Browsing by Author "Xavier, Madalena"
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- Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográficaPublication . Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, AngeloNo contexto da criação coreográfica contemporânea o intérprete surge como uma figura central, não só, para pensar a materialização da obra coreográfica, como também, modelar os processos criativos. Cada vez mais, é requerido que o intérprete participe ativamente, com a sua singularidade, no pensamento sobre a obra. Esta perspetiva, permite refletir sobre a formação do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação artística em dança. Desta forma, a experimentação, a singularidade e a heterogeneidade são conceitos basilares para pensar o paradigma da formação do intérprete no campo da dança contemporânea. O presente artigo pretende refletir, a partir das características do intérprete, a articulação da revisão da literatura com as visões de alguns coreógrafos portugueses, de modo a que estas se projetem numa dimensão educativa.
- Contextos, impulsos e temáticas da criação coreográfica contemporânea nacional. Que tendências?Publication . Xavier, Madalena; Monteiro, ElisabeteA nossa reflexão procura sistematizar algumas questões que se prendem com os processos de criação coreográfica contemporânea e que nos revelam aspetos da sua dimensão conceptual, motivacional e contextual. Dada a complexidade e abrangência da temática, centrámo-nos no percurso de três coreógrafos nacionais de referência – Clara Andermatt, Paulo Ribeiro e Victor Hugo Pontes – no período entre 2011 e 2014. Esta reflexão apoia-se na análise documental de entrevistas e sinopses artísticas, informação divulgada através das estruturas que acolheram os processos criativos em questão e pelas salas de espetáculos onde se apresentaram estas obras. Concluímos que o contexto de criação é amplo e diversificado; que o impulso para a criação pode contemplar dimensões distintas, uma centrada na vontade do próprio coreógrafo e outra que dá forma a um desafio exterior; diferentes processos para a definição temática da obra coreográfica foram identificados.
- Criação coreográfica contemporânea: breve enquadramento conceptualPublication . Xavier, Madalena; Monteiro, ElisabeteEsta reflexão de carácter exploratório pretende, como o próprio nome indica, ser um estudo preliminar das questões que se colocam com maior acuidade na contemporaneidade, no âmbito do ensino-aprendizagem da composição coreográfica. Partindo da (in)definição que caracteriza a Dança Contemporânea e os seus métodos e processos de criação, na qual é possível reconhecer como fundamental o desenvolvimento de percursos essencialmente singulares, pretendemos refletir sobre a necessidade de contribuir para o desenvolvimento das capacidades criativas dos intérpretes-criadores contemporâneos em contextos de formação. Esta é uma problemática que a nossa intervenção pedagógica e interesse profissional de forma plena justificam. Debruçamo-nos sobre a singularidade de dois projetos no âmbito da Criação Coreográfica Contemporânea Portuguesa, refletindo sobre aspetos da relação entre coreógrafo - intérprete - pesquisa - materialização do movimento. Pretendemos sublinhar a importância que reconhecemos do ensino-aprendizagem da composição coreográfica e a necessidade de o repensar na proximidade com as práticas artísticas atuais, procurando fazer emergir questões sobre a problemática aqui abordada.
- Criação coreográfica interpretação contemporânea e mediação artística em dançaPublication . Fernandes, João; Xavier, MadalenaDa complexidade do fenómeno da dança contemporânea surgem várias questões relacionadas com a sua própria definição, dos seus elementos constitutivos, formatos de apresentação, procedimentos e intervenientes. A dança contemporânea é, na perspetiva de diversos autores, a dança que se carateriza simultaneamente pela afirmação singular dos seus criadores e pela pluralidade das suas práticas coreográficas. Resulta de um trajeto com origem no início do século XX, evidenciado pela diversidade de posicionamentos e cujas implicações contribuem para a redefinição do género e para a sua condição instável e provisória.
- Criatividade em Dança : conceções, métodos e processos de Composição Coreográfica no ensino da DançaPublication . Marques, Ana Silva; Xavier, MadalenaAo refletirmos sobre formação em dança, quer seja na sua vertente artística genérica (Educação Artística), ou na vertente artística vocacional (Ensino Artístico), em que se pretende atingir níveis mais avançados com o objetivo de formar profissionais de dança (Intérpretes/Criadores), não podemos deixar de abordar temáticas como a Criatividade em Dança e suas Conceções. Considerando que nestas vertentes de formação poderemos ter como objetivo final a criação intencional de objetos artísticos, parece-nos ainda essencial refletir sobre noções de corpo, movimento, métodos e processos de composição coreográfica e a sua relação com o contexto de uma prática artística atual. Neste artigo, procuramos cruzar linhas de investigação distintas, que se estão a desenvolver em programas de Doutoramento, com o intuito de relacionar temáticas que consideramos fundamentais no âmbito da formação em Dança e cujo contributo permitir-nos-á atualizar as nossas próprias propostas de intervenção pedagógica.
- Da criação à formação: lugar de experimentaçãoPublication . Xavier, MadalenaOs processos de criação que conduzem à construção da obra coreográfica e à possibilidade de se estabelecer um diálogo com modelos de ensino-aprendizagem da composição coreográfica, norteiam a reflexão proposta neste artigo. A época atual, como definida por Louppe (2012), compreende um conjunto de valores como a individualização e a produção, que exprimem a identidade de um projeto insubstituível e que promovem a redefinição e o reposicionamento do corpo e do gesto. O corpo e o movimento assumem múltiplas configurações e uma centralidade reveladora de premissas de exploração e experimentação que se formulam a partir de valores idiossincráticos cuja consideração se torna premente. A reconfiguração dos elementos constitutivos da dança, a redefinição do lugar do coreógrafo e do bailarino/intérprete contemporâneo, as noções de corpo e as premissas de construção de uma linguagem estão, no contexto das práticas coreográficas atuais, ancorados em princípios de abertura e singularidade. Refletindo sobre os processos de ensino-aprendizagem da composição coreográfica encontra-se, igualmente, a necessidade de pensar modelos dinâmicos e que se baseiam em princípios de descoberta. Lavender e Sullivan (2008), por exemplo, através dos Transformative Systems propõem um conjunto de proposições que sistematizam uma prática pedagógica onde se potencia e promove o diálogo com o discurso de coreógrafos sobre os seus processos de criação. Da possibilidade em fazer dialogar os processos de criação coreográfica e os modelos de formação resultará neste artigo a apresentação do Atlas Criativo – criação coreográfica contemporânea, ferramenta pedagógica cuja operacionalização tem como objetivos o desenvolvimento do potencial criativo, a experimentação de diferentes possibilidades e procedimentos implícitos à criação coreográfica contemporânea e o desenvolvimento de capacidades reflexivas, através do registo sistematizado dos processos de criação.
- As estratégias de aplicação dos conteúdos do ensino-aprendizagem da composição coreográfica na disciplina técnica de palco da Escola de Dança do Conservatório de Música David SouzaPublication . Ferreira, Gláucio; Xavier, MadalenaO ensino-aprendizagem da composição coreográfica possibilita o desenvolvimento de diversas capacidades dos alunos, porém necessita de uma reflexão constante do professor no sentido de traçar estratégias metodológicas e didáticas a fim de projetar de forma intrínseca em qualquer conteúdo e objetivo essas capacidades. A partir disto, surge o questionamento investigativo que impulsiona a procura de quais seriam as estratégias adequadas para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes dentro do contexto de ensino-aprendizagem da composição coreográfica. Estabelece-se o presente Relatório de Estágio como um relato da prática pedagógica aplicada, ao longo do ano letivo 2019/2020, na disciplina Técnica de Palco com alunos do 3° ao 5° ano do curso Básico e do 6° ao 8° ano do curso Secundário do Ensino Artístico Especializado de Dança da Escola de Dança do Conservatório de Música David Sousa (CMDS). Portanto, é desenvolvida uma reflexão sobre outras capacidades que podem ser necessárias e projetadas, mas principalmente entender a maneira como este processo se desdobra desde a configuração das tarefas, passando pelos estímulos, os processos mentais e a relação com o corpo, até alcançar a criação. Há um embasamento teórico que explana de maneira mais abrangente o ensino-aprendizagem da composição coreográfica e os assuntos pertinentes a está prática – improvisação, criatividade e estímulos – partindo em seguida para as perspectivas orientadoras de ensino-aprendizagem da composição coreográfica. Através das reflexões neste relatório e dos dados recolhidos nos instrumentos da pesquisa, nota-se que as estratégias utilizadas foram eficazes no ensino-aprendizagem da composição coreográfica conduzindo para cumprir os objetivos traçados.
- Modos de materializar a obra coreográfica: um sistema de análisePublication . Xavier, Madalena; Fernandes, João; Capim Dourado: Diálogos em ExtensãoMuitos dos atuais estudos na área da dança centram-se na reflexão sobre os métodos de criação e poucos exploram a essência das obras do ponto de vista dos recursos técnicos. Através de uma análise crítica e bibliográfica sobre a criação coreográfica contemporânea, procura-se estabelecer linhas orientadoras para análise coreográfica que poderão vir a ser dialogantes com o discurso do criador, visando confrontar as opções técnicas com os propósitos artísticos. Desta análise, conclui-se que a sistematização dos modos de materializar as coreografias está ancorada nos seguintes pressupostos: a escolha dos intérpretes; a natureza da proposta; os recursos utilizados; a estruturação e configuração dos materiais; e a relação com outros elementos.
- O movimento do corpo disciplinadoPublication . Xavier, Madalena; Cruz, Maria TeresaEsta dissertação pretende ser uma reflexão sobre a autonomia das disciplinas artísticas, conscientes que estamos do contexto actual cada vez mais centrado na ideia de ruptura dos limites e fronteiras das várias artes e da consequente perda das suas próprias identidades. Este propósito, assumidamente reactivo a um determinado discurso contemporâneo, nomeadamente no campo das artes performativas e dominado por palavras e conceitos como “hibridação” e “contaminação”, visa procurar a possibilidade de definir as características específicas da dança enquanto prática artística que através da singularidade do seu discurso constrói uma linguagem própria. Nesta perspectiva o conceito de corpo disciplinado torna-se central para a definição da dança enquanto disciplina artística autónoma. Assim, esta dissertação enquadra-se na problemática sobre o estatuto das artes contemporâneas e das suas práticas artísticas, convocando saberes teóricos, mas também o conhecimento prático da área sobre a qual nos debruçamos.
- Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativoPublication . Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, AngeloPartindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artística, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura.