ESML - Escola Superior de Música de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESML - Escola Superior de Música de Lisboa by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
Now showing 1 - 10 of 33
Results Per Page
Sort Options
- Análise performativa e contextual à Sonata F.A.E. WoO22 (HK 1982) de Albert Dietrich, Robert Schumann e Johannes Brahms: características, influências e o seu posicionamento no reportório para violino e piano do Século XIXPublication . Magalhães, Valéria Ruas de; Neto, TiagoCom esta componente teórica do meu projeto artístico pretendo, numa primeira parte, fazer um levantamento histórico, abordando as transformações políticas, económicas, sociais e artísticas que ocorreram na Europa do século XIX. Esta pesquisa histórica servirá de suporte e contextualização à segunda parte do trabalho, focada sobretudo na Sonata F.A.E. WoO22 (HK 1982) de Albert Dietrich, Robert Schumann e Johannes Brahms. Procuro descrever a vida dos três compositores desta sonata, manifestar as intenções desta obra e em que condições foi elaborada. Pretendo ainda expor a minha perspetiva pessoal acerca desta sonata, em particular, e da linguagem dos seus diferentes compositores. Para tal, irei propor uma análise estrutural e performativa dos andamentos da sonata, bem como de uma obra de cada um dos compositores mencionados, recorrendo à comparação de diferentes gravações, e identificando possíveis relações e influências.
- Ansiedade nos alunos do ensino básico e secundário de música: estudo comparativo e eficácia de estratégias de estudo aplicadasPublication . Cândido, Ana Isabel Pereira; Ramos, RicardoResumo I – Prática Pedagógica O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Estágio do Ensino Especializado, contemplado no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, no Instituto Politécnico de Lisboa, sob a orientação do Professor Ricardo Ramos. O estágio de ensino especializado foi realizado em modalidade de observação durante todo o ano letivo de 2023/2024, na Academia de Música de Castelo de Paiva, onde aprimorei o meu conhecimento a vários níveis, descritos e detalhados nesta primeira parte do relatório de estágio. Ainda sobre a parte correspondente à prática pedagógica, foi feita uma caracterização da escola, com uma breve contextualização histórica e informações relevantes acerca da atualidade da escola, e dos alunos visados pelo estágio. Foram selecionados três alunos de níveis diferentes: um aluno de iniciação, um aluno de terceiro grau (ensino básico) e um aluno do sétimo grau (ensino secundário), e para cada um deles, foram preenchidas 27 Fichas de Observação, 3 Planos de Aula e 1 Planificação Anual. Em anexo, foram entregues as Fichas de Observação, Planos de Aula e Planificações Anuais, que contêm diversas ferramentas e estratégias essenciais, observadas e ensinadas em aula, que poderão ser um acessório indispensável para professores em início de atividade profissional.
- A aplicação do estudo mental no ensino da percussão: perceção da situação atual e observação da eficácia da implementação de técnicas de imageryPublication . Simão, Rafael Filipe Picamilho; Fontes, Fernando; Fernandes, MarcoResumo I A primeira parte do presente Relatório de Estágio aborda o Estágio de Ensino Especializado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio foi realizado no decorrer do ano letivo 2023/2024 em regime de exercício na classe de percussão do Conservatório Artallis, sob a orientação do professor David Ribeiro. A primeira secção apresenta a caraterização do conservatório, nomeadamente a sua estrutura administrativa e o seu papel na comunidade. Dentro deste contexto, são referidas as responsabilidades pedagógicas da instituição, a sua relevância social e o seu papel como promotor de iniciativas culturais no município. De seguida, é apresentada a descrição da prática pedagógica implementada em cada um dos semestres letivos, realizada com três alunos de diferentes graus. Para cada um, foi proposto a elaboração de 30 planos de aula. No final é efetuada uma análise crítica da atividade do docente, com o objetivo de avaliar a eficácia das metodologias utilizadas e dos exercícios realizados com os alunos, examinando o progresso alcançado, o cumprimento dos objetivos definidos, bem como as dificuldades e facilidades enfrentadas ao longo do ano letivo no âmbito da prática pedagógica.
- A aprendizagem do trompete no seio das bandas filarmónicas, estudo de caso com as filarmónicas da Ilha de São MiguelPublication . Araújo, Hugo Alexandre Medeiros; Burt, DavidResumo I - Prática Pedagógica Este relatório de estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular Estágio do Ensino Especializado, visando a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Trompete pela ESML. Durante o ano letivo 2020/2021, realizei um estágio de observação no CRPD, em São Miguel (Açores), incluindo a prática pedagógica ao longo do estágio e uma reflexão relativamente ao meu desempenho enquanto professor de trompete. Com a cooperação do professor Carlos Taveira, deu-se início à fase de observação das aulas de três alunos da classe de trompete do CRPD (Curso de Iniciação, Curso Básico e Curso Secundário), concretizando planos de aulas adaptados às competências de cada aluno. Durante esta fase, preenchi as devidas fichas de observação disponibilizadas pela ESML. Segundo a planificação anual dos programas curriculares do CRPD, elaborei planificações de aula, incluindo 27 aulas assistidas e de 3 aulas lecionadas, gravadas sob o consentimento dos EE para efeitos de avaliação do professor orientador David Burt. Tendo como temática “A Aprendizagem do Trompete no Seio das Bandas Filarmónicas, Estudo de Caso com os trompetistas das Filarmónicas da Ilha de São Miguel”, procurei compreender o nível de competências e a evolução dos trompetistas açorianos nas filarmónicas e entender como as BF beneficiam aquando de uma boa aposta na formação dos seus trompetistas. Este estágio pressupôs a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do meu curso profissional e licenciatura, proporcionando um processo de aprendizagem e de aquisição de competências essenciais para o exercício profissional no âmbito do ensino da música.
- O bacharelato em formação musical – Escola Superior de Música de LisboaPublication . Pinheiro, JoãoAo começar esta intervenção gostaria de agradecer à Direcção da APEM e à comissão organizadora deste seminário o convite que me foi feito enquanto responsável e coordenador do Bacharelato em Formação Musical da Escola Superior de Música de Lisboa a fim de vir aqui apresentar esta nova formação profissional de professores de Formação Musical, em funcionamento há já dois anos. Este convite confirma o lugar de destaque que este curso está já a ter no meio musical português, sendo o primeiro curso superior de formação de professores para o ensino específico da Música nas escolas vocacionais. Começarei por fazer uma breve análise do que, para mim, são os verdadeiros objectivos da Formação Musical e os seus conteúdos, fazendo seguidamente a descrição dos meios que pusemos ao dispor dos nossos alunos do curso de Formação Musical, apresentando a sua estrutura e organização assim como os seus conteúdos e suas orientações pedagógicas.
- Bandas sonoras para saxofone: Cronaca di un amore, Taxi driver e Catch me if you canPublication . Santos, Nádia do Carmo; Massarrão, JoséEste projeto aborda a importância e o significado das bandas sonoras compostas especificamente para filmes, com foco na análise da sua relação com as cenas e no impacto emocional produzido no público. São exploradas questões fundamentais, como “Qual o significado das bandas sonoras nas cenas?” e “Que importância têm?”, reconhecendo que as respostas podem variar conforme a perspetiva e que este campo ainda requer investigação aprofundada. O projeto contribui também com um estudo sobre o papel do saxofone nas bandas sonoras, uma área com literatura escassa. Foram analisadas obras que integram o saxofone nas bandas sonoras, incluindo Catch me if you can (Escapades para saxofone e orquestra), Taxi Driver, e Cronaca di un amore para saxofone e piano. Estas análises procuram destacar o significado das obras no contexto das cenas em que são utilizadas, bem como explorar a versatilidade do saxofone em diferentes estilos musicais. Observa-se como é que as características interpretativas do saxofone - como timbre, articulação e improvisação - são adaptadas para responder às exigências estilísticas das obras, tanto dentro de uma obra (como nos diferentes andamentos das Escapades) como entre as restantes peças. Outro ponto de destaque é a independência artística das obras abordadas, que transcendem os filmes para os quais foram criadas. Cronaca di un amore, por exemplo, pode ser interpretada como peça do repertório tradicional para saxofone e piano, uma vez que é uma obra para saxofone e piano com uma sonoridade erudita. O tema do filme Taxi Driver pode também ser apresentado com várias formações, como para piano e saxofone, piano solo e combos de jazz em contextos independentes das bandas sonoras a que pertencem. Por fim, este projeto procurar destacar como é que estas obras enriquecem o repertório do saxofone, aproximando o público geral da música erudita e do jazz. A análise reforça o contributo dessas bandas sonoras na difusão destes estilos musicais para espectadores que habitualmente não consomem música erudita ou jazz.
- A construção da identidade filarmónica: a via das bandas juvenis – estudo de caso nas Escolas de Música do Concelho de SintraPublication . Jesus, Daniela Sofia Bértolo de; Massarrão, JoséResumo I (Prática Pedagógica): A primeira parte do presente Relatório de Estágio incide sobre o Estágio do Ensino Especializado que se realizou na Academia de Amadores de Música durante o ano letivo 2021/2022 no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, em regime de observação. No referido estágio, estiveram envolvidos três alunos de graus distintos: dois alunos do Curso Básico de Música (de 3º grau e 4º grau) e outro aluno do Curso Livre de Música correspondente ao 6º grau. Foi elaborada previamente, pela mestranda, uma planificação anual para cada um deles, juntamente com os respetivos planos de aula individuais. Pretendeu-se, nesta primeira parte, caracterizar o estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio, referindo aspetos relativos à sua história, estrutura e ambiente, bem como, o modo de funcionamento das aulas. Procedeu-se igualmente à caracterização singular de cada aluno envolvido e todo o seu desempenho observado durante o ano letivo, salientando os principais problemas existentes e também uma descrição e análise sobre toda a atividade desenvolvida durante a observação das aulas. Este método, permitiu à mestranda uma reflexão sobre todos os aspetos positivos e menos positivos encontrados o que, por sua vez, deu origem a ferramentas úteis e essenciais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sua prática pedagógica. Além disso, permitiu ainda obter e desenvolver estratégias e novas abordagens para introduzir mais tarde na sua forma de lecionar contribuindo, assim, para a evolução dos alunos. Na sua totalidade, o estágio compreendeu a observação de 81 aulas (27 aulas para cada um dos três alunos envolvidos), assim como o registo em vídeo de nove aulas (três por cada aluno), as quais foram equitativamente distribuídas por cada período letivo. É importante frisar que, durante a observação destas mesmas aulas, houve um especial cuidado em aplicar parte do tema de investigação do presente Relatório de Estágio, no que toca à verificação de resultados, face às respostas e evolução dos alunos ao serem estimulados a tocar em conjunto com o professor durante a lecionação das referidas 81 aulas.
- O corpo e o ritmo na aprendizagem do violonceloPublication . Matos, Carolina Morais de; Mouradian, Levon; Rego, ManuelResumo I Parte Pedagógica: A primeira parte deste trabalho pretende descrever o estágio em observação realizado no Conservatório de Música de Cascais, no ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. A prática pedagógica a que reporta este relatório consiste na observação de aulas de uma classe de violoncelo, inserida num contexto de ensino regular, a Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo. Dadas as circunstâncias do meio social e político em que se insere o Conservatório, este tem apresentado ao longo dos anos, uma série de novas oportunidades e protocolos estabelecidos com várias instituições do concelho, permitindo assim a articulação pedagógica e logística com escolas de ensino regular. Neste âmbito foi desenvolvido um trabalho com três alunos, correspondentes aos 2º, 3º e 7º graus, do Ensino Básico e Secundário. Para além da observação das aulas foi elaborado, em conjunto com o professor cooperante, um plano anual e a planificação e registo por vídeo de três aulas lecionadas. Além disto, foi possível debruçar-me sobre a contextualização escolar (histórica e organizacional) de ambas as instituições e ainda sobre os programas e práticas que administram. Foi elaborada uma caracterização dos alunos através de uma descrição do meio envolvente de cada um e do seu percurso na aprendizagem do violoncelo. É também descrito o trabalho observado ao longo deste ano letivo e feita uma reflexão sobre o ponto de vista da professora-estagiária.
- Electric Miles: composição e performance inspirada no jazz-rock de Miles Davis dos anos 70Publication . Andrade, José Rafael Nóbrega; Marques, GonçaloEste trabalho consiste numa performance e pesquisa fundamentada na obra musical de Miles Davis, nomeadamente o período do jazz-rock entre 1969 e 1975. Dá especial atenção aos álbuns: Bitches Brew de 1970, Jack Johnson de 1971, Live-Evil de 1971, On the Corner de 1972 e Get Up With it, de 1974. De passagem, refiro também o álbum: In a Silent Way, lançado em 1969, que representou um marco da fase de transição para estilo. Este álbum foi gravado em ambiente de improvisação livre e construído a partir de fragmentos de improvisação que foram editados e sobrepostos. Para a componente de pesquisa, dei especial ênfase ao e studo de alguns aspetos da vida e da obra de Miles Davis e a alguns elementos que contribuíram para a popularidade do jazz-rock na década de 1970. Incluí uma breve análise de parte da música gravada em estúdio e de performances ao vivo deste período. Para a componente performance, tomei em conta os aspetos estilísticos do género jazz-rock, como ponto de partida para compor temas originais, para explorar recursos técnicos, harmónicos e rítmicos, para criar bases de improvisação livre, usar novas tecnologias e experimentar instrumentos eletrónicos. Finalmente, faço uma breve referência à sua passagem por Portugal, e aproveito para analisar a influência do jazz rock nas diferentes gerações de músicos deste período.
- O ensino de órgão em Portugal: caracterização e recente evolução das classes de órgão nas principais instituições pedagógicas, reflexão sobre desafios actuais e proposta de soluções para a sua manutenção e crescimentoPublication . Afonso, João Pedro Martins; Vaz, JoãoResumo I Este Relatório de Estágio é um elemento fundamental da unidade curricular de Estágio do Ensino Especializado, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa. Nele se inscrevem os resultados do estágio desenvolvido em cooperação com a classe de Órgão da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, no ano lectivo de 2021/22, na modalidade de observação estruturada e leccionação a três alunos de níveis distintos: Iniciação, Básico e Secundário. Após uma análise à figura do mestrando, suas expectativas e objectivos a alcançar com a realização deste trabalho, contextualizamos a instituição de acolhimento e a sua histórica classe de Órgão e desenvolvemos uma descrição dos alunos, das aulas observadas e das aulas dadas. Aí tomamos boa nota dos discursos realizados entre os Professores cooperantes — importantes figuras da cultura organística portuguesa e com vasta experiência pedagógica —, e os respectivos alunos, dos diferentes repertórios e da sua adequação pedagógica, do confronto entre os conceitos postulados pelas Ciências da Educação e as práticas realizadas no contexto desta classe, consolidando a experiência privilegiante que esta modalidade de estágio oferece. Por fim, produzimos uma reflexão dedicada a este processo de aquisição de conhecimentos, fundamental ao candidato a docente profissionalizado no Ensino Artístico Especializado.
