ESML - Escola Superior de Música de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESML - Escola Superior de Música de Lisboa by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Ansiedade nos alunos do ensino básico e secundário de música: estudo comparativo e eficácia de estratégias de estudo aplicadasPublication . Cândido, Ana Isabel Pereira; Ramos, RicardoResumo I – Prática Pedagógica O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Estágio do Ensino Especializado, contemplado no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, no Instituto Politécnico de Lisboa, sob a orientação do Professor Ricardo Ramos. O estágio de ensino especializado foi realizado em modalidade de observação durante todo o ano letivo de 2023/2024, na Academia de Música de Castelo de Paiva, onde aprimorei o meu conhecimento a vários níveis, descritos e detalhados nesta primeira parte do relatório de estágio. Ainda sobre a parte correspondente à prática pedagógica, foi feita uma caracterização da escola, com uma breve contextualização histórica e informações relevantes acerca da atualidade da escola, e dos alunos visados pelo estágio. Foram selecionados três alunos de níveis diferentes: um aluno de iniciação, um aluno de terceiro grau (ensino básico) e um aluno do sétimo grau (ensino secundário), e para cada um deles, foram preenchidas 27 Fichas de Observação, 3 Planos de Aula e 1 Planificação Anual. Em anexo, foram entregues as Fichas de Observação, Planos de Aula e Planificações Anuais, que contêm diversas ferramentas e estratégias essenciais, observadas e ensinadas em aula, que poderão ser um acessório indispensável para professores em início de atividade profissional.
 - O bacharelato em formação musical – Escola Superior de Música de LisboaPublication . Pinheiro, JoãoAo começar esta intervenção gostaria de agradecer à Direcção da APEM e à comissão organizadora deste seminário o convite que me foi feito enquanto responsável e coordenador do Bacharelato em Formação Musical da Escola Superior de Música de Lisboa a fim de vir aqui apresentar esta nova formação profissional de professores de Formação Musical, em funcionamento há já dois anos. Este convite confirma o lugar de destaque que este curso está já a ter no meio musical português, sendo o primeiro curso superior de formação de professores para o ensino específico da Música nas escolas vocacionais. Começarei por fazer uma breve análise do que, para mim, são os verdadeiros objectivos da Formação Musical e os seus conteúdos, fazendo seguidamente a descrição dos meios que pusemos ao dispor dos nossos alunos do curso de Formação Musical, apresentando a sua estrutura e organização assim como os seus conteúdos e suas orientações pedagógicas.
 - Exploring polyphony in spatial patterns in acousmatic musicPublication . Reis, JaimeThe multiplicity of musical practices in Western art music that arose from the technological developments involving the use of electricity applied to music were particularly expressive after the Second World War. Their associated terminologies are varied: musique concrete, Elektronische Musik, acousmatique, cin´ema pour l’oreille, sonic art, among others. For the purpose of this text, their differences will not be tackled, but some of their underlying common characteristics, particularly the use of spatial concepts in acousmatic listening will be discussed. The decision to focus on acousmatic music concepts derives from the fact that most of the mentioned literature and musical concepts are grounded in musical traditions where space is a key element to understand this practice. The focus on many of Annette Vande Gorne’s conceptualizations is not merely for the allusion to her work in the present volume, but rather for her centrality to and legacy within literature and music creation in the acousmatic music world. This text is organized as follows: A theoretical short introduction to the use of space as a parameter in acousmatic music and some of the main perceptive features involved in such practice, followed by a brief description of acousmatic music techniques, such as those presented by Annette Vande Gorne, and their relations to gestures. The final section describes how I have been able in my own music compositions to enhance spatial polyphony through various techniques.
 - A influência do play along no ensino/aprendizagem do trombonePublication . Simão, Bernardo Medeiros; Rombo, TeresaResumo I - Prática Pedagógica Este trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Esta secção constitui a primeira parte e está integrada na prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo de 2022/2023, em regime de observação, no Conservatório Regional de Ponta Delgada (CRPD), na ilha de São Miguel (Açores). No início deste ano letivo, com o apoio do professor cooperante, foram selecionados três alunos da classe de trombone do CRPD de diferentes níveis de aprendizagem, mais especificamente um aluno do Curso de Iniciação e os restantes do Curso Básico de Trombone em diferentes graus/anos, tendo assistido e lecionado algumas das suas aulas. Para cada aula assistida, foi realizada uma ficha de observação, indicando os objetivos, metodologias, conteúdos e respetiva análise. Para cada aula lecionada foram realizados planos de aula, adequados ao nível de aprendizagem de cada aluno. No total do ano, assisti a 27 aulas e lecionei 3 aulas a cada aluno. Para além das aulas lecionadas e observadas, foi ainda elaborado, para cada aluno, um documento com a planificação anual baseada nos programas curriculares desenvolvidos pela instituição. Durante a prática pedagógica procurei colocar em prática o projeto de investigação desenvolvido na segunda parte deste Relatório, o qual tem como objetivo principal compreender qual a influência do uso do play along no ensino e na aprendizagem dos alunos de trombone, nomeadamente dos Cursos de Iniciação e Básico. Para finalizar esta primeira parte referente à Prática Pedagógica, apresento uma reflexão crítica sobre trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.
