ESML - Escola Superior de Música de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESML - Escola Superior de Música de Lisboa by Title
Now showing 1 - 10 of 451
Results Per Page
Sort Options
- A abordagem do saxofone por Russell PetersonPublication . Alves, Hélder Filipe Costa; Massarrão, José; Gaspar, PauloResumo I (Prática Pedagógica) - Este trabalho tem como finalidade a descrição e a explanação de todas as etapas do estágio (ou Prática Pedagógica), realizado na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), no ano letivo de 2014/2015. Em primeiro lugar, será feito um enquadramento histórico do Conservatório e da classe de saxofone e, seguidamente, a caracterização dos três alunos envolvidos (de diferentes graus de aprendizagem). Posteriormente, serão apresentadas algumas práticas educativas desenvolvidas durante o ano letivo: com a aluna de iniciação musical, um método de trabalho mais adequado ao grau em que se encontra; relativamente ao aluno do ensino básico, a criação de um conjunto de Exercícios Preparatórios (que serão desenvolvidos aprofundadamente na parte da investigação) que lhe permitisse obter uma maior perceção do trabalho a desenvolver; e, no caso da aluna do secundário, uma abordagem maior relativamente ao estudo rítmico, ao registo agudo (harmónicos), à afinação e à flexibilidade. Para tal, serão utilizados como ferramentas a experiência do docente estagiário, gravações, planos de aulas e planificações anuais. Por último, será feita uma análise crítica da atividade docente, onde serão analisados e discutidos os aspetos positivos e negativos das aulas gravadas e ainda será apresentada uma conclusão de toda a parte pedagógica.
- Uma abordagem pedagógica à sonata para violino solo n.º 1, op. 27 de Eugène YsaÿePublication . Almeida, Luís Francisco Matos de; Neto, TiagoResumo I - A Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) é uma escola pública de ensino artístico cuja história se estende por quase dois séculos e que se destaca como um exemplo de excelência em Portugal e como uma das principais e mais ativas referências no panorama da formação musical neste país. O Conservatório de Música, de Dança e de Arte Dramática de Lisboa (CMDADL) abriu em 2009. É uma escola privada de ensino especializado de música, de dança e de arte dramática, que pertence à rede de escolas do ensino particular e cooperativo do Ministério da Educação e Ciência. Para além da apresentação e da caracterização que levarei a cabo relativamente a estas duas instituições, o objetivo deste trabalho irá também incidir sobre a prática de ensino desenvolvida na classe de violino da professora Sara Llano com dois alunos de graus diferentes de ensino (3º e 5º graus), da qual fui ouvinte e observador, incluindo também uma contextualização e uma avaliação do desempenho do aluno de Iniciação com o qual levei a cabo a parte do meu estágio em exercício de atividade docente.
- A acumulação/manutenção de repertório no ensino-aprendizagem do violinoPublication . Vareiro, Lígia Daniela Silva; Neto, TiagoResumo I - Na primeira parte deste trabalho é descrita a componente do estágio associado ao currículo do Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Este estágio foi realizado no Instituto Gregoriano de Lisboa (IGL), estabelecimento criado em 1953, na altura com o nome de Centro de Estudos Gregorianos. O IGL tem como principal foco a formação de indivíduos nas áreas do ensino, investigação e execução que contribuam para a elevação do nível artístico e científico no domínio da música em Portugal. No âmbito e circunstâncias do estágio, foram selecionados 3 alunos da classe do professor Marcos Lázaro, incidindo sobre os 3.º, 5.º e 7.º graus. Como observadora, foi possível registar várias práticas pedagógicas e, oportunamente, participar na aula a convite do professor cooperante. No final, foi feita uma reflexão sobre a prática do ensino que observei no IGL e as minhas próprias conclusões sobre o comportamento, atitudes e deveres de um professor para com os seus alunos e o seu papel na sociedade.
