ESML - Escola Superior de Música de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESML - Escola Superior de Música de Lisboa by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 451
Results Per Page
Sort Options
- Zoltan Kodály: um novo conceito de formação musical e a sua aplicação nas escolas húngarasPublication . Cruz, Cristina Brito DaNão se torna fácil descrever em poucas páginas a vida, personalidade e obra de alguém, nem comentar o modo como os seus ideais forma postos em prática enquanto viveu e mais tarde pelos seus discípulos. A tarefa torna-se particularmente difícil quando se escreve sobre alguém como Kodály.
- Conceito de educação musical de Zoltan Kodály e teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon: uma abordagem comparativaPublication . Cruz, Cristina Brito DaEscrever um artigo que, sem a pretensão de ser exaustivo, apontasse semelhanças no modo de pensar a Educação e a Aprendizagem Musicais de Kodály e Gordon, tornou-se para mim uma necessidade quase compulsiva, depois de frequentar o Seminário promovido pela APEM e ministrado pelo próprio Prof. Gordon nos dias 3 e 4 de Novembro de 1995.
- MUS-E Portugal fonte de equilíbrio e de tolerância: projecto pedagógico multicultural num meio escolar desfavorecidoPublication . Cruz, Cristina Brito DaProjecto pedagógico multicultural num meio escolar desfavorecido.
- Encontro Ibérico: sobre a situação do ensino da música em Portugal e Espanha: Madrid, Setembro de 1997Publication . Cruz, Cristina Brito Da; Artiaga, Maria José; Vasconcelos, AntónioA Associação Orff de Espanha, fundada em 1996 decidiu, neste início da sua actividade, organizar um encontro entre professores de Espanha e de Portugal, com a finalidade de fomentar o intercâmbio de experiências, dar a conhecer as realidades do ensino da música e do movimento no sentido de promover futuras colaborações entre instituições e professores de ambos os países.
- Sobre Kodály e o seu conceito de educação musical: abordagem geral e indicações bibliográficasPublication . Cruz, Cristina Brito DaMais do que um artigo sobre Kodály, sobre as suas ideias, sobre os ensinamentos que têm guiado gerações de músicos na Hungria e em muitos outros países, este artigo pretende dar pistas ao leitor que pretenda iniciar ou aprofundar estudos sobre o assunto.
- Homenagem a Yehudi Menuhin: violinista do século e embaixador itinerante da música e da pazPublication . Cruz, Cristina Brito DaHomenagem a Yehudi Menuhin.
- IRIN: micromontage in graphical sound editing and mixing toolPublication . Caires, CarlosABSTRACT - Micromontage technique allows the composer to work a musical figure point by point, shaping each sound particle with microscopic precision. The software presented in this paper combines graphic and script editing with algorithmic generation and manipulation of sound sequences. It provides several tools to enhance both creation and organic development of the musical material under this compositional paradigm using a user-friendy visual environment.
- Sobre a interpretação das batalhas ibéricas para órgão do século XVII: uma leitura da "Batalha famoza" do manuscrito MM 43 da Biblioteca Pública Municipal do PortoPublication . Vaz, JoãoA batalha é geralmente considerada como um dos géneros mais característicos da literatura organística ibérica do Barroco. Paradoxalmente é, de todas os géneros da música de órgão peninsular, aquele acerca do qual se possuem menos dados sobre a prática interpretativa. A informação que se pode obter a partir da generalidade dos textos seiscentistas sobre música de tecla, aplica-se sobretudo à interpretação das obras contrapontísticas, deixando em aberto muitas questões relacionadas com o carácter eminentemente descritivo das batalhas. Por outro lado, é também interessante verificar que algumas das mais convincentes interpretações de batalhas que actualmente escutamos são aquelas que resultam de uma leitura menos literal do texto musical e de uma intenção clara de sublinhar o seu carácter descritivo. A informação extraída da Batalha famoza (presente no manuscrito MM 43 da Biblioteca Pública Municipal do Porto) e apresentada ao longo deste texto parece pôr em evidência o apelo que a execução das batalhas fazia a um esforço interpretativo por parte do organista, não só através da utilização de recursos específicos do órgão ibérico, mas também mediante o emprego de uma ornamentação mais livre que pusesse em evidência o carácter descritivo daquele género musical.
- Artur Santos e a etnomusicologia em Portugal (1936-1969)Publication . Cruz, Cristina Brito DaO Professor Artur Santos é por muitos recordado pela qualidade inquestionável da docência que exerceu no Conservatório Nacional de Lisboa. A sua carreira profissional foi mais vasta, desenvolvendo-se no âmbito da música erudita como pianista, compositor e professor e, no da música tradicional, como etnomusicólogo. O artigo agora publicado tem o mesmo título da Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais (2001), orientada pela Profª. Drª. Salwa Castelo Branco. Este trabalho de investigação permitiu um conhecimento aprofundado do trabalho etnomusicológico que Artur Santos realizou, incluindo documentação escrita, gravações sonoras, fotografias e filmes etnográficos, na sua maioria inédita, para além das colecções de discos (Beira Baixa e Beira Alta, Ilhas Terceira, de S. Miguel e de Santa Maria) e catálogos de exposições editados (Angola e Ilha de Santa Maria). A documentação que produziu, o seu empenho em institucionalizar a etnomusicologia em Portugal, a divulgação internacional que fez da Música Tradicional Portuguesa e o reconhecimento que os seus trabalhos tiveram a nível nacional e internacional, destacam-no como precursor da moderna etnomusicologia em Portugal.
- Papel da motivação na aprendizagem de um instrumentoPublication . Cardoso, FranciscoEste artigo pretende fazer realçar o papel da motivação num contexto específico: a aprendizagem de um instrumento numa escola de ensino especializado. Dada a complexidade dos processos e das competências envolvidas na aprendizagem instrumental é essencial que os professores desenvolvam uma atitude pedagógica que leve os alunos a sentir-se motivados. As teorias da motivação já são objecto de estudo há largas décadas, mas apenas recentemente tem sido estudado o impacto dessas teorias para a aprendizagem musical. Assim, partindo de algumas investigações recentes, serão referidas algumas sugestões pedagógicas práticas a usar, com o propósito de levar os alunos a sentir-se motivados durante todo o processo de aprendizagem.