ESELx - Dissertações de Mestrado
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- Até me esqueço que há livros! (O): como reorganizar a área da biblioteca numa sala de jardim de infância?Publication . Ferreira, Catarina Isabel Mateus Carreira e; Simões, Ana Maria TavaresO presente relatório insere-se no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar, na Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). O estudo realizado surgiu da observação de um grupo de crianças em contexto de Jardim de Infância que revelou um particular interesse pelos livros. A área da biblioteca da sala de atividades tinha poucos recursos, pelo que as crianças não a procuravam regularmente. O estudo realizado, de natureza qualitativa e ancorado nos princípios da Investigação Ação, teve como principais objetivos: i) estimular o interesse pela leitura através de um ambiente atraente e interativo e ii) reformular a área da biblioteca de forma a promover um ambiente educativo de qualidade. A intervenção centrou-se na reorganização da área da biblioteca, com o objetivo de a tornar mais apelativa e acolhedora, melhorando a sua organização, de modo a provocar um maior interesse pelo espaço e pelos livros. Através da observação direta participante, das entrevistas realizadas à equipa educativa da sala de atividades e ao grupo de crianças, bem do inquérito por questionário aplicado às famílias, é possível concluir que a organização do espaço da área da biblioteca condiciona a dinâmica e a aprendizagem das crianças e a ação pedagógica do/a educador/a. Através da realização de uma variedade de atividades que deram resposta aos diferentes interesses e caraterísticas do grupo, poder-se-á inferir que a reorganização da biblioteca proporcionou o aumento da procura pela área, um maior interesse pelos livros, e respetivo desenvolvimento das competências pessoais, intelectuais e sociais de grupo, facilitando a construção de conhecimento e desenvolvimento da autonomia.
- Os conflitos entre crianças num jardim de infânciaPublication . Leandro, Carolina Sofia Vieira; Tomás, Catarina AlmeidaO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem como finalidade principal registar e analisar criticamente a intervenção pedagógica e a investigação realizadas num Jardim de Infância privado, localizado em Lisboa, entre os dias 30 de setembro de 2024 e 24 de janeiro de 2025. O trabalho decorreu com um grupo de 25 crianças com três anos de idade e com uma equipa educativa composta por uma educadora e uma auxiliar de educação, que me acolheram e acompanharam como estagiária, contribuindo de forma significativa para a observação do contexto e para a reflexão sobre a prática pedagógica. A intervenção pedagógica foi orientada pelos princípios do Movimento da Escola Moderna (MEM), adotado na instituição, promovendo práticas que favorecem a cooperação, o respeito mútuo e a resolução partilhada de problemas. A investigação teve como foco a compreensão dos conflitos entre crianças, procurando explorar as suas causas, a forma como são percecionados e geridos pelas próprias crianças, e o papel das educadoras e das técnicas de ação educativa na mediação dessas situações. Partindo de uma abordagem qualitativa, foram mobilizadas estratégias como a observação participante, a realização de entrevistas e a análise documental, permitindo uma leitura aprofundada dos processos vivenciados no quotidiano do grupo. Referenciada em quadros teóricos de natureza interdisciplinar, este trabalho assenta numa perspetiva que reconhece a criança como um sujeito ativo, competente e capaz de interagir, negociar e construir sentido com os outros. Da Pedagogia da Infância, destacase a valorização da escuta e da participação das crianças na vida do grupo; da Psicologia, o entendimento do conflito como parte integrante do desenvolvimento socioemocional; e da Sociologia da Infância, a compreensão das interações infantis como expressões de agência e como práticas socialmente situadas. Os dados recolhidos sugerem que o conflito, quando acompanhado com intencionalidade educativa, pode constituir-se como uma oportunidade significativa de aprendizagem e de crescimento, tanto individual como coletivo.
- A diversidade de brincadeiras com peças soltas: explorando possibilidades do brincar em jardim de infânciaPublication . Figueiredo, Carolina Sofia da Cruz; Rodrigues, Carina Miguel Figueiredo da Cruz RosaO presente relatório de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Lisboa, descreve, de forma sistemática, fundamentada e reflexiva, a intervenção e investigação desenvolvidas, ao longo de 15 semanas, numa sala de Jardim de Infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Numa primeira parte, oferece-se uma caracterização detalhada do contexto educativo, abrangendo o meio envolvente, o contexto socioeducativo, a equipa e o ambiente educativos da sala, o grupo de crianças e as suas famílias, refletindo, seguidamente, sobre as intenções definidas para a ação educativa, bem como sobre o processo de intervenção vivenciado. A segunda parte do relatório apresenta a investigação realizada com vista à compreensão dos diferentes tipos de brincadeiras passíveis de surgirem a partir do uso de peças soltas, mediante os seguintes objetivos: (i) Analisar a diversidade de tipos de brincadeiras que as crianças desenvolvem ao brincar com peças soltas; (ii) Identificar diferenças nos formatos e nas dinâmicas de brincadeiras com peças soltas em função do espaço (interior e exterior), do tipo de interação (individual e coletiva) e da idade das crianças; (iii) Explorar as características específicas dos materiais das peças soltas que influenciam as brincadeiras com as mesmas; (iv) Compreender de que forma a equipa educativa pode otimizar a exploração de peças soltas através da ação lúdica da criança. Apoiada num estudo de caso, a metodologia, de natureza mista, incluiu procedimentos variados de recolha de dados, tais como a observação direta participante (e respetivas notas de campo) e a aplicação de inquéritos por entrevista. A análise dos resultados, por sua vez efetuada a partir da análise de conteúdo e/ou quantitativa dos mesmos, foi complementada pela interpretação triangulada das respostas obtidas às entrevistas com as observações realizadas e a literatura revisitada, de modo a garantir a validade e uma maior confiabilidade dos dados. Os resultados obtidos indicam que o contexto educativo em causa atribui uma significativa importância à utilização de peças soltas. Observa-se que a forma de brincadeira mais predominante entre as crianças é o 6 brincar construtivo, sendo a madeira e a cortiça os materiais mais frequentemente usados, e que a maioria das brincadeiras teve lugar em contexto coletivo. O relatório encerra com uma reflexão sobre a construção da profissionalidade docente, enfatizando o trabalho colaborativo/cooperativo em equipa e a adaptação das práticas educativas aos interesses e necessidades das crianças. As considerações finais consolidam as aprendizagens e competências adquiridas para uma prática educativa fundamentada e adequada.
- O desenho infantil como reflexo do desenvolvimento e comunicação da criança: perspetivas dos/as profissionais da educação e dos/as cuidadores/asPublication . Filipe, Carolina Ramos; Almeida, Tiago Alexandre FernandesO desenho infantil é das linguagens mais antigas do mundo, sendo entendida como uma expressão artística acessível a todos. Na atualidade, o desenho continua a ser a primeira “manifestação gráfica, de expressão e linguagem da criança”, estando presente nas demais áreas de conhecimento. Tal como a linguagem verbal, as linguagens artísticas são um modo de interação e comunicação com os pares, espelhando a visão e interpretação da criança relativamente a vivências significativas, bem como conhecimentos adquiridos, o seu estado emocional e a forma como se coloca nos contextos em que está inserida. Assim, compreender o universo infantil é fundamental para compreender a criança de modo holístico. Centrando-se nesta temática, o presente estudo, de natureza quantitativa, prende-se com a análise das perspetivas dos/as profissionais de educação e cuidadores/as da valência de pré-escolar, na Organização Socioeducativa na qual foi desenvolvida a PPS II, face à importância do desenho infantil, tanto como instrumento de comunicação da criança, como promotor e forma de compreender o seu desenvolvimento. Para o efeito, foi elaborado e aplicado um Inquérito por Questionário, para um universo de 12 profissionais de educação e 94 famílias, contabilizando, deste modo, um total de 106 inquiridos. Contudo, apenas foram obtidos 79 inquéritos respondidos. Os resultados indicam que na grande maioria, a população-alvo reconhece a importância do desenho infantil como reflexo da comunicação e desenvolvimento da criança, bem como a importância desta atividade na rotina diária, com uma diversidade de materiais ao alcance da criança e o diálogo posterior que deve ser estabelecido com esta, mas poucos fundamentam esta importância, nomeadamente, os/as cuidadores/as, pois que, quando questionados acerca das dimensões que o desenho pode estimular, 50% dos inquiridos compreende que todas as dimensões podem ser estimuladas a partir do desenho e das variáveis possíveis de interpretar, um número muito reduzido de inquiridos (9) reconhece todas as variáveis indicadas como sendo relevantes na análise dos desenhos.
