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- Raciocínio quantitativo aditivo de alunos de 2.º ano: a importância das representaçõesPublication . Rodrigues, Margarida; Serrazina, Maria De LurdesNeste artigo, pretendemos identificar tipos de representação usados pelos alunos na resolução de duas tarefas que apresentam problemas de transformação, e através da sua análise, discutir o seu papel bem como alguns dos aspetos do raciocínio quantitativo aditivo dos alunos. Começando por discutir o que se entende por raciocínio quantitativo aditivo e por representação matemática, apresentamos depois alguns resultados empíricos no contexto de uma experiência de ensino desenvolvida numa escola pública. Os resultados evidenciam a complexidade inerente ao raciocínio inversivo presente nas duas situações propostas aos alunos. A maioria dos alunos utiliza preferencialmente a representação simbólica, recorrendo também à linguagem oral e escrita como forma de exprimir o significado atribuído às suas resoluções. A representação icónica foi usada apenas por um par de alunos, parecendo ter sido utilizada numa situação inicial de incompreensão do problema, e após registos simbólicos iniciais apagados pelos alunos em causa. O uso da linha numérica vazia e a disposição tabelar constituíram modelos de pensar auxiliando a lidar com a transformação inversa. As representações assumiram um duplo papel, o de serem meios de compreensão do raciocínio dos alunos, e também suportes do desenvolvimento do seu pensamento matemático.
- Railway vehicle modelling for the vehicle-track interaction compatibility analysisPublication . Magalhães, H.; Ambrósio, Jorge; Pombo, JoãoRailway vehicle homologation, with respect to running dynamics, is addressed via dedicated norms. The results required, such as, accelerations and/or wheel-rail contact forces, obtained from experimental tests or simulations, must be available. Multibody dynamics allows the modelling of railway vehicles and their representation in real operations conditions, being the realism of the multibody models greatly influenced by the modelling assumptions. In this paper, two alternative multibody models of the Light Rail Vehicle 2000 (LRV) are constructed and simulated in a realistic railway track scenarios. The vehicle-track interaction compatibility analysis consists of two stages: the use of the simplified method described in the norm "UIC 518-Testing and Approval of Railway Vehicles from the Point of View of their Dynamic Behaviour-Safety-Track Fatigue-Running Behaviour" for decision making; and, visualization inspection of the vehicle motion with respect to the track via dedicated tools for understanding the mechanisms involved.
- Simulation of a-Si PV system linked to the grid by DC boost and three-level inverter under cloud scopePublication . Fialho, Luís; Melício, Rui; Mendes, Victor; Collares-Pereira, ManuelThis paper is about a PV system linked to the electric grid through power converters under cloud scope. The PV system is modeled by the five parameters equivalent circuit and a MPPT procedure is integrated into the modeling. The modeling for the converters models the association of a DC-DC boost with a three-level inverter. PI controllers are used with PWM by sliding mode control associated with space vector modulation controlling the booster and the inverter. A case study addresses a simulation to assess the performance of a PV system linked to the electric grid. Conclusions regarding the integration of the PV system into the electric grid are presented. © IFIP International Federation for Information Processing 2015.
- PavimentosPublication . Henriques, Dulce FrancoRefere-se esta secção aos pavimentos elevados com estrutura em madeira, por ser a grande maioria das situações nos edifícios antigos. A estrutura é composta, em geral, por vigas dispostas em paralelo, com afastamentos de 0,20 a 0,40 m, travadas por tarugos que impedem a encurvatura e/ou torção das vigas. A ligação às paredes de apoio faz-se por encastramento simples das vigas em aberturas, pela sua pregagem a um frechal (muitas vezes com entalhe) e/ou pela sua fixação à parede por intermédio de ferrolhos [a].
- Do efeito ao paradigma: Narciso, Medusa e PigmaliãoPublication . Cordeiro, MartaO artigo pretende caracterizar a relação entre espectadores e imagens e, para tanto, utiliza as figuras paradigmáticas de Narciso, Medusa e Pigmalião, que são, rotineiramente, utilizadas para falar de imagens. Frequentemente, Narciso é associado à autorrepresentação; Medusa à fotografia e à morte, e Pigmalião ao simulacro. No entanto, numa breve nota de rodapé, W. J. T. Mitchell associa essas figuras mitológicas aos “efeitos” que as imagens provocam nos espetadores, aceção que denuncia uma dada relação entre espetadores e imagens. É esse o ângulo adotado nesta análise, que procura, então, expandir a referência de Mitchell e assumir que os três mitos contêm os elementos principais que caracterizam a relação entre espetadores e imagens.
- Contemporaneidade e identidade: um caminho para a educação artística através das artes plásticas no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Carla Sofia Prata RamosAcreditando que a relação com a arte constitui um precioso auxílio para o processo educativo, na medida em que proporciona experiências promotoras de criatividade, flexibilidade e iniciativa, reflexão crítica e perceção, este estudo desenvolve-se no sentido de encontrar alguns caminhos para que a disciplina de Educação Visual se torne um melhor veículo da educação artística, para as artes plásticas, no 2º ciclo do ensino básico. Trata-se de um estudo empírico, traduzido numa Investigação-Ação que tem como finalidade melhorar uma situação educativa concreta, no caso, uma escola pública do concelho de Oeiras, inovando e estimulando o processo de ensino-aprendizagem, no sentido de aproximar os alunos da arte, e da arte contemporânea em particular, proporcionando-lhes todos os benefícios colaterais desse contacto. Os dados apurados permitiram-nos concluir que as estratégias de contacto direto com a arte, a realização de exercícios de agilização do pensamento criativo e a abordagem de conteúdos relacionados com as artes plásticas e arte contemporânea, a par da realização de experiências de produção plástica, proporcionaram o aumento dos níveis de literacia em artes plásticas, promovendo os conhecimentos sobre arte contemporânea e o desenvolvimento do potencial criativo. A apreciação estética estimulou a capacidade de observação, interpretação e sentido crítico, destes alunos, contribuindo para um melhor entendimento das manifestações artísticas.
