Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-07"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Os produtores da RTP multimédia: modelos de produção, criação e desenvolvimento de conteúdosPublication . Félix, Inês Ferreira; Souto, Jorge; Varela, AnaA Era Digital transformou o panorama audiovisual português, trazendo consigo novas exigências para as profissões do setor. O objetivo do presente relatório de estágio passa por entender as transformações que as multiplataformas trouxeram para a função do produtor, nomeadamente, para os produtores da RTP Multimédia. Este trabalho analisa a figura do produtor, desde o seu conceito, tipologias, modelos e hierarquias de produção, assim como a criação e desenvolvimento de conteúdos de entretenimento e ficção, analisando as mutações do dispositivo televisivo, os seus formatos, grelhas de programação e fatores de construção da programação, de forma a evidenciar uma nova lógica de produção e consumo decorrente da convergência mediática. Tendo em conta a história e evolução da televisão e da função do produtor em Portugal, este relatório reflete sobre os produtores e suas práticas analisadas durante um estágio curricular realizado na RTP Multimédia, procurando compreender as repercussões que os fenómenos estudados têm no exercício da função do produtor. Este relatório conclui que os modelos de produção estão em reestruturação e que existem caraterísticas singulares no trabalho desenvolvido pelos produtores, na criação e desenvolvimento de conteúdos multiplataforma, que estão a acrescentar novas configurações para o conceito de produtor.
- Development of an analysis pipeline for human microelectrode recordings in Parkinson’s diseasePublication . Abalde, Sara Fernández; Marques, Gonçalo Caetano; Mendonça, MarceloBackground: Deep brain stimulation is a common treatment for advanced Parkinson’s Disease (PD). Intraoperative microelectrode recordings (MER) along preplanned trajectories are often used for accurate identification of subthalamic nucleus (STN), a common target for deep brain stimulation (DBS) in PD. However, this identification is performed manually and can be difficult in regions of transition. Misidentification may lead to suboptimal location of the DBS lead and inadequate clinical outcomes. Methods: A tool for unsupervised analysis and spike-sorting of human MER signals with feature extraction was developed. We also trained and tested a hybrid unsupervised/supervised machine learning approach that uses extracted MER time, frequency and noise properties for high-accuracy identification of STN. Lastly, we compared neurophysiological characteristics of different STN functional segments. Results: We obtained a classification accuracy of 96:28 3:15 % (30 trajectories, 5 patients) for individual STN-DBS surgery MER using an approach of "leave one subject out" validation with support vector machine classifier, all features based on time and frequency domain and human expert labels. The unsupervised sorting approach allowed us to sort a total of 357 STN neurons in 5 subjects. Dividing the STN in a dorsal, probably motor region, and a ventral, probably non-motor portion, we’ve found a higher burst rate (median (interquartile range) of 1.8 (1.5) vs 1.15 (0.05) bursts/s, p=0.001) and firing rate (median (interquartile range) of 21.4 (16.85) vs. 15.3 (14.33), p=0.013) of dorsal STN neurons among other features. Ongoing work will refine these results using anatomical gold standard through lead trajectory reconstruction, fused with an STN functional subdivision atlas. Conclusions: We’ve developed a tool for human MER analysis and extraction of related features, that provided good preliminary results in STN classification. In line with the literature, we were able to find preliminary activity differences in functionally segregated STN segments. This tool is fast and generalizable for other brain regions. Ongoing work using patient’s anatomy can further validate its’ usefulness in optimizing electrode placement and research purposes.
- Controlo de temperatura num permutador de calor de tubos concêntricos : uma abordagem clássica vs uma abordagem preditivaPublication . Ferreira, Ricardo Jorge Felizardo; Costa, Sérgio J.; Igreja, José M.O avanço tecnológico realizado na indústria química tem levado a processos cada vez mais complexos, com múltiplas variáveis a controlar e restrições processuais a impor em cada processo. Outra necessidade que a indústria tem passa pelo aumento da eficiência dos processos, reduzindo os custos associados a mesma. Dada a grande competitividade no meio, a comunidade científica e industrial começou a explorar profundamente o controlo de processos, de maneira a criar sistemas de controlo mais avançados, capaz de lidar com as exigências processuais. Nisto surge então o controlo preditivo baseado em modelos matemáticos, denominado por MPC, em que este tipo de controlo engloba diversas classes de controladores que utilizam algoritmos de predição e modelos matemáticos próprios de cada sistema, o que permite que o processo opere perto dos valores máximos das restrições processuais, de maneira eficiente e segura. Como descrito na literatura, o MPC apresenta grande sucesso em sistemas lineares com restrições dada a capacidade do mesmo de reduzir o problema de otimização a um problema de programação quadrática. Com esta capacidade, torna-se mais fácil a sua resolução e implementação, como será apresentado neste trabalho. Como consegue lidar com sistemas multivariáveis, fica igualmente mais flexível e mais robusto que o controlo clássico, algo que também será abordado neste trabalho. No presente trabalho, aplicou-se uma das técnicas de controlo preditivo a um equipamento que é comum a indústria química, um permutador de calor de tubos concêntricos. Além da aplicação destas técnicas, aplicaram-se também técnicas de controlo clássico e compararam-se os dois tipos de controlo. A aplicação dos dois tipos de controlo foi feita através de simulação e implementação num sistema real. A necessidade do modelo matemático do permutador de calor levou a necessidade de um estudo aprofundado aos problemas de transferência de calor, bem como os modelos gerais dos vários permutadores de calor. Uma outra técnica desenvolvida neste trabalho é a capacidade de ligar um computador de uso pessoal a uma instalação de escala laboratorial, com resultados positivos após a implementação.
- Proposta metodológica para o desenvolvimento do trabalho de pontas, no 2º ciclo do ensino básico de dança, da Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Rodrigues, Susana de Azevedo; Nascimento, Vanda Maria dos SantosElaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança (Instituto Politécnico de Lisboa), o presente Projeto de Estágio tem como título ‘Proposta Metodológica para o Desenvolvimento do Trabalho de Pontas, no 2º Ciclo do Ensino Básico de Dança, da Escola de Dança Ana Mangericão’. O Projeto de Estágio, desenvolvido no ano letivo de 2017/18 com as alunas do 1º e 2º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança da Escola de Dança Ana Mangericão (S. Domingos de Rana - Parede), teve por área de lecionação a Técnica de Dança Clássica, mais especificamente, a Introdução ao Trabalho de Pontas. Através da elaboração deste estudo pretendeu-se responder a três questões: qual a importância da existência e realização de aulas específicas de preparação para o trabalho de pontas e quais os exercícios que nelas devem constar; quais os fatores a ter em consideração na elaboração de testes de aferição da aptidão física das alunas para a iniciação ao trabalho de pontas e quais os instrumentos mais eficazes e que devem ser utilizados pelos professores para a recolha, medição e análise dos dados para avaliação. Partindo da fundamentação que orientou a elaboração da proposta metodológica, pretendeu-se definir objetivos educacionais no que respeita à introdução do trabalho de pontas, bem como selecionar e organizar conteúdos e matérias a ensinar através de estratégias e atividades mais adequadas e que permitam a sensibilização dos diversos intervenientes no processo de ensino/aprendizagem para a necessidade de realizar uma prática de dança mais segura, cuidada e consciente. Após a reflexão critica dos dados recolhidos através da leitura das perspetivas dos diferentes autores de referência, posteriormente à análise da entrevista realizada à professora Maria Luísa Carles e depois da recolha de dados qualitativos relevantes em campo através da metodologia da Investigação-Ação, pôde então concluir-se que a existência de aulas de preparação para o trabalho de pontas no contexto da Escola de Dança Ana Mangericão, estruturadas de modo a permitir o desenvolvimento das competências físicas e psicológicas necessárias à correta execução da técnica, contribuem para a prevenção de lesões que podem vir a condicionar o saudável crescimento do adolescente, bem como o seu correto desenvolvimento técnico e artístico.
- Ausência do espelho na aula de técnica de dança: um desafio a aplicar com alunos do 3º ano de técnica de dança clássica do Ginasiano Escola de Dança, Polo de AroucaPublication . Monteiro, Salomé Seabra Pereira Rodrigues; Amorim, VeraEstudo realizado em Estágio, durante o ano letivo 2017/2018 na 6ª edição, do curso de Mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, enquadrando a turma de Técnica de Dança Clássica do 3º ano do Curso Especializado em Dança, no Pólo do Ginasiano Escola de Dança (Vila Nova de Gaia) que se situa em Arouca. Objetivo do estudo: - Conhecimento da própria estrutura corporal; - Verificar as principais dificuldades apresentadas no domínio corporal (consciência corporal), na memorização do vocabulário técnico e como estas são adquiridas e transformadas em qualidade de movimento. Para a realização deste, foi feita uma revisão de literatura através de estudos implementados em diferentes faixas etárias e com domínio técnico diferente. O objetivo é idêntico: saber até que ponto o espelho influencia ou não a forma como o aluno vê o próprio corpo, se potencializa ou não a qualidade de movimento e se evolui ou não a nível técnico. Desta forma, o trabalho na ausência do espelho pode ajudar significativamente a consciência corporal, espacial do aluno, equilíbrio e qualidade de movimento. Com base no questionário final preenchido pelas alunas, concluímos que estas conseguiram adquirir melhor consciência corporal na execução dos exercícios no entanto, de acordo com as observações estruturadas, as alunas não conseguiram adquirir a qualidade de movimento necessária para um exercício de adagio.
