Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- Desenvolvimento de estratégias de ative-learning nas técnicas de dança contemporâneaPublication . Fernandes, JoãoO ensino das técnicas de dança é ainda associado a uma ação altamente expositiva por parte do professor, sendo o aluno um receptáculo de informação, posteriormente reproduzida. No entanto, a criação artística em articulação com as técnicas de dança contemporânea confere uma visão mais democrática do ensino-aprendizagem. No século XXI, parece ser claro a necessidade de dar um papel mais ativo aos estudantes no contexto do ensino-aprendizagem, revolucionando assim as práticas do passado. Este artigo propõe assim, a partir de metodologia de literature review numa abordagem de integrative review, aferir um conjunto de estratégias de active-learning nas aulas de técnicas de dança contemporânea. Foram extraídas da literatura práticas sistematizadas, onde existe uma clara aplicação de conteúdos da composição coreográfica, como forma melhorar o desempenho técnico dos estudantes nas aulas de técnicas de dança contemporânea. Assim, é a associação entre as abordagens didático-pedagógicas mais expositivas por parte do professor e mais autónomas por parte dos alunos, que aproximam as técnicas de dança contemporânea e a composição coreográfica, fator que se considera determinante para a ensino-aprendizagem da dança na contemporaneidade
- Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográficaPublication . Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, AngeloNo contexto da criação coreográfica contemporânea o intérprete surge como uma figura central, não só, para pensar a materialização da obra coreográfica, como também, modelar os processos criativos. Cada vez mais, é requerido que o intérprete participe ativamente, com a sua singularidade, no pensamento sobre a obra. Esta perspetiva, permite refletir sobre a formação do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação artística em dança. Desta forma, a experimentação, a singularidade e a heterogeneidade são conceitos basilares para pensar o paradigma da formação do intérprete no campo da dança contemporânea. O presente artigo pretende refletir, a partir das características do intérprete, a articulação da revisão da literatura com as visões de alguns coreógrafos portugueses, de modo a que estas se projetem numa dimensão educativa.
- Criação coreográfica interpretação contemporânea e mediação artística em dançaPublication . Fernandes, João; Xavier, MadalenaDa complexidade do fenómeno da dança contemporânea surgem várias questões relacionadas com a sua própria definição, dos seus elementos constitutivos, formatos de apresentação, procedimentos e intervenientes. A dança contemporânea é, na perspetiva de diversos autores, a dança que se carateriza simultaneamente pela afirmação singular dos seus criadores e pela pluralidade das suas práticas coreográficas. Resulta de um trajeto com origem no início do século XX, evidenciado pela diversidade de posicionamentos e cujas implicações contribuem para a redefinição do género e para a sua condição instável e provisória.
- A reinterpretação de obras coreográficas e a importância da sua integração no Ensino de DançaPublication . Fernandes, JoãoEste artigo tem como objetivo principal clarificar e compreender os conceitos de reconstrução, reposição, recriação, versão e adaptação, como ferramentas para desenvolver o ensino-aprendizagem da dança nas escolas artísticas. Procura promover o espírito crítico através da apresentação de diferentes formas de reinterpretação de obras coreográficas e analisar a sua importância nas diferentes abordagens das disciplinas de composição/criação coreográfica, estudo de repertório e técnica de dança contemporânea. Não se procura, no entanto, expor didáticas ou metodologias que guiem os professores e criadores, mas sim destacar as diferenças, semelhanças e transversalidades destes conceitos no âmbito da educação para prática performativa. Para além disso, destaca-se também a importância do património cultural da dança através de diferentes formas de arquivo, como forma de transmissão de legados, garantindo a promoção, experimentação e reflexão das obras nos sistemas de ensino artístico especializado e ensino superior.
- Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de DançaPublication . Nascimento, Vanda Maria dos Santos; Cardoso, Ofélia Maria Rodrigues Vargas; Lopo, Teresa Teixeira; Fernandes, João; Mendo, GilNesta comunicação propomo-nos apresentar e discutir o projeto de investigação ESDmap em desenvolvimento na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. O projeto, recorrendo a procedimentos de recolha, classificação e observação documental, de história oral e de análise do discurso, centra-se no património educativo da Escola e nos objetos escolares que o constituem, para identificar na história da instituição os contextos em que esses artefactos foram utilizados entre 1983 e 2016, problematizar, numa análise pioneira sobre o ensino superior, a sua relação com o ensino das práticas de dança e, adicionalmente, explorando a dimensão artística, atribuir, pela via da criação coreográfica, outra performatividade e um novo presente a esses objetos escolares.
- A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artísticaPublication . Fernandes, João; Garcia, VítorAs Técnicas de Dança Contemporânea são, atualmente, uma mistura de influências e experiências dos professores. As abordagens ao movimento são plurais, embora todas elas reflitam os princípios dos precursores da dança contemporânea. A evolução da arte contemporânea tem vindo a procurar novas abordagens transversais a todas as áreas artísticas. No contexto português essa realidade também é válida, seja para o ensino artístico especializado ou para o ensino superior. Assim, a formação artística deverá acompanhar o mercado de trabalho, em particular, as novas conceções coreográficas e as novas visões dos corpos e das suas potencialidades na performance. Em suma, pretende-se valorizar as singularidades dos professores de Técnicas de Dança Contemporânea; afirmar práticas plurais no mesmo âmbito, a partir da relação de partilha entre os professores ao proporcionar o contacto dos alunos com a atualidade, do panorama profissional artístico da dança contemporânea.