- Contributo do iPad® para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Santos, Carla; Nunes, ClarisseO estudo analisou o papel que o iPad® pode desempenhar no desenvolvimento de crianças com atraso global do desenvolvimento psicomotor (AGDPM), em contexto terapêutico. Neste sentido procurou explorar o potencial do iPad® para promover o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com AGDPM; descrever o modo como estas reagem à utilização do iPad® e conhecer as perspetivas de pais e profissionais face à utilização do iPad®. Participaram no estudo de caso nove crianças com AGDPM, com uma média de idade de 32 meses, nove pais e um profissional de terapia ocupacional. As crianças encontravam-se em período de intervenção em terapia ocupacional, num contexto hospitalar. Efetuaram-se entrevistas semidiretivas aos pais e ao terapeuta ocupacional para conhecer as suas opiniões, procedeu-se a pesquisa documental para caracterizar as crianças e a observações naturalistas para se caracterizar o envolvimento e atividade e participação das crianças com o iPad®. Os resultados evidenciam reações muito positivas por parte das crianças à utilização do iPad®, salientando-se os elevados níveis de envolvimento com o iPad® e de atividade e participação, mormente na dimensão «experiências sensoriais intencionais». Os pais e o profissional de saúde fizeram um balanço muito positivo da utilização do iPad® pelas crianças. Os resultados sugerem que a utilização do iPad® em contexto terapêutico poderá contribuir para o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com diagnóstico de AGDPM.
- Complementary filter design with three frequency bands: robot attitude estimationPublication . Carreira, Fernando; Calado, João Manuel Ferreira; Cardeira, Carlos Batista; Oliveira, Paulo Jorge Coelho RamalhoThis paper extents the by now classic sensor fusion complementary filter (CF) design, involving two sensors, to the case where three sensors that provide measurements in different bands are available. This paper shows that the use of classical CF techniques to tackle a generic three sensors fusion problem, based solely on their frequency domain characteristics, leads to a minimal realization, stable, sub-optimal solution, denoted as Complementary Filters3 (CF3). Then, a new approach for the estimation problem at hand is used, based on optimal linear Kalman filtering techniques. Moreover, the solution is shown to preserve the complementary property, i.e. the sum of the three transfer functions of the respective sensors add up to one, both in continuous and discrete time domains. This new class of filters are denoted as Complementary Kalman Filters3 (CKF3). The attitude estimation of a mobile robot is addressed, based on data from a rate gyroscope, a digital compass, and odometry. The experimental results obtained are reported.
- A influência das representações na classificação de quadriláteros em futuras professoras e educadorasPublication . Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro daEsta comunicação diz respeito a uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras do 2.º ano de uma LEB, focada na aprendizagem da classificação de quadriláteros, a qual foi promovida por um ensino de natureza exploratória. Os dados apresentados, recolhidos por registos áudio e vídeo e das produções escritas das formandas, focam-se na compreensão que evidenciam sobre as propriedades das figuras e suas relações, bem como nos fatores que influenciam esta aprendizagem. Os resultados mostram que a classificação hierárquica depende principalmente da robustez do conceito-imagem, da identificação dos atributos críticos das figuras, do domínio do raciocínio dedutivo e da visualização.
- A comparison of Sinogram Affirmed Iterative Reconstruction and filtered back projection on image quality and dose reduction in paediatric head CT: a phantom studyPublication . Ahmed, Abdulfatah; Garcia, André; Bakker, Astrid; Tomkinson, David; Salamin, Julie; de Lange, René; Buyvidovich, Serguey A.; Sohrabi, Tina; Dominguez, Alexandre; Campeanu, Cosmin; Plasman, PaulBackground: Computed tomography (CT) is one of the most used modalities for diagnostics in paediatric populations, which is a concern as it also delivers a high patient dose. Research has focused on developing computer algorithms that provide better image quality at lower dose. The iterative reconstruction algorithm Sinogram-Affirmed Iterative Reconstruction (SAFIRE) was introduced as a new technique that reduces noise to increase image quality. Purpose: The aim of this study is to compare SAFIRE with the current gold standard, Filtered Back Projection (FBP), and assess whether SAFIRE alone permits a reduction in dose while maintaining image quality in paediatric head CT. Methods: Images were collected using a paediatric head phantom using a SIEMENS SOMATOM PERSPECTIVE 128 modulated acquisition. 54 images were reconstructed using FBP and 5 different strengths of SAFIRE. Objective measures of image quality were determined by measuring SNR and CNR. Visual measures of image quality were determined by 17 observers with different radiographic experiences. Images were randomized and displayed using 2AFC; observers scored the images answering 5 questions using a Likert scale. Results: At different dose levels, SAFIRE significantly increased SNR (up to 54%) in the acquired images compared to FBP at 80kVp (5.2-8.4), 110kVp (8.2-12.3), 130kVp (8.8-13.1). Visual image quality was higher with increasing SAFIRE strength. The highest image quality was scored with SAFIRE level 3 and higher. Conclusion: The SAFIRE algorithm is suitable for image noise reduction in paediatric head CT. Our data demonstrates that SAFIRE enhances SNR while reducing noise with a possible reduction of dose of 68%.