ESD - Dissertações de Mestrado
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- A ação do calcanhar nas mudanças de direção como potenciador da estabilidade corporal na manutenção da rotação externa: estudo aplicado no 2º ano de técnica de dança clássica, do curso básico de dança do ensino artístico especializado, na Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Carlos, Margarida; Amorim, VeraA unidade curricular Estágio I e II, do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, engloba o presente relatório de estágio realizado na Escola de Dança Ana Mangericão, no ano letivo 2019/2020. O estágio foi enquadrado na área disciplinar Técnica de Dança Clássica, e foi implementado numa turma do 2º ano do Curso Básico de Dança. A presente investigação teve como objetivo promover a estabilidade corporal dos alunos, mantendo a rotação externa, através do trabalho de mudanças de direção. Ao implementar a metodologia de investigação-ação, foi inicialmente feita uma pesquisa sobre conceitos como en dehors, estabilidade corporal, postura, a ação do calcanhar nas mudanças de direção e as direções do movimento, como forma de fundamentação teórica, necessária para a planificação do plano de ação. Na componente prática, ao implementar um conjunto de aulas que dessem ênfase à importância do calcanhar, quer nas mudanças de direção, quer numa simples descida de um rise, pretendia-se melhorar a estabilidade corporal dos alunos e, consequentemente, fazer um reforço do en dehors dos mesmos. Como forma de medição foi utilizada a gravação audiovisual de dois exercícios específicos, em dois tempos distintos, no início e fim de estágio, sendo que as últimas foram peças criadas autonomamente pelas alunas, devido à permanência em habitação própria causada pelo surto Covid-19. Estas permitiram observar as diferenças relativas à estabilidade corporal e possíveis melhorias alcançadas. Pretendia-se facultar os alunos com uma estratégia que os direcionasse para uma evolução de forma consciente, dado que a estabilidade corporal na manutenção da rotação externa é uma qualidade técnica de difícil adquisição. Esperava-se com esta investigação aumentar o equilíbrio em exercícios que contenham mudanças de direção no centro, reforçar o trabalho do en dehors, estimular o trabalho de centro e o controlo postural dinâmico, e reforçar a estabilidade da perna de apoio, promovendo um trabalho mais estável no centro. Concluiu-se que o trabalho das mudanças de direção é um potenciador da estabilidade corporal por obrigar a um foco mais cuidado na perna de apoio. Concluiu-se também que os resultados terão ficado fragilizados devido à fase de adaptação a aulas virtuais, tendo havido uma paragem considerável do trabalho técnico por parte das alunas.
- Análise da execução do Relevé Lent e o treino com recurso à bola suíça e banda elástica na Técnica de Dança Clássica, no 1º ano do ensino especializado de dança, no Conservatório de Música da JobraPublication . Silva, Susana Miguel Lopes Gomes da; Amorim, VeraO presente Relatório de Estágio enquadra-se no Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. A componente prática deste relatório realizou-se no Conservatório de Música da JOBRA, com uma turma de 1.º ano do Ensino Especializado de Dança, na disciplina de Técnica de Dança Clássica, no ano letivo 2017/2018. O principal objetivo da investigação-ação integrada no estágio é verificar de que forma um programa de treino, com recurso à bola suíça e às bandas elásticas, melhora a qualidade de movimento. No início da aprendizagem de Técnica de Dança Clássica é importante a aquisição de noções fundamentais que na sua especificidade inclui a realização e manutenção de exercícios estéticos e de grande amplitude articular, sendo o trabalho de força e flexibilidade determinantes para a execução dos mesmos. Assim, o presente trabalho de investigação-ação, desenvolvido em contexto escolar, procurou implementar um programa de treino com bola suíça e bandas elásticas nas aulas de Técnica de Dança Clássica e avaliar o seu impacto na execução do Relevé Lent. A amostra em estudo é constituída por 13 bailarinas, alunas do 1.º ano do Ensino Especializado em Dança. A intervenção pedagógica, no que se refere à Lecionação Autónoma, realizou-se num total de 12 aulas, sendo que foram ministradas duas aulas por semana. Nesse período, as alunas realizaram exercícios na barra com a banda elástica e no centro com a bola suíça, terminando a aula com 10 minutos de treino específico de força e flexibilidade, no qual foram usados também esses pequenos equipamentos. As medições pertinentes, nomeadamente amplitude de perna, amplitude de braços e desvio ao eixo referencial, obtiveram-se por análise cinemática, com recurso ao software Kinovea. Os resultados assim obtidos permitem concluir que, a nível dos membros inferiores, o lado direito melhorou no pós-teste, tanto quando se trata da perna de suporte, como quando é perna de trabalho, quando realizado devant e derrière. A nível da manutenção de braços em segunda posição, a amplitude melhorou relativamente aos resultados pré-teste. Assim, é possível concluir que uma intervenção pedagógica baseada no treino de força e flexibilidade com recurso a estes pequenos equipamentos poderá ser implementada a fim de melhorar a performance dos bailarinos.
- A aquisição de competências musicais no ensino da Técnica de Dança Clássica no 2º ano no Conservatório de Música da JobraPublication . Pinho, Ana Luísa Gomes Correia de; Amorim, VeraO presente relatório, elaborado no âmbito da primeira edição do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, consiste na sistematização e reflexão sobre os procedimentos que envolveram a realização do estágio com a turma de 2º ano do Curso Oficial de Dança do Conservatório de Música da Jobra. Tendo como principais objetivos a aquisição de conteúdos e o desenvolvimento de competências musicais no âmbito da disciplina de Técnica de Dança Clássica, este estágio pretendeu explorar e melhorar a sensibilidade musical dos alunos e a sua relação com o movimento através do domínio de diversos conteúdos musicais. Assim, como resultado deste processo, temos a definição de um plano de trabalho que articula o ensino destes conteúdos com a implementação de exercícios e tarefas no contexto da disciplina a que nos referimos. Durante a realização do estágio foi aplicada a metodologia de investigação-ação, que se caracteriza pela implementação de um plano de ação cujo objetivo é a resolução de um problema real e concreto no contexto em que ocorre. Podemos assim dizer que a investigação-ação consiste num método que promove a alteração da realidade e dos seus intervenientes através de um processo cíclico de análise e auto avaliação constantes. Após a conclusão do estágio e posterior análise dos seus resultados, verificou-se que a aplicação do plano de trabalho foi ao encontro dos objetivos estipulados para este projeto. Foi também possível observar que o mesmo foi acolhido com entusiasmo e empenho por parte dos alunos com o qual foi desenvolvido, tendo-se revelado igualmente um sucesso quanto à integração e articulação com a instituição de acolhimento.
- Ausência do espelho na aula de técnica de dança: um desafio a aplicar com alunos do 3º ano de técnica de dança clássica do Ginasiano Escola de Dança, Polo de AroucaPublication . Monteiro, Salomé Seabra Pereira Rodrigues; Amorim, VeraEstudo realizado em Estágio, durante o ano letivo 2017/2018 na 6ª edição, do curso de Mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, enquadrando a turma de Técnica de Dança Clássica do 3º ano do Curso Especializado em Dança, no Pólo do Ginasiano Escola de Dança (Vila Nova de Gaia) que se situa em Arouca. Objetivo do estudo: - Conhecimento da própria estrutura corporal; - Verificar as principais dificuldades apresentadas no domínio corporal (consciência corporal), na memorização do vocabulário técnico e como estas são adquiridas e transformadas em qualidade de movimento. Para a realização deste, foi feita uma revisão de literatura através de estudos implementados em diferentes faixas etárias e com domínio técnico diferente. O objetivo é idêntico: saber até que ponto o espelho influencia ou não a forma como o aluno vê o próprio corpo, se potencializa ou não a qualidade de movimento e se evolui ou não a nível técnico. Desta forma, o trabalho na ausência do espelho pode ajudar significativamente a consciência corporal, espacial do aluno, equilíbrio e qualidade de movimento. Com base no questionário final preenchido pelas alunas, concluímos que estas conseguiram adquirir melhor consciência corporal na execução dos exercícios no entanto, de acordo com as observações estruturadas, as alunas não conseguiram adquirir a qualidade de movimento necessária para um exercício de adagio.