- Lado a ladoPublication . Fernandes, João; Silva, Madalena Xavier; Moreira, Catarina ; Rodrigues, IolandaA Criação Coreográfica Contemporânea pode ter múltiplas abordagens no que diz respeito aos seus métodos e processos. Cada coreógrafo revela preferências na escolha dos mesmos, seja por opções pessoais, de organização ou simplesmente pelas visões da dança que contempla e que foi alterando ao longo do seu percurso, através da interacção com a sua ferramenta de trabalho – o intérprete. O projecto coreográfico Lado a Lado pretende mostrar uma dualidade, quebrando ambiguidades criadas à volta das abordagens sobre a criação contemporânea. Através de integração de intérpretes de duas instituições de formação diferentes, nomeadamente o ensino vocacional e o ensino privado, foi possível experienciar a utilização de métodos e processos coreográficos diferentes mediante um estímulo comum, numa realidade pedagógica e artística, aplicável na realidade profissional do criador contemporâneo. A clarificação através das macroestruturas de cada peça, serve para explicitar os métodos utilizados mediante as dificuldades, que foram surgindo no decorrer do processo de trabalho entre intérpretes e criador. As duas peças – Retalhos e Corpus - que surgiram deste trabalho com estas duas instituições de formação adquiriram estéticas diferentes, embora grande parte dos seus objectivos, nomeadamente os que remetem para os conceitos como motivação e a procura e valorização da singularidade do intérprete, associados a conteúdos artísticos coreográficos e pedagógicos, fossem semelhantes. Na globalidade, estas criações coreográficas contemporâneas resultaram numa apresentação pública, no Teatro José Lúcio da Silva, inserida no festival MetaDança2012 – Rio, Cidade e Património, na cidade de Leiria e proporcionou ao longo do processo de criação uma reflexão mais profunda sobre o papel do criador contemporâneo e às adaptações que sofre mediantes factores que estão intimamente ligados às suas experiências como artista. Em suma, pretende-se desmistificar o uso dos processos de criação coreográfica contemporânea em função da realidade plural com que o criador contemporâneo se depara diariamente na sua prática.
- A imagética como estratégia pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de CoimbraPublication . Costa, Inês Alexandra Correia Ramos; Fernandes, JoãoO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. Aponta para a lecionação, no ano letivo 2017/2018, da disciplina de técnica de dança contemporânea e repertório de dança contemporânea, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Este relatório tem como objeto de estudo estudantes do 5º ano do Curso Básico de Dança (9º ano do ensino regular), cujas idades estão compreendidas entre os 14-15 anos. A área de intervenção pedagógica em que se insere este estudo decorre na disciplina de técnica de dança contemporânea, apoiando-se nos conteúdos de movimento de Graham (Contraction/Release) e Humphrey/Limón (Fall/Recovery). Pretende-se com esta investigação exponenciar a execução técnica e artística dos estudantes, através do desenvolvimento e melhoria dos elementos de dança em contexto de aula, a partir dos conteúdos de movimento das técnicas acima referidas. Utilizou-se a imagética como estratégia pedagógica para o desenvolvimento e melhoria destes conteúdos, promovendo assim, uma maior consciência dos estudantes na aprendizagem das suas competências técnicas e artísticas. Parte-se de uma revisão bibliográfica sobre a implementação da estratégia pedagógica (imagética) em estúdio. Não obstante, foi necessário pesquisar também outras temáticas, tais como: a fase de desenvolvimento dos estudantes desta faixa etária e da sua fase da adolescência, um breve enquadramento histórico sobre a origem e conteúdos das técnicas escolhidas para a lecionação e posteriormente a explicação do conceito da imagética enquanto estratégia pedagógica na aula de técnica de dança. A metodologia aplicada foi investigação-ação, recorrendo-se a diários de bordo com tabelas de observação e vídeo como instrumentos de recolha de dados. Após o período de trabalho de campo no estágio, apresentam-se os resultados adquiridos e as consecutivas reflexões e conclusões do mesmo.
- Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativoPublication . Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, AngeloPartindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artística, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura.
- O perfil do coreógrafo e a construção de uma identidade coreográfica: um ensaio sobre Victor Hugo PontesPublication . Fernandes, João; Xavier, MadalenaNeste artigo, pretendemos explorar a diversidade e a pluralidade da dança teatral em Portugal no século XXI, destacando a transformação das linguagens coreográficas que acompanham o desenvolvimento da dança contemporânea. Neste sentido, identificamos três linhas orientadoras para definir a linguagem coreográfica de um criador: o perfil biográ-fico e os recursos coreográficos; as características dos intérpretes e as configurações coreográficas; e o universo temá-tico e as ideias conceptuais. Através de uma breve análise do percurso do coreógrafo Victor Hugo Pontes, estabelece-se a possibilidade de construção de uma identidade coreográfica distinta, característica das suas obras, contribuindo para o património imaterial da dança em Portugal. O perfil biográfico de Victor Hugo Pontes é determinado pela sua formação multidisciplinar em artes plásticas e teatro, complementada por uma posterior formação em dança. As suas obras coreográficas, caracterizadas pela combinação de recursos da dança, teatro e música, utilizam cenografias complexas, movimentos expressivos e textos adaptados de obras literárias, criando uma linguagem própria, que se afirma como singular e distintiva no panorama da dança contemporânea portuguesa. O intérprete contemporâneo assume um papel central na materialização da coreografia, selecionado pelas suas características e competências, sendo um contributo essencial para o desenvolvimento dos processos criativos. Victor Hugo Pontes elege intérpretes que contribuem para a realidade e os ideais temáticos das suas peças, utilizando grandes grupos heterogéneos e linguagens de movimento distintas. Esta abordagem valoriza a singularidade de cada corpo e a interação entre eles, procurando uma comunicação significativa com o público.