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ESELx - Dissertações de Mestrado

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  • Até me esqueço que há livros! (O): como reorganizar a área da biblioteca numa sala de jardim de infância?
    Publication . Ferreira, Catarina Isabel Mateus Carreira e; Simões, Ana Maria Tavares
    O presente relatório insere-se no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar, na Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). O estudo realizado surgiu da observação de um grupo de crianças em contexto de Jardim de Infância que revelou um particular interesse pelos livros. A área da biblioteca da sala de atividades tinha poucos recursos, pelo que as crianças não a procuravam regularmente. O estudo realizado, de natureza qualitativa e ancorado nos princípios da Investigação Ação, teve como principais objetivos: i) estimular o interesse pela leitura através de um ambiente atraente e interativo e ii) reformular a área da biblioteca de forma a promover um ambiente educativo de qualidade. A intervenção centrou-se na reorganização da área da biblioteca, com o objetivo de a tornar mais apelativa e acolhedora, melhorando a sua organização, de modo a provocar um maior interesse pelo espaço e pelos livros. Através da observação direta participante, das entrevistas realizadas à equipa educativa da sala de atividades e ao grupo de crianças, bem do inquérito por questionário aplicado às famílias, é possível concluir que a organização do espaço da área da biblioteca condiciona a dinâmica e a aprendizagem das crianças e a ação pedagógica do/a educador/a. Através da realização de uma variedade de atividades que deram resposta aos diferentes interesses e caraterísticas do grupo, poder-se-á inferir que a reorganização da biblioteca proporcionou o aumento da procura pela área, um maior interesse pelos livros, e respetivo desenvolvimento das competências pessoais, intelectuais e sociais de grupo, facilitando a construção de conhecimento e desenvolvimento da autonomia.
  • Os conflitos entre crianças num jardim de infância
    Publication . Leandro, Carolina Sofia Vieira; Tomás, Catarina Almeida
    O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem como finalidade principal registar e analisar criticamente a intervenção pedagógica e a investigação realizadas num Jardim de Infância privado, localizado em Lisboa, entre os dias 30 de setembro de 2024 e 24 de janeiro de 2025. O trabalho decorreu com um grupo de 25 crianças com três anos de idade e com uma equipa educativa composta por uma educadora e uma auxiliar de educação, que me acolheram e acompanharam como estagiária, contribuindo de forma significativa para a observação do contexto e para a reflexão sobre a prática pedagógica. A intervenção pedagógica foi orientada pelos princípios do Movimento da Escola Moderna (MEM), adotado na instituição, promovendo práticas que favorecem a cooperação, o respeito mútuo e a resolução partilhada de problemas. A investigação teve como foco a compreensão dos conflitos entre crianças, procurando explorar as suas causas, a forma como são percecionados e geridos pelas próprias crianças, e o papel das educadoras e das técnicas de ação educativa na mediação dessas situações. Partindo de uma abordagem qualitativa, foram mobilizadas estratégias como a observação participante, a realização de entrevistas e a análise documental, permitindo uma leitura aprofundada dos processos vivenciados no quotidiano do grupo. Referenciada em quadros teóricos de natureza interdisciplinar, este trabalho assenta numa perspetiva que reconhece a criança como um sujeito ativo, competente e capaz de interagir, negociar e construir sentido com os outros. Da Pedagogia da Infância, destacase a valorização da escuta e da participação das crianças na vida do grupo; da Psicologia, o entendimento do conflito como parte integrante do desenvolvimento socioemocional; e da Sociologia da Infância, a compreensão das interações infantis como expressões de agência e como práticas socialmente situadas. Os dados recolhidos sugerem que o conflito, quando acompanhado com intencionalidade educativa, pode constituir-se como uma oportunidade significativa de aprendizagem e de crescimento, tanto individual como coletivo.
