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Compreensão de provérbios no 1.º ciclo do ensino básico

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O presente relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira descreve e analisa as práticas da Prática de Ensino Supervisionada II, relativas ao 1.º e 2.º Ciclo, enquanto a segunda apresenta um estudo empírico realizado no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo empírico desenvolvido centra-se na exploração dos provérbios numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico com alunos de 1.º, 2.º e 4.º ano, tendo como objetivos: (i) conceber um programa de intervenção que promova a compreensão inferencial de provérbios no 1.º Ciclo; (ii) avaliar o impacto do programa de intervenção no desenvolvimento da compreensão inferencial de provérbios. O estudo apresentado segue uma abordagem qualitativa, complementada por dados quantitativos, e recorre a técnicas como a observação participante, o inquérito por questionário e a análise das produções dos alunos. A implementação do programa de intervenção permitiu perceber que os provérbios trazem contribuições substanciais ao ensino de língua portuguesa, pois permitem várias possibilidades de exploração, desde a fonologia, morfologia, léxico, sintaxe e semântica, mas também a possibilidade de discutir questões ideológicas e culturais, o que pode tornar as aulas de língua portuguesa mais produtivas e interessantes.
This report is divided into two parts. The first describes and analyzes the practices of Supervised Teaching Practice II, concerning the 1st and 2nd Cycle, while the second presents an empirical study carried out in the context of the 1st Cycle of Basic Education. The empirical study focuses on the exploration of proverbs in a 1st Cycle class with 1st, 2nd and 4th grade students, with the following objectives: (i) designing an intervention program to promote inferential understanding of proverbs in the 1st Cycle; (ii) evaluate the impact of the intervention program on the development of inferential understanding of proverbs. The presented study follows a qualitative approach, complemented by quantitative data, and uses techniques such as participant observation, questionnaire survey and analysis of students' productions. The implementation of the intervention program allowed us to realize that proverbs bring substantial contributions to the teaching of the Portuguese language, as they allow several possibilities of exploration, from phonology, morphology, lexicon, syntax and semantics, but also the possibility of discussing ideological and cultural issues, which can make Portuguese language classes more productive and interesting.

Description

Relatório da prática do ensino supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

1.º ciclo do ensino básico Provérbios Compreensão inferencial Compreensão literal 1st cycle of basic education Proverbs Inferential comprehension Literal comprehension

Citation

Correia, C. G. (2023). Compreensão de provérbios no 1.º ciclo do ensino básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16811

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