ESELx - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º ciclo do ensino básico"
Now showing 1 - 10 of 66
Results Per Page
Sort Options
- A abordagem dos primeiros socorros no 1.º ciclo: conceções dos alunos e professoresPublication . Costa, Inês Vaz Rodrigues Vilhena da; Valente, BianorA formação em Primeiros Socorros é um objeto de estudo ainda em processo no nosso país. São poucas as investigações dedicadas ao ensino e formação de crianças e adultos nesta temática. Mas dos dados existentes, verifica-se que os portugueses têm um fraco conhecimento sobre Primeiros Socorros. O presente estudo foi implementado numa turma de 3.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, constituída por alunos com idades compreendidas entre os 8 e 9 anos, em contexto privado. Crianças com fraco conhecimento no âmbito dos Primeiros Socorros, desconhecendo a própria definição do conteúdo. Com este estudo pretende-se compreender “Como desenvolver aprendizagens significativas sobre Primeiros Socorros em alunos do 3.º ano do 1º CEB?”. Assim, para dar resposta a esta problemática, através de uma metodologia baseada nos princípios da investigação-ação, identificaram-se as conceções dos alunos em diferentes cenários de emergência, analisou-se o impacte das atividades e estratégias implementadas e, no final avaliou-se as aprendizagens adquiridas pelos mesmos durante a formação. Além disso, com a análise dos registos das sessões realizadas pela professora-estagiária, identificaram-se os constrangimentos sentidos durante o processo de ensino deste tema. No final da intervenção, a maioria dos alunos foi capaz de identificar que atitudes ou manobras a adotar em caso de asfixia, epilepsia, queimaduras e intoxicações. As feridas, as hemorragias e a influência do uso de água oxigenada para desinfetar a pele, são conteúdos que, apesar de serem adequados à idade, devem ter um reforço maior. A gestão do tempo foi um dos maiores constrangimentos sentidos enquanto professora-estagiária, na abordagem deste tema. O relatório apresentado visa incentivar o leitor para a investigação de novos grupos, de diferentes idades e contextos, de modo a enriquecer a nossa sociedade, pronta a intervir em situação de emergência.
- A aprendizagem do corpo humano no 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem interdisciplinar entre a expressão plástica e o estudo do meioPublication . Santos, Maria Madalena Horta e Vale Otero dos; Pereira, Teresa; Almeida, AntónioO presente relatório de estágio integra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). Neste são apresentadas as práticas de ensino supervisionadas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a investigação desenvolvida durante a prática no 1.º CEB. Quanto às práticas de ensino supervisionadas, é apresentada a caracterização do contexto socioeducativo de cada uma, bem como a identificação das questõesproblema e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e das fragilidades de cada contexto. A investigação é apresentada na segunda parte deste documento. O tema de investigação emergiu da prática pedagógica, indo ao encontro dos interesses e das necessidades dos alunos. Assim, pretendeu-se verificar as vantagens para a aprendizagem do corpo humano decorrentes da articulação interdisciplinar entre a Expressão Plástica e o Estudo do Meio. Neste estudo participaram dezoito alunos da turma do 3.º ano de escolaridade, na qual decorreu a PES no 1.º CEB, tendo estes idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. No que diz respeito às etapas da investigação, inicialmente, administrou-se um questionário (pré-intervenção) para avaliar os conhecimentos prévios das crianças a respeito dos conteúdos a abordar relacionados com o corpo humano. Em seguida, durante o período de três semanas, implementou-se um plano de intervenção que terminou com a administração do mesmo questionário. Os resultados da investigação revelaram que os objetivos do estudo foram atingidos, tendo os alunos realizado aprendizagens tanto na área da Expressão Plástica como do Estudo do Meio.
- A articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com perturbação do desenvolvimento de linguagemPublication . Ribeiro, Daniela Alexandra Rosa; Alves, Dina Caetano; Cardoso, AdrianaO presente projeto pretende, por um lado, avaliar o impacto que um programa de intervenção, especificamente orientado para o desenvolvimento da consciência fonológica, tem numa criança com diagnóstico de Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e, por outro, analisar o modelo de articulação estabelecido entre a professora de 1.º Ciclo e a terapeuta da fala no decorrer dessa intervenção. Neste âmbito, desenvolveu-se um estudo de caso, de natureza qualitativa, que contemplou três fases: avaliação pré-intervenção; intervenção de dezoito sessões, realizada pela professora titular de turma e pela terapeuta da fala; e avaliação pós-intervenção. O programa de intervenção, que teve como base os programas de Freitas, Alves e Costa (2007) e de Alves (2014), recorreu a duas modalidades de trabalho: sessões individuais (com terapeuta da fala ou com a professora) e sessões em grande grupo (em contexto de sala de aula) e teve como objetivo desenvolver atividades que proporcionassem a estabilização do conhecimento fonológico relativamente às propriedades fonológicas em que o aluno em estudo apresentava dificuldades: (i) vozeamento; (ii) ponto de articulação; (iii) modo de articulação. Após a aplicação do programa de intervenção, verificou-se uma evolução positiva do aluno no que diz respeito à consciência fonológica, consciência morfológica e à competência ortográfica. De igual modo, a intervenção e a comunicação articuladas entre a terapeuta da fala e a professora titular percecionadas como uma mais valia por todos os participantes da intervenção. Pode-se, assim, concluir que a aplicação do programa promoveu, de um modo geral, a melhoria da capacidade linguística da criança em estudo, demonstrando a sua eficácia.
- A Banda Desenhada como recurso pedagógico-didático para a motivação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º ciclos do Ensino BásicoPublication . Silva, Nicole Luz da; Ferreira, NunoO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, tendo como principal enfoque o ensino da História e Geografia de Portugal, enquanto espaço privilegiado para a utilização da Banda Desenhada, como recurso pedagógico-didático, em temas associados aos conteúdos programáticos lecionados. O relatório elaborado, analisa o contributo do recurso em estudo, para aumentar a motivação dos alunos no processo de ensino/aprendizagem da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Numa época onde a pedagogia ativa e as aprendizagens significativas representam um predicado para a formação dos professores em todas as áreas curriculares, as alternativas pedagógico-didáticas na dinamização do espaço educativo, mais do que nunca, merecem a atenção por parte dos atores envolvidos na Escola. Neste sentido, e numa revisão teórica, será dado enfoque a aspetos que contribuam para melhores aprendizagens. O impacto de um recurso com elementos apelativos e teor lúdico, predominando a multiplicidade de cores associadas a representações pictóricas, balões de fala, personagens, e sequências de texto e imagem, conduzem a uma aprendizagem dinâmica e significativa.
- Compreensão de provérbios no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Correia, Carolina Gomes; Cardoso, AdrianaO presente relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira descreve e analisa as práticas da Prática de Ensino Supervisionada II, relativas ao 1.º e 2.º Ciclo, enquanto a segunda apresenta um estudo empírico realizado no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo empírico desenvolvido centra-se na exploração dos provérbios numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico com alunos de 1.º, 2.º e 4.º ano, tendo como objetivos: (i) conceber um programa de intervenção que promova a compreensão inferencial de provérbios no 1.º Ciclo; (ii) avaliar o impacto do programa de intervenção no desenvolvimento da compreensão inferencial de provérbios. O estudo apresentado segue uma abordagem qualitativa, complementada por dados quantitativos, e recorre a técnicas como a observação participante, o inquérito por questionário e a análise das produções dos alunos. A implementação do programa de intervenção permitiu perceber que os provérbios trazem contribuições substanciais ao ensino de língua portuguesa, pois permitem várias possibilidades de exploração, desde a fonologia, morfologia, léxico, sintaxe e semântica, mas também a possibilidade de discutir questões ideológicas e culturais, o que pode tornar as aulas de língua portuguesa mais produtivas e interessantes.