- A utilização da "Next-Genaration Sequencing" no estudo da obesidade monogénicaPublication . Serrasqueiro, Bernardo Afonso; Brito, Miguel; Veiga, LuísA obesidade é uma epidemia que tem vindo a afetar cada vez mais os países industrializados. Esta é uma condição clinica com uma componente genética que aos poucos vai sendo descodificada onde as tecnologias de NGS dão um grande contributo. Neste trabalho, são analisadas amostras provenientes de 36 pacientes obesos que apartir de uma amostra de células do epitélio bucal foi efectuada uma extracção de DNA e feita uma análise em NGS com o objectivo de procurar variantes num painel de genes associados à obesidade. Foram obtidas 183 variantes snv, 2 inserções e 1 delecção, sendo 141 destas heterozigóticas. Foram identificadas duas mutações missense ainda não descritas para os genes LRP2 12385A>G e SORCS1 2491A>C. Foram ainda identificadas 2 amostras com mutações possivelmente danosas, segundo a previsão polyphen, para o gene POMC. A tecnologia NGS representa assim um equipamento com potencial não só para auxilio e confirmação de diagnósticos clínicos, como também abre a porta para estratégias de tratamento personalizáveis.
- A hierarquização dos conteúdos das últimas cinco peças do Jornal da Noite da SICPublication . Sepúlveda, Pedro Miguel de Castro Pimentel e; Mata, Maria José; Sérgio, PauloO presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio assim como o trabalho de investigação realizado no decurso do meu estágio curricular que teve lugar na SIC – Sociedade Independente de Comunicação, S.A., o qual decorreu entre 5 de fevereiro e 31 de julho de 2018. Com esta investigação pretende-se compreender a hierarquização das últimas 5 peças do alinhamento de um noticiário, em particular o Jornal da Noite da SIC. O estudo empírico teve como objetivo identificar quais os conteúdos dominantes, dentro do período estipulado previamente, e perceber o processo decisório que os determina através da análise de alinhamentos, sabendo que se trata de uma estação comercial, detida por uma sociedade anónima. Dos resultados obtidos foi possível concluir que o alinhamento dessas últimas cinco peças confirma uma tendência de aligeiramento no final do noticiário, com o predomínio de soft news.
- Jovens promotores de saúde. Uma abordagem para a prevenção de consumos de substâncias psicoativas com jovens do 3º ciclo. Projeto de IntervençãoPublication . Maio, Marta Carina da Silva Lino Nunes; Valente, BianorComo educar os adolescentes para a saúde através dos seus pares? Durante cerca de oito meses, essa foi a questão que orientou este projeto de intervenção, no qual dez estudantes do ensino secundário, designados Jovens Promotores de Saúde (JPS), assumiram o papel de educadores não formais de colegas de duas turmas do 3º ciclo. Os temas e subtemas abordados ao longo da intervenção - orientada para a prevenção dos consumos de substâncias psicoativas (SPA) e das dependências na adolescência - foram concertados pela equipa do projeto com os dez JPS seleccionados, que, na denominada fase de diagnóstico, identificaram as questões mais relevantes para a promoção da saúde no seu contexto escolar. Deste levantamento resultou a constatação de que o álcool e o tabaco são as substâncias que suscitam maior preocupação, evidenciando-se, por outro lado, a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre alimentação saudável. Tendo em conta a discussão realizada, elaborou-se um plano de ação, que começou a ser implementado com sessões formativas para os JPS. Mais do que uma oportunidade para aprenderem coisas novas e consolidarem saberes, os jovens promotores de saúde destacaram o impacto dessa formação, recebida durante cerca de três meses, para o desenvolvimento de competências socioemocionais, com destaque para as de comunicação. As sessões formativas dos JPS - enquadradas na primeira fase de implementação do projeto - foram igualmente valorizadas pela integração de dinâmicas e jogos de grupo, que se revelaram cruciais no trabalho com as turmas, realizado já no âmbito da segunda fase de implementação do projeto. Aliás, tal como os JPS tinham previsto na etapa de diagnóstico, essa componente mais prática da intervenção foi a que teve maior aceitação no terreno. O crescente envolvimento dos alunos ficou bem expresso nas avaliações, efetuadas a cada sessão, e no final das nove sessões realizadas. No final, para além de promover e fomentar a educação entre pares, a intervenção também promoveu a saúde dos alunos ao envolvê-los nas reflexões sobre as suas opções, dotando-os de informação e potenciando a adoção de estilos de vida saudáveis. Os elevados e generalizados níveis de satisfação alcançada sugerem que esta é uma prática acertada para a promoção da saúde em contexto escolar, e uma das abordagens com mais potencial para induzir mudanças de comportamento nos adolescentes.