- Leitura e desenvolvimento emocional: as histórias como elemento integradorPublication . Eiró, Carlota de Carvalho Amaro de Sousa; Ferreira, Patrícia do Nascimento Casanova SantosO relatório que se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo. Para além de uma análise reflexiva das práticas pedagógicas desenvolvidas nos dois ciclos, apresenta-se uma investigação realizada no 1.º CEB, centrada na promoção das competências emocionais das crianças através da leitura de histórias. Partindo da observação de fragilidades ao nível da expressão e gestão emocional numa turma de 2.º ano, definiu-se como foco da investigação a Leitura e desenvolvimento emocional: As histórias como elemento integrador, com os objetivos gerais: i) caracterizar o desenvolvimento emocional das crianças; (ii) compreender o contributo da leitura das histórias para o desenvolvimento emocional e das relações interpessoais; (iii) sistematizar estratégias didático-pedagógicas de reflexão e regulação das emoções e das relações interpessoais. A metodologia adotada seguiu um modelo de estudo de caso com algumas características da investigação-ação, inserindo-se num paradigma interpretativo, com análise de dados predominantemente qualitativa com recurso a análise de alguns dados quantitativos. Os resultados qualitativos evidenciam progressos na capacidade de verbalização de emoções, empatia e comportamento cooperativo. A mediação da leitura emergiu, assim, como uma estratégia pedagógica potenciadora do desenvolvimento emocional e relacional. A investigação permitiu, ainda, reforçar a importância do papel do docente na formação integral da criança. Neste sentido, com o estudo pretende-se contribuir para uma prática educativa mais atenta às necessidades emocionais dos alunos, que reconheça a leitura como um recurso com forte potencial formativo.
- A efetividade da inclusão: a perceção das crianças acerca dos seus pares com necessidades específicasPublication . Santos, Bruna Filipa Justino dos; Sousa, Carla Maria PereiraElaborado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, o presente relatório documenta, de forma sistemática e fundamentada, a intervenção e investigação desenvolvidas no âmbito da PPS II. Nele são apresentadas as ideias, motivações e intenções para a prática, bem como as ações, estratégias e processos vividos ao longo da unidade curricular, com as crianças e adultos envolvidos. É composto por quatro capítulos: (i) caracterização do contexto socioeducativo; (ii) intenções definidas para a intervenção no contexto; (iii) investigação desenvolvida; e (iv) considerações finais face ao contributo do trabalho pedagógico desenvolvido e da intervenção educativa na construção da identidade profissional. A investigação, de natureza qualitativa, trata-se de um estudo de caso exploratório acerca da efetividade da inclusão no contexto educativo no qual decorreu a prática. Procurou-se, neste sentido: (i) averiguar as atitudes das crianças face aos pares com DN, em contexto educativo; (ii) conhecer as perspetivas das crianças com desenvolvimento neurológico típico, em relação aos pares com DN; e (iii) compreender o papel dos pares na inclusão de crianças com NE. A recolha dos dados envolveu técnicas como: (i) testes sociométricos; (ii) narrativas visuais; e (iii) observação participante. Os dados obtidos foram tratados, sobretudo, através da análise do conteúdo (narrativas visuais e observação participante) e interpretação do sociograma do grupo construído a partir dos resultados dos testes sociométricos. A análise e triangulação de dados permitiu identificar atitudes positivas das crianças face aos colegas com NE, essencialmente, marcadas pela empatia, aceitação e cooperação. A diferença é, por elas, percecionada com naturalidade e a inclusão emerge, sobretudo, das interações entre os pares, contribuindo para um contexto educativo inclusivo.
- Materiais manipuláveis na promoção da aprendizagem dos números em cooperação num 1.º ano de escolaridadePublication . Lopes, Bruna Filipa Geral; Guerreiro, Helena Gil Rodrigues MonteiroO presente relatório final encontra-se integrado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Na primeira parte do relatório são descritas as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois ciclos: (i) no 1.º CEB, tendo este sido realizado numa instituição de ensino público, localizada na Pontinha, numa turma de 1.º ano; e (ii) no 2.º CEB, numa instituição de ensino público, localizada na Pontinha, em duas turmas de 6.º ano. Na segunda parte deste documento é apresentada a investigação, onde o tema surgiu do interesse pessoal da investigadora. Esta investigação educativa pretende dar resposta às seguintes questões de investigação: (i) Qual o contributo dos materiais manipuláveis na construção de diferentes formas de representar os números; (ii) Qual o contributo dos materiais manipuláveis no estabelecimento de relações numéricas e, por fim, (iii) Que interação emerge entre alunos durante a utilização de materiais manipuláveis na aprendizagem dos números. Relativamente às conclusões do estudo, demonstram que a utilização dos materiais manipuláveis contribui de forma explicita para a construção de representações múltiplas dos números, de relações numéricas e de interações sociais, oferecendo-se como uma abordagem enriquecedora para uma aprendizagem da matemática em cooperação.
- Estratégias de cálculo mental de adição e subtração e a sua utilização na resolução de problemas matemáticos: um estudo no 3.º ano de escolaridadePublication . Alves, Bruna Alexandra Costa; Rodrigues, Ana Sofia Ferreira CaseiroO presente relatório final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, são descritas as práticas desenvolvidas nos dois ciclos, uma no 3.º ano e a outra no 5.º ano de escolaridade. Para tal, é feita a caracterização das principais finalidades educativas da instituição, bem como da turma e uma problematização dos dados recolhidos e a identificação da problemática de intervenção, de ambos os ciclos. Para finalizar esta parte, é realizada uma análise comparativa entre os dois contextos e tendo em conta aspetos como o desenvolvimento e respetivas competências dos alunos, os métodos de ensino/aprendizagem, a relação pedagógica e os processos de regulação e avaliação das aprendizagens e dos comportamentos sociais. A segunda parte do relatório diz respeito ao estudo desenvolvido no 1.º CEB, tendo como tema Estratégias de cálculo mental na adição e subtração e a sua utilização na resolução de problemas matemáticos: um estudo no 3.º ano de escolaridade,- e tendo como problemática: De que modo alunos do 3.º ano de escolaridade aplicam estratégias de cálculo mental na resolução de problemas matemáticos, quando não lhes é pedido explicitamente que o façam?. O presente estudo, de cariz qualitativo, foi realizado com base numa aproximação à investigação-ação e contou com a participação de dezassete alunos (10 do sexo masculino e 7 do sexo feminino) do 3.º ano de escolaridade. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que, numa fase inicial, os alunos recorreram maioritariamente ao algoritmo para resolver problemas de adição e subtração. Ao longo do estudo, foram-lhes apresentadas estratégias de cálculo mental, nomeadamente a 10’s e a N10C, que, posteriormente, os alunos utilizaram de forma espontânea na resolução do teste final, sem recorrerem ao algoritmo. Em suma, é fundamental reconhecer que o cálculo mental, à semelhança da Matemática, está intrinsecamente ligado ao nosso quotidiano. Promover rotinas sistemáticas de cálculo mental em sala de aula é essencial para o desenvolvimento do raciocínio dos alunos e para a consolidação de uma compreensão mais abstrata e profunda dos conceitos matemáticos.