  • A diversidade de brincadeiras com peças soltas: explorando possibilidades do brincar em jardim de infância
    Publication . Figueiredo, Carolina Sofia da Cruz; Rodrigues, Carina Miguel Figueiredo da Cruz Rosa
    O presente relatório de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Lisboa, descreve, de forma sistemática, fundamentada e reflexiva, a intervenção e investigação desenvolvidas, ao longo de 15 semanas, numa sala de Jardim de Infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Numa primeira parte, oferece-se uma caracterização detalhada do contexto educativo, abrangendo o meio envolvente, o contexto socioeducativo, a equipa e o ambiente educativos da sala, o grupo de crianças e as suas famílias, refletindo, seguidamente, sobre as intenções definidas para a ação educativa, bem como sobre o processo de intervenção vivenciado. A segunda parte do relatório apresenta a investigação realizada com vista à compreensão dos diferentes tipos de brincadeiras passíveis de surgirem a partir do uso de peças soltas, mediante os seguintes objetivos: (i) Analisar a diversidade de tipos de brincadeiras que as crianças desenvolvem ao brincar com peças soltas; (ii) Identificar diferenças nos formatos e nas dinâmicas de brincadeiras com peças soltas em função do espaço (interior e exterior), do tipo de interação (individual e coletiva) e da idade das crianças; (iii) Explorar as características específicas dos materiais das peças soltas que influenciam as brincadeiras com as mesmas; (iv) Compreender de que forma a equipa educativa pode otimizar a exploração de peças soltas através da ação lúdica da criança. Apoiada num estudo de caso, a metodologia, de natureza mista, incluiu procedimentos variados de recolha de dados, tais como a observação direta participante (e respetivas notas de campo) e a aplicação de inquéritos por entrevista. A análise dos resultados, por sua vez efetuada a partir da análise de conteúdo e/ou quantitativa dos mesmos, foi complementada pela interpretação triangulada das respostas obtidas às entrevistas com as observações realizadas e a literatura revisitada, de modo a garantir a validade e uma maior confiabilidade dos dados. Os resultados obtidos indicam que o contexto educativo em causa atribui uma significativa importância à utilização de peças soltas. Observa-se que a forma de brincadeira mais predominante entre as crianças é o 6 brincar construtivo, sendo a madeira e a cortiça os materiais mais frequentemente usados, e que a maioria das brincadeiras teve lugar em contexto coletivo. O relatório encerra com uma reflexão sobre a construção da profissionalidade docente, enfatizando o trabalho colaborativo/cooperativo em equipa e a adaptação das práticas educativas aos interesses e necessidades das crianças. As considerações finais consolidam as aprendizagens e competências adquiridas para uma prática educativa fundamentada e adequada.
  • O desenho infantil como reflexo do desenvolvimento e comunicação da criança: perspetivas dos/as profissionais da educação e dos/as cuidadores/as
    Publication . Filipe, Carolina Ramos; Almeida, Tiago Alexandre Fernandes
    O desenho infantil é das linguagens mais antigas do mundo, sendo entendida como uma expressão artística acessível a todos. Na atualidade, o desenho continua a ser a primeira “manifestação gráfica, de expressão e linguagem da criança”, estando presente nas demais áreas de conhecimento. Tal como a linguagem verbal, as linguagens artísticas são um modo de interação e comunicação com os pares, espelhando a visão e interpretação da criança relativamente a vivências significativas, bem como conhecimentos adquiridos, o seu estado emocional e a forma como se coloca nos contextos em que está inserida. Assim, compreender o universo infantil é fundamental para compreender a criança de modo holístico. Centrando-se nesta temática, o presente estudo, de natureza quantitativa, prende-se com a análise das perspetivas dos/as profissionais de educação e cuidadores/as da valência de pré-escolar, na Organização Socioeducativa na qual foi desenvolvida a PPS II, face à importância do desenho infantil, tanto como instrumento de comunicação da criança, como promotor e forma de compreender o seu desenvolvimento. Para o efeito, foi elaborado e aplicado um Inquérito por Questionário, para um universo de 12 profissionais de educação e 94 famílias, contabilizando, deste modo, um total de 106 inquiridos. Contudo, apenas foram obtidos 79 inquéritos respondidos. Os resultados indicam que na grande maioria, a população-alvo reconhece a importância do desenho infantil como reflexo da comunicação e desenvolvimento da criança, bem como a importância desta atividade na rotina diária, com uma diversidade de materiais ao alcance da criança e o diálogo posterior que deve ser estabelecido com esta, mas poucos fundamentam esta importância, nomeadamente, os/as cuidadores/as, pois que, quando questionados acerca das dimensões que o desenho pode estimular, 50% dos inquiridos compreende que todas as dimensões podem ser estimuladas a partir do desenho e das variáveis possíveis de interpretar, um número muito reduzido de inquiridos (9) reconhece todas as variáveis indicadas como sendo relevantes na análise dos desenhos.