- Adaptação da música de Duarte Ferreira Pestana ao ensino do clarinetePublication . Vieira, André Gabriel Serra; Jerónimo, ManuelResumo I (Prática Pedagógica) - O presente documento incide sobre o Estágio do Ensino Especializado realizado durante o ano letivo de 2019/2020 no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar. Este envolveu três alunos do Ensino Artístico Especializado, dois do Curso Básico de Música, de 2º e 5º Grau e um do 10º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão. O estágio incluiu uma programação de 90 aulas lecionadas. Foram tidos como objetivos do estágio a aprendizagem e evolução da prática de lecionar aulas de clarinete a alunos de diferentes níveis, tendo sido elaborados os correspondentes planos de aula. Na descrição da prática pedagógica procedeu-se a uma reflexão inicial acerca das competências a adquirir durante o estágio, à caracterização da escola, dos respetivos alunos e das práticas educativas desenvolvidas pelo mestrando nas aulas, ao que se seguiu uma reflexão sobre o desempenho dos alunos e uma consequente análise da atividade docente. De Duarte Ferreira Pestana, foram adaptados e aplicados nas aulas três estudos para clarinete solo, elaborados como nova ferramenta pedagógica com base no tema de investigação. Tendo sido um importante fator de enriquecimento pessoal, a prática pedagógica e a abordagem dos estudos e das suas especificidades, serviram finalmente para aferir a responsabilidade do docente face às estratégias implementadas.
- Adaptação e conversão de ritmos tradicionais portugueses em padrões rítmicos para a bateriaPublication . Simeão, Patrick; Machado, André Sousa; Cardoso, FranciscoA música de raiz Tradicional Portuguesa tem cada vez mais preponderância na sociedade em Portugal, e como tal, tem havido uma necessidade de adaptar o estilo Tradicional com uma linguagem mais moderna. Uma das consequências desta adaptação passa pelo instrumento bateria, instrumento este que por ser polirrítmico tem necessariamente de fazer uma conversão entre as monorritmias Tradicionais Portuguesas originais para polirritmias. O objetivo deste trabalho, num primeiro momento, é analisar se é possível a sistematização na conversão de ritmos e monorritmias tradicionais portuguesas para polirritmias/padrões rítmicos na bateria? Num segundo momento, o propósito é converter e adaptar uma seleção de ritmos tradicionais portugueses para a bateria. Através de uma investigação de foro exploratório, os resultados apresentados sugerem uma sistematização na adaptação destas linguagens, e uma tendência benéfica no impacto sociocultural numa sociedade preocupada com a sua evolução educacional e cultural.
- A afinação nos grupos vocais: estratégias para a disciplina de coroPublication . Simas, Ana Margarida Peters Castro; Lourenço, PauloResumo I – Prática Pedagógica - Este estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, área de especialização em Direção Coral, na Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio decorreu na Academia de Amadores de Música (AAM), no ano letivo 2017-2018, sob a orientação do Professor Doutor Paulo Vassalo Lourenço. Por ser professora de coro da Academia de Amadores de Música, o estágio foi realizado totalmente em exercício. Foram selecionadas três turmas de níveis diferentes: o Coro Infantil Fernando Pessoa, o Coro Juvenil Fernando Pessoa e o Coro de Câmara da AAM. É conhecida a importância da disciplina de Coro na formação base do aluno de Música. Desenvolve competências como a afinação individual e de conjunto, o ouvido interior e a técnica vocal. O Coro é um espaço onde os alunos podem fazer Música em conjunto, usando a sua voz como contributo para um resultado coletivo. O contacto anterior com turmas de coro do Ensino Especializado da Música permitiu recolher um conjunto de questões e dificuldades sentidas ao longo do percurso. A realização deste estágio proporcionou uma procura de respostas para essas questões. Ao refletir sobre a minha atividade docente, fui revendo estratégias e procurando novas abordagens para ajudar os alunos a evoluir.
- Alpha und omega: um percurso cristocêntrico na música alemãPublication . Cardoso, Luís Filipe de Matos Lopes; Lourenço, PauloNeste relatório dá-se conta dos procedimentos levados a cabo para a realização de uma das provas públicas, o projecto artístico, com vista à conclusão do Mestrado em Música, área de especialização de Direcção Coral, desde a concepção do programa, passando pela constituição dos efectivos coral e instrumental, planeamento dos ensaios e descrição de alguns deles. Faz-se ainda uma análise sumária de alguns aspectos das obras do programa. Desta análise, assim como da descrição dos ensaios, destaca-se uma preocupação do mestrando com a articulação do texto e da articulação da emissão vocal na interpretação das peças do programa em particular, de toda a música coral em geral.
- «An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee KonitzPublication . Prazeres, Gonçalo; Pinheiro, RicardoO presente artigo tem como objectivo principal examinar os mecanismos através dos quais Lee Konitz recorre à melodia de standards de jazz no âmbito do seu processo improvisativo. Partindo da transcrição e análise detalhada de cinco solos improvisados, e utilizando o método de análise temática, procedeu-se à identificação de ideias melódicas provenientes dos temas sobre as quais o saxofonista constrói alguns dos seus solos. Concluiu-se que Lee Konitz, para além de citar claramente a melodia dos standards de jazz sobre os quais improvisa, recorre também com frequência à utilização de algumas das suas notas enquanto notas-alvo, assim como também ao desenvolvimento de motivos melódicos inspirados nessa mesma melodia.
