Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-23"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ansiedade nos alunos do ensino básico e secundário de música: estudo comparativo e eficácia de estratégias de estudo aplicadasPublication . Cândido, Ana Isabel Pereira; Ramos, RicardoResumo I – Prática Pedagógica O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Estágio do Ensino Especializado, contemplado no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, no Instituto Politécnico de Lisboa, sob a orientação do Professor Ricardo Ramos. O estágio de ensino especializado foi realizado em modalidade de observação durante todo o ano letivo de 2023/2024, na Academia de Música de Castelo de Paiva, onde aprimorei o meu conhecimento a vários níveis, descritos e detalhados nesta primeira parte do relatório de estágio. Ainda sobre a parte correspondente à prática pedagógica, foi feita uma caracterização da escola, com uma breve contextualização histórica e informações relevantes acerca da atualidade da escola, e dos alunos visados pelo estágio. Foram selecionados três alunos de níveis diferentes: um aluno de iniciação, um aluno de terceiro grau (ensino básico) e um aluno do sétimo grau (ensino secundário), e para cada um deles, foram preenchidas 27 Fichas de Observação, 3 Planos de Aula e 1 Planificação Anual. Em anexo, foram entregues as Fichas de Observação, Planos de Aula e Planificações Anuais, que contêm diversas ferramentas e estratégias essenciais, observadas e ensinadas em aula, que poderão ser um acessório indispensável para professores em início de atividade profissional.
 