  • Leitura e desenvolvimento emocional: as histórias como elemento integrador
    Publication . Eiró, Carlota de Carvalho Amaro de Sousa; Ferreira, Patrícia do Nascimento Casanova Santos
    O relatório que se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo. Para além de uma análise reflexiva das práticas pedagógicas desenvolvidas nos dois ciclos, apresenta-se uma investigação realizada no 1.º CEB, centrada na promoção das competências emocionais das crianças através da leitura de histórias. Partindo da observação de fragilidades ao nível da expressão e gestão emocional numa turma de 2.º ano, definiu-se como foco da investigação a Leitura e desenvolvimento emocional: As histórias como elemento integrador, com os objetivos gerais: i) caracterizar o desenvolvimento emocional das crianças; (ii) compreender o contributo da leitura das histórias para o desenvolvimento emocional e das relações interpessoais; (iii) sistematizar estratégias didático-pedagógicas de reflexão e regulação das emoções e das relações interpessoais. A metodologia adotada seguiu um modelo de estudo de caso com algumas características da investigação-ação, inserindo-se num paradigma interpretativo, com análise de dados predominantemente qualitativa com recurso a análise de alguns dados quantitativos. Os resultados qualitativos evidenciam progressos na capacidade de verbalização de emoções, empatia e comportamento cooperativo. A mediação da leitura emergiu, assim, como uma estratégia pedagógica potenciadora do desenvolvimento emocional e relacional. A investigação permitiu, ainda, reforçar a importância do papel do docente na formação integral da criança. Neste sentido, com o estudo pretende-se contribuir para uma prática educativa mais atenta às necessidades emocionais dos alunos, que reconheça a leitura como um recurso com forte potencial formativo.
  • A efetividade da inclusão: a perceção das crianças acerca dos seus pares com necessidades específicas
    Publication . Santos, Bruna Filipa Justino dos; Sousa, Carla Maria Pereira
    Elaborado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, o presente relatório documenta, de forma sistemática e fundamentada, a intervenção e investigação desenvolvidas no âmbito da PPS II. Nele são apresentadas as ideias, motivações e intenções para a prática, bem como as ações, estratégias e processos vividos ao longo da unidade curricular, com as crianças e adultos envolvidos. É composto por quatro capítulos: (i) caracterização do contexto socioeducativo; (ii) intenções definidas para a intervenção no contexto; (iii) investigação desenvolvida; e (iv) considerações finais face ao contributo do trabalho pedagógico desenvolvido e da intervenção educativa na construção da identidade profissional. A investigação, de natureza qualitativa, trata-se de um estudo de caso exploratório acerca da efetividade da inclusão no contexto educativo no qual decorreu a prática. Procurou-se, neste sentido: (i) averiguar as atitudes das crianças face aos pares com DN, em contexto educativo; (ii) conhecer as perspetivas das crianças com desenvolvimento neurológico típico, em relação aos pares com DN; e (iii) compreender o papel dos pares na inclusão de crianças com NE. A recolha dos dados envolveu técnicas como: (i) testes sociométricos; (ii) narrativas visuais; e (iii) observação participante. Os dados obtidos foram tratados, sobretudo, através da análise do conteúdo (narrativas visuais e observação participante) e interpretação do sociograma do grupo construído a partir dos resultados dos testes sociométricos. A análise e triangulação de dados permitiu identificar atitudes positivas das crianças face aos colegas com NE, essencialmente, marcadas pela empatia, aceitação e cooperação. A diferença é, por elas, percecionada com naturalidade e a inclusão emerge, sobretudo, das interações entre os pares, contribuindo para um contexto educativo inclusivo.
  • Materiais manipuláveis na promoção da aprendizagem dos números em cooperação num 1.º ano de escolaridade
    Publication . Lopes, Bruna Filipa Geral; Guerreiro, Helena Gil Rodrigues Monteiro
    O presente relatório final encontra-se integrado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Na primeira parte do relatório são descritas as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois ciclos: (i) no 1.º CEB, tendo este sido realizado numa instituição de ensino público, localizada na Pontinha, numa turma de 1.º ano; e (ii) no 2.º CEB, numa instituição de ensino público, localizada na Pontinha, em duas turmas de 6.º ano. Na segunda parte deste documento é apresentada a investigação, onde o tema surgiu do interesse pessoal da investigadora. Esta investigação educativa pretende dar resposta às seguintes questões de investigação: (i) Qual o contributo dos materiais manipuláveis na construção de diferentes formas de representar os números; (ii) Qual o contributo dos materiais manipuláveis no estabelecimento de relações numéricas e, por fim, (iii) Que interação emerge entre alunos durante a utilização de materiais manipuláveis na aprendizagem dos números. Relativamente às conclusões do estudo, demonstram que a utilização dos materiais manipuláveis contribui de forma explicita para a construção de representações múltiplas dos números, de relações numéricas e de interações sociais, oferecendo-se como uma abordagem enriquecedora para uma aprendizagem da matemática em cooperação.
  • Estratégias de cálculo mental de adição e subtração e a sua utilização na resolução de problemas matemáticos: um estudo no 3.º ano de escolaridade
    Publication . Alves, Bruna Alexandra Costa; Rodrigues, Ana Sofia Ferreira Caseiro
    O presente relatório final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, são descritas as práticas desenvolvidas nos dois ciclos, uma no 3.º ano e a outra no 5.º ano de escolaridade. Para tal, é feita a caracterização das principais finalidades educativas da instituição, bem como da turma e uma problematização dos dados recolhidos e a identificação da problemática de intervenção, de ambos os ciclos. Para finalizar esta parte, é realizada uma análise comparativa entre os dois contextos e tendo em conta aspetos como o desenvolvimento e respetivas competências dos alunos, os métodos de ensino/aprendizagem, a relação pedagógica e os processos de regulação e avaliação das aprendizagens e dos comportamentos sociais. A segunda parte do relatório diz respeito ao estudo desenvolvido no 1.º CEB, tendo como tema Estratégias de cálculo mental na adição e subtração e a sua utilização na resolução de problemas matemáticos: um estudo no 3.º ano de escolaridade,- e tendo como problemática: De que modo alunos do 3.º ano de escolaridade aplicam estratégias de cálculo mental na resolução de problemas matemáticos, quando não lhes é pedido explicitamente que o façam?. O presente estudo, de cariz qualitativo, foi realizado com base numa aproximação à investigação-ação e contou com a participação de dezassete alunos (10 do sexo masculino e 7 do sexo feminino) do 3.º ano de escolaridade. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que, numa fase inicial, os alunos recorreram maioritariamente ao algoritmo para resolver problemas de adição e subtração. Ao longo do estudo, foram-lhes apresentadas estratégias de cálculo mental, nomeadamente a 10’s e a N10C, que, posteriormente, os alunos utilizaram de forma espontânea na resolução do teste final, sem recorrerem ao algoritmo. Em suma, é fundamental reconhecer que o cálculo mental, à semelhança da Matemática, está intrinsecamente ligado ao nosso quotidiano. Promover rotinas sistemáticas de cálculo mental em sala de aula é essencial para o desenvolvimento do raciocínio dos alunos e para a consolidação de uma compreensão mais abstrata e profunda dos conceitos matemáticos.
