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- O ensino do estudo do meio: conceções de professores do 1.º CEBPublication . Serafim, Filipa Lopes Reis; Dias, AlfredoO relatório final que se segue surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. Nele será apresentada, em primeiro lugar, uma descrição sumária e uma reflexão sobre as duas práticas de ensino supervisionadas no âmbito do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e, em segundo lugar, será desenvolvido um estudo de caráter investigativo. O estudo, denominado O ensino do Estudo do Meio: conceções de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo analisar as conceções dos professores sobre a importância do Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico e quais as práticas pedagógicas que consideram facilitadoras da aprendizagem dos alunos, na perspetiva do desenvolvimento de competências. Deste modo definiram-se os seguintes objetivos gerais: i) conhecer a opinião dos professores sobre a importância do ensino do Estudo do Meio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico; e ii) identificar as estratégias que os professores consideram eficazes e facilitadoras da aprendizagem no ensino do Estudo do Meio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No estudo participaram 8 docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A natureza do estudo foi unicamente qualitativa, sendo a recolha da informação realizada através de entrevistas semiestruturadas, e o tratamento e análise dos dados concretizado com recurso a esquemas-conceptuais a partir das categorias definidas à posteriori. Os resultados obtidos permitem-nos, por um lado, concluir que a grande maioria dos professores entrevistados depositam muita importância no ensino do Estudo do Meio, da mesma forma que, pela perspetiva dos professores, podemos concluir que é a área de eleição para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por outro lado, ainda podemos acrescentar que a partir do Estudo do Meio há uma grande referência, por parte dos professores, à importância de valorizar uma gestão integrada do currículo.
- A construção do pensamento crítico a partir do estudo do meio no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jesus, Ana Rita da Silva; Dias, Alfredo; Valente, BianorO presente Relatório insere-se na Unidade Curricular Prática do Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Politécnico de Lisboa, frequentada no ano letivo de 2018/2019. Para além da apresentação e reflexão crítica sobre as práticas realizadas, este documento inclui uma investigação que resultou da necessidade de aprofundar o estudo e análise de processos de desenvolvimento do Pensamento Crítico nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a partir de práticas estimuladoras de momentos de reflexão e análise crítica. Este tema revelou-se pertinente devido à relevância que é atribuída no mundo atual à capacidade de pensar de forma crítica, partindo da análise do meio envolvente e de situações do quotidiano. No entanto, apesar de se reconhecer o Pensamento Crítico como uma competência indispensável à educação do indivíduo no século XXI, muitas das práticas educativas realizadas não garantem o desenvolvimento desta capacidade. Deste modo, a fim de proporcionar uma abordagem crítica dos conteúdos trabalhados com os alunos, propuseram-se cinco atividades, consideradas, potencialmente, promotoras das competências do Pensamento Crítico, nomeadamente, análise de argumentos, resolução de problemas e tomada de decisão. A investigação assentou numa metodologia de natureza qualitativa, com recurso a análise de conteúdo que possibilitou formular as conclusões do presente estudo. Os resultados obtidos mostram que os alunos, destas faixas etárias, apontam evidências caracterizadas pelas suas experiências e vivências próprias, tendo mais dificuldade em analisar questões abstratas. Por essa razão, considera-se que as estratégias utilizadas são potenciadoras do desenvolvimento de competências do Pensamento Crítico, sobretudo em alunos do 3.º ano de escolaridade. Reconhece-se, no entanto, que esta capacidade implica o trabalho contínuo e sistemático, a fim de existir a sua mobilização na vida diária.
- Friction stir welding and explosive welding of aluminum/copper: process analysisPublication . Carvalho, G. H. S. F. L.; Galvão, Ivan; Mendes, R.; Leal, Rui; Loureiro, AltinoThe 6082 aluminum alloy was welded to copper-DHP by friction stir welding and explosive welding. The effect of each welding process on the microstructural evolution, the intermetallic phases distribution, and the mechanical behavior of both types of welds was analyzed and compared. The microstructural changes proved to be much more expressive in friction stir welding due to the larger area under plastic deformation, the stirring and mixing of the alloys, the longer time under high temperature, and the longer interaction times between the base materials during welding. As explosive welding process is much faster, it avoids extensive microstructural changes and significant interaction of the materials, reducing the intermetallic volumes and their distribution along the interface. The friction stir welds presented Cu-rich intermetallics while the explosive welds presented Al-rich intermetallics. For alloys that can easily form brittle intermetallic phases, excessive interaction during the welding process leads to a very poor mechanical behavior of the joints.
