Browsing by Issue Date, starting with "2023"
Now showing 1 - 10 of 1098
Results Per Page
Sort Options
- Three-winding transformer with DC microgrid and active power filterPublication . Capitão, Bruno Miguel Nunes; Luís, Ricardo Jorge Ferreira; Gambôa, Paulo José Duarte LandeiroEsta tese procura estudar uma nova arquitetura para postos de transformação. Estes são, na grande maioria dos casos, constituídos por transformadores de apenas dois enrolamentos (entrada e saída) e, por essa razão, a implementação de microrredes DC requere planeamento e dimensionamento extra. Este trabalho procura criar um dispositivo que facilite a interligação de postos de transformação com microrredes DC. Este dispositivo é composto por dois componentes principais: Um transformador de três enrolamentos – em vez do transformador de dois enrolamentos clássico, usualmente usado nos postos de transformação; um conversor AC/DC bidirecional que interliga a microrrede DC com o transformador. A ideia é que tanto o primário, como o secundário do transformador estão ligados como normalmente encontrado nos postos de transformação – a potência flui da rede para a carga – enquanto o terciário está ligado a ao conversor AC/DC (microrrede). Como referido anteriormente, o conversor é bidirecional o que significa que este pode direcionar a potência para o sistema (e.g.: veículo-para-X) ou para o microrrede (e.g.: carregamento de um veículo elétrico). Adicionalmente, o conversor também funciona como filtro ativo de potência, suavizando a potência reativa e o conteúdo harmónico presente na rede, gerado pelas cargas.
- Vídeo gráfico em time lapse “Como Fazer um Mind Map”Publication . Pina, Helena FigueiredoO Mind Map é uma ferramenta diagramática desenvolvida por Tony Buzan [consultar, por exemplo: Buzan, T. (2018). Mind map mastery: The complete guide to learning and using the most powerful thinking tool in the universe. Watkins Media Limited.] Sendo uma representação visual, de desenvolvimento radial, o Mind Map baseia-se no modelo associativo natural de ideias. A utilização da versão “manual”, desenhada e colorida, desta ferramenta oferece grande potencial de estímulo criativo. O Vídeo gráfico em time lapse “Como Fazer um Mind Map” foi criado para explicar de forma simples, rápida e apelativa aos estudantes como se utiliza na prática esta ferramenta, explicitando simultaneamente os fundamentos conceituais desta técnica. Utiliza como base o desenho gráfico manual e uma construção passo a passo, com efeito time lapse. Constitui-se como um recurso pedagógico útil na unidade curricular de Laboratório de Criatividade em Publicidade e adequa-se bem ao desenvolvimento de metodologia ativa de ensino-aprendizagem, nomeadamente no modelo de “sala de aula invertida”. Apoia a preparação dos estudantes para a realização de exercícios práticos em sala de aula ou aplicados ao desenvolvimento criativo de projetos. Enquanto recurso pedagógico potencia o interesse e o envolvimento dos estudantes e enriquece a sua experiência de aprendizagem.
- Malware detection in android applications with machine learning techniquesPublication . Palma, Catarina Rodrigues; Ferreira, Artur JorgeA presença de software malicioso (malware) em, por exemplo, aplicações Android, tem consequências prejudiciais e irreparáveis para o utilizador e/ou o dispositivo. Apesar das app stores providenciarem proteções para restringir aplicações contendo malware, este continua a crescer em sofisticação e difusão. Neste trabalho, exploramos técnicas de Aprendizagem Automática (AA) para deteção de malware em aplicações Android. Com foco no estudo de diferentes técnicas de pré-processamento, redução de dimensionalidade e classificação, avaliando a capacidade de generalização do modelo usando conjuntos de dados standard e de domínio público. Com base na literatura e nos nossos resultados experimentais, concluímos que os classificadores que apresentam melhor desempenho na deteção de malware em aplicações Android são Support Vector Machine (SVM) e Random Forest (RF). É dado ênfase à Seleção de Atributos (SA), que reduz a dimensionalidade dos dados e identifica os atributos mais decisivos para classificação de malware em Android. Aplicam-se diferentes métricas de avaliação ao modelo e comparam-se os resultados experimentais com os reportados na literatura. O objetivo deste estudo é o desenvolvimento de um protótipo que recorra a técnicas de AA para detetar malware em aplicações Android. A nossa abordagem é capaz de identificar os atributos mais relevantes para classificar uma aplicação como maliciosa. Nomeadamente, concluímos que as permissões se destacam na deteção de malware em Android. A abordagem proposta reduz a imensionalidade dos dados enquanto apresenta uma alta acurácia na identificação de malware em aplicações Android.MFSPV outperforms DLAPP in computational efficiency, but DLAPP achieves a slightly lower network latency. Nevertheless, both only introduce an additional 11% delay in hybrid end-to-end communications. Hybrid communication imposes, on average, an extra 28.29ms of end-to-end time. The proposal shows promise as it reaches end-to-end times below the latency requirements imposed in most C-ITS use cases.
