Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A aplicação do estudo mental no ensino da percussão: perceção da situação atual e observação da eficácia da implementação de técnicas de imagery

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I A primeira parte do presente Relatório de Estágio aborda o Estágio de Ensino Especializado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio foi realizado no decorrer do ano letivo 2023/2024 em regime de exercício na classe de percussão do Conservatório Artallis, sob a orientação do professor David Ribeiro. A primeira secção apresenta a caraterização do conservatório, nomeadamente a sua estrutura administrativa e o seu papel na comunidade. Dentro deste contexto, são referidas as responsabilidades pedagógicas da instituição, a sua relevância social e o seu papel como promotor de iniciativas culturais no município. De seguida, é apresentada a descrição da prática pedagógica implementada em cada um dos semestres letivos, realizada com três alunos de diferentes graus. Para cada um, foi proposto a elaboração de 30 planos de aula. No final é efetuada uma análise crítica da atividade do docente, com o objetivo de avaliar a eficácia das metodologias utilizadas e dos exercícios realizados com os alunos, examinando o progresso alcançado, o cumprimento dos objetivos definidos, bem como as dificuldades e facilidades enfrentadas ao longo do ano letivo no âmbito da prática pedagógica.
Abstract I The first part of this Internship Report deals with the Specialised Teaching Internship as part of the Master's Degree in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa. The internship was carried out during the 2023/2024 academic year in the percussion class at Conservatório Artallis, under the guidance of Professor David Ribeiro. The first section presents a characterisation of the conservatory, namely its administrative structure and its role in the community. Within this context, the institution's pedagogical responsibilities, its social relevance and its role as a promoter of cultural initiatives in the municipality are mentioned. This is followed by a description of the pedagogical practice implemented in each of the school semesters, carried out with three students from different grades. Each student was asked to draw up 30 lesson plans. At the end, a critical analysis is made of the teacher's activity, with the aim of evaluating the effectiveness of the methodologies used and the exercises carried out with the students, examining the progress made, the fulfilment of the objectives set, as well as the difficulties and facilities faced throughout the school year in the context of teaching practice.
Resumo II O estudo mental tem vindo a ser amplamente discutido por autores e investigadores tanto no campo do ensino da música como no da prática musical. Ao longo do tempo, este método de estudo é cada vez mais utilizado por músicos como uma ferramenta para alcançar um domínio técnico mais elevado e otimizar as suas interpretações musicais. Dada a importância deste método de estudo na aquisição e desenvolvimento de competências, numa fase inicial da investigação quisemos saber como os pedagogos de percussão em Portugal compreendem e valorizam o estudo mental no ensino musical. Procedeu-se então à elaboração de um questionário com esse particular objetivo. Perante as respostas dos inquiridos e o seu cruzamento com o enquadramento teórico apresentado, optou-se por realizar uma pesquisa que reunisse todos os alunos do mestrando num pequeno estudo de caso, que permitisse a observação in loco da eficácia da introdução de técnicas de imagery 1 no ensino da percussão. Para direcionar a pesquisa à observação pretendida o mestrando baseou-se no livro “Mental Practice and Imagery for Musicians” de Malva Freymuth, que oferece diretrizes detalhadas para a implementação dessas técnicas. Com intuito de produzir informação complementar que permitisse também documentar a opinião dos discentes sobre o impacto das técnicas de imagery no desenvolvimento musical dos alunos de percussão, foi realizado um questionário dirigido aos alunos observados.
Abstract II Mental study has been widely discussed by authors and researchers in both the field of music teaching and music practice. Over time, this method of study has been increasingly used by musicians as a tool to achieve greater technical mastery and optimise their musical interpretations. Given the importance of this method of study in the acquisition and development of skills, at an early stage of the research we wanted to find out how percussion pedagogues in Portugal understand and value mental study in music teaching. A questionnaire was then drawn up with this in mind. In view of the respondents' answers and their cross-referencing with the theoretical framework presented, we decided to carry out a survey that would bring together all of the master's students in a small case study, which would allow us to observe in loco the effectiveness of introducing imagery 2 techniques in percussion teaching. In order to direct the research towards the desired observation, the master's student used the book “Mental Practice and Imagery for Musicians” by Malva Freymuth, which offers detailed guidelines for implementing these techniques. In order to produce complementary information that would also make it possible to document students' opinions on the impact of imagery techniques on the musical development of percussion students, a questionnaire was sent to the students observed.

Description

Relatório de Estágio de Mestrado apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Ensino de Música.

Keywords

Estudo mental Ensino musical Percussão Técnicas de imagery Ensino da percussão Mental study Music teaching Percussion Imagery techniques Percussion teaching

Pedagogical Context

Citation

Simão, R.F.P. (2024). A aplicação do estudo mental no ensino da percussão: Perceção da situação atual e observação da eficácia da implementação de técnicas de imagery. [Relatório de Estágio de Mestrado, Escola Superior de Música de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/22252

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue