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- A participação dos alunos na autorregulação dos processos de aprendizagemPublication . Cardoso, Ana Filipa Custódio; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosEste relatório final desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte, apresentam-se e comparam-se de modo reflexivo as práticas de ensino desenvolvidas, no 1.º e no 2.º CEB, respetivamente em turmas do 1.º e 5.º ano de escolaridade. Na segunda parte apresenta-se o estudo intitulado “A participação dos alunos na autorregulação dos processos de aprendizagem”. Esta investigação tem como finalidade principal, estudar os processos de autorregulação da aprendizagem realizada pelo aluno durante o Tempo de Estudo Autónomo (TEA). Em conformidade, identificam-se como objetivos específicos do estudo: i) descrever as formas de planificação do trabalho dos alunos relativas ao TEA; ii) descrever os modos de autoavaliação do trabalho realizado pelos alunos durante o TEA; iii) comparar as formas de planificação e de autoavaliação do trabalho desenvolvido pelos alunos no TEA (na fase prévia a este estudo e na fase final, após a aplicação de um dispositivo de acompanhamento a este trabalho (devolução de feedback), implementado com a ajuda da investigadora). Para o efeito foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, com procedimentos metodológicos próximos da investigação-ação. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, o inquérito por questionário, a observação participante, as notas de campo e as entrevistas em grupo (focus group). Como técnica de tratamento de dados, recorreu-se à análise de conteúdo, seguindo os pressupostos metodológicos propostos por Bardin (2013). Os resultados mostram que numa fase inicial os alunos revelam dificuldade em mobilizar competências de planificação e regulação do trabalho realizado no Tempo de Estudo Autónomo. Não obstante, após a implementação de um dispositivo de monitorização desse trabalho, verificaram-se melhorias significativas na autorregulação dos seus processos de aprendizagem.
- Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: a identificação de comportamentos ambientalmente saudáveis na escolaPublication . Soares, Laura Mónica Brazão; Silva, Maria João; Valente, BianorO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório foi realizado com o intuito de descrever e analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação pedagógica, desenvolvido nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB, a prática de ensino supervisionada decorreu numa turma de 4.º ano escolaridade e, no 2.º CEB, decorreu em duas turmas do 6.º ano de escolaridade, ambas em instituições públicas na área da Grande Lisboa. Do processo acima mencionado, surgiu a escolha do tema do estudo empírico “Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: A identificação de comportamentos ambientalmente saudáveis na escola”, no qual se implementaram duas atividades nas turmas do 6.º Ano de escolaridade e uma atividade na turma do 4.º Ano de escolaridade. Tendo em consideração o tema escolhido, foram estabecidos como objetivos gerais de investigação: i) realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a influência de um ensino expositivo com mensagens verbais de educação para a saúde no ensino básico nos comportamentos dos alunos, nomeadamente no que se refere à promoção de comportamentos saudáveis; ii) identificar as aprendizagens das crianças numa atividade com o recurso a Sensores de Dióxido de Carbono (CO2) e Oxigénio no ar (O2), nomeadamente através das propostas das crianças para um ambiente/atmosfera saudável; iii) observar se foram propostos e/ou identificados, pelos alunos, comportamentos saudáveis. Dada a natureza do estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa, com recurso a métodos e técnicas características de estudo de caso e de investigação-ação. Com base na revisão bibliográfica, podemos afirmar que, para que os alunos realizem escolhas ambientalmente saudáveis, é de grande relevância que o professor tenha um papel ativo na realização de atividades que envolvam toda a escola, tenha em consideração as necessidades dos alunos e que as atividades se centrem na sua vida quotidiana. Os resultados obtidos permitiram constatar que a escola pode influenciar, melhorando, a identificação de comportamentos saudáveis por parte dos alunos, tanto no que se refere à classificação de comportamentos benéficos e prejudiciais aos sistemas do corpo humano, como no que se refere à identificação de comportamentos conducentes a uma melhor qualidade do ar na sala de aula, após utilização de sensores de Dióxido de Carbono (CO2) e de Oxigénio no Ar (O2).