- Avaliação de resultados da condição e qualidade de vida em saúde de indivíduos submetidos a artroplastia total do joelho na perspetiva do doente (PROM): contributo para uma gestão eficiente da intervenção do fisioterapeutaPublication . Pinto, Ana Maria Favinha Paraíba Oliveira Ferreira; Coelho, Anabela; Rebelo, PedroIntrodução: A Artroplastia Total do Joelho (ATJ) é um procedimento cirúrgico para restaurar a função e resolver a dor na osteoartrose do joelho. O uso de medidas reportadas pelos doentes (PROM) permite aos fisioterapeutas seguir eficazmente o impacto do tratamento, auxiliando no desenvolvimento de estratégias otimizadas de gestão. Objetivos: Avaliar resultados da ATJ e QV, através dos PROM antes, durante a intervenção da fisioterapia e na alta clínica (T0 a Tn). Medir diferenças mínimas clinicamente importantes (MCIC) e analisá-las no contexto da otimização e gestão adequada do número de sessões a realizar. Métodos: Incluídos indivíduos submetidos a ATJ primária, referenciados para fisioterapia. Foram recolhidos dados sociodemográficos e feita a análise estatística multivariada e correlacional dos PROM EQ-5D-5L (genérico para QV), KOOS (específico para o joelho) e PGIC. Resultados: Analisados 16 indivíduos com média de idade de 70±8,725 anos, 81,25% do género feminino, 68,75% com IMC correspondente a obesidade tipo I e II. A QV variou significativamente entre T0 e Tn (𝑝 = 0,000), nas dimensões Mobilidade e Dor /Malestar, índice de valor para estados de saúde (0,607 e 0,842 (r = 0,506; p < 0,05) 𝑒 na VAS (M𝑑 50; 70,50 e 95; 𝑝 < 0,011). O KOOS TOTAL obteve MCIC estatisticamente significativas (𝑝 < 0,05) de 17,545 ± 11,352 pontos entre T1 e T2 e 8,500 ± 7,314 entre T3 e T4; nas dimensões DOR (22,909 ± 18,463 entre T1 e T2); AVD (27,636 ± 19,495 entre T1 e T2) e QV (22,818 ± 23,012 entre T1 e T2 e 12,333 ± 10,764 entre T3 e T4). As correlações significativas entre variáveis KOOS mostraram uma tendência positiva e forte entre T2 e T3. Na PGIC a média variou entre T1 (𝑥̅ = 4,94 ± 1.526) e T5 (𝑥̅ = 6,50 ± 0,577) e correlacionou-se de forma positiva moderada com a KOOS TOTAL em T3 (𝑟 = 0,734). Conclusão: Os PROM permitiram avaliar melhorias significativas na QV, estado de saúde, mobilidade, dor e AVD nos indivíduos com ATJ entre a 5ª e a 15ª sessões de fisioterapia ambulatória e, contribuir para uma gestão mais adequada do número de sessões de fisioterapia sem perdas na QV e função.
- Produção de zeólitos hierárquicos por ação de surfatantes para reações de friedel-crafts em condições ambientalmente sustentáveisPublication . Beatriz Teixeira Pedro Gonçalves, Amaro; Nunes, Ângela Maria Pereira Martins; Carvalho, Ana Paula Baptista deO presente trabalho teve por objetivo a produção de zeólitos hierárquicos por ação de surfatantes, em meio básico, para estudo posterior como catalisadores em reações de acilação de Friedel-Crafts em condições ambientalmente sustentáveis. Numa primeira fase do trabalho, no decorrer da Bolsa de Iniciação à Investigação, refª IPL/2021/ZeoGemini_ISEL/BII/5M, foi estudado a influência do tempo de tratamento alcalino na presença de CTAB no zeólito ZSM5 (estrutura MFI), tendo-se chegado a um tempo de tratamento ótimo de 6h. No material de partida e respetivas amostras modificadas foi estudado o efeito da temperatura na reação de acilação de Friedel-Crafts tendo-se usado os substratos furano e 1-metoxinaftaleno, obtendo-se uma temperatura de reação ótima de 80 ºC. Numa segunda fase, já em âmbito de TFM, estudou-se o efeito da quantidade de surfatante adicionado no zeólito ZSM5, tendo por referência múltiplos da concentração micelar crítica (CMC), previamente determinada. Assim, os múltiplos da CMC utilizados no estudo com o zeólito ZSM5 foram os seguintes: 5, 10 e 25. No caso do zeólito Y (estrutura FAU), os múltiplos da CMC utilizados foram: 5, 10, 25 e 50. Posteriormente, com a amostra que demonstrou melhores resultados, quer no caso do zeólito ZSM5 quer no caso do zeólito Y, efetuaram-se estudos de regeneração aos catalisadores sendo que, foram realizadas várias técnicas para o zeólito ZSM5 e no zeólito Y apenas as duas técnicas que demonstraram ser mais promissoras no zeólito ZSM5. Os materiais de partida, bem como as amostras modificadas, foram caracterizados através das seguintes técnicas: difração de raios-X pelo método dos pós, SEM e TEM, permitindo a caracterização estrutural dos materiais e a adsorção de azoto a -196 ºC para o estudo das propriedades texturais. Na reação de acilação de Friedel-Crafts, as amostras modificadas preparadas a partir de ambos os zeólitos apresentaram valores de rendimento na mesma ordem de grandeza. Para a série do estudo do efeito do tempo, no zeólito ZSM5, a amostra que obteve melhor desempenho foi a submetida ao tratamento alcalino assistido pelo CTAB durante 6h, ou seja, a amostra ZSM5_6_14, e para a série do estudo da quantidade de surfatante a amostra que se demonstrou mais promissora foi a ZSM5_6_5, ou seja, aquela onde se adicionou uma quantidade de surfatante 5 vezes superior ao valor da CMC de referência. 8 Para as amostras à base do zeólito Y, no estudo do efeito da quantidade de surfatante, a amostra que demonstrou melhor desempenho catalítico foi a amostra Y_12_10, onde se utilizou uma concentração de surfatante 10 vezes superior à CMC de referência.
- Desenvolvimento de dashboard e ferramentas de análise para projeto PREMOPublication . Dias, Ruben; Ferreira, Artur Jorge; Pinto, Iola Maria Silvério; Geraldes, Carlos José BrásA doença provocada pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) provocou um período de pandemia, devido à sua facilidade de transmissão e elevado número de casos de infeções. A evolução desta pandemia e as suas severas consequências para a mortalidade e morbilidade das populações, sobretudo das mais idosas, originou o desenvolvimento de inúmeros estudos científicos e projetos de investigação. O projeto de investigação Predictive Models of COVID-19 Outcomes for Higher Risk Patients Towards a Precision Medicine (PREMO) surge neste contexto. Neste trabalho de projeto, trata-se o desenvolvimento do sistema de suporte informático ao projeto PREMO. Apresentam-se os aspetos principais da solução desenvolvida, ao nível de base de dados, back-end e front-end. Sobre a base de dados, descreve-se o modelo de dados, e as suas funcionalidades. As implementações do back-end e front-end são descritas em detalhe. Dá-se especial ênfase à componente de front-end, através da descrição da implementação de um painel (dashboard). Este painel possibilita a visualização interativa de dados de pacientes internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), ao longo das seis vagas de Doença por Coronavírus 2019 (COVID-19). A utilização do dashboard possibilita aos clínicos a extração e visualização de dados de acordo com uma vasta seleção de características demográficas e clínicas, como por exemplo valores de normalidade versus não-normalidade de parâmetros laboratoriais de interesse, bem como a análise em detalhe ao longo das seis primeiras vagas da pandemia de COVID-19 em Portugal.
- Vídeo tutorial “Fazer um Animatic, utilizando o Power Point (Microsoft Office)”Publication . Pina, Helena FigueiredoUm animatic é uma maquete animada de uma narrativa audiovisual em projeto, em que se apresenta a sequência animada dos frames de um storyboard, podendo incluir igualmente a banda sonora (música, ruídos de sonoplastia, vozes). Facilita a partilha das ideias criativas para uma narrativa audiovisual. O Vídeo Tutorial “Fazer um Animatic, utilizando o Power Point (Microsoft Office) foi criado para explicar de forma simples, rápida e apelativa aos estudantes como podem realizar um animatic eficaz ainda que não dominem ou tenham acesso a software específico de produção e edição de imagem. O power point (Microsoft Office) é disponibilizado como recurso a todos os estudantes do universo IPL. Este tutorial constitui-se como um recurso pedagógico útil na unidade curricular de Ateliê de Escrita Criativa e adequa-se bem ao desenvolvimento de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, nomeadamente no modelo de “sala de aula invertida”. Apoia a preparação dos estudantes no desenvolvimento de projetos práticos de criação de narrativas audiovisuais. Enquanto recurso pedagógico potencia o interesse e o envolvimento dos estudantes e enriquece a sua experiência de aprendizagem.