- Comunicação matemática - representações utilizadas pelos alunosPublication . Pacheco, Tatiana Carina Martins; Veloso, GraciosaO presente relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração deste relatório teve como principal objetivo refletir e autoavaliar todo o percurso experienciado em contexto de intervenção pedagógica, ao longo de sete semanas, numa turma do 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo da prática educativa desenvolveu-se um estudo sobre o tema “Comunicação matemática: representações utilizadas pelos alunos”, tema que surgiu tanto dos interesses dos alunos, como de um interesse pessoal sobre a temática, com o objetivo de identificar as representações de ideias matemáticas utilizadas pelos discentes nas situações de discussão coletiva. As atividades propostas em sala de aula foram planeadas com base em princípios que orientaram a implementação do Projeto de Intervenção, nomeadamente estratégias de diferenciação pedagógica, construção de aprendizagens significativas, metodologia de trabalho de projeto e atividades de natureza diversa. Com recurso a observações e respetivas grelhas de registo assim como a notas de campo, gravações de áudio e análises documentais, foi possível recolher dados com vista: à identificação das potencialidades/fragilidades dos alunos, adequando posteriores materiais e planificações às necessidades dos mesmos; ao desenvolvimento do tema de estudo, analisando os instrumentos orais, escritos e materiais utilizados pelos alunos em momentos de discussão em grande grupo. Pela análise dos dados do estudo e pela avaliação das aprendizagens dos alunos, foi possível concluir que os alunos recorrem a um leque variado de representações de ideias matemáticas, nomeadamente: comunicação oral; representações ativas; comunicação escrita (representações icónicas e simbólicas). As representações escritas (produto) utilizadas pelos alunos, para a resolução de tarefas que envolviam a multiplicação e a divisão, eram compreendidas, pelo professor e pela restante turma, pela colocação de questões que proporcionassem o acesso à representação mental (processo) que os alunos tinham da tarefa e do próprio processo de resolução. Estas questões proporcionaram a compreensão do nível de aprendizagem no qual os alunos seencontravam, em tarefas que envolviam a estrutura retangular da multiplicação e a divisão. Pela partilha de representações, em grande grupo, foi possível constatar uma evolução das estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução de tarefas que envolvem a divisão, aspeto que não aconteceu na exploração da multiplicação.
- Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marcelino, Joana Rita Garcia; Tomás, Catarina AlmeidaO presente relatório tem como objetivo a descrição reflexiva do processo de intervenção de natureza pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento é composto por duas partes. Na primeira parte é realizada uma breve caraterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas que tiveram lugar no 1.º e 2.º Ciclo, e na segunda é desenvolvido uma investigação com as crianças de uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A investigação decorreu no 1.º ano de escolaridade, tendo sido uma escolha pessoal e educativa. O relatório intitula-se de Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ciclo do ensino básico, e tem subjacente a seguinte questão de partida: Quais as conceções que crianças de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB têm sobre a família? E tem como objetivos: (i) identificar as estruturas familiares das crianças da turma; (ii) analisar as conceções das crianças sobre a família; e, (iii) promover a participação das crianças na investigação. Para a realização do estudo adotou-se uma metodologia qualitativa, através da adoção de um estudo de caso e pelo privilégio, em termos de técnicas de recolha de dados, pela observação e pela realização de cinco focus group, orientados por um guião previamente elaborado com base na revisão da literatura sobre o tema. As conclusões apontam para conceções das crianças assentes, maioritariamente, nas funções afetiva, prática e simbólica (Cunha, 2005) das famílias, que se caracterizam por serem famílias nucleares, alargadas e monoparentais. Do ponto de vista da participação das famílias em relação à escola, os resultados apontam mais para um envolvimento das mesmas do que para uma efetiva participação.
- Conhecimento dos professores de 1º ciclo sobre educação estatísticaPublication . Caseiro, Ana; Monteiro, CecíliaO presente estudo pretende contribuir para uma maior compreensão do conhecimento dos professores de 1º ciclo sobre educação estatística. Com este propósito foram formuladas as seguintes questões orientadoras da investigação: a) Que conhecimento estocástico é mobilizado pelos professores de 1º ciclo em tarefas de OTD?; a1) Que conhecimento comum (matemático e não matemático) deste conteúdo evidenciam os professores?; a2) Que conhecimento especializado (matemático e não matemático) deste conteúdo evidenciam os professores?; b) Que conhecimento pedagógico no ensino da OTD (do conteúdo e dos alunos e do conteúdo e do ensino) é mobilizado pelos professores de 1º ciclo em tarefas de OTD? A metodologia seguida neste estudo é de natureza qualitativa de cunho essencialmente interpretativo. A recolha de dados foi realizada inicialmente através de um questionário aplicado a 56 professores, seguido de um estudo mais aprofundado com três professores a leccionar turmas de 4º ano de escolaridade. A recolha de dados, com esses professores, foi realizada através de duas entrevistas semi-estruturadas e da observação não participante a cinco aulas de cada um. A análise dos dados foi realizada, sobretudo, através de um quadro de análise desenvolvido com base em estudos identificados na literatura, onde foram relacionadas componentes do conhecimento do professor com sub-dimensões do conhecimento estatístico. Através da análise dos dados recolhidos com este estudo foi possível verificar que os professores de 1º ciclo demonstram dificuldades em responder correctamente a problemas de OTD do programa do 1º ciclo, embora evidenciem consciência acerca das suas próprias dificuldades nesse tema. Os resultados do estudo também revelam que os professores evidenciam um conhecimento estatístico limitado no âmbito das seis dimensões do trabalho estatístico analisadas neste estudo (“Formulação de questões”, “Recolha de dados”, “Análise de dados”, “Necessidade dos dados”, “Transnumeração” e “Integração da estatística e do contexto”), sendo que as maiores dificuldades foram observadas em termos do conhecimento pedagógico do conteúdo e dos alunos, conhecimento matemático especializado e conhecimento não matemático comum, embora tenham sido detectadas fragilidades em todo o conhecimento estatístico dos mesmos. Com este estudo conclui-se que os professores de 1º ciclo demonstram não possuir conhecimentos necessários para leccionar OTD ao nível do 1º ciclo do ensino básico de acordo com as actuais orientações curriculares de Matemática (programa de Matemática de 2007).
- O contributo da interdisciplinaridade entre a matemática e as artes visuais para a compreensão da tridimensionalidade: Uma experiência no 2.º ano de escolaridadePublication . Costa, Catarina Miranda Matias Pereira da; Brunheira, LinaO presente relatório é parte integrante da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES). No mesmo são retratadas as práticas realizadas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a investigação desenvolvida durante a prática no 1.º CEB. No presente documento apresenta-se a caracterização dos contextos da prática, a identificação das questões-problema e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e fragilidades dos grupos. A investigação apresenta-se na segunda parte do documento. O tema de investigação emergiu da prática, indo ao encontro das necessidades e interesses dos alunos. Desta forma, quis-se compreender quais os contributos do trabalho interdisciplinar da Matemática com as Artes Visuais na promoção de uma melhor compreensão da tridimensionalidade. No estudo participaram os alunos da turma na qual decorreu a PES de 1.º CEB, sendo estes vinte e quatro alunos do 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. No que diz respeito à intervenção realizada, dinamizou-se, durante três semanas, uma sequência de atividades pensadas de forma a desenvolver as aprendizagens e capacidades dos alunos, bem como atingir os objetivos definidos para a investigação. As atividades em questão envolveram trabalho individual e de grupo, utilizando diversos materiais, tanto da Matemática como das Artes Visuais, tendo um cariz evolutivo, proporcionando primeiramente aos alunos momentos de treino e exploração que depois colocariam em prática nas atividades seguintes. Os resultados obtidos revelaram o cumprimento dos objetivos do estudo, sendo que os alunos realizaram aprendizagens tanto na área da Matemática como das Artes Visuais. Como tal, notou-se o contributo das experiências de composição artística visual para o desenvolvimento da constância percetual e da perceção das relações espaciais, bem como para o desenvolvimento da representação das perspetivas dos objetos, melhorando a sua compreensão da tridimensionalidade.
- Contributos da metodologia de trabalho de projeto para a aquisição de noções básicas de primeiros socorros numa turma de 4.º ano de escolaridadePublication . Baptista, Patrícia Raposo de Medeiros de Sousa; Tempera, TiagoO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Este relatório final de curso está dividido em duas partes distintas: (i) na primeira é apresentada a descrição da prática pedagógica desenvolvida no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, em turmas do 4.º e 6.º ano de escolaridade, respetivamente, bem como a sua análise crítica; (ii) na segunda parte é apresentada a investigação realizada numa turma de 4.º ano, cujo estudo se baseia na implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto para a aquisição de noções básicas de primeiros socorros. A questão de investigação deste estudo visa compreender “Como é que a Metodologia de Trabalho de Projeto pode promover a aquisição de noções básicas de primeiros socorros no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Para responder a esta questão, foram definidos dois objetivos específicos: (i) caracterizar o processo do trabalho de projeto desenvolvido pelos alunos; (ii) analisar a evolução dos conhecimentos em primeiros socorros dos alunos através da implementação da MTP. O estudo é de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo, configurando-se como um estudo de caso. Para a recolha de dados, privilegiou-se a observação direta e participante e as conversas informais, registadas no diário de bordo, a análise das produções dos alunos e a realização de uma entrevista em focus group. Os resultados obtidos evidenciaram uma evolução significativa nos conhecimentos de primeiros socorros demonstrados pelos alunos, através da implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto. Além disso, foram também desenvolvidas inúmeras outras competências transversais, como a capacidade de trabalhar melhor em grupo, respeitar e saber ouvir os colegas, ser mais autónomo e de selecionar, organizar e sistematizar informações, conforme o seu propósito.