- Conceções dos alunos relativamente à sala de aula e à indisciplinaPublication . Alarcão, Teresa de Jesus Rebelo de Andrade Noronha de; Almeida, TiagoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório inclui a descrição, análise e reflexão relativa à prática pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º CEB, sendo apresentada também a investigação realizada na turma do 2.º ciclo. O trabalho inclui uma investigação realizada no contexto da PES, com o título de “Conceções dos alunos relativamente à escola e à indisciplina”. Este estudo tem como objetivo estudar as conceções dos alunos relativamente à sala de aula e à indisciplina e compreender a motivação dos alunos na frequência das aulas. Serão também apresentadas as conceções dos professores das turmas correspondentes onde o estudo foi realizado, pois a perspetiva do professor pode influenciar o comportamento dos alunos dentro e fora da sala de aula (Carita e Fernandes, 2012). Os objetivos específicos do estudo são: (i) identificar as conceções dos alunos sobre o que é indisciplina; (ii) elencar razões para indisciplina na sala de aula. O estudo apresentado é de natureza qualitativa, sendo utilizadas metodologias dessa natureza. De forma a concretizar o estudo, procurou-se conhecer as conceções dos alunos de cada uma das turmas, sendo o instrumento de recolha de dados utilizado para este estudo constituídos por duas partes distintas, sendo a primeira as entrevistas em grupo aos alunos – focus group – e a segunda as entrevistas aos professores cooperantes. Os resultados do estudo sugerem que as motivações dos alunos para frequentar a escola são as aprendizagens e a perspetiva que têm do futuro. Apesar de compreensão das regras, os alunos não as respeitam criando algumas situações de violências e indisciplina na sala de aula.
- Trabalhos para casa: perspetiva de alunos, encarregados de educação e professores do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Monteiro, Fiona Duffy; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosO relatório que se apresenta foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, com vista à obtenção do grau de mestre, em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Numa primeira parte, o relatório apresenta uma análise reflexiva das práticas de intervenção pedagógica ocorrida no 1.º e 2.º CEB, numa turma mista de 3.º e 4.º ano e em duas turmas de 5.º ano, respetivamente, em instituições de ensino públicas da zona da Grande Lisboa. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado Trabalhos para Casa: perspetivas de alunos, encarregados de educação e professores do 1.º CEB que tem como finalidade estudar as perspetivas dos alunos, encarregados de educação e professores de 1.º CEB sobre os Trabalhos Para Casa (TPC). Para tal, recorreu-se a uma metodologia de investigação de natureza quantitativa e qualitativa interpretativa. Participaram no estudo 201 sujeitos – 115 alunos, 79 encarregados de educação e 7 professores – de escolas do 1.º CEB. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário e tratados com recurso ao software Statistical Package for the Social Sciences v.25 e ao Excel. Os dados qualitativos foram tratados com recurso à análise de conteúdo, de acordo com os pressupostos sugeridos por Bardin (2013). Os resultados do estudo permitiram evidenciar que o modo como os TPC são prescritos e corrigidos influencia a opinião dos sujeitos sobre os mesmos, em particular no grupo dos alunos. Quanto maior a autonomia e a responsibilização do aluno na prescrição do TPC e quanto mais individual e presencial for a correção do TPC maior a concordância dos alunos com a realização do mesmo. Não obstante, os encarregados de educação e os professores são mais favoráveis à realização dos TPC quando estes são prescritos recorrendo a uma metodologia mista.
- O impacto da comunicação de sustentabilidade na perceção do valor de marca e da reputação organizacional: o caso da EDPPublication . Garcia, Helena Isabel Arsénio; Miranda, Sandra Marisa LopesTendo em conta a crescente preocupação ecológica pela sociedade, o tema da sustentabilidade é cada vez mais pertinente na gestão dos negócios. Os stakeholders têm interesse em aceder a informações que lhes permita ter uma visão global do comportamento das empresas, para além da componente financeira e incluindo as suas ações de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. A comunicação destas ações pela empresa surge como forma de gerir estas preocupações de transparência, criar a confiança dos consumidores na empresa e potenciar as suas vantagens competitivas, nomeadamente, ao nível do valor de marca e da reputação organizacional. Assim sendo, esta dissertação pretende responder à pergunta “qual o impacto da comunicação de sustentabilidade na perceção do valor de marca e na reputação organizacional?”, recorrendo ao caso particular da EDP. Para isso, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado um inquérito aos consumidores da EDP, completada por uma entrevista a um colaborador da EDP, em representação da Direção de Comunicação e Sustentabilidade. Os resultados mostraram que os consumidores têm uma perceção positiva do conceito de responsabilidade social corporativa e que gostariam que a EDP investisse mais na comunicação das suas iniciativas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Além disso, a comunicação de sustentabilidade tem, efetivamente, um impacto positivo no valor de marca e na reputação das organizações.
