Browsing by Issue Date, starting with "2016"
Now showing 1 - 10 of 1068
Results Per Page
Sort Options
- Revascularização miocárdica cirúrgica ou por intervenção coronária percutânea com stents com eluição de fármaco na doença arterial coronária de três vasos ou tronco comum: análise de sobrevida a um anoPublication . Ricardo, Daniela Valente; Ribeiro, FernandoIntrodução: A cirurgia de revascularização do miocárdio (CABG) e a intervenção coronária percutânea (ICP) são consideradas as técnicas de revascularização miocárdica na doença arterial coronária de três vasos ou tronco comum. É conhecida a primazia da CABG, mas a ICP com recurso a stents com eluição de fármaco antiproliferativo (DES) de segunda e terceira geração têm mostrado resultados de não inferioridade, em relação à CABG, relativamente aos outcomes e à sobrevivência. Foram avaliados os resultados, em relação aos outcomes e à sobrevivência nos dois grupos de doentes submetidos a CABG e ICP. Metodologia: Dos 279 indivíduos intervencionados entre 2011 e 2013, 164 (58,8%) foram sujeitos a CABG e 115 (41,2%) a ICP. Analisaram-se os dados demográficos, clínicos e sores de risco, preditores de eventos adversos e de mortalidade a um ano, com recurso a análise univariada, incluindo medidas de tendência central e de frequências e análise bivariada entre variáveis e endpoints. Recorreu-se à regressão logística de Cox e às curvas de Kaplan-Meier para a análise da sobrevida a um ano após CABG e ICP. Resultados: Identificaram-se como fatores preditores de mortalidade para o grupo CABG, o enfarte agudo do miocárdio (EAM) prévio e o EuroSCORE II ≥2. Para o grupo ICP, os fatores preditores de mortalidade foram a clearance de creatinina <60ml/min, EAM pós procedimento e a doença arterial periférica. Não se encontraram diferenças significativas entre os dois grupos, para a sobrevivência. Conclusão: Os DES de 2ª e 3ª geração parecem ter contribuído, favoravelmente, para sobrevida dos doentes a um ano. A sobrevivência a um ano, foi semelhante nos grupos CABG e ICP.
- Rumo ao armistício: Jogo da Glória sobre a 1.ª Guerra MundialPublication . Silva, José Manuel Santos; Gomes, Maria José Menezes; Silvano, Rosa Bela; Oliveira, Eduardo; Franco, José; Pinto, Rodrigo; Espadinha, VirgíniaApresentado na categoria workshop e inserido nos eixos temáticos: Articulação das Artes com outras literacias e Intervenção e mediação em diferentes contextos educativos (formais, não formais e informais
- The revolution in school or a school in revolution. About a recent essay [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria InáciaStarting from the recent publication of Joaquim Pintassilgo, O 25 de Abril e a educação: discursos, práticas e memórias docentes, this paper intends to initiate a reflection on the importance of the date of April 25, 1974, in which there was in Portugal the glorious military revolution, that culminated in the fall of regime established by Antonio de Oliveira Salazar. Which was the role of this revolution inside the Portuguese school system? Which was the influence of the school in the Portoguese revolution?
- A implementação de propostas pedagógicas integradoras da matemática e da expressão plástica no 1.º CEBPublication . Valentim, Sofia; Milhano, SandraO presente artigo apresenta uma reflexão em torno de um estudo desenvolvido no âmbito da prática pedagógica realizada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo geral centrou-se em compreender o papel da utilização pedagógica de estratégias integradoras da matemática e da expressão plástica para as aprendizagens das crianças de uma turma de 2.º ano. O estudo teve como participantes 21 alunos de uma escola pública do concelho de Leiria. Com estes alunos, foram desenvolvidas duas sequências pedagógicas assentes nas seguintes atividades: 1.ª sequência) observação e análise de obras de arte contendo figuras geométricas, organização dessas figuras num Diagrama de Venn, elaboração de uma composição visual contendo figuras geométricas e organização das mesmas através de tabelas e esquemas matemáticos; 2.ª sequência) observação de obras de arte contendo eixos de simetrias e, elaboração de uma composição visual de forma a completar uma figura simétrica. Os instrumentos utilizados para recolha de dados foram fichas de trabalho preenchidas pelos alunos sobre as suas aprendizagens, composições visuais produzidas pelos alunos, reflexões escritas individuais feitas pelos alunos e notas de campo contendo os diálogos tidos durante a concretização das várias atividades propostas em cada sequência. Uma análise prévia dos dados sugere que a utilização de propostas pedagógicas integradoras promoveu a consolidação de alguns conceitos matemáticos, ao mesmo tempo que permitiu a aprendizagem de noções no âmbito da expressão plástica.
- Brain connectivity analysis of patients with Parkinson’s diseasePublication . Constantino, Tiago Filipe Serrano; Ferreira, Hugo AlexandreAtualmente existe um debate sobre “Scans Without Evidence for Dopaminergic Deficit" (SWEDD) de ser uma patologia independente ou um subtipo benigno da doença de Parkinson (DP). Neste estudo analisou-se a conectividade estrutural cerebral de 30 indivíduos saudáveis, 29 doentes com SWEDD e 29 doentes com DP, utilizando diversos softwares especializados e a teoria dos grafos para caracterizar 96 regiões de interesse. Diferentes métricas de imagem e de conectividade foram obtidas a partir de dados de imagem em ponderação T1 e de tensor de difusão. Em relação aos dados demográficos dos grupos, observaram-se diferenças estatísticas na Unified Parkinson Disease Rating Scale entre os indivíduos saudáveis (Controlo) e os doentes com DP (p=0,000) e com SWEDD (p=0,000). Na comparação Controlo vs DP, várias diferenças foram observadas em relação às métricas de imagem e de conectividade, particularmente nos núcleos da base de ambos os hemisférios. No Controlo vs SWEDD, as regiões dos lobos frontal e parietal mostraram alterações nas métricas de conectividade, particularmente o giro marginal superior e o giro parietal superior de ambos os hemisférios. Na DP vs SWEDD, foram observadas alterações de métricas de imagem e de conectividade, particularmente no polo frontal e no córtex pré-frontal anterior. Todos os resultados observados neste estudo estão de acordo com a literatura sobre mudanças observadas nas regiões relacionadas com as, mesolímbica mesocortical e nigroestriatal. Estes achados sugerem que o estudo da conectividade estrutural é um importante método para distinguir SWEDD e DP.
- A Educação Física e a Dança: uma abordagem estética do Desporto na área da Composição CoreográficaPublication . Marques, Ana Silva; Teixeira, BárbaraConsideramos que a sensibilidade estética pode servir de base para a avaliação de situações na medida em que, sentindo-se a si e aos outros, cada um poderá tornar-se sujeito das suas decisões, expressões e ações em relação a um coletivo. A dança, como elemento pertencente à cultura de movimento e enquanto arte, desenvolvida a partir das sensações, perceções e emoções dos alunos, pode ser compreendida como um processo de autoconhecimento, conhecimento do mundo e suas complexas relações, configurando-se como um fenómeno histórico-social de caráter educativo, que promove o desenvolvimento de qualidades técnicas, artísticas e estéticas, de competências físicas e das capacidades expressivas e criativas. E o desporto? Qual a sua importância no desenvolvimento estético dos nossos alunos? Poderá a formação para a sensibilidade estética em relação a um determinado movimento desportivo, contribuir para o desenvolvimento de um processo criativo em dança? Neste sentido, na sequência do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança (ESD), concretizou-se um Estágio de cariz profissional, desenvolvido na área de Composição Coreográfica, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea II, no 5º ano do Ensino Vocacional de Dança da Academia de Música de Vilar do Paraíso, no ano letivo de 2014/15. Os objetivos partiram da abordagem estética desportiva como temática e orientação metodológica e as especificidades técnicas e táticas para o desenvolvimento de um trabalho de Composição Coreográfica. A exploração da metodologia da área desportiva permitiu dar a conhecer aos alunos de dança novos conhecimentos, novas possibilidades de movimento, novas formas, novas perspetivas, possibilitando a exploração das competências específicas da área de composição, a partir de novos estímulos específicos das modalidades desportivas: Futebol, Basquetebol e Atletismo.