- A barra no chão como ferramenta de treino do developpé nas aulas de barra no chão e de técnica de dança clássica do 3ºano da Dance Spot - Conservatório de DançaPublication . Dias, Raquel Filipa Alves; Amorim, VeraElaborado no contexto do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, dirigido pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio intitula-se “A Barra no Chão como ferramenta de treino do Developpé nas aulas de Barra no Chão e de Técnica de Dança Clássica do 3º Ano da Dance Spot - Conservatório de Dança”. O estágio, realizado durante o Ano Letivo de 2023/2024 com as alunas do 3º Ano da Escola Dance Spot-Conservatório de Dança, teve como foco o lecionar da técnica de dança clássica, com ênfase nas aulas de Barra no Chão, salientando a relevância da preparação física para a prática da Dança. Definiu-se como objetivo geral a promoção da consciência corporal, além do desenvolvimento da flexibilidade e da força muscular, com ênfase nos membros inferiores e na região abdominal (core). Neste sentido, foram utilizados alguns métodos de preparação física, com foco no método de Barra no Chão de Boris Kniaseff. Assim, foi possível identificar os objetivos específicos que contribuiriam para a melhoria do movimento Developpé. Após a revisão da literatura existente, a análise de diferentes perspetivas dos respetivos autores de referência e um processo de comunicação ativa entre a estagiária e os docentes envolvidos, bem como a aplicação de grelhas de observação, procedeu-se à recolha de dados. Com base na metodologia da investigação-ação, concluiu-se que a inclusão de momentos de Barra no Chão no início das aulas de Técnica de Dança Clássica para o 3º Ano da Dance Spot - Conservatório de Dança, estruturados de forma a possibilitar o desenvolvimento das competências físicas e psicológicas necessárias à correta execução da técnica, contribuiu para uma maior consciência muscular e esquelética dos alunos. Além disso, esta abordagem permitiu avaliar a evolução dos estudantes e detetar antecipadamente lesões que poderiam comprometer o crescimento saudável dos alunos, bem como o seu desenvolvimento técnico e artístico.
- A bola suíça como instrumento de fortalecimento dos membros inferiores para a impulsão do salto na aula de técnica de dança clássica: 3º ano do Centro Cultural de Amarante - Maria Amélia Laranjeira - Conservatório de Música e DançaPublication . Pereira, Fernanda; Amorim, VeraO presente relatório de estagio resultou de um processo formativo realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Danca, da Escola Superior de Danca do Instituto Politécnico de Lisboa, durante o ano letivo 2020/2021, no Centro Cultural de Amarante Maria Amelia Laranjeira, Conservatório de Musica e Danca. Este estudo foi desenvolvido com as alunas do 3o ano do Ensino Artístico Especializado em Danca, na disciplina de Técnica de Danca Clássica. Com o intuito de perceber de que forma a bola suíça pode ser incluída num treino complementar para bailarinos e, consequentemente, trabalhar grupos musculares com o objetivo de melhorar a sua performance a nível físico, foi traçado o objetivo principal deste relatório, o de desenvolver um aumento na impulsão do salto vertical através do fortalecimento dos membros inferiores, com recurso a bola suíça. De modo a promover esse desenvolvimento, recorreu-se a estratégias de aplicação de exercícios que trabalhassem a biomecânica do salto. No sentido de verificar resultados, foi adotada a metodologia da investigação-ação a que se seguiu o processo de reflexão sobre a temática. Foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados tais como: Grelhas de observação, diários de bordo, registo audiovisual, Teste do Salto Vertical (Johnson & Nelson) e a aplicação My Jump 2. Os resultados obtidos permitiram concluir que, o aumento da altura do salto não foi considerado significativo em nenhum dos testes, ainda que uma aluna se tenha destacado positivamente. A nível de incremento da potencia muscular dos membros inferiores, observou-se que houve aumento na maior parte das alunas nos quatro saltos estudados (salto em pés juntos, saut em 1a posição, temps levé com a perna direita e temps levé com a perna esquerda). Devido aos desafios acrescidos e imprevisíveis do atual contexto social e de saúde português, e possível concluir que este trabalho foi um sucesso uma vez que foram atingidos todos os objetivos inicialmente propostos.