  • Os meninos à face da terra não gostam de rosa (r.c.) – estudo de caso acerca da influência das conceções de género num grupo de 4 anos
    Publication . Patias, Bianca Micaela Lourenço; Lino, Dalila Maria Brito da Cunha
    O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) com a principal finalidade de apresentar o meu período de intervenção, na posição de educadora estagiária, em contexto de jardim de infância. Assim, assumindo uma perspetiva reflexiva e mobilizando fundamentação pertinente, apresento o meu período de prática que decorreu junto de um grupo de crianças com quatro anos de idade numa organização socioeducativa de cariz privado. Como tal, é apresentada uma breve introdução, a caracterização do meio envolvente e contexto da organização socioeducativa onde aconteceu a prática, da equipa, das crianças e suas respetivas famílias. Surgem ainda as intencionalidades por mim definidas como orientadoras da minha prática pedagógica e autoavaliação das mesmas, a apresentação da investigação realizada com origem numa problemática identificada junto do grupo da PPSII, a reflexão acerca da construção da minha profissionalidade enquanto educadora de infância e as considerações finais. A problemática identificada junto do grupo da PPSII e investigada com a participação das crianças, educadora cooperante e famílias, remete para a influência das conceções de género em momentos de escolha por parte de um grupo de crianças com quatro anos. Assumiu-se como foco do estudo de caso desenvolvido os momentos de escolha de brinquedos, brincadeiras ou pares. Isto é, situações de escolha de crianças por outras, de forma autónoma e sem constrangimentos. Os resultados do estudo permitiram verificar a presença de estereótipos de género, por vezes, muito concretos que são utilizados pelas crianças como justificações das suas escolhas ou reconhecidos, por outras, como limitadores das suas escolhas. A par do referido, as crianças mostraram ainda possuir estereótipos referentes ao seu e ao sexo oposto.
  • A rotina na realização de atividades de música e movimento e o comportamento motor das crianças: potencialidades e desafios
    Publication . Ferreira, Beatriz Vicente Liberal; Simões, Ana Maria Tavares
    O presente relatório decorre no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), efetuada no primeiro semestre do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. O estágio decorreu entre 30 de setembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025, em contexto de jardim de infância, na sala dos Le, com um grupo de vinte e três crianças, com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos e numa organização socioeducativa que se rege pelo Movimento da Escola Moderna (MEM). A partir da prática pedagógica reflexiva que desenvolvi, emergiu a investigação em torno da problemática “A Rotina na Realização de Atividades de Música e Movimento e o Comportamento Motor das Crianças- Potencialidades e Desafios” com os seguintes objetivos: (i) identificar as eventuais alterações no comportamento motor da criança quando existe uma rotina na realização de uma atividade de Música e Movimento e (ii) analisar o impacto das eventuais alterações no comportamento motor da criança na realização de uma atividade de Música e Movimento. A investigação desenvolvida centralizou-se numa abordagem de carácter qualitativo, através de um estudo exploratório descritivo, recorrendo a técnicas como a observação participante, a realização de entrevistas e a análise documental. A análise de conteúdo foi realizada a partir da análise dos vídeos registados, garantindo o cumprimento de todas as questões éticas ao longo de todo o processo investigativo. Os resultados evidenciam alterações no comportamento motor das crianças, decorrentes da realização da rotina de atividade de música e movimento, nomeadamente, melhorias na coordenação motora e no equilíbrio e na aquisição de maior autonomia e confiança nos movimentos, tendo impacto na aprendizagem e no bem-estar das crianças.