- Avaliar competências de escrita: contar e explicar no 5.º ano de escolaridadePublication . Alves, Inês Filipa Coelho; Sousa, Otília deA escrita é uma competência essencial e transversal a todas as áreas do currículo e do quotidiano. Escrever é, assim, uma prática que deve ser assídua na sala de aula proporcionando aos alunos um acompanhamento em todas as fases do processo de escrita. Neste estudo, analisam-se competências de escrita compositiva (narração e exposição) e ortográfica. Foi realizado em duas turmas do 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), numa escola dum Agrupamento TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) da região de Lisboa, com um total de 30 alunos e teve como objetivos i) investigar a competência narrativa, ii) investigar a competência expositiva e iii) analisar as habilidades ortográficas. Os resultados revelam que os alunos apresentam mais dificuldades na escrita de textos expositivos do que na escrita de textos narrativos. Mostram, também, que os erros ortográficos e os erros de acentuação gráfica são uma fragilidade do grupo.
- Do bairro à cidade - Projetos e itinerários na descoberta do meio localPublication . Barroso, Filipa Carvalho; Hortas, Maria JoãoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento descreve-se e reflete-se sobre a prática desenvolvida nos contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É, também, apresentado um estudo desenvolvido no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, intitulado Do Bairro à Cidade: projetos e itinerários na descoberta do meio local. Este estudo emerge da problemática A implementação de atividades investigativas centradas no meio local como estratégia estruturante do processo de ensino e aprendizagem do EM potencia, nos alunos, o desenvolvimento de competências de orientação e localização espacial, de autonomia e cooperação. São dois os objetivos gerais que orientam a investigação: (i) analisar os contributos da realização de atividades investigativas, centrados no meio local, para o desenvolvimento de competências de conhecimento dos lugares, orientação e localização espacial; (ii) compreender de que modo o envolvimento dos alunos em atividades investigativas permite o desenvolvimento de competências de autonomia e cooperação. Em conformidade, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso a procedimentos próximos das fases definidas na metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos confirmam que o envolvimento dos alunos em atividades investigativas, centradas no meio local e valorizando os seus interesses, transportam-nos para o conhecimento do meio onde vivem e potenciam o desenvolvimento de competências de orientação e localização espacial, de autonomia e cooperação.
- Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básicoPublication . Lourenço, Inês Sofia Paulino; Ferreira, NunoO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), que teve como ponto de partida a intervenção numa turma do 3.º ano do 1.º CEB. A investigação decorreu das potencialidades e fragilidades encontradas no 3.º ano, especificamente na dificuldade em (re)conhecer o património local. A problemática central do estudo assenta em compreender de que forma o recurso ao património como estratégia de ensino e aprendizagem da História garante o desenvolvimento de competências histórico-geográficas de recolha, e análise de informação, e de comunicação em História. Desta forma, os objetivos da investigação foram: i) Identificar contributos do recurso ao património local para compreender a História; ii) Relacionar o estudo do património local com o desenvolvimento de competências de recolha, tratamento e análise de informação; e iii) Caracterizar as competências de comunicação em História desenvolvidas a partir do estudo do património local que permitiram conceber estratégias e atividades que tiveram o envolvimento dos alunos e lhes possibilitou ter contacto direto com o património local. No presente estudo foi utilizada a metodologia apoiada no método de Investigação – Ação e em relação aos métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados de natureza qualitativa. As atividades em que os alunos foram construtores do seu próprio conhecimento permitiram, no final, percecionar a evolução dos mesmos no que respeita ao (re)conhecimento do património que os envolve.
