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- O contributo das metodologias ativas na motivação dos alunos para a aprendizagem em português e história e geografia de Portugal no 2.° Ciclo do Ensino Básico: um estudo em duas turmas de 6.° anoPublication . Costa, Daniela Alexandra Gomes da; Gama, AnaO presente relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no último semestre do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. A prática desta Unidade Curricular concretiza-se com a realização de dois estágios, sendo um destes no 1.º Ciclo e outro no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e com a realização de um trabalho de investigação sobre uma problemática que emerge a partir das práticas desenvolvidas. A investigação foi realizada no 2.º CEB e tem como ponto de partida a seguinte problemática: Qual o contributo das metodologias ativas na motivação dos alunos para a aprendizagem de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB?. A partir desta, foram definidos três objetivos de investigação: (i) Compreender o contributo das metodologias ativas mobilizadas nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal para a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos; (ii) Analisar a relação entre as metodologias ativas adotadas e a evolução da motivação dos alunos; (iii) Conhecer as perceções dos alunos sobre o papel das metodologias ativas na sua motivação para a aprendizagem. Este estudo segue uma abordagem qualitativa e quantitativa (mista), tendo sido aplicados questionários aos alunos (inicial e final), realizada a observação participante das sessões, focus group aos alunos e entrevistas semiestruturadas aos professores cooperantes. Para analisar os dados qualitativos foi utilizada a análise de conteúdo categorial e para os dados quantitativos a análise estatística. Os resultados permitem concluir que as metodologias ativas: contribuíram para um desenvolvimento significativo da motivação intrínseca e um aumento menos significativo da motivação extrínseca; permitiram uma evolução progressiva da motivação para a aprendizagem nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal; e tiveram influência na forma como os alunos percecionaram a aprendizagem, atribuindo-lhe um maior significado, com mais autonomia e um maior sentimento de pertença ao grupo.