- Os meninos à face da terra não gostam de rosa (r.c.) – estudo de caso acerca da influência das conceções de género num grupo de 4 anosPublication . Patias, Bianca Micaela Lourenço; Lino, Dalila Maria Brito da CunhaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) com a principal finalidade de apresentar o meu período de intervenção, na posição de educadora estagiária, em contexto de jardim de infância. Assim, assumindo uma perspetiva reflexiva e mobilizando fundamentação pertinente, apresento o meu período de prática que decorreu junto de um grupo de crianças com quatro anos de idade numa organização socioeducativa de cariz privado. Como tal, é apresentada uma breve introdução, a caracterização do meio envolvente e contexto da organização socioeducativa onde aconteceu a prática, da equipa, das crianças e suas respetivas famílias. Surgem ainda as intencionalidades por mim definidas como orientadoras da minha prática pedagógica e autoavaliação das mesmas, a apresentação da investigação realizada com origem numa problemática identificada junto do grupo da PPSII, a reflexão acerca da construção da minha profissionalidade enquanto educadora de infância e as considerações finais. A problemática identificada junto do grupo da PPSII e investigada com a participação das crianças, educadora cooperante e famílias, remete para a influência das conceções de género em momentos de escolha por parte de um grupo de crianças com quatro anos. Assumiu-se como foco do estudo de caso desenvolvido os momentos de escolha de brinquedos, brincadeiras ou pares. Isto é, situações de escolha de crianças por outras, de forma autónoma e sem constrangimentos. Os resultados do estudo permitiram verificar a presença de estereótipos de género, por vezes, muito concretos que são utilizados pelas crianças como justificações das suas escolhas ou reconhecidos, por outras, como limitadores das suas escolhas. A par do referido, as crianças mostraram ainda possuir estereótipos referentes ao seu e ao sexo oposto.
- A rotina na realização de atividades de música e movimento e o comportamento motor das crianças: potencialidades e desafiosPublication . Ferreira, Beatriz Vicente Liberal; Simões, Ana Maria TavaresO presente relatório decorre no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), efetuada no primeiro semestre do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. O estágio decorreu entre 30 de setembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025, em contexto de jardim de infância, na sala dos Le, com um grupo de vinte e três crianças, com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos e numa organização socioeducativa que se rege pelo Movimento da Escola Moderna (MEM). A partir da prática pedagógica reflexiva que desenvolvi, emergiu a investigação em torno da problemática “A Rotina na Realização de Atividades de Música e Movimento e o Comportamento Motor das Crianças- Potencialidades e Desafios” com os seguintes objetivos: (i) identificar as eventuais alterações no comportamento motor da criança quando existe uma rotina na realização de uma atividade de Música e Movimento e (ii) analisar o impacto das eventuais alterações no comportamento motor da criança na realização de uma atividade de Música e Movimento. A investigação desenvolvida centralizou-se numa abordagem de carácter qualitativo, através de um estudo exploratório descritivo, recorrendo a técnicas como a observação participante, a realização de entrevistas e a análise documental. A análise de conteúdo foi realizada a partir da análise dos vídeos registados, garantindo o cumprimento de todas as questões éticas ao longo de todo o processo investigativo. Os resultados evidenciam alterações no comportamento motor das crianças, decorrentes da realização da rotina de atividade de música e movimento, nomeadamente, melhorias na coordenação motora e no equilíbrio e na aquisição de maior autonomia e confiança nos movimentos, tendo impacto na aprendizagem e no bem-estar das crianças.