- IntroduçãoPublication . Silva, Maria João; Branco, Neusa; Pessoa, Ana MariaO presente e-book, Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal, tem a sua origem com o regresso ao regime presencial nas escolas de todos os níveis de Ensino em Portugal, no ano letivo 2021-2022, após períodos de Ensino Remoto de Emergência e de ensino misto, nos anos letivos de 2019-2020 e de 2020-2021, devido à Pandemia da COVID-19. Nesse regresso à “normalidade”, as organizadoras deste e-book consideraram fundamental reificar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido a distância, na formação para a educação em ambientes formais e não formais, e sobre os potenciais contributos do mesmo para as estratégias e práticas em ensino e aprendizagem presencial. Como Flores e Gago (2020), salienta-se que os desafios e ruturas causados pelo encerramento das Instituições de Ensino Superior (IES) podem ser vistos também como oportunidades para aprender e para dar novas formas aos tradicionais papéis e práticas.
- Estudo da valorização material e/ou energética dos resíduos de plásticos e microplásticos.Publication . Sapalo, Ivoneia Tecla; Santos, Maria Teresa Loureiro dos; Puna, Jaime Filipe BorgesOs resíduos de plásticos têm tido um grande protagonismo a nível nacional e internacional por causa das propriedades que este material apresenta, permitindo, por um lado, a sua aplicação em diversos setores, tornando-se, por outro lado, num problema de gestão após a sua utilização devido ao uso exacerbado do mesmo que prolonga a sua permanência na natureza e facilita o seu alastramento em microplásticos, aquando da sua degradação, provocando impactos negativos nos diversos meios, na economia e também na saúde pública. Definido o objeto de análise/estudo desta dissertação, e de forma a que fossem alcançados os objetivos preconizados, estabeleceu-se como metodologia de trabalho o uso de um questionário de autopreenchimento para inquirir utentes da comunidade do ISEL, independentemente das suas funções. Todos os inquiridos tinham mais de 16 anos e demostraram ter literacia no que diz respeito ao tema em estudo - plásticos e microplásticos. Os resultados revelaram que a maioria das pessoas se preocupa com o uso acentuado do plástico no dia-a-dia, demonstrando, assim, interesse pela mudança de hábitos de consumo, caso estejam disponíveis opções mais sustentáveis. Ficou também evidente a disponibilidade dos inquiridos para participarem em atividade que promovam a sustentabilidade ambiental em prol do bem comum, bem como para aderirem a campanhas que estimulem comportamentos voltados para a sensibilização e educação ambiental.
- Produção de estruturas de quitosano e alginato por impressora de extrusão por seringaPublication . Paz, Catarina Martins; Bragança, Ivo Manuel Ferreira de; Sousa, Ana Catarina Cardoso deA investigação e o desenvolvimento da impressão tridimensional (3D) para aplicações na área da engenharia biomédica tem aumentado significativamente na última década. A impressão 3D permite criar estruturas complexas e personalizadas, adaptadas às características individuais de cada paciente, apresentando benefícios nos tratamentos de diversas condições médicas e reduzindo os custos associados. O desenvolvimento de biomateriais naturais, com propriedades biológicas melhoradas devido à sua biocompatibilidade e não toxicidade, é atualmente uma área em expansão e com um grande potencial de aplicação. Os antioxidantes são substâncias que têm demonstrado a sua capacidade de proteger contra os radicais livres e controlar o stress oxidativo das células. A combinação de biopolímeros com compostos que apresentam uma atividade antioxidante comprovada é particularmente interessante para a produção de pensos para feridas. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo a produção de filmes de quitosano e alginato dopados com ácido ascórbico e quercetina, com o objetivo de produzir materiais biocompatíveis, com possíveis propriedades antioxidantes. Os filmes foram produzidos pelo método de casting e estudou-se o perfil de libertação dos compostos incorporados. De modo a avaliar a atividade antioxidante dos filmes produzidos foi utilizado o método do DPPH e os resultados demonstraram que a incorporação de quercetina permitiu obter filmes de quitosano e alginato com atividade antioxidante. Para avaliar a sua utilização em tecnologias de fabrico aditivo, este trabalho envolveu a modelação e criação de um módulo de seringa personalizado para desenvolver uma impressora 3D por extrusão por seringa, de baixo custo, adaptada ao fabrico de estruturas tridimensionais de quitosano e alginato. Foi possível produzir ambas as estruturas, no entanto as estruturas impressas de alginato demonstraram uma qualidade superior comparativamente com as de quitosano.