- A shuffled complex evolution algorithm for the examination timetabling problemPublication . Leite, Nuno; Melicio, Fernando; Rosa, Agostinho C.In this work two instances of the examination timetabling problem are studied and solved using memetic algorithms. The first is the uncapacitated single-epoch problem instance. In the second problem instance two examination epochs are considered, with different durations. The memetic algorithm, named Shuffled Complex Evolution Algorithm, uses a population organized into sets called complexes which evolve independently using a recombination and local search operators. Population diversity is preserved by means of the recombination operator and a special solution update mechanism. Experimental evaluation was carried out on the public uncapacitated Toronto benchmarks (single epoch) and on the ISEL-DEETC department examination benchmark (two epochs). Results show that the algorithm is competitive on the Toronto benchmarks, attaining a new lower bound on one benchmark. In the ISEL-DEETC benchmark, the algorithm attains a lower cost when compared with the manual solution.
- Uma intervenção nutricional com restrição de Fodmaps integrada no tratamento da fibromialgia: uma realidade com benefícios?Publication . Marum, Ana Paula; Guerreiro, Catarina Sousa; Saraiva, Fernando DiamantinoIntrodução: A Fibromialgia (FM) é uma doença reumática crónica caracterizada por dor generalizada de etiologia desconhecida, com distúrbios gastrointestinais funcionais muito prevalentes e com farmacoterapia pouco eficaz. A dieta restrita em FODMAPS tem tido crescente evidência científica como dietoterapia na SII, comorbilidade comum na FM. Objetivos: Estudar os efeitos de uma dieta com restrição em FODMAPs nos sintomas associados à FM, o seu impacto na vida diária, qualidade de vida (QOL) e distress para além dos efeitos nos sintomas gastrointestinais e ainda estudar o efeito no estado nutricional dos participantes. Metodologia: Estudo intervencional com 38 pacientes com Fibromialgia de acordo com critérios ACR de 2011, com dieta restrita em FODMAPs (LFD) durante 4 semanas e reintrodução faseada durante outras 4 semanas. Foram feitas avaliações repetidas nos momentos 1, 2 e 3, antes e após intervenção dietética com a restrição dos FODMAPs e posterior à reintrodução. Foi feita uma anamnese clínica e dietética. Utilizado o método VAS e aplicados questionários FSQ, RFIQ, IBS_SSS, Euro-QOL, Core-OM. Foi estudado o estado nutricional através do peso, IMC, perímetro cintura e composição corporal e foram quantificados os consumos diários em FODMAPs e restantes nutrientes da dieta. Foram aplicados os testes estatísticos ANOVA e Friedman e o Coeficiente de Pearson utilizando o SPSS 22. Resultados: No início do estudo, a nossa amostra apresentou scores de gravidade e de impacto da FM de 22 (0-31) e 62 (0-100) respetivamente. O score IBS inicial foi de 275 (0-500) e demonstrou-se melhoria significativa no score IBS (p <0.01), o qual reduziu 50% em 4 semanas de LFD. Observou-se igualmente uma melhoria significativa nos scores de gravidade e de impacto da FM (RFIQ e FSQ: p <0.01). De destacar evidente melhoria nos sintomas de hipersensibilidade dolorosa visceral e somática (VAS Dor p <0.01). A qualidade de vida tendeu a melhorar mas sem significância no período em que decorreu o estudo. Houve redução significativa do score distress (p <0.01)). Observaram-se interessantes correlações positivas entre: “melhoria do score RFIQ” e “melhoria do score IBS” (rs=0.36;p <0.05); “melhoria do score RFIQ” e “melhoria do VAS Dor abdominal” (rs=0.448;p <0.01); “taxa de satisfação pela melhoria sintomática” e a “taxa de adesão à dieta” (r=0.65;p <0.01). Descrevemos uma taxa de satisfação geral com a dieta de 77% com uma taxa de adesão relatada de 85%. Esta adesão foi confirmada comparando os valores médios de FODMAPs consumido e prescrito no plano. O consumo médio habitual de FODMAPs foi 25 g/dia vs 2,5 g/dia com LFD. A diferença foi significativa (p <0.01). A LFD reduziu significativamente o estado ponderal mas sem efeito significativo na composição corporal. Conclusões: Verificou-se um impacto muito positivo, não só na sintomatologia gastrointestinal associada à FM como também na gravidade da FM e no impacto da FM na vida diária deste grupo de pacientes aquando de uma dietoterapia restrita em FODMAPs. Verificou-se ainda que a LFD pode ter efeito na redução ponderal. Estes dados preliminares estimulam a continuidade de estudos na área da dietoterapia com restrição em FODMAPS como terapia adjuvante na Fibromialgia.
- Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV)Publication . Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Miranda, SandraA responsabilidade social tem vindo a crescer de importância na formulação estratégica das empresas ao nível organizacional, individual e comunicacional, sendo para muitas delas um elemento diferenciador e de proximidade ao cliente cada vez mais sensível ao bem-estar individual e coletivo (Carrol & Shabanna, 2010). Mas o bem-estar social não é apanágio apenas das empresas mas também das Organizações Não Lucrativas (ONG) que o integram na sua actividade como um objetivo em si mesmo. Para muitas destas é a causa social a razão da sua existência. Este estudo incide sobre uma destas organizações - a APAV - que tem como missão a prevenção, o combate e a protecção das vítimas. O objecto deste estudo é uma das mais recentes campanhas publicitárias da APAV que tem como principal objectivo alertar e modificar os comportamentos dos vários agentes (vitimas, testemunhas, sociedade no geral) para o drama social da violência doméstica. Para o efeito optou-se pela investigação quantitativa com base em inquéritos por questionário administrados a uma amostra de 134 participantes. Procurou-se avaliar o efeito das emoções desencadeadas ao assistir à campanha pré seleccionada da APAV na intenção de comportamento face à violência doméstica considerando o papel mediador de atitudes e normas subjetivas. Os resultados obtidos com base no modelo de equações estruturais (MEE) indicam que a atitude relativamente à publicidade tem um efeito positivo sobre as atitudes em relação à violência doméstica que influenciam por sua vez, a intenção comportamental face a esta. As principais contribuições sociais e académicas desta pesquisa são discutidas.
- Museus, um lugar possível na educação não formal – a experiência do grupo Faz 15-25Publication . Hortas, Joana Barroso; Hortas, Maria JoãoOs museus proporcionam oportunidades de aprendizagem que dificilmente encontramos nos espaços formais de educação. A decisão de entrar num museu corresponde à disponibilidade para aceder a um conjunto de informação e de recursos únicos. Importa, pois, compreender as potencialidades dos espaços de museu, enquanto palcos de aprendizagem e interpretação ativos, que podem proporcionar uma experiência lúdica e conduzir na descoberta de novas temáticas. O acesso ao conhecimento que um espaço de museu nos disponibiliza pode ser melhorado pela possibilidade de participação em atividades diversas, previamente planeadas, com vista à valorização dos públicos que acolhe. Neste sentido, os museus são lugares particulares para uma ―aprendizagem no momento‖ (Reeve, 2002). Cabe aos Serviços Educativos dos museus compreender a diversidade de públicos que acolhem e as solicitações que destes podem advir, encontrando respostas criativas que permitam disfrutar do ambiente do museu como instituição de carácter cultural e educativo. A experiência que mobilizamos para esta reflexão resulta de uma participação, enquanto elemento do coletivo de jovens, associado ao Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva. O grupo Faz 15-25 constituiu-se num museu que até a data não dispunha de um Serviço Educativo organizado. Associada a esta fragilidade, a escassa percentagem de jovens que frequentava o museu, fora de contexto escolar, foi também motivo para repensar as respostas educativas e estudar as possibilidades de captar novos públicos. O caso apresentado, que arriscamos classificar de inovador em Portugal distingue-se, também, por fugir ao preconceito que liga estes serviços apenas a um público infantil e planeamento de visitas para escolas. A ideia subjacente à criação deste coletivo desenha-o como um grupo aberto a todos os jovens, entre os 15 e 25 anos, que manifestem interesse pelas diversas áreas da cultura, independentemente do seu estatuto económico e académico. Pretende ser um espaço de partilha no âmbito da cultura, sensibilizando esta faixa etária para a apropriação do museu, contactando com os profissionais e integrando-se nas atividades.