- Antenas de dupla banda para Wi-FiPublication . Cascalho, Nuno Filipe Caim; Pinho, Pedro Renato TavaresO estudo e desenvolvimento de antenas é um tópico muito discutido atualmente. Esse desenvolvimento faz-se, não só mas também, seguindo as tendências do mercado de equipamento eletrónico de consumo, no qual surgem produtos para uso pessoal, como por exemplo os smartphones, smartwatches e outros gadgets que fazem uso de comunicação sem-fios. Nas varias características que definem estes produtos, o seu tamanho reduzido, a elevada eficiência energética e a qualidade de comunicação são determinantes para a sua aquisição. Estas características são muitas vezes definidas pelas tecnologias do canal radio, do qual faz parte a antena. Este trabalho foca-se no estudo de antenas impressas, mais propriamente no monopolo, sendo estas adequadas para terminais moveis. São desenvolvidas duas antenas múltipla banda para aplicações Wi-Fi (2.5GHz e 5GHz), uma com geometria circular e outra com geometria triangular. Os objetivos da dissertação passam por demonstrar a projeção de uma antena simples com uma única banda, a transformação da antena para múltipla banda e comparação entre geometrias diferentes. As antenas projetadas com o software Computer Simulation Technology (CST) Studio Suite, são posteriormente construídas e analisadas no Instituto de Telecomunicações de Aveiro.
- IoT network : design and implementationPublication . Costa, Bruno Alexandre Duarte Santos; Pinho, Pedro Renato TavaresIn recent years a new concept known in the anglo-saxonic language as IoT (Internet of Things) has gained prominence in the world of technology. IoT's main objective is to allow various types of physical objects, such as cars, houses and cities to transmit the information they obtain autonomously through sensors, to platforms that receive and use them intelligently, forming a network of interconnected objects, without any kind of human intervention. To understand this concept, a study was made of the networks that underlie this concept, LPWA (Low Power Wide Area Networks), and in more detail to LoRa technology. In order to estimate the coverage of this technology, a theoretical planning was performed using the OH model (Okumura-Hata), and based on the results obtained, an electromagnetic simulator (CloudRF), was used, which allowed to estimate in more detail the coverage in the area of study. In order to validate the results obtained theoretically and by simulation, a set of meas-urements was made in the field in some points of the city of Aveiro. From the global analysis of the obtained results, it was concluded that LoRa technology is in fact quite feasible to be used in an implementation of an IoT network in an urban environ-ment. The OH model when adapted with the appropriate coverage margins for the type of study environment allows a good approximation in terms of outdoor coverage. Despite being very sensitive to movements, it was possible to obtain distances up to 2 km in a mostly urban prop-agation environment, and more than 5 km in a more open area with a greater line of sight.
- O patrocínio no envolvimento e atitudes dos consumidores: estudo do caso Somersby Out JazzPublication . Rangel, Margarida Pereira; Machado, Ana TeresaAtualmente, devido ao crescimento substancial da indústria musical em Portugal e à sua internacionalização nos mercados, temos vindo a assistir à progressiva utilização do patrocínio a eventos como uma poderosa ferramenta de comunicação por parte de marcas ou empresas. Numa perspetiva de comunicação de marketing integrado, as ações de patrocínio surgem como um mecanismo extremamente útil, eficaz e estratégico que visa o alcance a novos públicos-alvo, objetivos e metas pré-determinadas por parte das marcas. Para tal, é importante que haja um prévio conhecimento das mesmas acerca do comportamento dos seus consumidores, de forma a conseguirem construir estratégias de marketing e comunicação eficazes que consigam alcançar os resultados pretendidos. A proximidade física e emocional partilhada em eventos de cariz musical, promovem um conjunto de sentimentos de identificação e partilha entre os artistas e as audiências, e por esta razão, as marcas pretendem ser um meio mediador nesta relação exclusiva. Assim, a presente investigação no âmbito desta dissertação de mestrado visa compreender de que forma as ações de patrocínio por parte de uma marca a um evento, em especial a um festival de verão, influencia a atitude e envolvimento dos espectadores face à própria marca patrocinadora e ao evento, tendo em consideração a congruência e harmonia entre estes dois agentes. As conclusões constatadas nesta investigação apontam diretrizes para que as marcas compreendam quais os proveitos que as ações de patrocínio podem gerar para as suas atividades de negócio e se a adoção de estratégias de patrocínio pode criar ou melhorar a atitude e envolvimento dos consumidores às suas marcas. Os resultados aferidos demonstram que o envolvimento do consumidor ao evento tem consequência direta na atitude do mesmo face à marca, ou seja, podemos afirmar que a principal conclusão desta investigação consiste no facto do envolvimento do consumidor com o Out Jazz ter uma influência positiva na atitude do consumidor em relação à marca Somersby.
