ESELx - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º ciclo do ensino básico"
Now showing 1 - 10 of 73
Results Per Page
Sort Options
- A abordagem dos primeiros socorros no 1.º ciclo: conceções dos alunos e professoresPublication . Costa, Inês Vaz Rodrigues Vilhena da; Valente, BianorA formação em Primeiros Socorros é um objeto de estudo ainda em processo no nosso país. São poucas as investigações dedicadas ao ensino e formação de crianças e adultos nesta temática. Mas dos dados existentes, verifica-se que os portugueses têm um fraco conhecimento sobre Primeiros Socorros. O presente estudo foi implementado numa turma de 3.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, constituída por alunos com idades compreendidas entre os 8 e 9 anos, em contexto privado. Crianças com fraco conhecimento no âmbito dos Primeiros Socorros, desconhecendo a própria definição do conteúdo. Com este estudo pretende-se compreender “Como desenvolver aprendizagens significativas sobre Primeiros Socorros em alunos do 3.º ano do 1º CEB?”. Assim, para dar resposta a esta problemática, através de uma metodologia baseada nos princípios da investigação-ação, identificaram-se as conceções dos alunos em diferentes cenários de emergência, analisou-se o impacte das atividades e estratégias implementadas e, no final avaliou-se as aprendizagens adquiridas pelos mesmos durante a formação. Além disso, com a análise dos registos das sessões realizadas pela professora-estagiária, identificaram-se os constrangimentos sentidos durante o processo de ensino deste tema. No final da intervenção, a maioria dos alunos foi capaz de identificar que atitudes ou manobras a adotar em caso de asfixia, epilepsia, queimaduras e intoxicações. As feridas, as hemorragias e a influência do uso de água oxigenada para desinfetar a pele, são conteúdos que, apesar de serem adequados à idade, devem ter um reforço maior. A gestão do tempo foi um dos maiores constrangimentos sentidos enquanto professora-estagiária, na abordagem deste tema. O relatório apresentado visa incentivar o leitor para a investigação de novos grupos, de diferentes idades e contextos, de modo a enriquecer a nossa sociedade, pronta a intervir em situação de emergência.
- A aprendizagem do corpo humano no 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem interdisciplinar entre a expressão plástica e o estudo do meioPublication . Santos, Maria Madalena Horta e Vale Otero dos; Pereira, Teresa; Almeida, AntónioO presente relatório de estágio integra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). Neste são apresentadas as práticas de ensino supervisionadas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a investigação desenvolvida durante a prática no 1.º CEB. Quanto às práticas de ensino supervisionadas, é apresentada a caracterização do contexto socioeducativo de cada uma, bem como a identificação das questõesproblema e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e das fragilidades de cada contexto. A investigação é apresentada na segunda parte deste documento. O tema de investigação emergiu da prática pedagógica, indo ao encontro dos interesses e das necessidades dos alunos. Assim, pretendeu-se verificar as vantagens para a aprendizagem do corpo humano decorrentes da articulação interdisciplinar entre a Expressão Plástica e o Estudo do Meio. Neste estudo participaram dezoito alunos da turma do 3.º ano de escolaridade, na qual decorreu a PES no 1.º CEB, tendo estes idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. No que diz respeito às etapas da investigação, inicialmente, administrou-se um questionário (pré-intervenção) para avaliar os conhecimentos prévios das crianças a respeito dos conteúdos a abordar relacionados com o corpo humano. Em seguida, durante o período de três semanas, implementou-se um plano de intervenção que terminou com a administração do mesmo questionário. Os resultados da investigação revelaram que os objetivos do estudo foram atingidos, tendo os alunos realizado aprendizagens tanto na área da Expressão Plástica como do Estudo do Meio.
- A articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com perturbação do desenvolvimento de linguagemPublication . Ribeiro, Daniela Alexandra Rosa; Alves, Dina Caetano; Cardoso, AdrianaO presente projeto pretende, por um lado, avaliar o impacto que um programa de intervenção, especificamente orientado para o desenvolvimento da consciência fonológica, tem numa criança com diagnóstico de Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e, por outro, analisar o modelo de articulação estabelecido entre a professora de 1.º Ciclo e a terapeuta da fala no decorrer dessa intervenção. Neste âmbito, desenvolveu-se um estudo de caso, de natureza qualitativa, que contemplou três fases: avaliação pré-intervenção; intervenção de dezoito sessões, realizada pela professora titular de turma e pela terapeuta da fala; e avaliação pós-intervenção. O programa de intervenção, que teve como base os programas de Freitas, Alves e Costa (2007) e de Alves (2014), recorreu a duas modalidades de trabalho: sessões individuais (com terapeuta da fala ou com a professora) e sessões em grande grupo (em contexto de sala de aula) e teve como objetivo desenvolver atividades que proporcionassem a estabilização do conhecimento fonológico relativamente às propriedades fonológicas em que o aluno em estudo apresentava dificuldades: (i) vozeamento; (ii) ponto de articulação; (iii) modo de articulação. Após a aplicação do programa de intervenção, verificou-se uma evolução positiva do aluno no que diz respeito à consciência fonológica, consciência morfológica e à competência ortográfica. De igual modo, a intervenção e a comunicação articuladas entre a terapeuta da fala e a professora titular percecionadas como uma mais valia por todos os participantes da intervenção. Pode-se, assim, concluir que a aplicação do programa promoveu, de um modo geral, a melhoria da capacidade linguística da criança em estudo, demonstrando a sua eficácia.
- As conceções e a importância do brincar: um estudo no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Mestre, Catarina Correia; Tomás, CatarinaO presente relatório final emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. O plano de estudos contempla a realização de duas PES, uma no 1.º e outra no 2.º CEB e, na sua sequência, a elaboração de uma investigação que teve como problemática As conceções e a importância do brincar no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o desenvolvimento da investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa e a opção por três técnicas de recolha de dados: a observação, os grupos focais e a fotografia. A análise foi estruturada em quatro dimensões: (i) exploração do conceito de brincar, (ii) reflexão sobre a importância do brincar, (iii) interação social e brincadeiras, e (iv) impacto do brincar na vida diária das crianças. As fotografias mostraram que a maioria das crianças participa em atividades estruturadas e definidas pelos adultos fora de casa, com poucas oportunidades para brincadeiras livres. As observações durante A PES revelaram que, nos momentos de acolhimento, recreio e almoço, as crianças tinham a possibilidade de brincar livremente, mas sempre sob supervisão dos adultos. O grupo focal forneceu informações sobre as conceções das crianças sobre o brincar, destacando que é visto como uma atividade divertida e essencial para a socialização e alívio do stress diário. As crianças valorizam o brincar ao ar livre e consideram os intervalos escolares suficientes para se divertirem. A interação social durante as brincadeiras é importante, com a escolha dos pares baseada na confiança e no vínculo familiar. No entanto, apesar de reconhecerem a felicidade associada ao brincar, as crianças também reconhecem o seu ofício de aluno, destacando que as experiências de aprendizagem são igualmente divertidas e enriquecedoras.
- A Banda Desenhada como recurso pedagógico-didático para a motivação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º ciclos do Ensino BásicoPublication . Silva, Nicole Luz da; Ferreira, NunoO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, tendo como principal enfoque o ensino da História e Geografia de Portugal, enquanto espaço privilegiado para a utilização da Banda Desenhada, como recurso pedagógico-didático, em temas associados aos conteúdos programáticos lecionados. O relatório elaborado, analisa o contributo do recurso em estudo, para aumentar a motivação dos alunos no processo de ensino/aprendizagem da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Numa época onde a pedagogia ativa e as aprendizagens significativas representam um predicado para a formação dos professores em todas as áreas curriculares, as alternativas pedagógico-didáticas na dinamização do espaço educativo, mais do que nunca, merecem a atenção por parte dos atores envolvidos na Escola. Neste sentido, e numa revisão teórica, será dado enfoque a aspetos que contribuam para melhores aprendizagens. O impacto de um recurso com elementos apelativos e teor lúdico, predominando a multiplicidade de cores associadas a representações pictóricas, balões de fala, personagens, e sequências de texto e imagem, conduzem a uma aprendizagem dinâmica e significativa.
- Como desenvolver a competência emocional das crianças a partir de históriasPublication . Menino, Mariana Filipa Pinto; Ferreira, PatríciaO desenvolvimento emocional das crianças afeta a sua vivência presente e futura, tendo impacto não só na dimensão interpessoal, mas também na intrapessoal. A leitura surge, neste sentido, para dar resposta ao estímulo de que as crianças precisam para explorar estes aspetos. Contudo, os estudos existentes parecem não equacionar esta inter-relação entre leitura e competência emocional de forma explícita. Posto isto, a presente investigação tem como propósito compreender como se pode desenvolver a competência emocional de crianças de 3.º ano através da leitura, definindo-se como objetivos: (i) caracterizar o desenvolvimento emocional das crianças; (ii) sistematizar as estratégias pedagógicas que potenciem o seu desenvolvimento emocional; e (iii) aferir o contributo das histórias para o seu desenvolvimento emocional. Foi aplicado um teste inicial para descrever o desenvolvimento emocional dos estudantes e, seguidamente, concebida uma intervenção baseada no questionamento, reflexão e discussão de situações descritas em histórias selecionadas, utilizando como ponto de partida a exploração do livro “A ovelhinha que veio para o jantar”, explorando ainda outras obras complementares. Quando os alunos já tinham entendido as dimensões que constituem a componente emocional, transferiram estes conhecimentos para episódios ocorridos em sala de aula. Por último, foi aplicado um teste final. Após realizada a comparação dos resultados de ambos os testes constatei que os alunos melhoraram 92.30% nas competências trabalhadas com esta intervenção, particularmente no/a: reconhecimento de sentimentos conflituosos; terminologia emocional adequada; possível incompatibilidade entre o estado interior e exterior; identificação de estratégias reguladoras de emoções; e compreensão de que as relações são regidas pelo modo como as emoções são expressas. Apurei também um aumento acentuado na frequência de justificações/exemplos válidos para sustentar determinadas interpretações emocionais. Em síntese, com esta investigação foi possível concluir que a leitura pode fomentar o desenvolvimento das competências emocionais das crianças de 1.º ciclo.
- Compreensão de provérbios no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Correia, Carolina Gomes; Cardoso, AdrianaO presente relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira descreve e analisa as práticas da Prática de Ensino Supervisionada II, relativas ao 1.º e 2.º Ciclo, enquanto a segunda apresenta um estudo empírico realizado no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo empírico desenvolvido centra-se na exploração dos provérbios numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico com alunos de 1.º, 2.º e 4.º ano, tendo como objetivos: (i) conceber um programa de intervenção que promova a compreensão inferencial de provérbios no 1.º Ciclo; (ii) avaliar o impacto do programa de intervenção no desenvolvimento da compreensão inferencial de provérbios. O estudo apresentado segue uma abordagem qualitativa, complementada por dados quantitativos, e recorre a técnicas como a observação participante, o inquérito por questionário e a análise das produções dos alunos. A implementação do programa de intervenção permitiu perceber que os provérbios trazem contribuições substanciais ao ensino de língua portuguesa, pois permitem várias possibilidades de exploração, desde a fonologia, morfologia, léxico, sintaxe e semântica, mas também a possibilidade de discutir questões ideológicas e culturais, o que pode tornar as aulas de língua portuguesa mais produtivas e interessantes.
- Comunicação matemática - representações utilizadas pelos alunosPublication . Pacheco, Tatiana Carina Martins; Veloso, GraciosaO presente relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração deste relatório teve como principal objetivo refletir e autoavaliar todo o percurso experienciado em contexto de intervenção pedagógica, ao longo de sete semanas, numa turma do 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo da prática educativa desenvolveu-se um estudo sobre o tema “Comunicação matemática: representações utilizadas pelos alunos”, tema que surgiu tanto dos interesses dos alunos, como de um interesse pessoal sobre a temática, com o objetivo de identificar as representações de ideias matemáticas utilizadas pelos discentes nas situações de discussão coletiva. As atividades propostas em sala de aula foram planeadas com base em princípios que orientaram a implementação do Projeto de Intervenção, nomeadamente estratégias de diferenciação pedagógica, construção de aprendizagens significativas, metodologia de trabalho de projeto e atividades de natureza diversa. Com recurso a observações e respetivas grelhas de registo assim como a notas de campo, gravações de áudio e análises documentais, foi possível recolher dados com vista: à identificação das potencialidades/fragilidades dos alunos, adequando posteriores materiais e planificações às necessidades dos mesmos; ao desenvolvimento do tema de estudo, analisando os instrumentos orais, escritos e materiais utilizados pelos alunos em momentos de discussão em grande grupo. Pela análise dos dados do estudo e pela avaliação das aprendizagens dos alunos, foi possível concluir que os alunos recorrem a um leque variado de representações de ideias matemáticas, nomeadamente: comunicação oral; representações ativas; comunicação escrita (representações icónicas e simbólicas). As representações escritas (produto) utilizadas pelos alunos, para a resolução de tarefas que envolviam a multiplicação e a divisão, eram compreendidas, pelo professor e pela restante turma, pela colocação de questões que proporcionassem o acesso à representação mental (processo) que os alunos tinham da tarefa e do próprio processo de resolução. Estas questões proporcionaram a compreensão do nível de aprendizagem no qual os alunos seencontravam, em tarefas que envolviam a estrutura retangular da multiplicação e a divisão. Pela partilha de representações, em grande grupo, foi possível constatar uma evolução das estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução de tarefas que envolvem a divisão, aspeto que não aconteceu na exploração da multiplicação.
- Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marcelino, Joana Rita Garcia; Tomás, Catarina AlmeidaO presente relatório tem como objetivo a descrição reflexiva do processo de intervenção de natureza pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento é composto por duas partes. Na primeira parte é realizada uma breve caraterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas que tiveram lugar no 1.º e 2.º Ciclo, e na segunda é desenvolvido uma investigação com as crianças de uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A investigação decorreu no 1.º ano de escolaridade, tendo sido uma escolha pessoal e educativa. O relatório intitula-se de Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ciclo do ensino básico, e tem subjacente a seguinte questão de partida: Quais as conceções que crianças de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB têm sobre a família? E tem como objetivos: (i) identificar as estruturas familiares das crianças da turma; (ii) analisar as conceções das crianças sobre a família; e, (iii) promover a participação das crianças na investigação. Para a realização do estudo adotou-se uma metodologia qualitativa, através da adoção de um estudo de caso e pelo privilégio, em termos de técnicas de recolha de dados, pela observação e pela realização de cinco focus group, orientados por um guião previamente elaborado com base na revisão da literatura sobre o tema. As conclusões apontam para conceções das crianças assentes, maioritariamente, nas funções afetiva, prática e simbólica (Cunha, 2005) das famílias, que se caracterizam por serem famílias nucleares, alargadas e monoparentais. Do ponto de vista da participação das famílias em relação à escola, os resultados apontam mais para um envolvimento das mesmas do que para uma efetiva participação.
- Conexões matemáticas: uma experiência numa turma de 1.ºanoPublication . Carvalho, Ana Carolina Pinto; Ana CaseiroNo âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.ºano do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente Relatório Final. Na primeira parte do relatório, descreve-se, brevemente, as práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma comparação crítica e reflexiva de ambas as práticas. Na segunda parte, apresenta-se a componente investigativa que se baseia na compreensão da influência do estabelecimento de conexões matemáticas nas aprendizagens dos alunos do 1.º ano de escolaridade. Neste sentido, foram elaboradas questões de investigação: (a) Que contributos traz o estabelecimento de conexões matemáticas para a consolidação de conteúdos já lecionados? (b) De que forma é que as conexões matemáticas promovem a aprendizagem de novos conhecimentos matemáticos? O estudo é de natureza qualitativa e, para a recolha de dados, privilegiaram-se a observação direta participante, os registos fotográficos, as notas de campo e as produções dos alunos. A análise dos dados recolhidos foi feita a partir da análise de conteúdo. Para a realização do presente estudo elaborou-se um pré-teste e um pós-teste, que tinham como objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos antes e depois do desenvolvimento da investigação, respetivamente. Para além disto, foram desenvolvidas quatro atividades que concorriam para os objetivos trabalhados no pré-teste e no pós-teste. Os resultados obtidos evidenciam a melhoria na aprendizagem dos discentes, aquando do estabelecimento de conexões matemáticas, tanto entre conteúdos matemáticos e entre conteúdos matemáticos e de outras áreas, bem como entre conteúdos matemáticos e a realidade. Ademais, tornou-se evidente a influência do estabelecimento de conexões matemáticas para a consolidação de conteúdos e para a aquisição de novos conhecimentos.