Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A aprendizagem do trompete no seio das bandas filarmónicas, estudo de caso com as filarmónicas da Ilha de São Miguel

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Hugo Araújo.pdf7.36 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo I - Prática Pedagógica Este relatório de estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular Estágio do Ensino Especializado, visando a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Trompete pela ESML. Durante o ano letivo 2020/2021, realizei um estágio de observação no CRPD, em São Miguel (Açores), incluindo a prática pedagógica ao longo do estágio e uma reflexão relativamente ao meu desempenho enquanto professor de trompete. Com a cooperação do professor Carlos Taveira, deu-se início à fase de observação das aulas de três alunos da classe de trompete do CRPD (Curso de Iniciação, Curso Básico e Curso Secundário), concretizando planos de aulas adaptados às competências de cada aluno. Durante esta fase, preenchi as devidas fichas de observação disponibilizadas pela ESML. Segundo a planificação anual dos programas curriculares do CRPD, elaborei planificações de aula, incluindo 27 aulas assistidas e de 3 aulas lecionadas, gravadas sob o consentimento dos EE para efeitos de avaliação do professor orientador David Burt. Tendo como temática “A Aprendizagem do Trompete no Seio das Bandas Filarmónicas, Estudo de Caso com os trompetistas das Filarmónicas da Ilha de São Miguel”, procurei compreender o nível de competências e a evolução dos trompetistas açorianos nas filarmónicas e entender como as BF beneficiam aquando de uma boa aposta na formação dos seus trompetistas. Este estágio pressupôs a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do meu curso profissional e licenciatura, proporcionando um processo de aprendizagem e de aquisição de competências essenciais para o exercício profissional no âmbito do ensino da música.
Abstract I – Teaching This internship report was conceived within the framework of the Specialized Teaching Internship Curricular Unit, aiming for the attainment of a Master's degree in Music Education - Trumpet from ESML. During the academic year 2020/2021, I carried out an observation internship at CRPD in São Miguel (Azores), which included pedagogical practice throughout the internship and a reflection on my performance as a trumpet teacher. With the cooperation of Professor Carlos Taveira, the observation phase of the lessons for three students from the CRPD trumpet class (Initiation Course, Basic Course, and Secondary Course) commenced, implementing lesson plans tailored to each student’s competencies. During this phase, I completed the required observation forms provided by ESML. According to the annual planning of the CRPD curriculum programs, I prepared lesson plans, including 27 observed lessons and 3 taught lessons, recorded with the consent of the parents for the evaluation of the supervising teacher, David Burt. The theme of my internship was “Learning Trumpet within the Philharmonic Bands: A Case Study with the Trumpeters of the Philharmonic Bands of São Miguel Island.” I sought to understand the level of skills and the development of Azorean trumpeters in the philharmonic bands and to comprehend how these bands benefit from a strong commitment to the training of their trumpeters. This internship involved the practical application of knowledge acquired throughout my professional course and degree, providing a learning process and the acquisition of essential skills for professional practice in the field of music education.
Resumo II – Investigação No que toca à segunda parte deste relatório de estágio, e como investigação central, pretendo desenvolver o tema “A aprendizagem do Trompete no Seio das Bandas Filarmónicas” e entender de que forma a aposta numa boa formação reflete as vantagens para as diversas instituições musicais da ilha de São Miguel, principalmente as BF, bem como as desvantagens provenientes da carência na formação e consequentes resultados desastrosos no desenvolvimento contínuo dos trompetistas. Nesta investigação, o método escolhido para a recolha de dados qualitativa foi o Estudo de Caso. A pesquisa aqui apresentada foi obtida sob a forma de questionário, dirigida a diversos trompetistas que incorporam as mais variadas BF da Ilha de São Miguel. Com base nos resultados obtidos, foi possível chegar à conclusão que o papel de uma BF na sociedade é de extrema importância. Muitas destas BF possuem raízes históricas profundas e desempenham um papel crucial na preservação da cultura e tradição local, não só por celebrar eventos culturais, festivais e rituais tradicionais, mantendo viva a herança musical da comunidade, como também por simbolizar as oportunidades de aprendizagem musical para jovens e adultos. No que diz respeito à recolha de dados primários, qualitativos e quantitativos inseridos nesta temática, foram concretizados questionários aos trompetistas que frequentam atualmente uma BF na Ilha de São Miguel, independentemente do seu nível de formação ou performance. Posteriormente, foram elaboradas algumas entrevistas a diretores artísticos de diferentes BF da ilha de forma a obter maior quantidade possível de informação. Em conclusão, irei apresentar uma análise detalhada das investigações levadas a cabo.
Abstract II – Research Regarding the second part of this internship report and as the central investigation, I intend to develop the theme "Learning the Trumpet within Philharmonic Bands" and understand how investing in good training reflects the advantages for the various musical institutions on São Miguel Island, especially the Philharmonic Bands, as well as the disadvantages resulting from the lack of training and consequent disastrous outcomes in the continuous development of trumpet players. The research presented here was obtained in the form of a questionnaire, addressed to several trumpet players who are part of the most varied philharmonic bands on the island of São Miguel. Based on the results obtained, it was possible to conclude that the role of a philharmonic band in society is extremely important. Many of these philharmonics have deep historical roots and play a crucial role in preserving local culture and tradition, not only by celebrating cultural events, festivals, and traditional rituals, keeping the community's musical heritage alive, but also by symbolizing musical learning opportunities for youth and adults. With regard the collection of primary, qualitative, and quantitative data inserted in this theme, questionnaires were conducted with trumpet players currently attending a philharmonic on São Miguel Island, regardless of their level of training or performance. Subsequently, some interviews were conducted with artistic directors of different philharmonic bands on the island to obtain as much information as possible. In conclusion, I will present a detailed analysis of the research carried out.

Description

Relatório de Estágio de Mestrado apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Ensino de Música.

Keywords

Bandas filarmónicas Trompete Trompetistas Aprendizagem Philarmonic bands Trumpet Trumpetists Learning

Pedagogical Context

Citation

Araújo, H.A.M. (2024). A aprendizagem do Trompete no seio das bandas filarmónicas, estudo de caso com as filarmónicas da Ilha de São Miguel. [Relatório de Estágio de Mestrado, Escola Superior de Música de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/22249

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue