Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Ausência do espelho na aula de técnica de dança: um desafio a aplicar com alunos do 3º ano de técnica de dança clássica do Ginasiano Escola de Dança, Polo de Arouca

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RF_MED_2018_SalMon.pdf5.31 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Estudo realizado em Estágio, durante o ano letivo 2017/2018 na 6ª edição, do curso de Mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, enquadrando a turma de Técnica de Dança Clássica do 3º ano do Curso Especializado em Dança, no Pólo do Ginasiano Escola de Dança (Vila Nova de Gaia) que se situa em Arouca. Objetivo do estudo: - Conhecimento da própria estrutura corporal; - Verificar as principais dificuldades apresentadas no domínio corporal (consciência corporal), na memorização do vocabulário técnico e como estas são adquiridas e transformadas em qualidade de movimento. Para a realização deste, foi feita uma revisão de literatura através de estudos implementados em diferentes faixas etárias e com domínio técnico diferente. O objetivo é idêntico: saber até que ponto o espelho influencia ou não a forma como o aluno vê o próprio corpo, se potencializa ou não a qualidade de movimento e se evolui ou não a nível técnico. Desta forma, o trabalho na ausência do espelho pode ajudar significativamente a consciência corporal, espacial do aluno, equilíbrio e qualidade de movimento. Com base no questionário final preenchido pelas alunas, concluímos que estas conseguiram adquirir melhor consciência corporal na execução dos exercícios no entanto, de acordo com as observações estruturadas, as alunas não conseguiram adquirir a qualidade de movimento necessária para um exercício de adagio.
ABSTRCT - This study was carried out during the academic year 2017/2018 in the 6th edition of the Master's Degree Course in Dance Education at Escola Superior de Dança of the Polytechnic Institute of Lisbon. This encompassed the class of Classical Dance Technique of the 3rd year of the Specialized Course in Dance, at Ginasiano School of Dance (Vila Nova de Gaia) in Arouca. The objective of the study was as follows: - Knowledge of one's own body structure; - Identify the main difficulties presented in the body domain (body awareness), in memorizing the technical vocabulary and how these are acquired and transformed into quality of movement. To achive this, research was undertaken through studies of different age groups and with different technical mastery. The goal is identical: to know how the mirror influences the way the students see their own body, whether or not it enhances the quality of movement and whether or not it evolves at the technical level. Consequently, working in the absence of the mirror can significantly help the body's physical and spatial awareness as well as balance and quality of movement. Based on the final questionnaire completed by the students, we concluded that they were able to acquire better body awareness in the execution of exercises, however, according to the structured observations, the students failed to acquire the quality of movement required for an adage exercise.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Ausência de espelho Técnica de dança clássica Qualidade de movimento Absence of mirror Classical dance technique Quality of movement

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue