico especializado do Conservatório Regional Silva Marques [Dissertação de mestrado, Escola Superior de dança]Repositório Científico do IPL. http://hdl.handle.net/10400.21/21621

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança