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- Compreensão de modelos didáticos pelos alunos do 5.º ano de escolaridade em ciências naturaisPublication . Gonçalves, Mariana Inês de Oliveira Viana; Almeida, AntónioO presente relatório foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no 2.º semestre do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nele consta, em primeiro lugar, a dimensão reflexiva da prática, que inclui a caracterização do contexto socioeducativo, a intervenção e a avaliação da intervenção. Numa outra secção do relatório consta uma investigação – Compreensão de modelos didáticos pelos alunos do 5.º ano de escolaridade em Ciências Naturais - decorrente da intervenção educativa. Esta tinha como finalidades compreender se alguns modelos didáticos promovem a reflexão e auxiliam a compreensão dos conceitos científicos que os mesmos abordam de forma analógica e ainda verificar se os alunos reconhecem as semelhanças e as diferenças entre os modelos didáticos e a realidade que estes procuram representar. A amostra do estudo é constituída por um grupo de 28 crianças do 5.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os nove e os onze anos de idade, sendo a turma em que decorreu a PESII. Os resultados da investigação revelaram que, através da aplicação de diferentes modelos didáticos, os alunos foram tendo uma melhor perceção das analogias presentes em cada um deles, reconhecendo as semelhanças e as diferenças entre os mesmos e a realidade que representam. Estes parecem constituir assim uma ferramenta importante na aprendizagem de conceitos científicos.
- Conceções das crianças no 3.º e 5.º ano sobre o conceito de ser vivoPublication . Fernandes, Daniela Barreiro Costa; Almeida, AntónioO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde se reflete sobre o percurso formativo durante toda a intervenção educativa e sobre a experiência adquirida no ambiente do quotidiano profissional. Neste, procura-se apresentar uma reflexão sobre as competências desenvolvidas ao longo de toda a prática docente, bem como uma análise das dificuldades sentidas, os desafios que foram necessários ultrapassar e as estratégias que foram mobilizadas para responder às dificuldades encontradas no quotidiano da sala de aula. Ainda, neste relatório, apresenta-se uma investigação baseada no tema das conceções alternativas presentes nos alunos, do 3.º e 5.º ano, mais concretamente, as relacionadas com o conceito de ser vivo, após uma abordagem formal sobre o mesmo. Para concretizar este estudo, foi aplicado um questionário às duas turmas dos dois ciclos, visando verificar se os participantes evidenciavam tais conceções alternativas. Os resultados demonstraram que a percentagem de respostas certas dos alunos diminuiu, nos dois ciclos, consoante a especificidade da pergunta. Havendo mais dificuldade em definir as características comuns a todos os seres vivos, do que a sua identificação através de imagens. No que respeita à diferença entre os dois ciclos, nota- -se que existe alguma evolução na aquisição do conceito cientificamente aceite. Constata-se que algumas das conceções alternativas permanecem em alguns alunos, tanto no 3.º como no 5.º ano, sendo por isso essencial refletir sobre as metodologias utilizadas durante a apresentação de novos conceitos, de modo a proporcionar uma aprendizagem significativa a todos os alunos.
- Molecular epidemiology of Aspergillus collected from cystic fibrosis patientsPublication . Sabino, Raquel; Ferreira, Jose A.G.; Moss, Richard B.; Valente, Joana; Veríssimo, Cristina; Carolino, Elisabete; Clemons, Karl V.; Everson, Cassie; Banaei, Niaz; Penner, John; Stevens, David A.Background - Aspergillus respiratory infection is a common complication in cystic fibrosis (CF) and is associated with loss of pulmonary function and allergic disease. Methods - Fifty-three Aspergillus isolates recovered from CF patients were identified to species by Internal Transcribed Spacer Region (ITS), β-tubulin, and calmodulin sequencing. Results - Three species complexes (Terrei, Nigri, and Fumigati) were found. Identification to species level gave a single Aspergillus terreus sensu stricto, one Aspergillus niger sensu stricto and 51 Aspergillus fumigatus sensu stricto isolates. No cryptic species were found. Conclusions - To our knowledge, this is the first prospective study of Aspergillus species in CF using molecular methods. The paucity of non-A. fumigatus and of cryptic species of A. fumigatus suggests a special association of A. fumigatus sensu stricto with CF airways, indicating it likely displays unique characteristics making it suitable for chronic residence in that milieu. These findings could refine an epidemiologic and therapeutic approach geared to this pathogen.
- A construção do desenvolvimento profissional dos professoresPublication . Mariano, Manuel Luís Loureiro; Madureira, IsabelO processo de desenvolvimento profissional é da maior importância, seja qual for a atividade profissional. Este processo deve ser bem estruturado e implementado ao longo da profissão. Assim, é promovida a satisfação e a realização profissional do colaborador e a sociedade usufrui do bom desempenho do profissional. Sendo um aspeto tão importante na vida pessoal e na sociedade em geral, é necessário que seja estudado de forma a conseguir estruturas e estratégias que visem uma melhoria do desenvolvimento profissional. Este estudo tem como objetivo, perceber as conceções dos professores, relativamente aos momentos marcantes, nos percursos efetuados, no exercício da sua profissão e que tenham sido de algum modo condicionadores desse desenvolvimento. Para a realização deste estudo recorreu-se à abordagem qualitativa. Utilizou-se uma ficha de caracterização dos participantes e a entrevista semidirecta, realizada com seis participantes, como técnica de recolha de dados. O estudo permitiu perceber os constrangimentos, satisfações e necessidades experimentadas pelos professores no exercício da sua profissão. Na maior parte do tempo desempenham as suas funções de forma solitária. É muitas vezes difícil encontrarem quem os possa apoiar, quer no início, quer numa fase mais avançada da sua vivência profissional. Requerem, por isso, estruturas de apoio e que seja estabelecida uma cultura de escola que vise a colaboração entre os docentes. A formação contínua é encarada pelos participantes como uma componente muito importante para o desenvolvimento profissional. Referiram que um dos constituintes da formação continua, as ações de formação, nem sempre respondem de forma satisfatória às necessidades dos professores, consideraram ainda, que a componente prática é muito reduzida. Não sendo gratuita, os professores têm dificuldade em participar em todas aqueles que se constituiriam como uma mais-valia no seu desenvolvimento profissional.
- “Aprender é ocupar o cérebro com coisas essenciais” - conceções de ensino e aprendizagem no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Gomes, Ana Margarida Ferreira Galguinho de Almeida; Madureira, IsabelO presente relatório surge a partir de um exercício reflexivo e fundamentado, relativamente ao período de ação educativa, enquadrado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II. A sua elaboração teve como ponto de partida o Plano de Intervenção desenvolvido junto de uma turma do 4.º ano de escolaridade. O diagnóstico inicial permitiu identificar as potencialidades e fragilidades globais apresentadas por este grupo de alunos. Atendendo à diagnose, conceberam-se os objetivos a desenvolver ao longo do período de intervenção: participar ativamente na dinâmica da aula e nas aprendizagens; desenvolver a fluência leitora; melhorar as competências de escrita e desenvolver a comunicação e o raciocínio matemático. Ao longo do período de observação, verificou-se que o ensino-aprendizagem era orientado para a transmissão de conteúdos, subestimando, por conseguinte, o papel do aluno na construção do saber. As orientações teóricas preconizadas atualmente refletem um conceito de criança como autora e construtora do seu conhecimento, defendendo a imprescindibilidade de integrar os seus conhecimentos e experiências no processo de ensino. Tais considerações conduziram à realização de um estudo sobre as conceções de ensino e aprendizagem. A avaliação do plano de intervenção levado a cabo, que incidiu sobre as aprendizagens dos alunos e os objetivos gerais criados, pôs em evidência uma evolução satisfatória, particularmente nos parâmetros que concernem o envolvimento dos alunos nas diversas dinâmicas de sala de aula. Na investigação efetuada, verificou-se que os alunos detêm conceções acerca do processo ensino-aprendizagem consideravelmente aproximadas daquelas que, no dia-a-dia, vivenciam: para além de não considerarem a vertente lúdica como fator pertencente ao processo, têm a sua aceção de aprendizagem intrinsecamente relacionada com os modos expositivos e cumulativos. Desta forma, foi possível comprovar a influência que este contexto de ensino tem nos alunos nele inseridos.
- Projecto de execução do centro comercial Mercado da Praia: Cidade da Praia: Cabo VerdePublication . Gomes, Bruno José Santos; Machado, Cristina Ferreira Xavier de Brito; Said, Emanuel Celestino BarrosO Centro Comercial Mercado da Praia (CCMP) adopta o conceito arquitectónico de “shopping Center” com várias valências e áreas de negócio. Localizado na zona baixa da cidade da Praia – Ilha de Santiago em Cabo Verde, o CCMP será construído num lote de terreno com cerca de 9.300 m2 e desenvolve-se em 5 níveis de piso sendo estes o Piso Térreo, onde localizam se os estacionamentos, 4 pisos elevados e respectivas coberturas, perfazendo uma área total de construção de aproximadamente 23.600 m2. De acordo com a arquitectura proposta, o edifício será construído em betão armado moldado in-situ, definido por um conjunto de pilares sobre os quais se assentam as lajes, que serão do tipo fungiformes, vencendo vãos de 8.0m nas duas direcções principais. A estrutura da cobertura será definida por um conjunto de asnas metálicas com vãos variáveis, sobre as quais serão aplicados os revestimentos em chapa metálica do tipo "sandwich". As lajes serão do tipo fungiformes nervuradas, conceito este ainda muito pouco utilizado em Cabo Verde, onde ainda predomina uma construção mais tradicional, através de estruturas em lajes maciças vigadas. Para o projecto em causa, optou-se pela solução do tipo lajes fungiforme nervuradas que permitirá uma maior economia no seu desenvolvimento, o que coaduna com os parâmetros de sustentabilidade do País.
- O desenvolvimento da formação pessoal e social na interação com animais em contexto pré-escolarPublication . Simões, Marisa Beatriz Marcos; Rosa, ManuelaEste relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar como resultado da Prática Profissional Supervisionada desenvolvida em dois contextos Socioeducativos – Creche e Jardim de Infância. E tem como objetivo a reflexão sobre os contextos, sobre a prática, sobre as intenções pedagógicas e sobre as aprendizagens realizadas. Durante toda a prática as crianças foram vistas como seres ativos na sua aprendizagem, com direito à sua opinião. As vozes das crianças foram sempre ouvidas para que pudesse realizar uma prática que fosse ao encontro dos seus interesses e necessidades. No decorrer da prática profissional supervisionada em Jardim de Infância surgiu a problemática “o desenvolvimento da formação pessoal e social na interação com animais”, que será aqui analisada. Ao debruçar-me sobre esta problemática pretendi que as crianças contactassem com animais e que deste contacto surgissem aprendizagens ao nível da formação pessoal e social. No final deste relatório apresento algumas considerações finais sobre a minha prática realizada em ambos os contextos socioeducativos, onde enuncio as aprendizagens realizadas as dificuldades sentidas, e onde penso no futuro e no meu papel enquanto Educadora de Infância
- On derivatives and norms of generalized matrix functions and respective symmetric powersPublication . Carvalho, Sonia; Freitas, Pedro J.In recent papers, the authors obtained formulas for directional derivatives of all orders, of the immanant and of the m-th xi-symmetric tensor power of an operator and a matrix, when xi is a character of the full symmetric group. The operator norm of these derivatives was also calculated. In this paper, similar results are established for generalized matrix functions and for every symmetric tensor power.
- Gestão e controlo de grupo: o momento de grande grupoPublication . Gonçalves, Magda Cristina Brito; Manuela RosaO presente relatório retrata uma lógica de investigação ação acerca da problemática surgida no contexto de jardim de infância: A Gestão e o controlo de grupo – O momento de grande grupo. O tema, tal como disse, surgiu no contexto de jardim de infância, contudo, é bastante comum para os profissionais que lidam com crianças no seu dia-a-dia e, por isso, surgiu o interesse por saber mais sobre ele, pensando já num futuro como profissional de educação de infância. Tal como se pode ler no documento, foi realizada uma investigação sobre os comportamentos das crianças em atividades de grande grupo e, para tal foram utilizados alguns instrumentos que permitiram dar algumas respostas à mesma, como notas de campo, conversas informais e observação direta. Neste relatório serão ainda apresentadas algumas estratégias que foram implementadas ao longo das doze semanas de prática, bem como que papel tem o educador durante os momentos de grande grupo. Conclui-se com esta investigação que, os comportamentos dependem de diversos fatores, no entanto, perante as estratégias implementadas, um deles poderá ser o tipo de atividades e/ou a forma como as crianças se sentam no tapete.
- A brincadeira e o género em jardim-de-infânciaPublication . Catalão, Joana Dos Anjos; Seixas, CristinaAo estudar “A brincadeira e o género em jardim-de-infância”, pretende-se averiguar de que forma as conceções de género (feminino e masculino) das crianças influenciam a sua interação com os pares, a escolha das suas brincadeiras e a preferência por determinados brinquedos. O estudo foi realizado num grupo com dezanove crianças, dos três aos cinco anos de idade. Este grupo é bastante equilibrado relativamente ao sexo das crianças, sendo que existem dez do sexo feminino e nove do sexo masculino. Neste grupo existem duas crianças do sexo masculino que brincam, com regularidade, com os vestidos na área da casa - Maléfica e Mãe dos Botões (nomes fictícios). Também existe uma menina que prefere brincar com os meninos mais velhos do grupo, brincando nas mesmas áreas que eles - Afonso (nome fictício). Foram realizadas várias atividades com as crianças. Perguntou-se às crianças que nomes fictícios gostariam de ter, fizeram-se inquéritos por entrevista sobre o que estas pensam de algumas imagens não estereotipadas de brincadeiras (e.g. menina a jogar à bola), sobre os seus brinquedos preferidos, fez-se o registo fotográfico sobre com que crianças gostavam mais de brincar, realizou-se uma atividade de recorte e colagem sobre que brinquedos pensam ser para meninas, meninos e para ambos e uma discussão e reflexão sobre que atividades meninos/homens e meninas/mulheres podem fazer. Também se realizou um inquérito por questionário aos familiares das crianças, sobre os brinquedos e brincadeiras preferidas do/a seu/sua filho/a e quais os brinquedos e brincadeiras que estes consideram apropriados a cada sexo. Através da análise dos resultados qualitativos obtidos, pode-se afirmar que os meninos Maléfica e Mãe dos Botões preferem o que é socialmente “de menina” e que a menina Afonso prefere o que é “de menino”. Há uma criança do grupo, ToyStory (sexo masculino), que faz uma grande distinção entre ambos os sexos.