- O que é ser um bom professor? Conceções de alunos e docentes do 1.º CEBPublication . Henriques, Gonçalo Nuno Caeiro; Madureira, IsabelO presente relatório surge no âmbito do trabalho realizado na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), que decorreu no 2.º ano do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório envolve a análise e reflexão de todo o processo de intervenção pedagógica desenvolvido e a descrição da investigação que se considerou importante realizar no seguimento desse processo. A investigação teve como grande objetivo identificar as conceções de alunos e de docentes do 1.º CEB sobre o que é um bom professor deste ciclo de ensino. Com este intuito, procurou-se conhecer as características de um bom professor valorizadas por alunos e docentes do 1.º CEB para, posteriormente, construir uma proposta de perfil de um bom professor deste ciclo de ensino com base nas opiniões dos participantes no estudo. A escolha deste tema foi motivada por preocupações pessoais e profissionais e pelo desejo de implementar processos de ensino e de aprendizagem de qualidade junto dos grupos com os quais decorreu a intervenção. Para obter essa informação, foi realizado um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, que envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas a três docentes e de dois focus group a alunos do 1.º CEB da mesma instituição, orientadas por um guião previamente elaborado com base na revisão da literatura sobre o tema. Após a realização das entrevistas, procedeu-se à sua transcrição e análise de conteúdo das mesmas, na qual se privilegiou uma abordagem mista (indutiva e dedutiva). Os resultados revelaram a existência de concordância nas conceções de alunos e docentes sobre o tema em análise, sendo as competências emocionais/afetivas aquelas que ambos os grupos consideraram como mais importantes num bom professor, sublinhando em particular a afetividade na relação pedagógica como uma das dimensões que importa ter em consideração. Também a dimensão ética foi bastante valorizada por ambos os grupos, tendo os entrevistados reforçado a importância da figura do professor enquanto modelo e exemplo para os alunos.
- Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?Publication . Lucas, Juliana Faria Gomes; Madureira, IsabelO presente relatório surge no âmbito do trabalho realizado na Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), que decorreu no 2.º ano do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho integra a análise e reflexão de todo o processo de intervenção pedagógica realizado, bem como, da investigação desenvolvida no âmbito do 1.º CEB. O estudo visa analisar a interação e relação entre os pares numa turma de 2.º ano que incluía três alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e onde se registavam conflitos frequentes no grupo/turma. Para o efeito, foram aplicados dois testes sociométricos no início e no final da intervenção. Os resultados obtidos no teste inicial revelaram registos de rejeições face a alunos com NEE. De modo a contrariar esta situação, o processo de investigação-ação implementado procurou desenvolver o trabalho cooperativo como estratégia facilitadora de inclusão nos alunos, promovendo uma maior interação entre pares. Para a avaliação dos resultados, aplicou-se, novamente o teste sociométrico, com o intuito de verificar o impacto do processo de trabalho cooperativo desenvolvido. A investigação adotou uma abordagem de cariz qualitativo, por meio de uma investigação-ação, uma vez que a problemática teve origem na análise das caraterísticas do contexto e o objetivo pretendeu melhorar algumas das fragilidades identificadas, através da intervenção do investigador no contexto (Coutinho, 2014). A fim de poder auscultar a voz dos alunos, esta investigação envolveu a realização de testes sociométricos como instrumento de recolha de dados, através da qual foi possível verificar a evolução do processo, bem como, interpretar e compreender os resultados e fundamentação das conclusões. Os resultados revelaram uma melhoria ao nível das interações entre os pares no grupo/turma, nomeadamente no aumento e diversificação das escolhas e, consequentemente, numa dispersão das rejeições. No que diz respeito aos alunos com NEE, dois deixaram o estatuto de indiferença sociométrica e, passaram a ser escolhidos pelos pares. Já o terceiro aluno com NEE não revelou qualquer melhoria na sua posição sociométrica. Assim, considera-se necessário, por um lado assegurar um maior tempo de intervenção e, por outro, uma atenção cuidada na escolha dos contextos de aprendizagem interpares.