Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O contributo de estratégias de gestão comportamental para a autorregulação de comportamentos de alunos do 4.º ano

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório_Final_Rita_Oliveira_vf.pdf3.38 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB, ministrado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Este contempla: (i) a descrição da prática pedagógica desenvolvida no 1.º CEB, numa turma de 4.º ano e no 2.º CEB, em duas turmas de 5.º ano; (ii) a apresentação de uma investigação sobre a prática. A investigação decorreu numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB, tendo incidido sobre a problemática “O Contributo de Estratégias de Gestão Comportamental para a Autorregulação de Comportamentos de alunos do 4.º ano”, para a qual foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) “Caracterizar os comportamentos dos alunos e as suas estratégias de autorregulação”; (ii) “Aplicar rotinas de estratégias de gestão comportamental em vários momentos letivos”; (iii) “Analisar as mudanças comportamentais e a capacidade de autorregulação de comportamentos”. Para a concretização do estudo, foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, adotando um design de estudo de caso sobre duas alunas que revelavam um comportamento considerado desadequado, com influência direta no ambiente educativo e no processo de ensino-aprendizagem. As técnicas de recolha de dados mobilizadas consistiram na observação direta e no inquérito por questionário e por entrevista. Os resultados obtidos permitiram verificar uma melhoria dos comportamentos das participantes do estudo, tendo sido possível concluir que as estratégias de gestão comportamental mobilizadas contribuíram para a autorregulação dos seus comportamentos. Revelaram ainda a pertinência da aplicação de estratégias deste foro para a formação de alunos conscientes da importância de interações sociais baseadas no respeito e na empatia.
This Final Report was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice II Curricular Unit of the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal (HGP) in the 2nd Cycle of Basic Education, taught by the School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon. This includes: (i) the description of the pedagogical practice developed in the 1st CBE, in a 4th grade class and in the 2nd CBE, in two 5th grade classes; (ii) the presentation of a research about the practice. The research was carried out in a 4th grade class in the 1st CBE and focused on the problem “The Contribution of Behavior Management Strategies to the SelfRegulation of Behaviors of 4th grade students”. The following specific objectives were defined: (i) “To characterize the students' behaviours and their self-regulation strategies”; (ii) “To apply behaviour management strategy routines at various times during the school year”; (iii) “To analyse behavioural changes and the ability to self-regulate behaviours”. To carry out the study, a qualitative methodological approach was used, adopting a case study design about two students who revealed a behavior considered inappropriate, with a direct influence on the educational environment and the teaching-learning process. The data collection techniques used consisted of direct observation and questionnaire and interview surveys. The results showed an improvement in the students' behaviour, and it was possible to conclude that the behaviour management strategies mobilized contribute to self-regulating behaviour. They also reveal the relevance of applying strategies of this kind to educate students who are aware of the importance of social interactions based on respect and empathy.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

1.º Ciclo do ensino básico Autorregulação Gestão comportamental 1st Cycle of basic education Self-regulation Behavior management

Pedagogical Context

Citation

Oliveira, R. M. (2025). O contributo de estratégias de gestão comportamental para a autorregulação de comportamentos de alunos do 4.º ano [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22281

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue