Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-24"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O tempo presente: recurso para compreender O tempo passado em história e geografia de PortugalPublication . Vieira, Beatriz Fernandes; Antunes, Maria João de OliveiraO presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo. A investigação realizada tem como problemática central: A compreensão do passado a partir de situações do presente recorrendo a estratégias ativas de aprendizagem contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação e pensamento crítico em História. Para dar uma resposta à problemática definida, formularam-se os objetivos: (i) Compreender de que modo os problemas sociais do presente permitem construir conhecimento sobre o passado; (ii) Caracterizar as estratégias de ensino e aprendizagem que permitem a realização de aprendizagens ativas; (iii) Analisar as competências de comunicação em História desenvolvidas pelos alunos; (iv) Analisar as competências de pensamento crítico desenvolvidas pelos alunos. Metodologicamente, o estudo integra procedimentos de natureza qualitativa, recorrendo predominantemente a análise de conteúdo através de diferentes fontes, que incluíram planificações de aulas, produções escritas e orais dos alunos e atividades realizadas em sala de aula. Os resultados obtidos permitem reconhecer as estratégias utilizadas, pelas melhorias na participação, na expressão oral e escrita e na capacidade crítica dos alunos. Confirma-se também que o recurso a situações do presente para abordar conteúdos do passado favorece a construção de aprendizagens com sentido, aproximando os alunos dos temas históricos e promovendo uma relação mais ativa e reflexiva com o conhecimento. O estudo evidencia, ainda, o papel essencial da intencionalidade pedagógica e da investigação na formação de professores e na construção de práticas mais conscientes e eficazes.
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas: potencial contributo para a construção do conhecimento e a desconstrução de conceções alternativasPublication . Teixeira, Inês Milharado; Almeida, António José CorreiaO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte apresenta-se uma descrição das práticas desenvolvidas no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, seguida de uma análise crítica. Na segunda parte apresenta-se um estudo em que participaram 16 alunos, desenvolvido com uma turma do 6.º ano, intitulado Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: Potencial Contributo para a Construção do Conhecimento e a Desconstrução de Conceções Alternativas. A investigação procurou verificar a eficácia na aprendizagem de três atividades acerca do sistema cardiovascular, urinário e reprodutor, concebidas segundo os princípios da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Definiram-se dois objetivos gerais: (i) avaliar se as atividades promovem a construção autónoma do conhecimento e a sua eficácia no desempenho em questões com diferentes níveis de exigência conceptual, ao nível da compreensão e da aplicação; (ii) analisar o impacto dessas atividades na desconstrução de conceções alternativas. Para isso, realizou-se um estudo exploratório de abordagem mista e características de investigação-ação. A recolha de dados incluiu: observação direta com grelhas de registo do desempenho dos alunos (autonomia, empenho/participação, interesse e respeito pelo outro, e apresentação final); fichas de verificação de aprendizagens e um questionário final de opinião sobre as atividades. Os resultados do estudo demonstram que a metodologia utilizada permitiu alcançar resultados globalmente positivos, ainda que com impacto moderado. Quanto à autonomia, interesse e respeito pelo outro, os alunos evoluíram da primeira para a terceira atividade. No domínio do empenho/participação, destacou-se a segunda atividade. Na apresentação final, observou-se melhor desempenho nos conteúdos na segunda atividade e evolução na gestão da apresentação, que se estabilizou na terceira. Os resultados das fichas de verificação de aprendizagens revelaram-se positivos nas dimensões em estudo, com uma melhoria evidente na segunda atividade, talvez fruto do conteúdo. Por fim, os resultados do questionário revelaram preferência pela atividade ABRP2 e indicaram que a maioria considerou as atividades úteis para construir conhecimento.
- Conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular em alunos do 2.° ciclo: estratégias de desconstrução recorrendo ao pensamento críticoPublication . Leal, Maria Carolina dos Santos; Almeida, António José CorreiaO presente relatório está integrado na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório integra a descrição de duas intervenções, uma no 1.º Ciclo do Ensino Básico e outra no 2.º Ciclo, contando também com a apresentação do estudo Conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular em alunos do 2.° ciclo: estratégias de desconstrução recorrendo ao pensamento crítico. Esta investigação tem como objetivos gerais: (i) identificar as Conceções alternativas dos alunos do 2.º CEB sobre o sistema cardiovascular humano; (ii) avaliar o papel de estratégias recorrendo ao pensamento crítico na desconstrução de Conceções alternativas; (iii) verificar se as Conceções alternativas foram desconstruídas de forma duradoura. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de caso, com recurso a métodos quantitativos e qualitativos e com características de uma investigação-ação, contando com 17 participantes de uma turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Como processos de recolha de dados, recorreu-se à administração de um inquérito por questionário aos discentes em três momentos distintos, antes de iniciar a lecionação do conteúdo, no final e cerca de dois meses após findada a abordagem ao sistema cardiovascular, como também à observação direta e participante em sala de aula com registo de notas de campo. Os resultados deste estudo permitiram identificar as principais Conceções alternativas dos discentes sobre o sistema cardiovascular humano e mostraram que a utilização de estratégias que recorrem a algumas capacidades de pensamento crítico apoiou a desconstrução de Conceções alternativas dos alunos. De acordo com os estilos e ritmos de aprendizagem individuais, os efeitos da intervenção foram mais duradouros em alguns alunos.
- Spatiotemporal wind energy forecasting: a comprehensive survey and a deep equilibrium-based case study with stemGNNPublication . Aquino, Luiza Scapinello; Seman, Laio Oriel; Mariani, Viviana Cocco; Coelho, Leandro Dos Santos; Stefenon, Stefano Frizzo; González, Gabriel VillarrubiaAccurate spatiotemporal wind energy forecasting is essential for ensuring grid stability and maximizing the efficiency of renewable energy systems. This paper addresses the challenge of modeling the complex spatial and temporal dependencies inherent in wind power generation by presenting a comprehensive survey of existing spatiotemporal forecasting methods and introducing an innovative deep learning approach. The proposed model integrates a Graph Neural Network (GNN) to represent wind turbines as nodes within a graph, capturing spatial relationships, while a Deep Equilibrium Model (DEQ) enables equilibrium-based inference to handle highly nonlinear wind patterns. A Sequence-to-Sequence (Seq2Seq) architecture further manages temporal dependencies. The method was validated using a real-world dataset of wind power generation, outperforming baseline models across multiple forecast horizons and maintaining stable accuracy across short- and mid-term predictions. Results demonstrate that the proposed GNN with DEQ effectively models both spatial and temporal dynamics for Seq2Seq data, improving prediction accuracy while maintaining computational efficiency. This study highlights the potential of equilibrium-based spatiotemporal graph models for wind energy forecasting and provides a robust tool for better integration of wind power into modern power grids.
- O tempo presente: recurso para compreender o tempo passado em história e geografia de PortugalPublication . Vieira, Beatriz Fernandes; Hortas, Maria João de Oliveira BarrosoO presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo. A investigação realizada tem como problemática central: A compreensão do passado a partir de situações do presente recorrendo a estratégias ativas de aprendizagem contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação e pensamento crítico em História. Para dar uma resposta à problemática definida, formularam-se os objetivos: (i) Compreender de que modo os problemas sociais do presente permitem construir conhecimento sobre o passado; (ii) Caracterizar as estratégias de ensino e aprendizagem que permitem a realização de aprendizagens ativas; (iii) Analisar as competências de comunicação em História desenvolvidas pelos alunos; (iv) Analisar as competências de pensamento crítico desenvolvidas pelos alunos. Metodologicamente, o estudo integra procedimentos de natureza qualitativa, recorrendo predominantemente a análise de conteúdo através de diferentes fontes, que incluíram planificações de aulas, produções escritas e orais dos alunos e atividades realizadas em sala de aula. Os resultados obtidos permitem reconhecer as estratégias utilizadas, pelas melhorias na participação, na expressão oral e escrita e na capacidade crítica dos alunos. Confirma-se também que o recurso a situações do presente para abordar conteúdos do passado favorece a construção de aprendizagens com sentido, aproximando os alunos dos temas históricos e promovendo uma relação mais ativa e reflexiva com o conhecimento. O estudo evidencia, ainda, o papel essencial da intencionalidade pedagógica e da investigação na formação de professores e na construção de práticas mais conscientes e eficazes.
