Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-15"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marcelino, Joana Rita Garcia; Tomás, Catarina AlmeidaO presente relatório tem como objetivo a descrição reflexiva do processo de intervenção de natureza pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento é composto por duas partes. Na primeira parte é realizada uma breve caraterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas que tiveram lugar no 1.º e 2.º Ciclo, e na segunda é desenvolvido uma investigação com as crianças de uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A investigação decorreu no 1.º ano de escolaridade, tendo sido uma escolha pessoal e educativa. O relatório intitula-se de Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ciclo do ensino básico, e tem subjacente a seguinte questão de partida: Quais as conceções que crianças de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB têm sobre a família? E tem como objetivos: (i) identificar as estruturas familiares das crianças da turma; (ii) analisar as conceções das crianças sobre a família; e, (iii) promover a participação das crianças na investigação. Para a realização do estudo adotou-se uma metodologia qualitativa, através da adoção de um estudo de caso e pelo privilégio, em termos de técnicas de recolha de dados, pela observação e pela realização de cinco focus group, orientados por um guião previamente elaborado com base na revisão da literatura sobre o tema. As conclusões apontam para conceções das crianças assentes, maioritariamente, nas funções afetiva, prática e simbólica (Cunha, 2005) das famílias, que se caracterizam por serem famílias nucleares, alargadas e monoparentais. Do ponto de vista da participação das famílias em relação à escola, os resultados apontam mais para um envolvimento das mesmas do que para uma efetiva participação.
- Bifurcation analysis of the γ-Ricker population model using the Lambert W functionPublication . Rocha, J. Leonel; TAHA, Abdel-KaddousIn this work, we present the dynamical study and the bifurcation structures of the γ-Ricker population model. Resorting to the Lambert W function, the analytical solutions of the positive fixed point equation for the γ-Ricker population model are explicitly presented and conditions for the existence and stability of these fixed points are established. The main focus of this work is the definition and characterization of the Allee effect bifurcation for the γ-Ricker population model, which is not a pitchfork bifurcation. Consequently, we prove that the phenomenon of Allee effect for the γ-Ricker population model is associated with the asymptotic behavior of the Lambert W function in a neighborhood of zero. The theoretical results describe the global and local bifurcations of the γ-Ricker population model, using the Lambert W function in the presence and absence of the Allee effect. The Allee effect, snapback repeller and big bang bifurcations are investigated in the parameters space considered. Numerical studies are included.