- Como melhorar a preparação física dos alunos do 3º ano vocacional da Academia de Música de Vilar do Paraíso no âmbito da disciplina de Técnica de Dança ClássicaPublication . Pinto, Joana Queirós Moreira Espanha; Amorim, VeraO treino físico em dança, para além do desenvolvimento técnico-académico, constitui-se como um pilar fundamental no contexto da prática da dança, quer para estudantes quer para profissionais. Um bailarino completo e altamente competente no desempenho das suas funções será assim o resultado de um conjunto de fatores que abarcam uma eficaz preparação física aliada a um bom desempenho técnico-artístico, que naturalmente integra a qualidade expressiva e interpretativa. O objetivo principal deste relatório de estágio prende-se com a necessidade de dar a conhecer e implementar, nos alunos do 7ºano de escolaridade que integram o ensino vocacional artístico de dança da Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP), ferramentas que visam a melhoria da sua preparação física, contribuindo para a sua evolução a nível do desempenho técnico, em contexto das aulas de Técnica de Dança Clássica (TDC). Este objetivo surgiu de uma observação atenta da prática dos alunos, ao longo de dois anos consecutivos, quer em momentos de aula, quer em momentos de avaliação e apresentações ao público, verificando-se fragilidades ao nível de várias componentes do treino físico. A amostra foi constituída por um total de 14 alunos, 12 raparigas e 2 rapazes, com idades compreendidas entre os 12 e os 13 anos. De forma a sustentar teoricamente este relatório, foram recolhidas fontes bibliográficas de vários autores, em relação ao treino em dança e às suas especificidades. Na implementação do treino físico, privilegiou-se toda a dinâmica ligada à utilização de exercícios de barra no solo, por serem específicos para o desenvolvimento de competências, no âmbito da TDC. A metodologia escolhida para a aplicação deste plano de trabalho foi a investigação-ação e os resultados obtidos revelam uma melhoria na preparação física dos alunos, o que se refletiu nas avaliações do seu desempenho técnico e artístico, aumentando a sua motivação e autoestima. Conclui-se então, como pretendemos comprovar, que a introdução de programas de treino na planificação das disciplinas destinadas ao curso de dança da AMVP é pertinente e que estes contribuem para uma melhoria no desempenho e para a respetiva evolução técnica e consequentemente artística dos alunos.
- Contributo para o trabalho de Allegro na aula de técnica de dança clássica, para rapazes do 2º ano do curso básico de dança da Escola Artística do Conservatório de Música de CoimbraPublication . Martins, Bárbara de Moura; Amorim, VeraEste Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, pertencente ao Instituto Politécnico de Lisboa. Visa a lecionação da disciplina de Técnica de Dança Clássica na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no ano letivo 2018/2019, numa turma de rapazes do 2º ano do Curso Básico de Dança, do Ensino Artístico Especializado de Dança. Considerando a Técnica de Dança Clássica o pilar da formação de um bailarino e a secção de Allegro, como uma das mais importantes no percurso académico e profissional de um bailarino do género masculino, entendemos como fundamental, melhorar o desempenho dos alunos no trabalho desta secção, incidindo a nossa escolha no 2º ano do Curso Básico de Dança, por acreditarmos que este trabalho especifico deve começar de base. No Ensino Artístico Especializado de Dança em Portugal, verifica-se na maioria das escolas um défice no número de alunos rapazes, o que leva à necessidade de formação de turmas mistas. Tendo em consideração esta realidade, pretendemos também justificar e reforçar a importância da aprendizagem de algumas particularidades do trabalho dos rapazes em exclusivo, não descurando porém a importância do trabalho em contexto de aula mista. Para a concretização prática deste estágio elegemos a metodologia baseada na investigação-ação, utilizando como instrumentos de investigação, a observação estruturada, o diário de bordo, o registo por vídeo-gravação e imagem, e a entrevista por questionário, que se desenvolveram num ciclo de etapas de observação, planificação, ação e reflexão. Com base na recolha e análise dos dados obtidos e na metodologia de ensino adotada pela escola cooperante, elaborámos planos de aula que fossem ao encontro dos objetivos específicos que definimos (reforçar o trabalho muscular dos membros inferiores, da zona abdominal e da zona lombar; Aumentar a resistência cardiovascular e a impulsão do salto; Trabalhar o alongamento dos membros inferiores durante o salto e a receção ao solo e Trabalhar a coordenação dos membros superiores e inferiores) para dar cumprimento ao objetivo geral a que nos propusemos.
- Dança de carácter: facilitador do desenvolvimento artístico e performativo em alunos do 5º ano de dança da Academia de Música de Vilar do ParaísoPublication . Avila, José de Jesus Lizama; Amorim, VeraEste projeto tem como objetivo o desenvolvimento e aproximação do conhecimento artístico e performativo das danças de caráter, tradicionais e folclóricas da europa, ao ensino vocacional artístico especializado em dança do 5º ano (9 do ensino regular), da Academia de Musica de Vilar do Paraíso (AMVP). Conseguimos isto através da visualização, ensino e experimentação de coreografias. As peças selecionadas foram de estilos muito utilizados em alguns bailados clássicos. Estas peças pela sua variedade em estrutura coreográfica de roda, cadeia, par ou solo, assim como pela musicalidade e o seu conteúdo de passos diversos, têm uma carga importante para o desenvolvimento artístico, performativo e de coordenação dos alunos de dança. Sustentado pela metodologia de investigação qualitativa, apoiámos a nossa investigação em técnicas e instrumentos de recolha de dados da investigação-ação. A observação-planificação-reflexão-ação, permitiu o trabalho de preparação, inserido na aula de Dança de Caráter (DC), onde se estruturou o ensino e aprendizagem das coreografias escolhidas, a ‘Czarda’ e a ‘Tarantella’. Os dados recolhidos, permitiram constatar e concluir como positivo este estágio. Este trabalho visa mostrar a importância do estudo deste género de Dança no ensino vocacional para facilitar o potencial individual e em grupo, preparando-os para futuras coreografias de maior complexidade como as danças de caracter de reportório clássico, inseridas nos bailados que exigem um estilo próprio.
- A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório NacionalPublication . Gomes, Rafaela Carla Rodrigues; Amorim, VeraO presente relatório final de estágio surge no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e descreve e reflecte toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, enquadrada na disciplina de Técnica de Dança Clássica na turma do 3º Ano B da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Neste estágio pretendeu-se, como objetivo principal, apurar as teorias da Educação Positiva para posteriormente poder aplica-las em contexto vocacional, assim como noutras situações educativas e de forma a contribuir no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, tendo como princípios as atitudes de respeito mútuo e a cooperação, através do encorajamento, reforço positivo e compreensão aliados à firmeza. A “necessidade de iniciar uma nova era em que se respire positividade e êxito, se construam e se partilhem histórias bem conseguidas, e se criem maneiras de cada um se embrenhar nos pequenos-grandes sucessos de cada dia” (Neto, Marujo, & Perloiro, 1999, p.14) foi a motivação primordial para a escolha deste tema. O estágio desenvolveu-se em quatro fases distintas mas complementares entre si: 1) Fase de observação estruturada; 2) Fase de Participação Acompanhada; 3) Fase de Lecionação; 4) Fase de Colaboração em atividades realizadas pela escola cooperante. Todas as fases foram desenvolvidas tendo sempre em conta os objetivos inicialmente delineados e que nos propusemos atingir. Durante o estágio, pudemos desenvolver várias competências técnicas a nível da planificação, análise, observação, comunicação e de reflexão e tivemos a oportunidade de poder experimentar diferentes metodologias pedagógicas e desenvolver capacidades, atitudes e valores em contexto de ensino vocacional. Assim, a produção deste relatório, e através de uma metodologia de investigação-ação, repercute-se uma análise do trabalho desenvolvido da implementação da Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica e desta forma, permitindo construir estratégias de intervenção pedagógica e de soluções educativas para que as alunas possam, hoje e no futuro, alcançar um melhor desempenho nas aulas.