Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Intelligent sports weightsPublication . Duarte, Olga dos Santos; Jacinto, Gustavo; Véstias, Mário; Véstias, Mário; Duarte, Rui Policarpo; Duarte, RuiWeightlifting is a common fitness activity and can be practiced individually without supervision. However, performing regular weightlifting exercises without any form of feedback can lead to serious injuries. To counter this, this work proposes a different approach to automatic weightlifting supervision off-the-person. The proposed embedded system is coupled to the weights and evaluates if they follow the correct trajectory in real time. The system is based on a low-power embedded System-on-a-Chip to perform the classification of the correctness of physical exercises using a Convolutional Neural Network with data from the embedded IMU. It is a low-cost solution and can be adapted to the characteristics of specific exercises to fine-tune the performance of the athlete. Experimental results show real-time monitoring capability with an average accuracy close to 95%. To favor its use, the prototypes have been enclosed on a custom 3D case and validated in an operational environment. All research outputs, developments, and engineering models are publicly available.
- O contributo das histórias em crianças com idade pré-escolarPublication . Ferreira, Andreia Rodrigues Martins; Maria Pereira de Sousa, CarlaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar, com vista ao seguimento da Prática Profissional Supervisionada II, em contexto de jardim de infância, num grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Neste relatório, será evidenciado a partilha e exposição das situações experienciadas no decorrer de toda a prática, durante, sensivelmente, quatro meses e de forma refletida, crítica e fundamentada. Em anexo, surge o portfólio de aprendizagem onde consta todas as reflexões semanais, os registos das notas de campo e as planificações de todas as atividades. Assim, o mesmo adquire uma natureza investigativa, centrandose no contributo das histórias nas crianças do contexto acima mencionado, tendo como objetivos centrais perceber a importância dos livros na leitura de histórias, conhecer os hábitos leitores das crianças e compreender as conceções da educadora e dos encarregados de educação acerca desta temática e da sua relevância na promoção de aprendizagens nas suas crianças. Trata-se de uma investigação assente no estudo de caso, de cariz qualitativo, que recorre a diversos instrumentos e técnica de recolha de dados, nomeadamente, a análise bibliográfica, a observação direta e indireta, a entrevista à educadora cooperante e às crianças do contexto e o inquérito por questionário aos encarregados de educação. Os resultados desta investigação revelam que a escuta de histórias é uma prática enraizada no quotidiano das crianças, mediada pela família e pela educadora. No entanto, a sua exploração autónoma encontra-se em fase emergente. A família demonstra ter conhecimento dos benefícios da leitura de histórias no processo de ensino-aprendizagem das crianças, todavia, reconhecem que a frequência com que praticam a leitura fica, por vezes, aquém das expectativas. A educadora revela que o momento da leitura e exploração de histórias é benéfico para o fortalecimento do vínculo afetivo e do desenvolvimento interal das crianças.
- Quais as perspectivas das crianças, da família e da equipa educativa face à escola da floresta?Publication . Braz, Beatriz Dias; Alexandre Fernandes Almeida, TiagoO presente relatório pretende expor, por um lado a minha jornada ao longo do período de estágio numa sala de jardim de infância, na qual fui recebida por um grupo de 21 crianças entre os 3 e os 5 anos. E por outro lado, um estudo, que se integrou inteiramente no meu estágio e que visou responder à questão “Quais as perspectivas das crianças, da família e da equipa educativa face á escola da floresta?”. Com este estudo procurou-se (i) Averiguar como é vivida a experiência de idas à floresta pelas crianças; (ii) Compreender como as famílias veem as idas à floresta e (iii) Entender qual a visão da equipa educativa acerca da escola floresta. Sendo que o estudo se realizou integrado no estágio que ocorreu numa IPSS com equipamento de creche e jardim de infância de um bairro de Lisboa. Durante a minha prática consegui definir as minhas intenções para ação baseadas no respeito e na participação dos vários agentes educativos. Para responder aos objetivos do estudo recorri a uma abordagem mista, recolhendo os dados através de observações diretas, entrevistas à equipa educativa e questionários às famílias. Pude concluir que a Escola da Floresta é uma excelente iniciativa que conecta as crianças à natureza, onde acontece um desenvolvimento holístico com experiências arriscadas que promovem um comportamento pró-ativo. Para além de ter tido a oportunidade de constatar no final do estudo que as crianças elas vivem com muito entusiasmo as sessões de escola da floresta e que tanto as famílias como a equipa educativa tem consciente as vantagens e o significado da Escola da Floresta para o desenvolvimento das crianças. Pois “trabalhar com crianças em jardim de infância é puderes ser um mediador entre criança e o mundo, apoiares neste contato” (E.V). Após o término de todo o processo foi importante refletir acerca da construção da minha futura profissionalidade como base para continuar o meu crescimento enquanto educadora de infância, pois durante as duas PPS I e II houve um grande processo de crescimento através da partilha de experiências, desafios e reflexões.