 - Músicos militares ilustres: a dinastia musical CronerPublication . Correia, Luís Miguel ToméO PAI – JOSEPH CRONER, nasceu em Hesse, Frankfurt-am-Main em 1787, e como outros músicos estrangeiros veio para Portugal (provavelmente com Gomes Freire) e foi Mestre de música de Infantaria 4. Casou em Lisboa em 1815 com Ana da Piedade de quem teve dois filhos ilustres músicos: António José e Rafael José. Em 1831 José Croner tomou parte na revolta contra o governo absolutista, como consequência disso foi preso e condenado à morte pelos miguelistas. A pena viria a ser comutada em prisão perpétua, no entanto após a vitória da causa constitucional/liberal foi solto em 1834 (Borba e L. Graça 1956: I 386). Infelizmente pouco tempo mais viveu, provavelmente devido às sequelas da prisão, morrendo possivelmente em 1835. Por este facto cedo os filhos tiveram que começar a trabalhar para o sustento da família assentando praça no batalhão naval.
 - Músicos militares ilustres: Capitão Sílvio Pleno: in memoriamPublication . Correia, Luís Miguel ToméA 17 de novembro do passado ano (2015) aos 83 anos, faleceu um dos mais estimados músicos militares deste país, conforme atestam as homenagens feitas recentemente pela Sociedade Portuguesa de Autores (a 7jan2015, disponível no YouTube) e a edição do livro: Maestro Capitão Sílvio Pleno – Viajante com Bagagem de João Florindo (2014). Nascido em Pampilhosa do Botão, Mealhada a 16 de junho de 1932, Sílvio Lindo Pleno descende de uma família com fortes ligações à música, o seu avô e pai eram músicos, compositores e regentes, pelo que ainda antes de ir para a escola primária já tocava flautim na Filarmónica Pampilhosense. Fez o 7º ano do Liceu em Coimbra e por essa altura, numa orquestra de baile também dirigida pelo seu pai, tocava bateria de jazz, clarinete e saxofone(!).
 - Músicos militares ilustres: Duarte Pestana (1911-74): centenário do nascimentoPublication . Correia, Luís Miguel ToméDuarte Ferreira Pestana, clarinetista e compositor reconhecido (chefiou a Banda de Caçadores 5, antecessora histórica da actual Banda do Exército) nasceu em Tões, Armamar, a 21 de Fevereiro de 1911. Filho de Dimas Ferreira, músico e regente de filarmónicas, e de Beatriz da Conceição Gouveia Pestana. Irmão mais velho de outros notáveis músicos militares como Diniz (rabecão), Ângelo (fagote) e Adácio Pestana (trompa).
 - Músicos militares ilustres: Joaquim Luís Gomes (1914-….)Publication . Correia, Luís Miguel ToméCompositor, Maestro, Orquestrador, Músico (nomeadamente numa das antecessoras da Banda Sinfónica do Exército), autor sob o pseudónimo Scalabis da célebre Marcha Patrono do Exército. Joaquim Luís Gomes nasceu em Santarém no ano de 1914, em 2005 foi um dos mais destacados nomes a ser homenageado com a medalha de Honra dos 80 anos da Sociedade Portuguesa de Autores. Dono e senhor de uma brilhante carreira de músico e compositor, várias gerações de artistas portugueses - desde os microfones da velha Emissora Nacional aos palcos dos nossos dias - trabalharam com o maestro que soube, como ninguém, combinar a música ligeira com a música erudita. Joaquim Luís Gomes foi também músico militar onde tocou clarinete e harpa.
 - Músicos militares ilustres: José Cândido Martinó - Monarquia, República, Grande Guerra, Estado Novo: percursos de um músico militar...Publication . Correia, Luís Miguel ToméJosé Cândido Martinó nasce em Viana do Castelo a 19-8-1872, filho de Manuel Maria Martinó, músico militar de 2.a classe do Regimento de Infantaria 3. Com 12 anos e dispondo da instrução primária, alista-se como voluntário no Regimento de Caçadores 9 sedeado na sua terra natal. Em 1887 encontra-se em Penafiel- Infantaria 20, como Músico de 3.a classe, no ano seguinte é já Músico de 2.a classe em Infantaria 21 - Covilhã, e aos vinte anos atinge a I." classe na sua categoria militar ao serviço de Infantaria 20, agora em Guimarães.
 - Músicos militares ilustres: Marcos Romão: centenário do nascimentoPublication . Correia, Luís Miguel ToméSolista de Orquestra, Compositor, Maestro, Chefe de Banda Militar e eminente Professor de Clarinete do Conservatório Nacional, Marcos Romão dos Reis Júnior nasce em Loures a 6 de Março de 1917 e cedo começa a estudar música na Banda dos Bombeiros local, onde desde logo é notada a sua destreza no clarinete. Em 1933, com 16 anos, ingressa na Banda da Armada, é promovido a cabo no ano seguinte e prossegue os seus estudos no Conservatório Nacional. Conclui o curso em 1937 com a nota máxima (20 valores) na classe de instrumentos de palheta do professor Abílio Meireles, aí estuda também composição com Croner de Vasconcelos. Entretanto concorre e ascende a 1º Sargento nesse ano, a Sargento Ajudante chegará em 1949. Foi ainda vencedor do 1.º Prémio de Clarinete da Emissora Nacional em 1947, donde parte para Paris como bolseiro da Fundação Gulbenkian, para estudar com Ulysse Délècluse.
 
