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- The disclosure of materiality in the non-financial: reporting of listed European entitiesPublication . Gomes, Miguel; Albuquerque, Fábio; Rodrigues, Maria Albertina BarreiroMateriality is a crucial concept in accounting and auditing, allowing relevant matters to be determined from the perspective of the entity and its stakeholders. With the issuance of recent European Directives on sustainability, new issues have been emerging in regard to what concerns its definition and scope within the entities’ non financial information (NFI) reporting. This exploratory study addresses, through the lens of institutional theory, an objective linked to disclosures about materiality in NFI reporting, assessing this information with a breakdown by industry and country. The study adopts archival research as a method and content analysis as an investigation technique, using as a source different consolidated NFI reports (reports and accounts, sustainability, and integrated reports) relating to the year 2021 from the entities that make up the main indices of Euronext countries. Overall, the findings do not show a high disclosure level on the issues related to materiality, which means that a reduced level of transparency was found in the European entities’ NFI reporting. Moreover, the findings do not support significant differences by country and industry. The study is pertinent in the context of the discussion about the content of disclosure of materiality in the NFI report. In addition, it assumes particular importance due to the diversity of topics addressed related to materiality in NFI reporting, making it relevant for standardization bodies, regulators, auditors, and different stakeholders of NFI reporting. As far as the authors are concerned, this is the first research that assesses the disclosure of materiality in NFI reporting, covering multiple European countries and industries.
- O meio local como recurso educativo: sua potencialidade na aprendizagem em alunos do 1.º cicloPublication . Lúcio, Sheila Daniela Rocha d´Oliveira; Almeida, AntónioO atual relatório enquadra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de História e Geografia de Portugal e Português, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e apresenta-se dividido em duas partes. Na primeira parte encontra-se uma descrição sintética e análise crítica do período de intervenção nos contextos de estágio do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Na segunda apresenta-se o estudo empírico, respetiva fundamentação teórica, metodologia utilizada e os resultados de todo processo de pesquisa. Este estudo pretende examinar a prática pedagógica desenvolvida em contexto de estágio numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde foi realizado um processo de investigação que recai sobre “O Meio Local como Recurso Educativo: Sua potencialidade na aprendizagem em alunos do 1.º Ciclo”. Parte da questão-problema “De que forma o meio local pode contribuir para melhor estruturar as aprendizagens dos alunos e foram definidos os seguintes objetivos gerais: (i) Identificar fragilidades relativas ao conhecimento do meio, (ii) Caracterizar as perceções iniciais e finais sobre o conceito de bairro local e as potencialidades do recurso ao mesmo, (iii) Promover experiências de aprendizagem ativas e significativas, (iv) Identificar os efeitos das atividades implementadas no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. Para se implementar este estudo, seguiu-se uma metodologia de natureza mista, tendo sido usados: um questionário (Pré e Pós Teste), registos de campo, grelhas de observação e as produções dos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos, efetivamente, beneficiam significativamente do contacto com o meio local envolvente, evidenciando algumas potencialidades para a sua aprendizagem dos alunos. Posteriormente à implementação do plano de intervenção (PI), considera-se que diversas aprendizagens ficaram melhor estruturadas, com base nas atividades realizadas, desenvolvendo nos alunos competências sociais como participação ativa, pensamento crítico e criativo, curiosidade e responsabilidade.
- Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de DançaPublication . Queiroz, E. J. S. de (2024). Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de Dança.[Dissertação de Mestrado,Escola Superior de Dança]. Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa; Bentes, AméliaO presente Relatório de Estágio, desenvolve-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Tendo como foco o trabalho desenvolvido no Ginasiano Escola de Dança, na disciplina de Composição, com a turma do 8º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança, ao longo do ano letivo 2022/2023. O objetivo geral desta pesquisa, centrou-se na questão: Como desenvolver a versatilidade do bailarino/intérprete/criador de dança, através da disciplina de Composição Coreográfica? O papel do bailarino tem vindo a mudar ao longo dos tempos. Hoje em dia os coreógrafos procuram um bailarino/intérprete/criador que reproduza o material proposto de uma maneira individual e singular, demonstrando o seu caráter, ao integrar o seu próprio movimento, à formação técnica recebida. Assim, com a intenção de ir ao encontro do mercado de trabalho na Dança, este trabalho teve como foco, encorajar o desenvolvimento da autonomia nos alunos e ao mesmo tempo guiá-los na exploração do seu máximo potencial, demonstrando-o através da versatilidade, em resposta às diferentes demandas. Utilizando como metodologia a investigação-ação, o processo de trabalho dividiu-se em: • Fase 1 - os alunos foram incentivados a buscar os seus próprios movimentos através de exercícios de improvisação orientada e a visualização em vídeo dos trabalhos de diferentes coreógrafos; • Fase 2 - foram discutidos e apresentados três elementos possíveis de ser integrados numa composição em dança, como a música, a literatura e as artes plásticas; • Fase 3 - foram propostos três trabalhos de composição coreográfica na segunda fase. Como instrumentos de recolha dos dados, foram utilizados os seguintes recursos: o registo audiovisual, as discussões no final das tarefas, as grelhas de avaliação dos trabalhos. Os resultados observados permitem defender que a utilização de diferentes estímulos na composição coreográfica contribui positivamente para o desenvolvimento e adaptabilidade dos alunos de dança.