- A Banda Desenhada como recurso pedagógico-didático para a motivação na aprendizagem da História e Geografia no 1.º e 2.º ciclos do Ensino BásicoPublication . Silva, Nicole Luz da; Ferreira, NunoO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, tendo como principal enfoque o ensino da História e Geografia de Portugal, enquanto espaço privilegiado para a utilização da Banda Desenhada, como recurso pedagógico-didático, em temas associados aos conteúdos programáticos lecionados. O relatório elaborado, analisa o contributo do recurso em estudo, para aumentar a motivação dos alunos no processo de ensino/aprendizagem da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Numa época onde a pedagogia ativa e as aprendizagens significativas representam um predicado para a formação dos professores em todas as áreas curriculares, as alternativas pedagógico-didáticas na dinamização do espaço educativo, mais do que nunca, merecem a atenção por parte dos atores envolvidos na Escola. Neste sentido, e numa revisão teórica, será dado enfoque a aspetos que contribuam para melhores aprendizagens. O impacto de um recurso com elementos apelativos e teor lúdico, predominando a multiplicidade de cores associadas a representações pictóricas, balões de fala, personagens, e sequências de texto e imagem, conduzem a uma aprendizagem dinâmica e significativa.
- O texto expositivo e a construção de conhecimento: da leitura à escritaPublication . Branco, Joana Humberto Pimentel de Sousa; Gonçalves, CarolinaO presente relatório pretende descrever criticamente o período de intervenção, ocorrida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), realizada com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e com duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. Apresenta-se, igualmente, a investigação realizada durante a intervenção no 4.º ano de escolaridade. O estudo emergiu das potencialidades e das fragilidades dos alunos no que se refere à seleção de informação, à produção escrita e à construção de conhecimento, conduzindo à seguinte questão de investigação «Qual o contributo da produção de textos expositivos na construção e consolidação de conhecimento, no 4.º ano de escolaridade?» Por consequência, este trabalho pretende analisar o contributo da produção de textos expositivos na construção e consolidação de conhecimento textual e histórico e tem os seguintes objetivos específicos: (i) desenvolver as competências de seleção de informação; (ii) desenvolver as competências de produção escrita; (iii) conhecer a estrutura do texto expositivo; e (iv) construir conhecimento científico através da leitura e da escrita. Face ao objeto de estudo, optou-se por uma investigação-ação, de natureza qualitativa, com recurso à observação direta, participante e não participante, e às produções escritas dos alunos, que permitiram a recolha de dados e a análise, no que diz respeito à construção e consolidação de conhecimento, associadas à produção de textos expositivos, com recurso à implementação de sequências didáticas. Os resultados permitem confirmar uma evolução expressiva na produção de textos expositivos, sobretudo na organização do texto em parágrafos e na sequência lógica de ideias, confirmando-se o contributo deste género textual para a construção e consolidação de conhecimento textual e histórico.
- “Fatias de tempo e fatias de espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da história e da geografia (1.º e 2.º ciclos do ensino básico)Publication . Pereira, Carlos António Gonçalves; Hortas, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. O documento é, estruturalmente, constituído por duas partes correlacionadas: (i) caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas implementadas e desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB; e (ii) um estudo empírico, desenvolvido em ambos os ciclos. A investigação decorre da identificação da falta de motivação, por parte dos alunos, nas aprendizagens referentes à História e à Geografia. Nesse sentido, o estudo apresenta-se vinculado à utilização do Cinema, enquanto recurso motivador, no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia. Este estudo explora a formação de cidadãos mais críticos e conscientes do mundo em que vivem, a partir da análise de situações socialmente relevantes, visualizadas em obras cinematográficas e comparadas às realidades pessoais de cada participante. Configuram-se, enquanto objetivos do estudo: (i) reconhecer as potencialidades do Cinema, enquanto recurso motivador para o ensino e a aprendizagem da História e da Geografia; (ii) compreender a viabilidade da utilização do Cinema, como fonte histórico-geográfica; (iii) explorar as potencialidades da visualização de filmes na análise crítica em História e Geografia; e (iv) compreender os contributos do recurso ao Cinema para a formação de uma consciência histórico-geográfica. O escrutínio dos resultados atesta a análise crítica das dimensões de manipulação do tempo histórico, de mudança e causalidade espaciotemporal e de compreensão histórico-geográfica, como aquelas com maior nível de leitura e interpretação das mensagens veiculadas pelos filmes. O Cinema concretiza-se, portanto, enquanto fonte histórico-geográfica viável, potencializadora do pensamento crítico, face a questões socialmente relevantes, ancorado numa maior motivação e engajamento, por parte dos alunos. Verifica-se, consequentemente, o desenvolvimento de uma consciência histórico-geográfica.