- Análise da evolução do papel da trompa enquanto instrumento integrante da orquestra: impacto e valor pedagógico no desenvolvimento pessoal e artístico do instrumentistaPublication . Barbosa, Edgar Enoque; Guerreiro, Paulo; Guerra, JoanaResumo I (Prática Pedagógica) - A primeira parte deste trabalho corresponde ao relatório do estágio pedagógico realizado na Escola das Artes do Alentejo Litoral (EAAL), no ano letivo de 2015/2016. É apresentada uma caracterização da escola, referindo as características da zona onde está sediada (Sines) e os seus vários polos nesta zona Alentejana. Nesse enquadramento, são definidos âmbito e objetivos, competências a desenvolver nos alunos, expectativas iniciais e reflexão sobre desempenho e resultados da prática letiva. Para este estudo, foram escolhidos três alunos que vão ser designados como Alunos A B e C. Estes alunos serão apresentados e caracterizados, de acordo com as capacidades reveladas, as suas perspetivas e motivação relativamente à aprendizagem. Face à situação de cada um, serão referidas as diferentes metodologias e estratégias utilizadas em contexto de sala de aula. Concluindo, será feita uma análise introspetiva e uma reflexão final sobre os resultados do trabalho feito enquanto docente, apresentadas as conclusões a que foi possível chegar durante as aulas lecionadas, as estratégias que permitiram uma aproximação aos alunos, motivando-os a não desistir perante a adversidade e os dividendos retirados da criação de uma certa cumplicidade professor /aluno resultante de um gosto comum pela música.
- Análise e comparação do programa de ensino oficial de viola de arco da Escola de Música do Conservatório Nacional e o programa de exames Associated Board of the Royal Schools of MusicPublication . Barbosa, António Manuel Pereira; Muñoz, Pedro Saglimbeni; Anacleto, CatarinaEste relatório de estágio foi elaborado com duas partes distintas, o relatório de estágio e a investigação, estando estas interligadas e com o objectivo de ajudar a resolver e responder a aspectos que melhoram a nossa pedagogia enquanto docentes. A primeira parte, mostra o relatório de estágio que se centra no percurso de três alunos em análise a nível pedagógico, sendo apresentado as obras que trabalharam e os métodos utilizados para alcançar os objectivos pretendidos no ano lectivo de 2012/2013. Cada um dos alunos foi seguido e estudado minuciosamente, a nível técnico e musical, não deixando de referir todos os planos de aulas, programa anual a cumprir e conclusões da parte psicopedagógica, ao nível das competências de motivação dos alunos essenciais para um maior desenvolvimento e consciência por parte do professor, ajudando numa aprendizagem mais clara e directa para cada um dos alunos, visto que estes necessitam de ultrapassar barreiras ao longo de cada ano. A segunda parte, centra-se na análise de dois programas e metodologias de ensino, o Programa Oficial de Viola de Arco da Escola de Música do Conservatório Nacional e o Programa de Exames Associated Board of the Royal School of Music (ABRSM) aplicado no Conservatório de Música de Dança e de Arte Dramática de Lisboa (CMDADL). Estes programas são utilizados como base do ensino da viola de arco na Escola de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório de Música de Dança e de Arte Dramática de Lisboa em Portugal. Foram realizadas oito entrevistas: duas delas a professores do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga; dois professores do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian; uma professora da Academia de Música de Vilar do Paraíso e Escola de Artes da Bairrada; uma professora da Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e Universidade do Minho; uma professora da Academia de Música de Espinho e Escola Profissional de Música de Espinho e uma professora da Escola de Música do Conservatório Nacional com as idades compreendidas entre os 24 anos e os 46 anos. Estas entrevistas ajudaram a compreender as vantagens e desvantagens destes dois programas aplicados ao ensino. De um modo geral, todos os professores que participaram nesta investigação gostavam de unificar um programa que fosse actualizado primeiramente e depois usado como base do ensino da viola de arco. Por fim, acabo por dizer que a metodologia e programa aplicado no ensino vão ajudar numa melhor aprendizagem e desenvolvimento a nível musical.